InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (26)

José Bonifácio avalia que prisão de empresário não deve causar quebradeira na economia cabo-friense; protesto em favor de Glaidson para Cabo Frio nesta quinta-feira (26); Marcelo Magno se reúne com ICMBio na Câmara, onde vereadores teriam trocado socos horas antes; aldeenses na bronca com Pastel, que prepara licitação para alugar carros blindados; Alexandre Martins se reúne com igrejas para criar coral municipal; feirinha em Iguaba esgota inscrições em três horas; vereador de Araruama requer que DER vistorie obras de estrada com mais rigor; o aniversário de Fabiano Horta; e muito mais...

PREFEITO DESPREOCUPADO

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), conversou por telefone com o Portal RC24h nesta quinta-feira (26) sobre a escândalo da prisão do empresário Glaidson Acácio dos Santos, acusado de chefiar um esquema de pirâmide financeira gigantesco baseado no município. Muita gente na rua tem comentado que a cidade vai quebrar, empresários preocupados, as pessoas estão pensando que isso pode causar uma quebradeira geral. Prefeito e economista, Zé disse que não acredita no fundamento dessa preocupação. Zé afirmou que sempre defendeu que essa empresa de Glaidson e semelhantes, uma hora, iam dar errado, que não havia possibilidade de uma aplicação oferecendo 10, 15, 20 até 30% de lucro durar muito tempo. “Era especulação e uma hora ia ser interrompido por questões legais, ia dar problema”, pontuou Bonifácio. O prefeito acredita que as empresas já estão voltando a Cabo Frio, adiantando que o Magalu está chegando à cidade, assim como as Lojas Pernambucanas e a empresa Fina Estampa planeja uma expansão na região central. Além disso, ele falou sobre um projeto, em vias de ser aprovado, de construção de uma marina na região da Gamboa, e outro, em analise, de um parque aquático na Ogiva. No mais, pousadas e restaurantes inauguradas na Passagem. Em suma, novos empreendimentos estão chegando. Nessa óptica, a cidade não deve passar por maiores temores e Zé acredita que a situação desse investidor só vai prejudicar aqueles que investiram, segundo ele, “mal”. Vale ressaltar que essa é a analise de um prefeito que, ainda por cima, é economista.

TERMO ASSINADO

A cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Cabo Frio e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) começou pela manhã e se estendeu até por volta das 13h desta quinta-feira (26). De acordo com o prefeito, José Bonifácio (PDT), o município já cedeu duas salas do Parque Municipal do Mico Leão Dourado para as pesquisas da universidade. Ele também destacou que todos os diretores das universidades de Cabo Frio compareceram a solenidade, inclusive do IFF, demonstrando apoio. “O encontro foi muito positivo e dará frutos importantes para nosso município”, finalizou Zé.

QUIOSQUES DE CABO FRIO

A decisão do município de Cabo Frio de desapropriar quiosques da Praia do Forte está deixando os proprietários das concessões inseguros. Muitos estão preocupados porque a decisão foi tomada sem consultar a Associação e, por isso, os “donos” dos quiosques estão sem entender a movimentação. Com o objetivo de tranquilizar essas pessoas, o Portal RC24h entrou em contato com o prefeito, José Bonifácio (PDT), que procurou apaziguar os ânimos: “Não há o que se preocupar, já que a ideia do governo é ocupar o principal cartão postal da cidade para facilitar o posicionamento da GM, Mobilidade Urbana e o Turismo. Como aquele quiosque estava fechado e sem uso. Devemos lembrar que o quiosque é uma concessão do município e deve ser utilizado para o bem da população”, finalizou.

PROTESTO PAROU TUDO

Voltando ao assunto da prisão de Glaidson, uma carreata em favor do empresário na orla da Praia do Forte parou tudo no fim da tarde desta quinta-feira (26). Engarrafou geral com centenas de carros, pessoas com faixas e cartazes pedindo a libertação dele. O dia ganhou contornos diferentes porque, inclusive, Glaidson ganhou um aliado dentro do parlamento fluminense: o deputado Mauro Bernardo (PROS) veio a público defender o empresário, acusado de operar no esquema bilionário de pirâmide em Cabo Frio, dizendo que a prisão dele é injusta. Pode-se dizer que a carreata e o apoio de Glaidson junto a sociedade cabo-friense surpreendeu, especialmente aos agentes da Polícia Federal e do MP, que não deviam contar com essa. Ouvia-se gente gritando na manifestação: “solta o Faraó”. Mas apesar disso, empresário continua preso. Foi recolhido nesta quinta-feira (26), ao sistema penitenciário do estado para cumprir a prisão preventiva. Outros capítulos dessa saga que coloca Cabo Frio na história dos escândalos financeiros que assolaram o Brasil, tais como Coroa Brastel, Banco Delfim e Banco Marca. É… Quem diria? Cabo Frio fazendo História.

REUNIÃO COM ICMBio

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), se reuniu, nesta quinta-feira (26), com o ICMBio e o MPF na Câmara do município para discutir um TAC sobre o derramamento de óleo ligados ao petróleo da Petrobras nas praias cabistas. O presidente da Câmara, Shogum (PSL), o vereador Tuquinha (PSDB) e Bruno de Almeida Ferraz, do MPF do Estado, participaram do encontro.

MMA NA CÂMARA DE ARRAIAL?

Parece que a “treta” entre o vereador Tuquinha (PSDB) e o presidente da Câmara de Arraial do Cabo, Angelo Shogum (PSL), ainda não chegou ao fim. Nesta quinta-feira (26), o Portal RC24h apurou que ambos os parlamentares trocaram socos e ofensas em dois momentos dentro da Casa. Segundo informações, ambos foram separados antes que a situação ficasse ainda mais feia. De acordo com relatos, todo o bafafá teria acontecido por causa de necessidade de corte nas folhas de salários dos parlamentares. Entramos em contato com Shogum, que não assumiu a briga e chamou apenas de “discussão acalorada”. Já Tuquinha não deixou claro se a briga aconteceu ou não, mas afirmou que “tudo estava resolvido”. Resumindo, ninguém falou a real, mas aconteceu a “treta”. Embora Shogum tenha negado a agressão e Tuquinha não tenha dito nada com nada, um post feito no Instagram pelo vereador Chuchu (PV) em mais um almoço feito pelos parlamentares tradicional das quintas-feiras deu o tom. Repara só na legenda da foto, com a letra do sucesso “A Grande Família”, de Zeca Pagodinho. Para bom entendedor, um pingo é letra.

TURMA TÁ NA BRONCA

Na Praça do Canhão, a turma está na bronca com a nova do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL). Acontece que a Prefeitura marcou para a sexta-feira da semana que vem, dia 03, um pregão para licitar o aluguel de veículos para o município. Entre os itens, porém, o pedido de dois veículos blindados chamou – e muito – a atenção. O valor estimado pela Prefeitura por um ano de aluguel dos carros ultrapassa R$193 mil. A oposição a Pastel já pegou o exemplo do prefeito vizinho e disparou que José Bonifácio (PDT), de Cabo Frio, ganhou as eleições andando de bicicleta e é normal vê-lo andando pelas (esburacadas) ruas, sem se esconder. Enquanto isso, Fábio quer andar até de blindado… Pois é, né? Mais uma crise para a conta. O Portal RC24h questionou à Prefeitura qual a utilidade prevista para os veículos, mas o município se limitou a dizer que não se trata de licitação e, sim, uma “tomada de preço”. “A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza apenas uma tomada de preços para locação de veículos, dentre eles carros blindados, a serem utilizados quando e se necessário”, diz a nota.

DE VOLTA AO GOVERNO

O empresário Cláudio Viviani está de volta à sua vaga de secretário de Desenvolvimento Econômico de São Pedro da Aldeia. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (26). Viviani ocupou o cargo no início da atual gestão, mas solicitou desligamento por motivos particulares. Durante a ausência do secretário, a Prefeitura continuou o trabalho de atrair novos investimentos para a cidade. Sobre seu retorno, Viviani comenta que vai continuar na busca de empregos para a cidade: “Temos um polo industrial que ainda pode ser explorado, além de áreas que podem ser utilizadas para criação de novos polos. Vamos também desenvolver o turismo, cultura e esporte para fomentar novos negócios”, finaliza Cláudio Viviani.

CORAL EM CONSTRUÇÃO

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), se reuniu com pastores de diversas denominações nesta quarta-feira (25) para a criação de um Coral Municipal para a Cantata de Natal, que será nos dias 10, 11 e 12 de dezembro. A ideia é um musical capaz de representar toda a essência da música instrumental e vocal através das melodias natalinas, que levam à reflexão e ao encantamento dos expectadores e das curtas cenas que tradicionalmente estão na memória das pessoas através das várias gerações. De acordo com o chefe de Gabinete, Marcelo Rocha, o “Coral Municipal Buziano” terá a regência e direção do Maestro Alberto Midon e da Professora e preparadora Vocal Gleris Domingues. O mesmo terá mais de 150 vozes e poderá se apresentar, além de Búzios, em outras cidades também. Segundo o prefeito, a religião não é um requisito para estar no coral e “qualquer pessoa que tenha o dom para cantar num coral será bem-vinda”. As inscrições serão feitas de modo online, e serão abertas nesta quinta-feira (26).

SISTEMA LANÇADO

A secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios comemorou a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nesta quinta-feira (26), às 18h, no Espaço Cultural Zanine, com o lançamento do Cadastro Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CADI-PCD). O sistema tem o propósito de unificar uma base de dados das pessoas com deficiência no município de Armação dos Búzios e, assim, criar ações mais eficazes para o segmento. O prefeito Alexandre Martins (REP), juntamente com alguns secretários municipais, estava previsto para participar do lançamento.

INTERCÂMBIO DO PROCON

A equipe do Procon de Búzios esteve, nesta quinta-feira (26), visitando a sede do Procon de São Pedro da Aldeia para troca de experiências e intercâmbio quanto as ações de fiscalização. A equipe foi recebida pelo chefe do órgão Aldeense, Dr. Márcio Lisboa. Segundo o coordenador do Procon de Búzios, Dr. Paulo Bezerra, a visita foi muito satisfatória e com ganho de experiência fundamental, já que as ações no município serão intensificadas nos próximos dias. “A população de Búzios merece respeito. Nosso Procon busca junto aos estabelecimentos uma adequação às normas, e não simplesmente punir”, disse Dr. Paulo.

SUCESSO DE INSCRIÇÕES

As inscrições para a terceira edição da Feirinha Criatividades da Terra de Iguaba Grande foram encerradas em apenas três horas. Segundo a Prefeitura, o motivo foi o recebimento de 140 inscrições nesse curto período de tempo. Sucesso, né? O tema desta edição, que será realizada na Praça Edyla Pinheiro, de 9h às 17h do dia 04 de setembro, será a Primavera.

REQUERIMENTO AO DER

O presidente da Câmara de Araruama, Júlio César Coutinho (PSC), propôs um requerimento, na pauta da sessão desta quinta-feira (26), ao DER sobre a reforma na RJ-138, a Estrada de São Vicente. O parlamentar afirmou ao Portal RC24h que é necessário que o órgão estadual fiscalize com mais rigor o serviço, porque o asfaltamento está sendo feito de maneira irregular, gerando níveis diferentes de asfalto ao longo da rodovia. Na visão de Júlio César, que mora em São Vicente e conhece bem a estrada, essa falta de nivelamento da obra pode acabar ocasionando novos acidentes naquela, que muitos já conhecem como “rodovia da morte”. Tem que ficar de olho aberto mesmo, né não?

MAIS INCLUSÃO SOCIAL EM MARICÁ

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), completou 46 anos de idade nesta quarta-feira (25) entregando, pessoalmente, um presente aos munícipes: o Restaurante Municipal Mauro Alemão, em Inoã. No local serão oferecidas refeições de segunda a sexta-feira, no café da manhã a R$ 1 e no almoço a R$ 2, com foco na segurança alimentar da população que mais precisa de inclusão social. Fabiano dedicou uma publicação nas redes sociais apenas para o novo empreendimento que é um grande passo na inclusão social do município e também uma homenagem a Mauro Alemão: “Completar mais uma primavera, aqui, em minha cidade querida, cercado dos meus companheiros de luta, realizando essa entrega que é um marco histórico para a população de Maricá é uma alegria indescritível. O novo Restaurante Municipal leva o nome do nosso saudoso companheiro que tanto lutou por ele. Mauro Alemão, amigo que onde estiver com certeza está em festa por mais essa conquista. Muito mais do que um espaço para refeições diárias à preço simbólico, esse restaurante representa dignidade na vida das pessoas que precisam manter o mínimo de segurança alimentar. ”, concluiu.

PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM PAUTA

O vereador e ex-prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar (MDB), fez uma indicação interessante na terça-feira (24) para a instalação de um abrigo provisório, durante o período de frio mais intenso, como opção de pernoite para as pessoas em situação de rua. O local indicado é o Ginásio Benedito Zarour, oportunizando o combate ao frio e a higiene, através de colchões, cobertores, água e banho quente. Palmas para o vereador que está com os olhos voltados às pessoas em situação de rua, principalmente durante essas noites frias que de Rio das Ostras.

ORÇAMENTO É APROVADO EM MACAÉ

A Câmara Municipal de Macaé aprovou, nesta quarta-feira (25), o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) visando o exercício de 2022, que determina a previsão de recursos municipais destinados a cada área no próximo ano. Entre as principais pautas defendidas pelos parlamentares em suas emendas, estiveram políticas voltadas para as mulheres, para o meio ambiente e a proteção dos animais, além de saúde, educação, cultura, e assistência social. O presidente da Câmara de Macaé, Cesinha (PROS) comentou sobre a votação: “Seguimos todos os ritos que mandam o Regimento Interno. [O projeto da LDO 2022 foi] Discutido, compartilhado com a sociedade. Só para deixar claro, que tudo que trata de orçamento, nós temos que fazer e cumprir o que manda o Regimento Interno, para que a sociedade também tenha o direito de opinar pelos recursos da cidade, pelo orçamento”, avaliou Cesinha.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content