InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (3)

União de Penha Bernardes com vice-prefeita de Araruama balança cenário eleitoral para 2024; A Moeda Mumbuca turbinada em Maricá; Magdala Furtado no Novembro Azul e o PL polêmico contra a linguagem neutra; Búzios terá programa de transferência de renda; Fábio do Pastel desconhece ponto facultativo; A expectativa pelo Encontro de Bugueiros de Arraial; Iguaba Grande na preparação para o Réveillon; E muito mais...

PARCERIA CHUMBO GROSSO

A vereadora de Araruama e principal nome da oposição no município, Penha Bernardes (PL), completa 42 anos neste sábado (4). No entanto, o presente dela já chegou nesta quinta-feira (2) e é por esse assunto que a coluna Boca Miúda desta sexta (3) começa: a união improvável entre Penha e a vice-prefeita araruamense, Raiana Alcebíades (PSD). O acerto entre as duas gerou bastante repercussão no município. Pode-se dizer que não se falou de outra coisa neste feriadão dos Finados. Em um vídeo publicado nas redes sociais das duas, Penha e Raiana se abraçam e trocam elogios, dando o tom do que parece ser uma união poderosa e com um perfil expressivo com vistas na eleição do ano que vem. O que se comenta na cidade é que tanto Penha quanto Raiana sofreram, de certa forma, nas mãos do ex-prefeito da cidade Chiquinho de Educação (MDB). Uma por conta da sua posição oposicionista e a outra por conta da postura ditatorial, nas palavras dela, exercida por ele que era o comandante do grupo político ao qual Raiana pertencia.

BOMBA ELEITORAL

O fato é que Raiana Alcebíades foi lançada a toque de caixa como vice da prima, Lívia de Chiquinho (REP), em 2020. De lá para cá, a servidora se tornou um grande nome, eleitoralmente, falado. Com 17 mil votos para deputada estadual no ano passado, a vice-prefeita de Araruama chega ao grupo de Penha Bernardes com intenção de voto e cargo. Nas pesquisas de opinião para o ano que vem, Raiana, que liderou os levantamentos por um bom tempo, aparece em um confortável 3º lugar, disputando, ponto a ponto, com a pré-candidata à sucessão de Lívia indicada pelo casal que comanda o município, Daniela de Lívia. O ano de 2024, além de estar logo ali, já vai chegar, pelo visto, com a temperatura fervendo em Araruama.

PERSEGUIÇÃO POLÍTICA?

Uma coisa que deve ser ressaltada na campanha para a prefeitura de Araruama no ano que vem, é que são as mulheres que devem dar o tom da disputa. Além de Daniela, Penha e Raiana, que são os principais nomes, uma corre por fora: a empresária Verônica Januário, que parece disposta a seguir em frente com sua pré-candidatura, mesmo que seu então mentor, Antônio Peres, já tenha sinalizado apoio a Penha. Nesta quinta (2), Verônica afirmou estar sendo vítima de perseguição política num episódio que ocorreu no começo da Expo Araruama. Ela disse que foi convidada para participar do evento, mas que enquanto montava sua estrutura, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Daniel, apareceu por lá, alegando que ela estava impedida de realizar parte das atividades propostas e já acordadas com a organização do evento. A empresária ficou revoltada com o prejuízo e deu uma entrevista na tarde de quinta detonando o grupo político que comanda o município, alegando perseguição, apontando até um regime ditatorial na cidade. A empresária chegou a questionar até se, de repente, o que aconteceu com ela não foi uma espécie de cortina de fumaça para o escândalo milionário envolvendo a exoneração de Cláudio Barreto no dia anterior. É, minha gente, na política em Araruama, cada mergulho é um flash.

‘INSTRUMENTO POSSANTE DA ECONOMIA’

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), anunciou, nesta quinta (2), que irá mais que dobrar o número de atendidos pela Renda Básica da Cidadania (RBC), em 113%. Para celebrar a marca, teve até a presença do ex-senador e vereador paulistano, Eduardo Suplicy (PT), o idealizador da RBC. Além de Suplicy, também estiveram por lá o deputado federal Washington Quaquá (PT) e o deputado estadual Renato Machado (PT). A cerimônia contou também com o vice-prefeito licenciado, Diego Zeidan; da secretária de Economia Solidária, Andréa Cunha; do secretário de Governo e presidente estadual do PT, Joãozinho Maurício, entre outras autoridades. “A moeda mumbuca virou um instrumento possante da economia. Os números mostram que as pessoas estão empreendendo, que a moeda circula lateralmente, produz e quebra o ciclo da desigualdade social”, disse Horta. Eduardo Suplicy, que é idealizador da RBC, disse que esse trabalho é exemplo para outros municípios. “Todos os indicadores socioeconômicos de Maricá têm apontado melhoras muito significativas e com isso mais e mais municípios brasileiros e de outras partes do mundo estarão olhando para Maricá e servindo de bom exemplo”, contou.

_______________

INTEGRAÇÃO MARICÁ X CABO FRIO

Por falar em Maricá, representantes do Conselho Tutelar e do Conselho da Criança e do Adolescente da cidade estiveram em Cabo Frio, na quarta-feira (1º), para uma visita à secretaria da Criança e do Adolescente (Secria). O objetivo foi conhecer a estrutura da pasta, visando fomentar a implementação de uma secretaria semelhante no próprio município. O encontro aconteceu na sede da Secria, no Braga, e teve a presença da secretária da Criança e do Adolescente de Cabo Frio, Betânia Batista, que liderou a recepção. Ela estava acompanhada da equipe composta pela superintendente dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cabo Frio, Érica Rodrigues; a coordenadora-geral da Secria de Cabo Frio, Rafaela Mônica; e a coordenadora-geral da Secria de Tamoios, Andreia Logão.

