InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (4)

Alexandre Martins vibra com audiência pública e encontro de produtores de eventos é sucesso em Búzios; O silêncio avassalador de Fábio do Pastel e o sabão que o PDT passou na câmara aldeense; Vereadores de Cabo Frio aprovam gratificação contrariados com mania de urgência de Zé Bonifácio; Festão de Aquiles promete; Deputado tenta se desvincular de escândalo envolvendo sócio, mas internet não perdoa; Marcelo Magno se reúne com representantes dos barcos táxi enquanto obra na Prainha avança; Vereadora de Araruama ganha declaração do namorado parlamentar mas é "esquecida" pelo próprio irmão; Cai mais um no primeiro escalão riostrense... E muito mais!

‘FOI MUITO MANEIRO, ADORO ISSO’

Começamos nessa quinta-feira (4), por Armação dos Búzios. É que Alexandre Martins (REP) participou de audiência pública na Câmara, na noite desta quarta (3), sobre a estadualização do ensino médio do Colégio Municipal Paulo Freire e INEFI (noturno). “Foi muito maneiro, adoro isso. Adoro participar de audiência pública”, disse o prefeito buziano. Destacou ainda que as pessoas até comentaram, “que isso, prefeito indo em audiência pública?”, ao que ele respondeu “claro que eu vou, só eles vão dar opinião? Eu quero dar a minha também”. Alexandre falou da importância das participações na discussão, como a da promotora do MPE, Isabel Kallmann, e da oportunidade de ouvir os estudantes e cada um colocar seus posicionamentos. Segundo Alexandre, a promotora quer que o estado assuma, por outro lado os estudantes querem que a escola fique no município, o que o prefeito acha até melhor, até porque o prédio pertence a Búzios e ele não precisa doar o espaço ao Estado. Mas sugeriu que o Estado, por sua vez, possa adquirir um outro prédio para que a Prefeitura consiga ampliar o número de vagas no ensino médio. Quem também participou do debate foi o deputado estadual Flávio Serafini (PSOL). Além disso, Alexandre comentou que está muito satisfeito com o resultado do festival gastronômico (Degusta Búzios) e que no último fim de semana, apesar de ter chovido muito teve grande movimento e que no próximo final de semana tem festival gastronômico do Porto da Barra. Ou seja, já foi dada a largada para a alta temporada e o trade é só alegria.

INOVAÇÃO PARA EVENTOS

Ainda sobre Búzios, nesta quinta-feira (4), aconteceu a reunião convocada aos produtores de eventos da península, no Rio Búzios Beach Hotel, em João Fernandes. O encontro lotou contando com produtores de shows, casamentos, festas entre outros. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros fizeram palestras elucidativas aos participantes, e ficou definido ao fim da reunião, duas inovações que podem ajudar demais aos empresários do ramo: o registro do evento com pedido de liberação que será feito através da internet com uma aba no site oficial da prefeitura, onde o produtor poderá acompanhar toda tramitação sem precisar ir até a prefeitura, e no mesmo ambiente, será emitido o alvará de permissão de realização, depois de tramitar por todos os setores necessários. Essa proposta foi aceita com bastante entusiasmo e deverá ser colocada em funcionamento até dia 12/11. Essa ferramenta vai facilitar a vida de quem produz, ordenar todo setor e ajudar a ter mais controle sobre todos os eventos realizados na cidade. Tudo com transparência e sem o famoso “quem indica”. Essa temporada em Búzios promete!

SILÊNCIO AVASSALADOR

Em São Pedro da Aldeia, caiu como uma bomba a informação de que o prefeito Fábio do Pastel (PL) teria investido dinheiro de campanha no esquema da GAS, de Glaidson Acácio dos Santos. Só se falava nisso na Praça do Canhão, onde a oposição demonstrava um sentimento de entusiasmo pela possibilidade de uma eleição suplementar (que é uma das consequências que Fábio poderá encarar caso o fato seja comprovado). Por outro lado, um silêncio avassalador foi notado nas redes sociais por parte dos que apoiam Pastel. Chamou a atenção a ausência dos apoiadores do prefeito, todos calados. Calada também ficou a assessoria de Comunicação, já que o caso remete ao período de campanha eleitoral e acharam por bem deixar que a parte jurídica de Pastel àquela época se manifestasse. Por seu lado, o jurídico do prefeito aldeense não acredita nessa possibilidade, que Pastel tenha usado verba de campanha em possível esquema de pirâmide.

“ISSO É FAKE NEWS”

Segundo disse o advogado do prefeito aldeense, via whatsapp, “isso é uma fake news típica bolsonarista. Não tem nenhuma possibilidade de acontecer”, comentou irritado Dr. Pedro Canellas. Agora, se limitar a dizer que não é verdade, fica fácil. Difícil vai ser explicar que tem um bolsonarista inventando uma fake news de um político também bolsonarista, já que Pastel é Bolsonaro até debaixo d’água. De mais a mais, tudo o que o Leão quer saber, tintim por tintim, está nessa extensa lista do Coaf, com nome e CPF/CNPJ dos investidores. No caso de Fábio, está assim digitado: “Eleições 2020 – Carlos Fábio da Silva – 38.512.769/0001-61”. A coluna foi atrás de saber se o CNPJ de campanha batia com o que consta no inquérito (de quase mil páginas a que tivemos acesso) e não deu outra, é a mesma numeração. Agora, é aguardar pra ver o desembolar desse rolo todo. Mas que tem caroço nesse angu, ah se tem!

‘AJUDA-ME’

Continuando em São Pedro da Aldeia, a Câmara Municipal aprovou, em primeira votação, na sessão desta quinta (4), projeto de lei do vereador Franklin da Escolinha (CID) que cria o App “Ajuda-me”, onde poderão ser encaminhadas denúncias de violação dos direitos da Criança e do Adolescente no município. O vereador, que também é vice presidente da Casa, subiu à tribuna para falar sobre os problemas ocasionados pela chuva. Outro destaque é a proposta do vereador Isaías do Escolar (PROS), que agora virou lei e já está em vigor, sobre prevenção à violência contra educadores. Os parlamentares derrubaram, por unanimidade, o veto do executivo ao projeto de lei 2965/2021, que cria políticas de prevenção à violência, física ou moral, aos profissionais da Educação. Segundo Isaías, o próximo passo é adotar campanhas educativas contra tais atitudes, assim como punição aos alunos que a pratiquem.

SABÃO NA CÂMARA

Em São Pedro da Aldeia, o PDT está por conta com o Poder Legislativo municipal. Nesta quarta-feira (3), o perfil do diretório aldeense da sigla no Facebook publicou que “Câmara Municipal não é assessoria de comunicação do Poder Executivo. O Poder Legislativo tem como função legislar e fiscalizar os atos de quem executa”. Pelo visto, se o vereador Márcio Soares (PDT) está sempre caminhando com o prefeito, Fábio do Pastel (PL), não é assim que o partido está se posicionando na cidade.

SUPER FESTÃO DE ANIVERSÁRIO

O secretário Especial de Integração Metropolitana, da capital do Rio de Janeiro, Aquiles Barreto, está preparando um super festão de aniversário, a ser comemorado no próximo sábado (6), no clube Costa Azul, em Cabo Frio. Centenas de pessoas estão sendo aguardadas no evento, que também irá servir como um grande ato de filiação ao PSD, partido que Aquiles preside no município cabo-friense, além de estar na executiva estadual com o prefeito Eduardo Paes, a quem ele está auxiliando para formação da nominata que irá disputar a eleição do ano que vem.

FILIAÇÃO, FEIJOADA, FESTA E JANTAR DOS CACIQUES

Vale ressaltar que a agenda de Aquiles Barreto, no dia do super festão, vai começar por Macaé, onde haverá ato de filiação na Câmara, quando Robson Oliveira e Danilo Funke – ex-vereador e ex-vice-prefeito da cidade – entram para a sigla. De lá, Aquiles segue para uma bela feijoada na casa de Funke. Depois da feijoada, mais tarde, tem a festa do Costa Azul, em Cabo Frio, da qual também vai participar uma galera de Arraial do Cabo, levados pelo vereador Junior Chuchu (PV). E não para por aí. Depois do festão no clube, Aquiles vai oferecer um jantar, à noite, em sua casa, para os “caciques”, somente para os prefeitos e parlamentares de maior destaque no tabuleiro político da Região dos Lagos e Baixada Litorânea. Entre os convidados, Chiquinho e Lívia de Chiquinho (PP), de Araruama; Vantoil Martins (CID), de Iguaba Grande; Fabiano Horta (PT) e João Maurício (presidente estadual do PT), de Maricá; Fábio do Pastel (PL), de São Pedro da Aldeia; José Bonifácio (PDT), de Cabo Frio; Alexandre Martins (REP), de Búzios; Ramon Gidalte (CID), de Casimiro de Abreu, além, claro, de Eduardo Paes e Felipe Santa Cruz, atual presidente da OAB e candidato de Paes ao governo estadual.

VOTARAM A FAVOR, CONTRARIADOS: ‘CHEGA DE URGÊNCIA’

Em Cabo Frio, depois de uma longa sessão e outra extraordinária logo em seguida, nesta quinta-feira (4), a Câmara Municipal votou e aprovou o requerimento de urgência do prefeito José Bonifácio (PDT) que autoriza o pagamento de gratificação, no valor de R$ 4 mil, aos professores da rede municipal. O bônus é uma espécie de auxílio à categoria, que teve que se virar para trabalhar de casa durante a pandemia, muitos sem computador ou com material precário para dar aulas à distância. Mesmo sendo uma verba extra bastante aguardada, o sentimento era de contrariedade, tanto dos vereadores quanto do Sepe Lagos, o sindicato dos trabalhadores da Educação. Pelo lado dos parlamentares, visivelmente contrariados no momento da votação, eles deixaram bem claro – repetiram isso várias vezes – que só aprovaram para não prejudicar uma categoria inteira, e que não aguentam mais os pedidos urgentes do prefeito, sem que antes haja qualquer diálogo sobre o que será discutido e votado. Já o Sepe foi contrário à exclusão de outros profissionais do setor nessa gratificação. “O Fundeb é nosso”, clamaram alguns durante a manifestação. A verba total para o bônus será em torno de R$ 12 milhões, oriundos do Fundeb, que é fundo exclusivo da educação.

PINGOU NA REDE

Nos grupos de WhatsApp viralizou um vídeo com áudios apontando contradições em falas do deputado estadual Fillipe Poubel (PSL) em relação ao polêmico caso da empresa de investimentos Spartacus, que pertence a um sócio de Poubel em outros estabelecimentos: o ex-PM Capitão Diogo. O vídeo resgata falas e publicações de Poubel exaltando Diogo, chamando-o de amigo e dizendo coisas como “sua guerra é a minha guerra”, mostrando um clima de irmandade entre os dois. Fato é que o deputado até está tentando se desvincular do escândalo, mas a galera não parece estar engolindo isso, não. Vai vendo…

REUNIÃO SOBRE BARCOS TÁXI

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), se reuniu com os representantes dos barcos táxi de Arraial do Cabo, Eduardo Mello de Araújo e Gilmar Pessoa, nesta quinta-feira (4). Na pauta, temas como o ordenamento e a adequação as normas vigentes. Os taxistas também expuseram suas demandas e trocaram ideias sobre melhoras para o setor. Na reunião, no gabinete, estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, Jorge Oliveira, o presidente da Fundação do Meio Ambiente, Lacerda, o secretário de Segurança Pública, Leandro Alex, e representantes da Guarda Ambiental Marítima e do ICMBio.

MARCO IMPORTANTE

As equipes do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) trabalharam na concretagem da laje principal de contenção e do mirante da Prainha, na entrada de Arraial do Cabo, nesta quinta-feira (4). Segundo a Prefeitura, o prazo previsto para liberar a pista, “se o tempo ajudar” é no fim do mês, contudo, a instabilidade e as chuvas são apontadas como “os maiores inimigos” da obra. Em relação ao mirante, o projeto é inaugurar ainda em 2021, antes do Natal. Pelas imagens pode-se perceber que o projeto está ficando gigante e será, sem dúvida, um dos melhores atrativos na cidade, afinal, todos adoram entrar no Cabo e parar para fazer um clique com o marzão azul ao fundo.

QUARENTOU

Em Araruama, o clima entre dois vereadores é só amor. A parlamentar Penha Bernardes (PL) completou 40 anos nesta quinta-feira (4) e ganhou uma declaração daquelas do namorado, o também vereador Oliveira da Guarda (MDB). “Quero que saiba que está sendo um privilégio passar não só este dia com você, como também todos os outros ao seu lado. Você está no auge da sua maturidade e tem que se orgulhar muito por ser essa grande mulher, parceira, amiga, guerreira e também o meu amor. Eu só tenho a te agradecer por cuidar tão bem de mim e dos meus filhos”, escreveu o inspirado edil. Por outro lado, o irmão de Penha, o vereador Luiz do Táxi (PL), optou por antecipar a comemoração do Dia Nacional da Cultura (5 de novembro) em vez de publicar algo em homenagem a irmã e colega de Câmara. Até as 17h30, nenhuma publicação. Não se pode ter tudo, né? De qualquer forma, o Portal RC24h deseja um feliz aniversário a Penha com muita saúde e sucesso.

CAI MAIS UM

Menos de uma semana depois de exonerar o então Procurador Geral do Município Anderson Huguenin e nomeou Elaine Gerk, advogada do Partido Verde, para o cargo, parte do grupo político de Marcelino Borba (PV), prefeito de Rio das Ostras, a cidade tem mais uma baixa em seu alto escalão: Augusto Martins Machado, secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. De acordo com os bastidores, Augusto teria pedido para deixar o carto e um dos motivos para a decisão foi “ a falta de condições para o trabalho, já que não havia condições de prestar serviços à população”. Quem assume a Semap é Nestor Prado Júnior (foto), engenheiro ambiental e consultor especializado. Mas será que é do grupo Marcelino? Dizem por aí que se não for bem alinhado pode durar pouco na gestão municipal de Rio das Ostras.

VEREADOR ROUBADO

No início dessa semana, um vereador de Rio das Ostras sentiu na pele a falta de segurança que assola a cidade. O carro do parlamentar Mauricio BM (PV) foi levado durante um assalto na última segunda-feira (1), no bairro Operário. Segundo Mauricio, a vítima foi seu segurança que chegava para buscá-lo em sua residência após o almoço, por volta das 12h50. O funcionário foi rendido por dois criminosos que chegaram a pé e apontaram uma arma para o funcionário que foi colocado para fora do veículo. Toda a situação até que ‘serviu para alguma coisa’, já que o vereador comentou que se reuniu “com o Comando do 32 BPM para pedir reforço de segurança para a cidade. Acabei sendo vítima de um assalto, difícil de acreditar”, comentou nas redes sociais. Será que teremos um ‘up’ na segurança da cidade? Só nos resta esperar.

EM PROL DE LAGOA

O Governo do Estado, a Prefeitura de Saquarema, o deputado estadual Pedro Ricardo (PSL) e outras autoridades se uniram em prol de uma intervenção para salvar o canal da Barra Franca, em Saquarema. Na manhã desta quinta-feira (4), o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, e o presidente do Inea, Philipe Campello, voltaram ao município da Região dos Lagos para o início das obras de recuperação do Canal após um levantamento sobre as necessidades feito recentemente. A intervenção para a recuperação do canal, que é a entrada do mar para a lagoa, está sendo estruturada desde o último dia 18 e, segundo informações das redes sociais de Thiago, a intervenção terá como ação inicial a catação das pedras, em seguida, a recomposição do mole e a desobstrução do canal. Além do secretário e do presidente do Inea, estiveram presentes a prefeita saquaremense, Manoela Peres (DEM) e o presidente da Associação de Pescadores de Saquarema e outras autoridades.

PROTEÇÃO PARA AS DUNAS

Uma boa notícia para Cabo Frio. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única nesta quarta-feira (4), a criação do Monumento Natural Estadual das Dunas do Peró será criado nos limites da Área de Proteção Ambiental do Pau Brasil, no município de Cabo Frio. O projeto de lei aprovado é de autoria do deputado Carlos Minc (PSB). Segundo a medida, o monumento natural será composto das dunas do Peró, da vegetação de restinga e brejo adjacente, dos sambaquis e dos mais de quatro mil metros de praia em estado primitivo na região. O monumento conta com uma área de 457,85 hectares. Antes da criação, deverão ser realizados estudos ambientais e uma consulta pública sobre o tema em até 12 meses. A medida seguirá para sanção ou veto do governador Cláudio Castro. Esse projeto é de enorme importância, principalmente porque as dunas são constantemente ameaçadas pela especulação imobiliária e pelo turismo predatório.

BRIZOLA NETO NO PT

Depois da votação da PEC 23, a dos Precatórios, o Brasil amanheceu sabendo que Ciro Gomes (PDT) suspendeu sua pré-campanha – que aliás já estava partindo para campanha extemporânea – e, por fim chega a informação de que Brizola Neto se filiou ao PT nesta quinta-feira (4), no diretório em São Paulo, cuja ficha foi abonada pelo ex-presidente Lula. Depois do comparativo que fizemos na coluna ‘Política na Costa do Sol’ (O DIA) sobre os governos pedetistas e o quanto isso está fragilizando Zé Bonifácio e tem baixado a autoestima do PDT aqui na Região dos Lagos, tudo isso acaba se embolando. Que confusão o PDT, hein?!

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content