InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (28)

Fabiano Horta faz servidor rir à toa; Os memes de Zé Bonifácio, que pagou em dia o funcionário; Fábio do Pastel vai dar reajuste em janeiro; Vantoil Martins antecipa salário e vai dar festão; Alexandre Martins felicita servidor e desobriga uso de máscara; Marcelo Magno também libera salário e ex-secretário consegue HC; Lívia de Chiquinho cancela festa; 'Troféu Pão Duro do Ano vai para'... E muito mais!

RINDO À TOA

Em uma escala de zero a dez, o servidor público entre os municípios da Costa do Sol que mais está rindo à toa é o de Maricá. Não é para menos, né? Fabiano Horta (PT) abriu o coração da generosidade e anunciou, nesta quinta-feira (28), Moeda Mumbuca de R$ 440 e reajuste salarial de 10% para o funcionalismo, além de reposição de 23%. O prefeito deu esse informe logo às 8h e, com certeza, o sextou do servidor maricaense vai ser muito mais feliz do que os dos demais da região. Com relação aos servidores dos outros municípios, não adianta ficar com invejinha, não.

HORTA EM CABO FRIO

Por falar em Maricá, nesta sexta-feira (29), o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), vai fazer o lançamento da Moeda Social Itajuru, que é inspirada no projeto maricaense da Moeda Mumbuca. A equipe da Prefeitura de Maricá ajudou o time cabo-friense a formular o projeto, apresentando até soluções, como o próprio banco que faz toda essa operação financeira. Fabiano Horta é presença confirmada no lançamento da Moeda Itajuru. O prefeito vem acompanhado de João Maurício, secretário de Governo de Maricá e presidente estadual do PT. O evento será no CIEP do Manoel Corrêa, a partir das 10h. O projeto em Cabo Frio vai atender, inicialmente, 500 famílias do bairro. Apesar de estar saindo quase no fim do ano, porque o pagamento começa em novembro, antes tarde do que nunca, né? Mesmo atendendo apenas 500 famílias, melhor do que nada.

PARECENDO GAROTO

Ainda em Cabo Frio, desde a noite de quarta-feira (27), o conselheiro de José Bonifácio, Janio Mendes (PDT), se empenhou em um esforço tremendo nos grupos de WhatsApp avisando que o prefeito estava antecipando o pagamento do servidor público. Parecendo até jovem, Janio veio cheio de memes, etc e tal. Verdade seja dita, né, gente? O pagamento do servidor público em dia é obrigação. Os prefeitos que não conseguiram cumprir com isso tiveram governos medíocres e, não à toa, foram defenestrados da vida pública, encerrando seus mandatos com baixíssimos índices de popularidade. Não é motivo de ostentação pagar salário em dia, afinal, não é nada além de normal. Motivo de se vangloriar seria se Zé tivesse conseguido consertar todos os buracos que a cidade tem e, isso, ele não tem feito. Obras importantes, então, nem se fala… Com exceção do formidável pipódromo, nem sinal. Só faltava o prefeito não pagar o salário em dia. Aí já era demais, né? Talvez, nesse caso, o prefeito já teria até passado mais sufoco com a Câmara. Quem sabe até sofrido impeachment. Vamos combinar… Precisava disso tudo?

PRONUNCIAMENTO DE ZÉ

Na manhã desta quinta (28), Dia do Servidor Público, o prefeito de Cabo Frio publicou um vídeo afirmando que a prioridade dele é pagar o funcionalismo em dia, botar o crédito deles de novo na praça. Pagou, tudo bem. Só que o que o prefeito talvez não percebe é que, se a Prefeitura tiver 10 mil servidores, talvez seja um número bastante impressionante, isso representaria 4% da população de mais de 230 mil habitantes de Cabo Frio. Logo, não representa o sentimento real da população. O tamanho do contentamento com o governo de Zé é exatamente do tamanho da máquina pública. Vale a reflexão. O prefeito se preocupa tanto em pagar o funcionalismo público, o que é justo, mas não é mais que a obrigação, só que o restante anda descontente. Especialmente, no que se refere a buracos, falta de atendimento na saúde, escolas com problemas. É preciso avançar, prefeito. Os outros 220 mil habitantes precisam ser vistos.

REPOSIÇÃO SALARIAL

Voltando à seara do Dia do Servidor Público, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), fez uma live (longa e maçante, diga-se de passagem) na manhã desta quinta-feira (28), para anunciar uma reposição no salário dos funcionários do município a partir de janeiro do ano que vem. A transmissão faria inveja até aos programas sensacionalistas de TV que levam uma eternidade para “chegar no recheio do assunto”, tamanha a enrolação. Após quase 1 hora de live que foi feito o anúncio de um aumento de 14,2% nos salários a partir do começo do ano, segundo a Prefeitura. Em maio de 2022, os salários passarão por reajuste de 5%, totalizando quase 20% de aumento. Além disso, os secretários anunciaram que o pagamento já foi efetuado e estará disponível na conta do funcionalismo até esta sexta (29).

ANTECIPOU PAGAMENTO E ANUNCIOU ‘FESTÃO’

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) efetuou o pagamento do mês de outubro de todo o funcionalismo nesta quinta-feira (28), e disse que “pagar em dia é o mínimo que podemos fazer para a valorização de cada um que compõe essa grande família”. Vantoil também publicou um vídeo em seu perfil parabenizando o servidor pela data. E já avisou pra todo se preparar porque vai ter ‘festão’ de fim de ano, sim. “Será uma festa tão linda como todas as outras, com muita alegria e sorteio de prêmios”, destacou o prefeito.

DEDICAÇÃO AO SERVIÇO

Em Búzios também rolou agradecimento do prefeito Alexandre Martins (REP) ao funcionalismo municipal pela data, em vídeo na rede social. “Parabéns a todos aqueles que assumem a nobre missão de servir à sociedade. A dedicação ao serviço público deve ser com responsabilidade e compromisso para promover os direitos dos cidadãos, bem como o desenvolvimento do município”. Mas o presentão do servidor já tinha sido anunciado dias atrás, como publicado inclusive aqui na coluna. Com exceção dos serviços essenciais, Alexandre decretou a transferência do feriado do Servidor Público para esta sexta (29), e Ponto Facultativo no dia 1º de novembro (segunda-feira). Na terça (2) tem feriado de Finados, sendo assim, só voltam a trabalhar na quarta-feira (3).

DESOBRIGOU USO DE MÁSCARA

Continuando em Búzios, Alexandre Martins (REP) baixou novo decreto desobrigando o uso de máscaras em ambientes abertos (clique aqui para ler na íntegra). Alexandre comentou que essa liberação é reflexo das ações realizadas no município contra a Covid-19. “Nossa cidade é um dos destinos turísticos mais procurados do mundo. Fizemos o dever de casa bem feito, agora a cidade pode voltar aos poucos e com responsabilidade ao normal”, afirma o prefeito.

AUDIÊNCIA SOBRE USO DA CANNABIS

O uso e a distribuição gratuita do canabidiol serão temas de debate em uma audiência pública nesta sexta-feira (29), às 9h, na Câmara Municipal de Búzios, na Região dos Lagos do Rio. A intenção é discutir a ampliação do tratamento com medicamentos à base dessa substância para fins medicinais na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume). Um projeto de lei sobre o assunto está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. A proposta prevê a distribuição gratuita de medicamentos nacionais e importados à base de cannabis medicinal que contenham em sua fórmula a substância canabidiol (CBD), tetrahidrocanabinol (THC) e/ou demais canabinoides da planta, desde que devidamente autorizado por ordem judicial ou pela Anvisa, e prescrito por profissional médico acompanhado do laudo das razões da prescrição. O uso medicinal da cannabis é indicado para o controle de sintomas e tratamento de diversas doenças, como: epilepsias, dor crônica, esclerose múltipla, tratamento coadjuvante na quimioterapia e no câncer, alzheimer, parkinson, depressão, entre outros.

FICA A DICA

Ainda falando em Búzios, o bravo vereador Raphael Braga (DEM), que inclusive é filho do ex-prefeito do balneário, Mirinho Braga do PDT, um dos principais conselheiros políticos no governo cabo-friense de Zé Bonifácio (PDT), teve uma ideia de propor emenda à lei orgânica municipal (LOM) para que a prefeitura assuma o ensino médio – que compete ao Estado. Vamos ver como vai ser votado. Fica, portanto, a sugestão da nobre ideia do digníssimo vereador para a Câmara de Cabo Frio. Por exemplo, o vereador Roberto de Jesus (MDB) pode propor, o vereador Luis Geraldo (REP) pode propor, e muitos outros, quem sabe, uma emenda à LOM propondo que todas as escolas do ensino médio sejam municipalizadas e passem a ser custeadas pelos recursos dos cidadãos cabo-frienses, apesar de ser competência do Estado. Mas é aquilo né? Pau que dá em Chico, dá em Francisco. Fica a dica aí Roberto Jesus! A bola tá contigo.

AGRADECIMENTO E PAGAMENTO

Quem também depositou o salário na conta do servidor foi o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), que na manhã desta quinta (28) publicou vídeo na rede social em agradecimento aos seus funcionários e disse que outras “grandes conquistas ainda virão”. Falando em servidor, a prefeitura publicou decreto transferindo, desta quinta-feira (28) para a próxima segunda-feira (1), o feriado do Servidor Público. Nesta data funcionarão os serviços considerados essenciais.

HC PARA CROCE

Novidade para os cabistas. Depois ter o pedido negado pela Justiça uma vez, Márcio Croce Brasil, ex-secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, conseguiu o Habeas Corpus e vai responder ao processo em liberdade. Conseguiu o HC mesmo estando foragido há exatamente dois meses, desde 27 de agosto. De acordo com o HC, Croce se omitia do controle externo das áreas ambientalmente protegidas no Parque Estadual Costa do Sol ao mesmo tempo que atuava ativamente impedindo a fiscalização dos agentes competentes. O documento ainda informa que o ex-secretário teve a revogação da prisão preventiva, em caráter liminar e definitivo, com o recolhimento do mandado de prisão expedido. Será que agora Márcio vai finalmente “voltar” da viagem que estava fazendo e dar as caras em Arraial? A ver…

PF NO CABO

Continuando pelo município cabista, internautas ávidos por uma fofoca encaminharam essas imagens aí, de uma viatura da Polícia Federal numa rua da cidade. Corremos atrás para saber do que se tratava, afinal, PF na área faz o cabista tremer na base. Ou pelo menos fazia, porque agora, segundo soubemos lá pelo Beco da Fofoca, a presença dos agentes já não causa tanto estardalhaço quanto no governo anterior. “A Polícia Federal agora é bem vinda no Cabo”, disse a fonte. Voltando ao porquê deles estarem ali parados, a informação foi que os agentes iriam tomar vacina.

FERIADO SEM FESTA

Em Araruama, o Dia do Servidor Público nesta quinta-feira (28) não teve a tradicional festa realizada pela Prefeitura. Segundo Lívia Bello (PP), a ausência de comemoração se deve a Pandemia de COVID-19. Fica para o ano que vem. Todavia, a prefeita foi às redes sociais elogiou os servidores, chamados por ela de “grandes guerreiros e guerreiras que desempenham com dignidade e responsabilidade sua profissão”.

TROFÉU PÃO DURO DO ANO

Parece que o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID) está sendo, como diz o popular, um verdadeiro ‘mão de boneca’. A coluna recebeu uma reclamação de um professor que afirma (com razão) que o prefeito não libera um reajuste ou ‘agrado’ merecido para os servidores públicos municipais. E nem tem motivo para isso, né? Macaé tem cerca de 250 mil habitantes e está com uma receita na faixa de R$ 3 bilhões. Só esse ano recebeu R$ 730 milhões em royalties, o maior valor da história. Ou seja, a carteira da prefeitura está bem recheada, mas os profissionais da Educação, principalmente, estão a ver navios. Para onde está indo esse dinheiro, prefeito? Mandamos aí o questionamento para Welberth – que está em Brasília (foto), que se não correr atrás vai ganhar o troféu de pão duro do ano. Fica a dica.

POLÍTICA DE ECONOMIA DO MAR

As comissões de Economia e da Indústria Naval, Offshore e Petróleo e Gás da Alerj vão realizar audiência pública conjunta para tratar do Projeto de Lei 4698/21, que cria a Política Estadual da Economia do Mar no estado. A proposta é do deputado Luiz Paulo (CID). Foram convidados representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento; da Firjan, do Cluster Tecnológico Naval; do Sebrae; das Docas; do Rio Indústria; de universidades; da Petrobras e de sindicatos metalúrgicos. A reunião será semipresencial, nesta sexta (29), às 14h, no auditório do 21° andar do Banerjão.

MAIS UMA CONTRA A DESINFORMAÇÃO

Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta quinta-feira (28) provou que a desinformação e propagação de fake news não tem mais lugar. Fernando Destito Francischini, deputado estadual eleito pelo Paraná, em 2018, teve o mandato cassado e se tornou inelegível por divulgar notícias falsas contra o sistema eletrônico de votação. A decisão ocorreu na manhã desta quinta-feira (28), e condenou o deputado por uso indevido dos meios de comunicação, além de abuso de poder político e de autoridade, práticas ilegais. Francischini foi o candidato mais votado para deputado estadual, com quase 428 mil votos. Decisão da Corte Eleitoral é inédita e cria jurisprudência para casos semelhantes a partir das próximas eleições. Então, atenção, hein, potenciais candidatos.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content