AÇÕES DO NOVEMBRO AZUL

Por falar em Cabo Frio, o atendimento móvel da campanha Novembro Azul teve início na manhã desta sexta-feira (3). A abertura oficial dos serviços foi realizada pela prefeita, Magdala Furtado (PL), em frente ao Hospital Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança. A iniciativa consiste em um caminhão equipado para realizar diversos exames e atendimentos médicos em alusão à campanha Novembro Azul. De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o veículo estará disponível para oferecer exames de ultrassonografia de abdômen total, ultrassonografia de próstata via abdominal, exame PSA para rastrear o câncer de próstata, exame oftalmológico, densitometria óssea e eletrocardiograma. Neste sábado (4) e domingo (5), o local estará em pleno funcionamento. A ação também vai acontecer, em breve, em frente ao Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (CEAD), em Tamoios. Além de Magdala, o secretário de Saúde, Bruno Alpacino, acompanhou a inauguração da iniciativa.

PEGOU MAL

Ainda tratando da prefeita de Cabo Frio, Magdala – que acabou de mudar o slogan do governo para “nesta terra, todos são iguais” – sancionou um projeto de lei do vereador Léo Mendes (DC), líder do governo, que proíbe a linguagem neutra nas repartições públicas e nas escolas da cidade. A situação gerou indignação, começando pelos professores. Além de ser inconstitucional, é lamentável que a prefeita tenha sancionado esse projeto de lei. O pessoal do movimento LGBT achou que ela fosse mais moderna, tivesse um pensamento mais progressista. Tudo bem que a gente sabia que ela era bolsonarista, mas que não pegou bem essa situação, não pegou.

BENEFICIÁRIOS NA BRONCA

O Portal RC24h recebeu a informação de que o pagamento da Moeda Social Itajuru teria atrasado. Por isso, os beneficiários estariam organizando uma manifestação na frente da Prefeitura. A coluna Boca Miúda procurou a comunicação do município, que informou que os repasses da Moeda Social têm sido realizados no início de cada mês. “A previsão é que o pagamento ocorra no início da próxima semana”, disse a nota. Vamos aguardar…

GERA BÚZIOS VEM AÍ

Após Cabo Frio, Maricá, Saquarema, Iguaba Grande e Arraial do Cabo, chegou a vez de Armação dos Búzios lançar seu programa de transferência de renda. A iniciativa já vinha sendo ventilada pelo governo de Alexandre Martins (REP) há algum tempo e vai sair do papel. Na próxima quarta-feira (8), a Prefeitura realiza uma coletiva de imprensa de lançamento do Gera Búzios. O evento será na parte da manhã, na secretaria de Turismo. Expectativas altas na península, viu?

FACULTATIVO QUE NADA

Em São Pedro da Aldeia, como nas demais cidades da Região dos Lagos, a sexta-feira (3) foi de ponto facultativo. Mas não para o prefeito Fábio do Pastel (PL), que encarou os termômetros acima dos 30°C e foi conferir o início das obras no Jardim Primavera, que terá manilhas e pavimentação. O homem não para.

SAMBA SÃO PEDRO

A pedida para o fim de semana em São Pedro da Aldeia é o Samba São Pedro. Organizado pela secretaria de Turismo, o evento promete uma tarde animada para os fãs e amantes do samba, com direito a shows dos grupos Imaginasamba e Balacobaco. Os shows serão neste domingo (5), às 15h, na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro.

ENCONTRO DE BUGUEIROS

O fim de semana vai trazer um evento daqueles para Arraial do Cabo. Neste sábado (4), às 14h, bugueiros de toda a Região dos Lagos estarão reunidos na cidade. A programação terá um tour pelas terras cabistas e música ao vivo. A realização é da Associação dos Bugueiros de Arraial do Cabo (ABAC) e Associação de Bugueiros Cabista (ABC), com apoio da Prefeitura.

ARRAIAL PRESENTE

A secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro promoveu, na terça-feira (31), um seminário para discutir a atualização da Reforma Tributária. O evento contou com a presença de especialistas e autoridades no campo da administração tributária. Entre os representantes de Arraial do Cabo, estavam as procuradoras fazendárias Kezia Amaral e Mariana Clemente; e o secretário e subsecretário de Administração Tributária, Kaká Victorino e Thalles Carvalho. A Reforma é um tópico crucial na agenda política e econômica do país, e o seminário visou esclarecer suas implicações e impactos nos municípios fluminenses.

EXPOSITORES DO VIRADA SHOW

A Prefeitura de Iguaba Grande já se prepara para o show da virada de ano. A secretaria de Turismo realiza, na segunda-feira (6), a partir de 9h30, uma reunião com os interessados em comercializar seus produtos na festa de Réveillon. A reunião é exclusiva para moradores e expositores do município. A festividade de fim de ano será nos dias 28 a 31 de dezembro, na Praça da Estação, com a tradicional queima de fogos na Ilha de Santa Rita.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo