InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (5)

Zé Bonifácio e a comoção após grave acidente envolvendo ônibus com cabo-frienses em Rio Bonito; Quais devem ser as próximas exposições da Fazenda Campos Novos; Procurador de Búzios mais firme que nunca e Alexandre na Rasa; Vereadores de São Pedro são pegos de surpresa e vão tirar satisfação com prefeito; Contas de Andinho na pauta do almoço dos vereadores do Cabo; Com entrada de mais royalties, Iguaba já vai discutir PPA 2022-2025; A expectativa pelo retorno do presidente da Câmara de Araruama, que está com Covid... E muito mais!

COMOÇÃO PÓS-TRAGÉDIA

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) acompanhou pessoalmente o caso do grave acidente entre um caminhão que carregava toras de madeira e um ônibus que levava pacientes de Cabo Frio para o Rio. Por volta das 16h, o Portal RC24h conversou com Bonifácio, que disse que estava tudo bem, informando que três pacientes estavam internados no hospital em Rio Bonito e um deles estava sendo operado enquanto estávamos ao telefone. O prefeito afirmou que “coisas inesperadas acontecem, mas Deus sabe de todas as coisas”, já que “o acidente poderia ter sido uma verdadeira tragédia”. Zé passou pelo local, viu como o ônibus bateu na traseira do caminhão e analisou que as toras poderiam ter entrado ainda mais no ônibus e gerado muitas outras vítimas. A assistência social da Prefeitura foi colocada à disposição das famílias. O prefeito destacou também o atendimento “carinhoso e eficiente” de todos os técnicos, enfermeiros, médicos e do diretor do Hospital Darcy Vargas. Segundo Zé, o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe (REP), ligou para ele para oferecer ajuda. Da Região dos Lagos, Vantoil Martins (CID), de Iguaba Grande, Fabio do Pastel (PL), de São Pedro da Aldeia, Marcelo Magno (PL), de Arraial do Cabo, e Alexandre Martins (REP), de Búzios, também prestaram solidariedade ao prefeito cabo-friense. No contexto de toda essa comoção, Zé para aproveitou agradecer a população de Rio Bonito e disse que agora é acompanhar as famílias, porque diz que não tem como reparar a perda do motorista do veículo, mas essa acolhida é o que pode ser feito no momento.

PLANOS PARA CAMPOS NOVOS

Ainda sobre José Bonifácio, o prefeito seguiu para Itaipava, em Petrópolis, ainda nesta quinta-feira (5), onde vai participar de uma reunião com o pessoal que está organizando um evento do Mangalarga Marchador. A intenção de Zé é firmar com a comissão nacional da categoria para fechar o evento que está sendo planejado para novembro em Cabo Frio, que vai acontecer no Parque de Exposições. Zé pretende confirmar a presença de criadores de 800 animais. Ainda nessa seara, o prefeito deve viajar para o Espírito Santo nesta sexta (6), para acompanhar uma exposição de gado nelore. O prefeito afirmou que a própria organização fez contato com a intenção de uma exposição da espécie também na fazenda Campos Novos, no distrito de Tamoios.

MONTEIRO NA CÂMARA

O suplente Felipe Monteiro (PDT), enfim assumiu o cargo de vereador na Câmara de Cabo Frio nesta quinta-feira (5). O agora parlamentar agradeceu aos eleitores que votaram nele no ano passado e aos conselhos dos meus amigos: o prefeito, José Bonifácio (PDT), o secretário de Governo e vereador licenciado, Davi Souza, e o ex-deputado estadual Jânio Mendes (PDT). Monteiro ainda estendeu o agradecimento a todos os funcionários da Comsercaf e ao presidente da autarquia, Heitor Fonseca, pelos meses de trabalho que teve na companhia como diretor de Serviços Urbanos. “Trabalharei incansavelmente durante todos os dias que estiver como vereador de Cabo Frio. Ouvir a população e ficar ao lado das pessoas, sobretudo as que mais precisam, será o foco do meu mandato”, afirmou Felipe.

MAIS FIRME NO CARGO DO QUE NUNCA

De Armação dos Búzios, divulgamos aqui que o procurador-geral do município tinha comunicado seu desligamento da Prefeitura até o fim dessa semana. Depois que a informação foi publicada, ele acabou negando. O próprio prefeito, Alexandre Martins (REP) entrou em contato para dizer que, embora Thiago pudesse até ter feito o comentário na reunião de secretariado desta quarta (4), ele não aceitaria a demissão porque ele o considera um advogado muito competente. Alexandre explicou que ele cobra muito mesmo dos servidores, que cheguem cedo, saiam tarde, às vezes sob muita pressão, “e é normal que muitas vezes se sintam pressionados e deixem o cargo à disposição. Mas no caso de Thiago, ele não aceitou. Sendo assim, ele segue como procurador-geral na Prefeitura. Alexandre salientou, ainda, que “em hipótese alguma” o Dr Sérgio Luiz iria assumir a procuradoria. “Nunca existiu essa possibilidade”. A propósito de toda situação, quem comemorou o comunicado do dr Thiago na reunião, o fez de maneira precoce. Até porque é assim que as coisas são na política, mudam o tempo todo e mudou mais uma vez.

GABINETE DA RASA

Continuando em Búzios, Alexandre Martins (REP) teve aquela tradicional quinta-feira (5), de inúmeras demandas de seus munícipes, quando ele dá atendimento na subprefeitura da Rasa. “Aqui eu posso conversar com mais tranquilidade, ouvir as demandas da população mais carente, é muito gratificante esse contato”, disse. Vale ressaltar que, além de poder conversar com o prefeito, os moradores também podem procurar os serviços da Ouvidoria do Gabinete, Procon e Balcão de Emprego todas as quintas e sextas-feiras na Rasa, das 9h às 12h. E nesta sexta (6), Alexandre fará uma live às 19h30 com o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, para conversar sobre as demandas da pasta e a inauguração da nova UBS do Arpoador/Cruzeiro, prevista para segunda-feira (9).

DEU RUIM

De São Pedro da Aldeia, o imbróglio da Prefeitura com a Salineira teve uma reviravolta que novamente pode deixar a população sem transporte a partir da semana que vem, já que o acordo judicial seria operar até domingo (9) enquanto não houvesse solução para a questão. Ocorre que, como divulgamos aqui na coluna, as tratativas do município com a empresa de ônibus estavam praticamente fechadas, mas ninguém sabia ainda qual seria esse acordo. Até que alguns servidores postaram na rede social um formulário distribuído pela secretaria de Administração para cadastramento do cartão de ônibus. Antes, a prefeitura pagava em dinheiro o valor do transporte do servidor. Os vereadores, segundo os mesmos disseram à coluna, foram pegos de surpresa. A decisão do governo gerou manifestações públicas de todos os parlamentares durante a sessão desta quinta-feira (5), foi o assunto dominante. Os vereadores, um a um, falaram sobre a questão, reclamaram que o prefeito tomou uma decisão sem consultá-los, estavam contrariados. E, além disso, lembraram que existe uma lei municipal garante o pagamento do benefício em espécie e só pode ser revogada com nova legislação. Acabada a sessão, os parlamentares se reuniram numa sala durante uns 10 minutos. De lá, seguiram, a pé, até o gabinete de Fábio do Pastel (PODE) para nova reunião. Ainda não se sabe o desfecho desse encontro.

PROBLEMÃO PARA RESOLVER

Ainda com relação ao transporte público em São Pedro da Aldeia, essa questão é muito mais complicada do que aparenta. Basta pensar na situação de quem mora na periferia ou na zona rural da cidade. E essa população já está sofrendo com os poucos ônibus que estão circulando desde que a Salineira opera via decisão judicial. A linha Sudoeste, por exemplo, que passava a cada 15 minutos, está com pouquíssimos carros circulando. Outro exemplo, quem mora na Flexeira ou no Retiro, quase nem vê ônibus mais. Outro agravante: quem mora nessas regiões mais afastadas do Centro e pode pagar um Uber, por exemplo, também não consegue se locomover, pois os motoristas normalmente evitam deslocamentos maiores. Como esse pessoal vai fazer? Ir pro meio da rua e botar o dedão pedindo carona? E agora?

XADREZ DA ALDEIA

Está rolando um burburinho por aí na Praça do Canhão de que o ex-vereador de São Pedro da Aldeia, André de Gilson, está mexendo os pauzinhos para se lançar candidato a deputado federal em dobradinha com Dr. Serginho (REP) no ano que vem. O marido da vereadora Mislene de André (SDD) estaria tentado empurrar a mulher para ser secretária de Saúde para fechar um acordo com o suplente Ediel Teles (SDD) para ajudar André na possível campanha. Por outro lado, existem fontes que afirmam que o prefeito Fábio do Pastel (PL) cogita lançar Mislene como a candidata a deputada federal. Fato é que o intuito, no fundo, seria André preparar o seu próprio nome para sair candidato a prefeito do município em 2024. Se é verdade, só o tempo vai dizer, porém é aquilo, né? O povo aumenta, mas…Ainda mais na Praça do Canhão.

COSTELA À LA ANDINHO

O tradicional almoço semanal dos vereadores de Arraial do Cabo foi nesta quinta-feira (5) na casa do Almir do Mercado. No cardápio, costela com batata e, dessa vez, o presidente do Legislativo cabista, Shogum (PSL), compareceu, né? Na maldade, a turma já comentou que Shogum é malandro, só aparece em dia que não tem camarão, conforme ele havia prometido. Ninguém pode condenar, né? Camarão mais de R$30 o quilo tá puxado até para quem é presidente da Câmara. A turma preferiu cair na costela com batata, que dá aquela forrada, bate, entope e enche mais o bucho da turma. À propósito disso, o tempero que não faltou na mesa foi o assunto das contas do ex-prefeito Andinho. Segundo apuração do Portal RC24h, é possível que elas entrem em pauta na terça ou quinta-feira da semana que vem. A ansiedade é tremenda. A gente está tentando sondar para descobrir como é que está planejado, mais ou menos, a votação de cada um dos vereadores, mas tá um mistério no ar, por enquanto.

PPA 2022-2025

Iguaba Grande realizará no próximo dia 12 de agosto, a partir das 10h, uma audiência pública, na modalidade virtual, para apresentação do Plano Plurianual de Investimentos (PPA). O PPA terá vigência para os exercícios de 2022 a 2025, e abrangerá todos os principais programas e ações que irão conduzir a elaboração da legislação orçamentária para estes exercícios. Segundo o secretário de Fazenda, Jorgino Fabiano Pereira, “este é o momento certo para população encaminhar suas demandas e expectativas, especialmente em face do recente incremento na participação dos royalties. Queremos saber quais são as prioridades pela ótica dos nossos contribuintes. Desta forma podemos garantir que o planejamento estratégico idealizado vá de encontro aos anseios daqueles serão os principais atingidos”. Vale destacar que de acordo com a Lei Orgânica Municipal, o Poder Executivo tem até o dia 20 de agosto para encaminhar o Projeto para a apreciação da Câmara de Vereadores. A partir das 9h será liberado um canal de comunicação para coleta de sugestões quanto ao tema.

NO AGUARDO DO RETORNO

Com a ausência do presidente da Câmara de Araruama, Júlio César Coutinho (PSC), a sessão desta quinta-feira (5) seguiu sob o comando de Nelsinho do Som (PSC) sem grandes destaques na pauta. Júlio César testou positivo para a COVID-19 e está em isolamento domiciliar. O Portal RC24h conversou com o parlamentar, que informou estar bem e que fará um novo exame nesta sexta (6) para ver se já pode deixar o isolamento. “Retorno para a Câmara na segunda (9) dando tudo certo”, disse Júlio César. A coluna deseja pronta recuperação ao edil.

REINVINDICAÇÕES DO SINDICATO

O Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama (SSMA) requereu a Prefeitura melhores condições de trabalho para os servidores que atuam na função de motoristas escolares. No ofício, enviado nesta quarta-feira (4), a diretoria da entidade sindical reivindica questões coletivas para a categoria, como piso salarial, curso de aperfeiçoamento e de qualificação, manutenção preventiva e corretiva dos ônibus, insalubridade, auxílio alimentação, alojamento para os/as profissionais e o treinamento e fornecimento de insumos essenciais a situação atual pandêmica. Vamos ver se vai dar resultado.

FIPERJ EM MARICÁ

A Prefeitura de Maricá assinou, nesta quinta-feira (5), um convênio com a Fundação do Instituto Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) para instalar um posto da fundação no município. Com isso, pescadores e produtores da cidade terão facilidade na hora de emitir o documento de aptidão que permite o fornecimento do pescador para a alimentação escolar. O prefeito, Fabiano Horta (PT), compartilhou a novidade nas redes sociais, classificando-a como “mais uma grande conquista”.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content