BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (28)

Cláudio Castro volta à Região dos Lagos em evento com nova manifestação; Vantoil Martins recebe governador para assinatura de convênio com direito a manifestação de militares; Fábio do Pastel inaugura casa do trabalhador com Castro, assim como Lívia em Araruama; Marcelino Borba posa com checão de Castro; José Bonifácio desobriga uso de máscara (quase) geral; Janio Mendes tem casa cheia em lançamento de pré-candidatura; PLs aprovados com catimba em Araruama; Alexandre Martins aumenta piso municipal; Moção a secretária de Educação de Arraial; Novo vereador em Saquarema... E muito mais!

1133

FINALMENTE, CASTRO EM IGUABA GRANDE

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (28) começa por Iguaba Grande, onde (até que enfim) o governador Cláudio Castro (PL) compareceu na cidade para cumprir compromisso pré-agendado – porque das duas últimas vezes em que esteve na região deu o bolo na ‘Princesinha dos Lagos’. Antes, o governador passou por Rio das Ostras e São Pedro da Aldeia. Após Iguaba, Araruama seria a última parada antes de voltar à capital. Hoje não teve ‘bolo’ de Castro mas rolou um atraso de quase duas horas e meia. “A população que estava ansiosa por esse momento, esperando desde as 15h30”, disse o prefeito Vantoil Martins (CID). Muita gente, inclusive, reclamou que isso era falta de respeito. Mas, continuando, no evento, Castro e o prefeito iguabense assinaram termo de cooperação técnica da execução de obras de infraestrutura e pavimentação nos bairros Canellas City, Parque Tamariz e São Miguel, e para as obras de macrodrenagem no rio Salgado. Vantoil agradeceu – “estamos devolvendo a autoestima e qualidade de vida à população” – e aproveitou o ensejo para lembrar de outra demanda. “Estamos entusiasmados e esperançosos de tirar do papel, junto à secretaria das Cidades, a pavimentação da Estrada do Sal, que liga à rodovia Amaral Peixoto (RJ-106)”, discursou. “Pode estar certo que aqui em Iguaba tratamos o dinheiro público com muito respeito. Conto com o senhor e com os nossos deputados”, acrescentou Vantoil.

COM DIREITO A MANIFESTAÇÃO

Ainda no evento de assinatura de convênio, um grupo de manifestantes ligados à PM e aos Bombeiros fez uma gritaria cobrando reajuste aos que estão aposentados, tal como aconteceu mês passado, quando Cláudio Castro esteve em Arraial para inaugurar o Mirante da Prainha. “A manifestação deles é justa, estão reclamando com 13,5% de aumento no bolso. Eu não posso dar o aumento que eles querem, mas garanto que eles terão o salário em dia”, disse o governador. “A gente aceita qualquer manifestação, é a democracia”, completou. Será que Cláudio Castro não vai mais poder vir à região sem ter um protesto?

VISITA À CAPELA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

Ainda de Iguaba, comentamos aqui nesta semana que o prefeito Vantoil Martins (CID) e equipe já deram início à elaboração do processo de restauração da Capela histórica da Imaculada Conceição, que fica na praia do Popeye. Nesta quinta (28), Vantoil, acompanhado do padre Guilherme Moreira, visitou o conjunto arquitetônico da capela, que é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. O prefeito apresentou ao padre todo o processo, iniciado pela gestão, para contratação de empresa especializada, que atenda a todas as exigências do Iphan, para elaboração do projeto de restauração da igreja. “A nossa intenção é realizar toda a restauração desse bem datado de 1761, mas não podemos fazer de qualquer modo, devemos seguir os trâmites exigidos pelos órgãos competentes para não incorrer em erros. O nosso papel como gestor público é cuidar de todo o patrimônio e é isso que estamos fazendo” declarou o prefeito. Estiveram presentes na visita a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle e os vereadores Marcelo Durão (PL), Elifas Ramalho (PP) e Marciley Lessa (PL).

CASTRO EM SÃO PEDRO

São Pedro da Aldeia também recebeu a visita de Cláudio Castro (PL). As passagens de Castro na Baixada Litorânea já viraram sinônimos de atraso. Como sempre, o horário não foi cumprido e o governador, que estava previsto para chegar em São Pedro da Aldeia às 14h, só aterrizou no município com seu helicóptero por volta das 15h30, quando já deveria estar em Iguaba Grande. Castro já chegou e inaugurou a Casa do Trabalhador. Na sequência, almoçou com o prefeito, Fábio do Pastel (PL), e foi para o Porto do Carro para o lançamento de diversas obras, como a da reforma da Estrada do Alecrim, a construção da clínica-escola do autista e as intervenções das RJs 106 e 140, que vão de São Pedro a Arraial do Cabo.

SOLENIDADE BREVE EM RIO DAS OSTRAS

A agenda de Cláudio Castro na Baixada Litorânea começou em Rio das Ostras. Apesar de ser o primeiro compromisso do dia do governador, Castro chegou com atraso de uma hora e meia. Previsto para estar na cidade às 12h30, o helicóptero com a comitiva do governador só pousou em território riostrense às 14h. Em uma cerimônia breve, Cláudio assinou um termo de cooperação técnica para realizações de obras de pavimentação de ruas da localidade Village, de construção de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos e também a Assinatura do Termo de Autorização de Licitação para a construção de um Colégio Estadual no Município. O que chamou a atenção na solenidade no Teatro Popular de Rio das Ostras é que Cláudio entregou ao prefeito Marcelino Borba (PV) um cheque e essa cena lembrou muito outra, protagonizada pelo governador impichado Wilson Witzel. Será que as cidades da Costa do Sol vão viver de novo aquela história do “poderoso checão sem fundos”? Houve quem tivesse déjà vu.

EM ARARUAMA

A última parada do governador Cláudio Castro (PL) pela Baixada Litorânea foi em Araruama, agora à noite, no Centro de Convenções. No município, o governo assinou a ordem de início para obra de urbanização do centro de Praia Seca (acostamento, calçadão e ciclovia em toda extensão do perímetro urbano). Além disso, também estavam previstas as assinaturas do termo de cooperação técnica para construção do acesso a Via Lagos pelo bairro da Posse (São Vicente) e de convênio para obras de drenagem e asfaltamento da rua Oscar Clark no bairro Fonte Limpa.

APROVADO COM CATIMBA

Continuando em Araruama, os vereadores aprovaram, em segundo turno, nesta quinta-feira (28), os PL’s que reajustam em 12,84% o salário do magistério e criam o plano de cargos e salários da Guarda Civil. Nos corredores do parlamento, porém, há quem diga que a Prefeitura agiu para que os projetos não fossem votados a tempo de garantir que os benefícios fossem pagos já na folha salarial do mês de abril. Causou estranhamento a demora de duas semanas do protocolo na Câmara até a votação e aprovação em segundo turno das pautas. Ainda mais com a prefeita antecipando o salário de abril para esta quarta-feira (27). O que a galera tá dizendo por aí é que a prefeita fez o possível e articulou para “economizar nas costas do servidor”. Quanto ao retroativo, como defende que seja pago a vereadora Penha Bernardes (PL), “ficou com Deus”.

DESOBRIGOU USO DE MÁSCARA

Cabo Frio tem novo decreto. No documento, publicado no Diário Oficial no início da noite desta quinta-feira (28), o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) desobriga a utilização de máscaras em ambientes fechados do município. No dia 12 de abril último, a cidade foi a última do estado a desobrigar o uso de máscaras faciais, apenas em lugares abertos e ao ar livre. Agora, com a liberação completa, ainda é preciso ter cuidado em alguns locais em que o risco de circulação do vírus pode ser maior, como em hospitais por exemplo. Por isso, continua a obrigação do uso do acessório em farmácias, laboratórios de exames e no transporte público de passageiros.

PL DO ESGOTO

O vereador de Cabo Frio Vanderson Bento (PTB) apresentou na Câmara, nesta quinta-feira (28), um Projeto de Lei que proíbe o sistema de captação de esgoto em tempo seco. O documento tem como base o Plano Municipal e a Política Nacional de Saneamento Básico. De acordo com o documento, a Prolagos, concessionária responsável, deverá implementar imediatamente o sistema de captação separadora absoluta de esgoto em todo município. O projeto, que foi encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), estabelece que a fiscalização fique a cargo das secretarias municipais de Meio Ambiente e Obras. A Prolagos se posicionou através de nota, disponível na matéria do Portal RC24h.

CASA CHEIA

O ex-deputado estadual e diretor financeiro da Alerj Janio Mendes (PDT), fez o lançamento de sua pré-candidatura para tentar retomar uma vaga no parlamento do estado na noite desta quinta-feira (28). E o espaço de festas onde teve o evento, no bairro Jardim Excelsior, ficou bem cheio. Entre as presenças, o deputado federal David Miranda e o ex-prefeito de Niterói e pré-candidato ao Governo do Rio, Rodrigo Neves. Quem também estava lá, firme e forte (com o dreno a tiracolo e tudo), foi o prefeito José Bonifácio (PDT), que teve alta hospitalar na segunda (25) e voltou ao batente um dia depois.

________________

PISO MUNICIPAL

Em Armação dos Búzios, o mês do trabalhador vai começar diferenciado. É que, na sessão desta quinta-feira (28) da Câmara de Búzios, foi aprovado um Projeto de Lei que fixa o piso salarial mínimo dos servidores do Poder Executivo Municipal em R$ 1.400,00. A lei de iniciativa do prefeito, Alexandre Martins (REP), passará a vigorar a partir de sua publicação, com efeitos em 1º de maio de 2022.

VIAGEM AUTORIZADA

A Câmara de Búzios autorizou o Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico Luiz Romano Lorenzi e a Secretária Municipal da Mulher e do Idoso Daniele Guimarães a se ausentarem do país para viagem oficial à cidade de Viana do Castelo em Portugal, no período de 2 a 6 de maio. O projeto de decreto legislativo que trata da autorização foi aprovado em regime de urgência especial nesta quinta-feira (28). O objetivo da viagem é a participação dos secretários na 11ª Conferência Internacional do Cinema.

HOMENAGEM NO CABO

A secretária da Educação de Arraial do Cabo ganhou uma homenagem da Câmara nesta semana. Isalira Gomes recebeu, das mãos do presidente do Legislativo cabista, Ângelo Shogum (UNIÃO), uma moção de aplausos e comenta medalha. Segundo Shogum, Isalira presta “um excelente trabalho a população cabista”. Essa está com moral na casa, hein?

VEREADOR NOVO NA CASA

O técnico em administração Roberto Cotta Ramalho (UNIÃO) assumiu uma das cadeiras da Câmara de Saquarema nesta quinta-feira (28). Ele é 1° suplente do vereador titular, Roger Gomes (UNIÃO), que se licenciou do cargo por 120 dias para ajudar o pai, Lourival Gomes, na campanha para Deputado Federal. Roberto tem 39 anos e, até antes da posse, era vice-presidente da Associação de Moradores e Amigos de Jaconé (AMAJ).

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde. Acho que vcs deveriam dar voz ao um militar inativo ou uma pensionista para ouvir realmente o que aconteceu com aconteceu com a classe. Muito fácil ouvir só de uma das partes e julgar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui