InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (8)

Fabiano Horta vacina no dia da Ciência e exalta o SUS; Racha no governo Zé Bonifácio? Manobra de Alexandre Martins repercute; Vereador pode perder mandato em Búzios; Vantoil Martins vai às pressas para SP; Marcelo Magno entre pastores e misses; Lívia de Chiquinho vacina nesta sexta; LGBTs 'fulos' com Fábio do Pastel... E muito mais!

VACINADO NO DIA NACIONAL DA CIÊNCIA

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), de 46 anos, foi imunizado com a primeira dose da vacina nesta quinta-feira (8), na unidade volante de vacinação (UVV) do aeroporto de Maricá. O atendimento foi rápido e seguindo todas as orientações de proteção. Após ser vacinado, Horta ressaltou a importância da ciência e do SUS, além de lembrar as pessoas da importância da imunização contra a doença. “Hoje é dia da vida, dia nacional da ciência e do pesquisador científico, uma data e uma profissão de suma importância para todos nós. Vamos superar e vencer essa pandemia com vacina no braço. Viva a ciências e viva o SUS”, concluiu o prefeito.

NOVOS NOMES

Comentário forte na cidade de que o secretário de Governo de Cabo Frio, Davi Souza vai nomear para superintendência de Evento, Weverton de Andrade, empresário experiente no ramo do entretenimento. Já foi responsável pela pasta no governo Adriano, além de ter sido um dos principais coordenadores de campanha de Dr Serginho. Ele também é proprietário do badalado Tróia, restaurante que todo dia recebe vários políticos para almoçar e fazer negócios nas mesas confortáveis do estabelecimento. Outro nome está na gaveta para ser indicado também. Uma negociação de porão que tem deixado muita gente surpresa com essas novas amizades. Mas política é assim mesmo. Amigos podem virar desafetos, bem como adversários podem virar grandes parceiros. Tudo de uma hora para outra.

GOVERNO DE TRIUNVIRATO

Aliás, a escolha de Davi para secretaria de Governo provocou um racha no PDT. Na semana passada, quando Davi fez uma coletiva de imprensa que nenhum secretário tampouco vereador foi participar, ficou cristalino o clima de descontentamento dentro do grupo. O prefeito fez o convite a todo secretariado via grupo de WhatsApp, mas ignoraram solenemente a coletiva que serviu para anunciar oficialmente Davi no lugar de Aquiles Barreto (que decidiu ser secretário com Eduardo Paes na capital). Foi constrangedor. Zé tentou disfarçar dali, Janio daqui, mas os poucos presentes, perceberam que o clima era de boicote. Chegamos a perguntar sobre essa situação ao prefeito, usando de eufemismo, optamos pelo termo “ciúmes”, mas a questão é mais profunda. Davi prefere acreditar que “tem gente tentando criar uma narrativa de que há um racha no governo”, como ele mesmo disse. Mas não é narrativa (aliás uma expressão muito apreciada pelos bolsonaristas). É constatação mesmo. Todos estão vendo que o prefeito adora Janio. Por isso, na boca do povo, virou o governo de triunvirato (Janio, Davi e Zé). O resto não dá pitaco. E dizem mais. Saúde, Educação, Fazenda, Integração e Governo é tudo indicação de Janio. Mas há que se ter cuidado, hein… como diz velho ditado: “quem tudo quer, tudo perde”.

DUPLA NO ATAQUE

A verdade é que todo mundo ficou com a impressão de que Davi é aposta de Janio e Zé na sucessão. Precoce demais pensar nisso, afinal, para tal, o governo precisa fazer o dever de casa. Mas julgando pelas redes sociais e andando pelas ruas, o clima é de derretimento acelerado.

REPERCUSSÃO CONTINUA

Ainda de Cabo Frio, o caso da denúncia de estupro que teria ocorrido na casa noturna de propriedade do deputado Filipe Poubel (PSL) e do capitão da PM Diogo Souza continua repercutindo, e muito mal. Foi mais um dia de destaque na imprensa e desgaste da figura de Poubel na mídia, na Alerj e até no Palácio Guanabara. O parlamentar sempre foi metido a bom, atacava todo mundo. Sem contar que o fato de ter postado em rede social a foto dele com Diogo brindando à desgraça da vítima pegou muito mal. A comunidade LGBT também está indignada e tomou como ofensa quando Poubel quis dar uma de simpático ao declarar em vídeo que “não é homofóbico porque tem funcionários no gabinete que são homossexuais”. Outros citam que faltou, no mínimo, humanidade por parte dele, que poderia ter acolhido a vítima naquela situação. Porém, há os que não viram todo esse mal. A igreja Assembleia de Deus Central faz na noite desta quinta (8), um culto de ação de graças pela vida de Filipe Poubel. A bem da verdade, o deputado está precisando de oração mesmo.

MANOBRA INÉDITA

Em Armação dos Búzios, não se fala em outra coisa no meio político a não ser na manobra inédita que o prefeito Alexandre Martins (REP) fez essa semana entre executivo e legislativo. Como publicamos aqui, Alexandre “sacou” o vereador Dom (PROS) para assumir a secretaria de Turismo e, “não satisfeito”, fisgou o primeiro suplente de Dom, Valmir Nobre, para assumir função nos Serviços Públicos. A cadeira passou agora para o segundo suplente, Uriel da Saúde (PROS), um cara super combatente e defensor ferrenho do governo municipal. Ou seja, com essa mexida, Alexandre se distancia cada vez mais de uma oposição que possa atravancar seu jeito de governar e se fortalece juntos aos vereadores da base, uma vez que vem dando prestígio a eles de um jeito pouco comum na península.

RETORNO ÀS AULAS

Ainda de Búzios, nesta quinta-feira (8), o presidente da Câmara, vereador Rafael Aguiar (REP) fez uma reunião com 14 diretores de escolas da rede municipal na sede do legislativo. Eles estão preocupados com o retorno das aulas presenciais, previsto pela secretária de Educação, Carla Natália para 2 de agosto. Inclusive ela fez uma live sobre isso nesta quinta. Os diretores argumentam que as escolas ainda não estão 100% estruturadas para isso e sugeriram um retorno de maneira gradativa, começando pelas séries mais avançadas e alternando os dias presenciais entre elas. Segundo eles, além de evitar a aglomeração nesse primeiro momento, garante a vacinação paralelo a isso, e as crianças continuam recebendo o Vale Card (no valor de R$ 200 por estudante). Até porque, retirar o benefício nesse momento significaria o comprometimento no orçamento de inúmeras famílias.

O QUE VEM POR AÍ?

Falando em Rafael Aguiar, o presidente da Câmara buziana cumpriu compromisso no Palácio Guanabara, nesta quarta (7). Se encontrou com o deputado Rodrigo Bacellar (SDD), hoje na secretaria de Governo do Estado. “Reunião bastante produtiva, podem esperar que haverá novidades positivas para o nosso município de Armação dos Búzios”, disse ele. O que será que vem por aí?

SERÁ QUE PERDE O MANDATO?

Continuando em Búzios, o vereador Aurélio Barros (PATRI) corre o risco de perder o mandato. Isso porque, no dia da eleição ele teria sido flagrado com uma quantidade muito grande de dinheiro e santinhos do seu candidato a prefeito à época, Leandro do Bope. Por conta dessa situação de boca de urna, o primeiro suplente dele, Samuel da Bike pode ocupar a cadeira a qualquer momento. Inclusive nesta quarta (7), Barros foi prestar esclarecimentos no inquérito que foi aberto na Polícia Federal, em Macaé, para apurar o caso. Mas não conseguimos falar com o vereador. Já Samuel da Bike nos respondeu e disse que sabe da existência de um processo sobre compra de votos, “mas não sei se já houve decisão judicial. E também não fui chamado para nada ainda. Entendo que, caso ele sofra alguma sanção e venha a perder o mandato, a vaga é minha, mas ainda não recebi nenhuma comunicação”, respondeu ele à coluna. Fato é que Aurélio está tendo dias bastante turbulentos diante da possibilidade concreta em perder seu mandato no legislativo buziano.

FOI ÀS PRESSAS PARA SP

De Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) teve que viajar às pressas para Barretos, no interior de São Paulo, na terça-feira (6) para estar com a sogra, Rosângela Homobono, a dona Rosa, que há oito anos faz tratamento de câncer. A cidade paulista é referência na área. A esposa, Wanessa Martins, e as filhas também foram com ele. “Foram dois dias bem distantes, mas valeram a pena. Só em assistir a emoção das minhas filhas em rever a avó Rosa justificaram a distância de quase mil quilômetros entre a nossa cidade e Barretos”, disse ele na rede social. Conversando com o prefeito no início da tarde desta quinta-feira (8), ele disse que já estava na estrada, retornando para Iguaba. Contou que está numa expectativa tremenda e super ansioso para a inauguração da Faetec, marcada para as 9h desta sexta-feira (9). Afinal de contas, a unidade de ensino profissionalizante era para ter sido inaugurada em junho, mas foi adiada a pedido do governador. A vontade de Vantoil é grande para entregar o equipamento, mesmo com atraso, o que não vai tirar o brilho da ocasião, que é uma conquista para a população de Iguaba, que não vai mais precisar mais sair da cidade para buscar capacitação em Araruama, São Pedro, Cabo Frio ou mesmo uma cidade mais longe. Ao todo, serão sete tipos de formação, com duração de 20 semanas, e cerca de 150 vagas para o segundo semestre do ano. Certamente o impacto da instalação da Faetec no município iguabense é uma realidade que só vai ser sentida daqui a um ou dois anos, quando os profissionais começarem a se formar e ingressar no mercado de trabalho. É uma semente que se planta hoje para se colher frutos num breve futuro.

‘POTENCIAL TURÍSTICO GIGANTE’

Ainda de Iguaba Grande, a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle, e o secretário de Planejamento, Eron Bezerra, estiveram reunidos com o secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca. O deputado estadual Pedro Brazão (PL) também participou da reunião. O motivo da visita foi convidar Tutuca para o I Fórum Municipal de Turismo, que acontece semana que vem, dia 13 de julho. Convite aceito, Tutuca vai participar da Mesa de Abertura: ‘Um breve panorama sobre o cenário turístico de Iguaba Grande’. “Iguaba tem um potencial turístico gigante, é muito importante para o nosso roteiro de turismo do Rio de Janeiro e vai ser um prazer estar na cidade”, declarou. Quem também marcará presença no evento será o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo. A mesa de abertura será transmitida ao vivo na página oficial da Prefeitura, a partir das 8h30.

ENTRE PASTORES E MISSES

De Arraial do Cabo, parte da agenda do prefeito Marcelo Magno (PL) nesta quarta-feira (7) foi, digamos, mais amena. Primeiro, acompanhado do vereador Junior Chuchu (PV), seu líder de governo na Câmara, recebeu o pastor da Primeira Igreja Batista de Arraial, Carlos Henrique, quando conversaram sobre diferentes assuntos, entre eles o centenário da Igreja, em 2023. “A PIBAC, é a maior igreja evangélica da cidade em número de membros, são 750. Vai ser uma celebração especial, pois são 100 anos pregando o Evangelho na nossa cidade”, destacou. Depois, ainda no gabinete, recebeu os vencedores do concurso Miss e Mister Arraial, que teve sua segunda edição este ano. “Acho importante projetos desse tipo e estamos dispostos a apoiar iniciativas que ajudem as crianças e adolescentes por meio da cultura, esporte e lazer”.

INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE PARA OS DISTRITOS

Ainda sobre terras cabistas, o superintendente de Esporte e Lazer, Izaías Júnior esteve nesta quinta-feira (8), na secretaria Estadual de Esportes, no Rio, para tratar de projetos de inclusão e acessibilidade a serem implantados nos distritos. A reunião contou com a presença de Anderson Lopes, superintendente de Esporte de Inclusão do Estado e medalhista paralímpico nas Olimpíadas de Atlanta e Sydney. Também participaram da reunião o coordenador de Projetos da Superintendência, e o Chefe de Departamento de Esportes do Rio, Pedro Rocha e Zulmar Massa, respectivamente.

VEM VACINA!

De Araruama, expectativa a mil por hora da prefeita Lívia de Chiquinho (PP), que vai “sextar” com a sonhada primeira dose da vacina, neste 9 de julho, dia da imunização das pessoas com 38 anos. E nesta quinta-feira (8) quem foi pra rede social chamar a população à imunização foi a vice-prefeita, Raiana Alcebíades (PSC), diretamente do ginásio Darcy Ribeiro. A cidade está disparando na frente das demais da Região dos Lagos e deve terminar a faixa etária dos trintões na semana que vem ou, no mais tardar, na semana seguinte.

CONEXÃO SÃO PEDRO DA ALDEIA-BRASÍLIA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL) continua em Brasília, maratonando ministérios e gabinetes de deputados, nesta quarta (7) começou agenda às 11h e só parou às 19h30. E o saldo até agora é bem positivo. Esteve acompanhado do deputado Gutemberg Reis (MDB) o tempo todo, a quem agradeceu pelo suporte, como também a Mazinho Neto, assessor do parlamentar, numa live que fez após a agenda desta quarta (7). Pastel encontrou-se com o senador Romário (PL) para solicitar massa asfáltica, e recursos para pavimentação, e disse que o ex-jogador ligou na mesma hora para o governador Cláudio Castro (PL) pedindo que desse atenção especial à solicitação. Outra pauta foi o castramóvel. Pastel foi até o Ministério da Saúde e já saiu de lá com a garantia da liberação de verba para esse fim na próxima segunda-feira (12): “Super feliz com essa liberação”, disse. De lá, seguiu para o Ministério da Cidadania de onde saiu com ótimas expectativas para liberação de recursos para reforma da praça do bairro São João. Ele retorna essa noite mesmo para região, afinal, sexta (9) tem inauguração da pedra fundamental da obra faraônica do mega cinema que será construído na cidade.

NADA ACONTECE

A presidente da Ong aldeense Aldeia Diversidade, Laysa Jotha saiu beeeem contrariada da reunião que teve nesta quinta-feira (8) na secretaria de Assistência Social, logo após fazer entrega de cesta básica a LGBTs da cidade. O motivo do encontro era, mais uma vez, pedir que a prefeitura nomeasse alguém qualificado para desenvolver políticas públicas para esse público. E de novo saiu de lá desanimada. Segundo Laysa contou à coluna, a secretaria não toma conhecimento da causa e a ideia era que algum membro do movimento os representasse no governo municipal, que pudesse levar as demandas da comunidade e colocar em prática, por exemplo, cursos de capacitação para esse público. “Colocaram uma pessoa (na secretaria de Assistência Social) totalmente técnica e desconhecedora da realidade LGBTI aldeense, entendeu?”, disse ela. “O Brasil é o país que mais mata LGBTs, São Pedro da Aldeia é o município que mais retrocede na política LGBT, nós não podemos mais perder tempo, já temos seis meses de Governo e nada. A gente não conseguiu produzir, avançar”, lamentou Laysa Jotha.

SERÁ QUE AGORA VAI?

O governador Cláudio Castro (PL) cumpre na Região dos Lagos nesta sexta-feira (9). De manhã, em Iguaba Grande, participa da inauguração da Faetec. Na sequência, Castro visita o local onde será construído o cinema de São Pedro da Aldeia, marcado para as 10h30. Ainda na Aldeia, o governador faz um ‘pit stop’ e almoça na casa que a deputada Soraya Santos (PL) tem na cidade. Já à tarde, por volta das 14h30, o governador entrega a nova unidade do IML de Cabo Frio. Após cinco anos fechada, a unidade passou por uma reforma. Contudo, recebemos a informação de que os trabalhos de autópsia – que é o problema mais urgente para ser resolvido há cinco anos – ainda não serão realizados. Fizemos contato com a assessoria de imprensa do Estado – responsável pela gestão do Instituto – e também com a polícia civil, de onde sairão os peritos que prestarão esse tipo de serviço, mas não houve resposta até o momento. Será que essa reinauguração é para inglês ver? Porque se lembrarmos que há cerca de 100 dias o governador anunciou que reabriria o Unilagos para atender exclusivamente pacientes com Covid e até agora nada, fica meio difícil crer que esse funcionamento, pleno, do IML vai acontecer nesse momento. Mas, esperança é a última que morre.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content