InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (6)

Secretários de Iguaba Grande garantem emendas parlamentares que podem chegara a R$ 5 milhões; Juíza iguabense oferece instalações do Fórum como posto de vacinação; Marcelo Magno se reúne com secretário estadual de Turismo; Em Cabo Frio, José Bonifácio vai a debate do Plano Diretor e programa de moeda social é apresentado; Alexandre Martins cumpre palavra; Vídeo de ex-prefeito de São Pedro da Aldeia dá o que falar; Araruama Cultura Online estreia nesta quinta... E muito mais!

CONEXÃO IGUABA X BRASÍLIA

A peregrinação dos secretários de Iguaba Grande Fábio Costa (Gabinete e Ordem Pública), Eron Bezerra (Planejamento) e Valdeci Júnior (Saúde) em Brasília, trouxe excelentes resultados. Se as execuções se cumprirem, a cidade deverá receber algo em torno de R$ 5 milhões em emendas parlamentares, que serão aplicadas em diversos setores como saúde e turismo, segundo informou Eron, por telefone direto da capital federal. O trio foi recebido por vários deputados e todos acenaram positivamente para liberação dos recursos em forma de emendas. Com o deputado Felício Laterça (PSL), garantiram emenda destinada ao esporte. No encontro com o deputado Hélio Negão (PSL), a emenda prometida tem como destino o mirante da caixa d’água, no morro da Pedreira. Já com Luiz Lima (PSL), o recurso vai garantir a implantação da Maria Fumaça na Praça da Estação, transformando o local também em point gastronômico. “Se for concretizado, teremos recursos significativos para Iguaba Grande”, disse Eron, destacando ainda que as reuniões também serviram para “plantar novas sementes” que gerem bons frutos para o município. E não termina aí.

CONEXÃO IGUABA X BRASÍLIA II

O trio do primeiro escalão iguabense também se reuniu com outros deputados como Gutemberg Reis (MDB) e Sargento Gurgel (PSL) – que prometeram destinar emendas à Saúde -, Christino Áureo (PP), Soraya Santos (PL), Gelson (PL), Juninho do Pneu (DEM) e com assessores do deputado Luizinho (PP). “Demos um importante passo para a liberação dos recursos do Flore’Ser e do CAPS, que ajudarão a melhorar ainda mais os serviços prestados à nossa população”, disse o chefe de Gabinete do prefeito Vantoil, Fábio Costa. Os secretários retornam para Iguaba ainda na noite desta quinta. “Foi a visita mais bem sucedida visita que fizemos até hoje a Brasília”, comemorou Eron, que conhece todos os atalhos na capital federal. Eron é um dos políticos mais bem relacionados de nossa região com a capital federal. Tem um “network” de fazer inveja.

MOVIMENTO PRÓ-VACINA

A Drª Maira Veiga, juíza de Iguaba Grande, encaminhou um ofício para prefeitura oferecendo as instalações do Fórum do município para servir de posto de vacinação contra a COVID-19. O documento foi encaminhado para a equipe de epidemiologia do município, a fim de verificar a viabilidade. Parabéns à Juíza de Iguaba Grande, porque, na nossa região, foi o único membro do Judiciário que fez um movimento institucionalmente, com interesse de unir esforços para enfrentar a pandemia. A atitude mostra que, em Iguaba, funciona muito bem a cooperação entre o Legislativo, Executivo e Judiciário pelo interesse da população. Há de se destacar o papel da Drª Maira, que sai na frente na Costa do Sol, enquanto juíza. Que sirva de inspiração para outras cidades.

PLANOS PARA O PÓS-PANDEMIA

Conforme antecipado pela coluna Boca Miúda desta quarta-feira (5), o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), se reuniu nesta quinta (6) com o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca. De acordo com a assessoria da secretaria, a reunião teve uma pauta voltada para o pós-pandemia e foi falado sobre a implementação de sinalização turística, do novo cadastro para artesãos, reforma de pontos turísticos e o calendário de eventos do município. Em nota, a secretaria diz que seguirá aprofundando as conversas para que cheguem de fato e atendam a população e aos turistas.

ARRAIAL 36 ANOS

Por falar em Arraial do Cabo, o município começa a articular e preparar a programação para o aniversário da cidade, que comemora 36 anos na próxima quinta-feira (13). Em informe publicado nas redes sociais da Prefeitura nesta quarta (5), o secretário de Turismo do município, Marcos Simas, afirmou que não haverá a cerimônia tradicional com o Desfile Cívico no Centro, mas que a data não vai passar em branco e haverão apresentações teatrais, de balé, musicais e de artesanato de artistas de Arraial do Cabo. Toda a programação será transmitida pelas redes sociais a fim de evitar aglomerações. A gente aguarda os detalhes, que devem ser disponibilizados nos próximos dias.

DEBATE DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), esteve na manhã desta quinta-feira (6), em um debate sobre o Plano Diretor do município na Câmara. De acordo com fontes do Portal RC24h, a reunião foi uma prévia que serviu para explicar o que é o plano diretor, qual o método de elaboração, o pressuposto legal, etc. Após a formulação do documento pelo Executivo, ele será enviado para a Câmara. A iniciativa para promover o debate foi do presidente da casa, Miguel Alencar (DEM). Estiveram presentes os vereadores Alexandre da Colônia (DEM), Davi Sousa (PDT), Douglas Felizardo (Avante), Jean da Autoescola (PL), Josias da Swell (PL), Léo Mendes (DC), Rodolfo de Rui (SDD), Thiago Vasconcelos (Avante) e Vinícius Corrêa (PP). Os parlamentares Oséias de Tamoios (PDT) e Roberto Jesus (MDB) também participaram da reunião. A procuradora da Câmara, Cida Porto, a secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Dhanyelle Garcia, o secretário adjunto de Assuntos Urbanísticos, Rafael Trindade e outros integrantes da equipe de planejamento foram outros convidados que compareceram no debate.

PROGRAMA MOEDA SOCIAL ITAJURU

Uma reunião ocorrida nesta quinta-feira (6) em Cabo Frio foi o primeiro passo para que o Programa Moeda Social Itajuru vire realidade. A moeda será nos mesmos moldes da Mumbuca de Maricá e vai funcionar como um impulsionador da economia local, além de botar mais comida na mesa da população mais pobre da cidade. Quem apresentou o programa à equipe técnica da Proteção Social Básica da Assistência Social (secretaria que será responsável pela execução do Programa) foi o assessor da secretaria, Adriano Brisola, que pela manhã já havia se reunido com o prefeito José Bonifácio (PDT). A apresentação do projeto se deu na presença da titular da Assistência Social, Nilza Miquelotti, dos secretários de Governo, Aquiles Barreto, e de Comunicação, Marcos Azevedo, além do presidente do PT cabo-friense, Ricardo Cardoso. “Agradeço à secretária pela confiança. Tenho certeza que vai mudar a realidade da comunidade mais pobre da cidade”.

ÚNICO VEREADOR CONVIDADO

A propósito do encontro da bancada bolsonarista do RJ que ocorreu nesta quarta-feira (5), no Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador, como publicamos aqui na coluna, importante destacar que o cabo-friense Léo Mendes (DC) foi o único vereador convidado entre os 92 municípios do Estado. O evento foi em petit comité, com a presença de cerca de 30 políticos. Segundo revelou, o convite foi feito pelo secretário Dr Serginho, com quem Léo veio candidato. Tá com moral, hein vereador?!

AMEAÇOU EDITAR DECRETO CONTRA LOCKDOWN

Ainda sobre essa reunião no Palácio Laranjeiras, o comentário de bastidores (de fontes fidedignas) é que Jair Bolsonaro (sem partido), além de fazer a reunião sem usar máscara (apesar de na foto estar de máscara), voltou a tecer teorias de conspiração da China. Falou ainda sobre o decreto presidencial que ele ameaça editar contra as medidas de lockdown adotadas por governadores e prefeitos, na tentativa de conter a disseminação do vírus em meio às 415 mil mortes por Covid-19. O mandatário relatou ainda esperar que não tenha que cumprir a medida, mas que, caso ocorra, nenhum tribunal poderia contestá-lo. O presidente claramente se movimenta politicamente organizando um grupo em torno de si mesmo e Castro, de olho nas eleições do ano que vem.

CUMPRIU PALAVRA

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) honrou a palavra que havia dado aos moradores do bairro de Tucuns e voltou ao local nesta quinta-feira (6), acompanhado do vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento Básico e Drenagem, Miguel Pereira (PL). Após ser recepcionado pelos moradores e mostrar os problemas que afligem a comunidade para Miguel, o prefeito foi para o bairro São José, acompanhar de perto o andamento das obras do Centro de Convivência do Idoso (CCI). Logo após, visitou a UBS e o terreno do futuro cemitério no bairro Baía Formosa. Além do secretário de Obras, o vereador Dom de Búzios (PROS) acompanhou o prefeito na visita pelos bairros. Aliás, Dom tem se mostrado um parceiro e tanto do prefeito.

CCZ VEM AÍ

Por falar no prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) esteve nesta quarta-feira (5), em uma reunião, para afinar os últimos detalhes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que será instalado na cidade. Participaram do encontro, novamente o vereador Dom de Búzios (PROS), o presidente da Câmara, Rafael Aguiar (REP), o vice-prefeito e secretário de Obras, Miguel Pereira (PL), os arquitetos Fábio e Rodrigo, Dr. Fábio e a gerente de controle de zoonoses, Cláudia Valéria. Segundo o prefeito, a prioridade é que o espaço seja uma prestação de serviço para atender situações de emergência de animais de rua e domésticos “respeitando todas as formas de vida animal”.

DEU O QUE FALAR NA ALDEIA

Um vídeo que viralizou nos grupos de whatsapp da Região dos Lagos deu o que falar em São Pedro da Aldeia, nesta quinta (6). As imagens mostram um homem entregando um dinheiro ao ex-prefeito Paulo Lobo. E aí já viu né? Começaram as especulações, só se falava nisso na Praça do Canhão. Contudo, matéria divulgada pelo Fonte Certa divulga a versão de Lobo para o tão falado vídeo. Ele alegou que o homem que aparece na imagem trabalha para ele e realiza “vários serviços”, entre eles o pagamento de contas pessoais. “Esse senhor na filmagem se chama Braz. Faz vários serviços pra mim. Pagamentos de contas de Enel, Prolagos, etc”, afirmou Paulo Lobo na reportagem.

JOVEM APRENDIZ, ESTÁGIOS E BALCÃO DE EMPREGOS

Com o objetivo de estabelecer parceria com a iniciativa privada, a secretaria de Agricultura, Trabalho e Renda de São Pedro da Aldeia promoveu um encontro com o empresariado da cidade, representantes de instituições de aprendizagem e associações comerciais. Dentre as iniciativas está o projeto Jovem Aprendiz do governo federal, programa gera oportunidades de emprego, de fomento à renda e de vivência profissional, além de mão de obra e benefícios fiscais para as empresas. Também foram apresentados o Balcão de Empregos e o sistema de estágios. Participaram da reunião auditores da Secretaria Regional do Trabalho, de forma on-line, além de representantes do Senac e do Senai, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Instituto Federal Fluminense (IFF).

CULTURA ONLINE

A Prefeitura de Araruama iniciou nesta quinta-feira (6) o projeto Araruama Cultura Online, iniciativa que faz parte daquele pacotão para gerar trabalho e renda no município. Pelo Cultura Online, artistas de diversas vertentes farão apresentações na página da Prefeitura no Facebook e serão remunerados por isso. Na estreia do projeto, o cantor Victor Brício teve o show transmitido direto do Teatro Municipal, interpretando sucessos da música brasileira. Todas as quintas e sextas, às 19h, diferentes atrações terão direito a ocupar as páginas oficiais da Prefeitura. O espaço nesta sexta (7) será do grupo Teatrama, que vai interpretar a peça “Turma da saúde contra a Pandemia”. O espetáculo mostra a história do macaco Salomão, que percorre uma floresta com um amigo em busca de cuidados médicos para combater o coronavírus. A apresentação gratuita (logicamente) será transmitida de 19h às 20h.

QUADRA INAUGURADA

A prefeitura de Maricá entregou nesta quarta-feira (5), a revitalização da Escola Municipal Professora Alcione Soares Rangel da Silva, em Bambuí. Além da reforma, o espaço agora conta com uma quadra coberta, novinha em folha, que recebeu o nome de Quadra Poliesportiva Michel Marques Corrêa Chaves, em homenagem a um morador da região que era militante das crianças do bairro e faleceu em janeiro deste ano por complicações em decorrência da COVID-19. A diretora da escola afirmou que a realização da quadra é “um sonho individual com uma construção coletiva”.

BLITZ DA PMERJ

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro pode fazer blitz de segurança pública em qualquer tipo de veículo de transporte, inclusive motocicletas, motonetas e ciclomotores. É o que determina o projeto de lei 3.645/21, do deputado Rodrigo Amorim (PSL), que a Alerj aprovou, em discussão única, nesta quinta-feira (6). O texto seguirá para o governador Cláudio Castro (PSC), que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo. O projeto também autoriza a polícia a apreender os veículos na falta de comprovação de propriedade e de emplacamento. No entanto, a PMERJ não pode realizar blitzes para inspeção veicular, prerrogativa exclusiva dos agentes do Detran.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content