BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (9)

Dr. Serginho rasga o verbo em entrevista ao RC Cast, faz críticas a José Bonifácio, responde vereador e se oferece para intermediar relação entre Lívia de Chiquinho e Uerj para hospital universitário; Zé Bonifácio perde as estribeiras; Jandira Feghali no RC; Aniversário de Iguaba Grande bomba com shows e sessão solene; Transporte municipal de volta em São Pedro da Aldeia; As movimentações dos projetos na Câmara de Búzios; Prefeitura de Arraial responde críticas da oposição a 'sede do barco à vela'... E muito mais!

1476

ENFIM, UERJ NA ÁREA

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (9) começa por Cabo Frio, na véspera do lançamento do curso de medicina da Uerj na cidade, que ainda vai ganhar outros dois cursos, de Ciências Ambientais e de Geografia. O evento acontece no Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC) e tem presença confirmada do governador Cláudio Castro (PL). E para não dizer que o RC24h não gosta de bolsonarista, o Portal conversou com a maior expressão bolsonarista de toda Costa do Sol. E para tristeza dos esquerdistas e infelicidade do bolsonaristas, sim, o deputado Dr Serginho (PL) esteve no estúdio do RC Cast como convidado para o podcast de hoje. Serginho contou um pouco de sua história, suas conquistas e o legado que pretende deixar, como a vinda da Uerj para cá, intermediada por ele. Ainda na entrevista, criticou o governo José Bonifácio (PDT) – principalmente na área da saúde, “onde o município teve um repasse de R$ 9 milhões há sete meses para investir em equipamentos” e nada foi feito até agora. Veja a entrevista ao RC Cast na íntegra:

‘CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS’

Serginho também respondeu às críticas que têm sido feitas nas postagens do vereador Davi Souza (PDT) – veja abaixo, de que o governador faz desfeita de Cabo Frio e não investe aqui. Deu pra perceber que Serginho perdeu metade da paciência. “Contra fatos não há argumentos. Quem trouxe o IML? Quem trouxe Faetec? Quem pavimentou o Jardim Esperança? Quem trouxe a Uerj?”, elencou o deputado, dando outros exemplos de investimentos. Outro momento da live que vale destacar é que teve internauta araruamense com cara de fake, que mentiu dizendo que a jornalista chamava Serginho de miliciano – o que foi desmentido de imediato pelo deputado. Nesse momento, Renata lançou o desafio da pessoa provar por meio de print de texto ou envio de áudio. “Lá na cidade se mata jornalista com tiro na cabeça, à luz do dia”, disse.

LANÇAMENTO DE PRÉ-CAMPANHA

Continuando em Cabo Frio, Serginho faz o lançamento de sua pré-campanha também nesta sexta-feira (10), às 19h, na Associação Atlética Cabofriense. “Vai ser o maior evento político de Cabo Frio. O governador Cláudio Castro (PL) estará aqui, assim como o senador Romário (PL) e outros políticos. Já confirmamos a vinda de 17 prefeitos, 72 vereadores e mais de uma dezena de pré-candidatos a deputado”. Só de Arraial do Cabo, segundo Serginho, serão sete ônibus cheios. O ginásio vai ficar pequeno, hein?

CONSTRANGIMENTO ALHEIO QUE CHAMA

Pipocou nos grupos de whatsapp nesta quinta-feira (9) um vídeo do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) ‘perdendo a boa’ com um morador. O registro mostra o momento em que um munícipe parou para conversar com Zé pedindo maior fiscalização na cidade. Quando o prefeito começa a responder, alguém passa ao longe e grita “toma vergonha na cara!”. Pronto, o caldo entornou, Zé perdeu as estribeiras, botou o dedo em riste e gritou “vem cá rapaz, fala aqui se você é homem, vem cá!”. As pessoas têm o direito de reclamar – e devem fazê-lo, devem reivindicar seus direitos -, mesmo que pese o fato de se tratar de um senhor de 77 anos. O que causa preocupação é esse modo reativo do prefeito às críticas da população, depois de ter passado por tantos problemas de saúde. Situação preocupante.

DISCUSSÃO DO PCCR

O Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores públicos municipais de Cabo Frio continua rendendo assunto na cidade. A Câmara vai realizar, na próxima quarta-feira (15), às 17h, uma audiência pública para debater as alterações no projeto, enviadas pelo Poder Executivo. A iniciativa é do vereador Roberto Jesus (MDB). Foram convidados representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cabo Frio (Sindicaf); do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe Lagos), Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (SindSaúde), Associação dos Guardas Civis Municipais, Associação dos Fiscais Municipais (AFM), além do prefeito José Bonifácio (PDT), autor do Projeto de Lei.

JUAREZ NO RC CAST

Repercutiu bastante em Cabo Frio o segundo episódio do RC Cast, que teve como convidado, nesta quarta-feira (8), o engenheiro civil e sanitarista Juarez Lopes, ex-secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio no governo atual. Juarez pediu as contas por não concordar com vários pedidos de licenciamento. Tido por muitos como ‘ecochato’, “desde 1996”, disse ele, Juarez, na verdade, é dos militantes mais fervorosos na defesa da conservação ambiental não só de Cabo Frio como da Região dos Lagos. Uma das unidades que gerou discordância entre Juarez e o governo é o Parque da Boca da Barra – patrimônio geológico da humanidade, onde está inserida a Ilha do Japonês; dunas do Peró – onde ele, enquanto secretário, conseguiu embarreirar o empreendimento Méditerranée – que na verdade nem existia, pois se tratava de abrir loteamentos. “Ali é área de proteção permanente, não há como construir. É o campo de dunas mais importante do Sudeste brasileiro. Não concordei com a metodologia do prefeito (Zé Bonifácio), somos divergentes”, ressaltou. “As discussões sobre empreendimentos fogem da discussão das medidas compensatórias. São muitas incoerências”, acrescentou. A entrevista completa está disponível no link.

JANDIRA NO RC

Ainda de Cabo Frio, quem vai estar por estas bandas nesta sexta-feira (10) é a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), para participar do encontro “Caravana da Cultura”, cujo objetivo é debater o atual cenário do setor no Brasil, desafios e perspectivas futuras. Após o evento, Jandira fará uma visita ao Portal RC24h e tomar um cafezinho com prosa junto à jornalista Renata Cristiane.

TRIO NO PORTAL

Na sequência, depois de Jandira Feghali, quem também vem à redação do RC24h é o reitor da Uerj, Ricardo, que se afastou temporariamente porque é pré-candidato a deputado federal pelo PT. Lodi, que foi muito elogiado por Dr Serginho no RC Cast desta quinta, virá visitar o RC e também tomar um cafezinho na companhia do amigo e ex-aluno, Rafael Peçanha, que é secretário municipal adjunto de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio e Janio Mendes, pré-candidato a deputado estadual pelo PDT.

TÁ ESTOURADO, ESQUECE!

O festão de aniversário de Iguaba Grande tá estourado, como diz a juventude. Os shows têm tido expressivos números de público. A abertura na terça-feira (7), com o grupo gospel Preto no Branco colocou, segundo estimativa, 7 mil pessoas na Praça da Estação. No show do aniversário, nesta quarta (8), com o pagode do Vou Zuar, foram 12 mil espectadores. O prefeito Vantoil Martins (CID) fez questão de um registro com os artistas. Para a apresentação dos sertanejos Marcos & Bellutti, a Prefeitura espera receber 25 mil pessoas nesta quinta (9). Para a cereja desse bolo, que são os shows de Dilsinho na sexta (10) e Vitor Kley no domingo (11), o município acredita em um público de 35 a 40 mil pessoas. É mais, até, que o número de habitantes da cidade.

SESSÃO SOLENE

Como nem só de shows se comemora um aniversário, também teve sessão solene na Câmara iguabense. A cerimônia na noite desta quarta-feira (8) teve homenagens a 76 cidadãos feitas pelos vereadores por conta dos serviços prestados ao município. Foram entregues diversas honrarias, como títulos de cidadania iguabense, títulos de empreendedor iguabense, medalhas de mérito legislativo, medalhas de menção honrosa Oscar Bandeira do Carmo Magalhães e comendas João Clímaco da Costa. Dentre os homenageados estavam moradores, representantes da sociedade civil, deputados estaduais, como o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), e federais, como Júlio Lopes (PP), que compareceu ao evento, como mostra o vídeo abaixo. Militares, representantes do Poder Judiciário e profissionais que marcam a história de Iguaba Grande também receberam homenagens.

TRANSPORTE DE VOLTA

A Auto Viação Salineira enfim foi notificada da liminar da Justiça que determinou que a empresa continuasse a operar as linhas municipais do transporte público em São Pedro da Aldeia pelo prazo de 60 dias. Em nota, a concessionária confirmou o retorno às atividades no serviço a partir da tarde desta quinta-feira (9). A Viação São Pedro havia suspendido a operação a partir das 0h desta quarta (8). A obtenção da liminar, solicitada pela Prefeitura, foi anunciada pelo prefeito, Fábio do Pastel (PL), durante transmissão nas redes sociais na noite de terça (7). A coluna apurou que a Prefeitura está se mobilizando para alugar veículos e fazer a operação do transporte por conta própria. O município corre para preparar a licitação para viabilizar o projeto.

NÃO AO SUBSÍDIO

Alegando falta de transparência na aplicação dos recursos que seriam disponibilizados para a Viação São Pedro, “ocasionada pela ausência de estudos técnicos de responsabilidade do Poder Executivo”, os membros das Comissões Permanentes da Câmara de São Pedro da Aldeia emitiram pareceres contrários ao Projeto de Lei que previa subsídio mensal para a empresa de transporte coletivo na Sessão Ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (9). Com isso, foi impedida a votação no Plenário do Poder Legislativo municipal. O presidente da Câmara, Denilson Guimarães (SDD), explicou que as matérias devem ser analisadas com cuidado e atenção para que seja garantida a correta utilização dos recursos financeiros pertencentes à população aldeense.

CÂMARA DE BÚZIOS

Em Armação dos Búzios, foi aprovado na Câmara o projeto de lei que institui o Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio, voltado para prevenção e combate a esse tipo de crime. O projeto de autoria do vereador Gugu de Nair (UNIÃO) segue para sanção. O texto estabelece treze ações a serem implementadas para o enfrentamento do feminicídio no município e os objetivos do programa. Outro PL aprovado na sessão desta quinta-feira (9) garante à parturiente a possibilidade de optar pela cesariana a partir da 39ª semana de gestação, bem como pela anestesia, mesmo quando escolhido o parto normal. O projeto, de autoria do vereador Rafael Aguiar (REP), também segue para sanção do prefeito. Na mesma sessão, um PL que institui a lei orgânica da Guarda Municipal de Búzios, de iniciativa do prefeito Alexandre Martins (REP), e outro, do vereador Raphael Braga (UNIÃO), para alterar a lei de divulgação da lista de consultas, exames e cirurgias do SUS foram para a CCJR.

QUEIMOU NA LARGADA?

Conforme a coluna já havia apurado com a assessoria de comunicação da Uerj, não existe nenhuma movimentação em curso que embase o projeto anunciado pela prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), de transformar o Hospital de São Vicente em universitário através da instituição estadual. A unidade do distrito, atualmente, está usando CNPJ de policlínica e funcionando quase que como postinho de saúde de luxo 24h. A gente lembra que, com muito custo, a Uerj pegou um hospital em Cabo Frio para administrar. O ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Dr. Serginho (PL), mantém contato frequente com o atual titular da pasta Joãozinho Carrilho e, em entrevista ao RC Cast nesta quinta-feira (9), reforçou que não há nada no radar para que seja feito projeto semelhante em Araruama. Aliás, Serginho se colocou a disposição, enquanto deputado estadual, para fazer essa ponte entre Prefeitura e Uerj caso haja interesse verdadeiro da prefeita. Mas, detalhe, tem que ter vontade mesmo, não bravata para querer eleger o marido, não.

RESPOSTA À OPOSIÇÃO

A oposição em Arraial do Cabo tem criticado o projeto que citamos nesta coluna como sede do barco à vela. No entanto, o espaço na Praia dos Anjos será a sede dos esportes náuticos do município. Serão abrigados várias modalidades, segundo o coordenador de Comunicação da Prefeitura, Ronnie Plácido. O local ainda vai ter campo de beach soccer, futevolêi e vai ser um ponto de informação turística.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui