InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (25)

Fábio do Pastel reinaugura Teatro Municipal; Alexandre Martins, Vantoil Martins e Fabiano Horta assinam acordo de cooperação com Eduardo Paes sobre energia; A guerra de fogo amigo no secretariado de Cabo Frio; Andinho segue fazendo política com vistas em 2024; A nova parceria Saquarema x Caixa Econômica; O novo alvo de Chiquinho do Despeito; E muito mais...

REINAUGURAÇÃO EM SÃO PEDRO

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (25) começa por São Pedro da Aldeia, onde o prefeito Fábio do Pastel (PL) conduziu a reinauguração do Teatro Municipal Dr. Átila Costa. O espaço cultural, referência na Região dos Lagos, foi entregue à população após passar por obras de reforma. A intervenção no local é fruto de um contrato de repasse celebrado entre o Governo Municipal e o Ministério do Turismo, com interveniência da Caixa Econômica Federal. O revestimento do interior do prédio foi totalmente renovado. O espaço estava fazendo uma falta gigantesca para a comunidade. O prefeito comemorou a inauguração, destacando o capricho da obra. “Eu sou bem chato, bem enjoado para fazer as coisas bem feito, não é porque é coisa pública que tem que ser de qualquer jeito”, disparou. O alcaide também falou sobre a falta que o espaço fazia: todo mundo tava sentindo falta desse teatro parado. É um ganho para o município, para os artistas, para o munícipe”, analisou.

OLHAR PARA A CULTURA

O secretário de Cultura, Thiago Marques, outro anfitrião da cerimônia, declarou que está muito feliz de entregar o dispositivo. Enquanto músico, Thiago já chegou a se apresentar no local. “Me apresentei aqui no teatro algumas vezes, muito antes, nem passava na minha cabeça imaginar ser secretário. Reinaugurar o teatro, para mim, é uma alegria muito grande”, pontuou. A Prefeitura preparou um espetáculo de reinauguração nesta sexta-feira (26) com um espetáculo bem diversificado. Ballet e orquestra municipais, alunos da Escola de Arte e capoeira com artistas convidados estão entre as atrações. O evento é gratuito, mas o interessado precisa retirar o bilhete com antecedência, devido a limitação de 392 lugares no local. Nesse sentido, se tem uma coisa que não dá para reclamar em São Pedro é a variedade de eventos e produção cultural. Além do teatro voltando, a Casa de Cultura sempre oferece espetáculos dos mais simpáticos e com atrações para todos os gostos, com destaque para o Jazz.

MP DE OLHO EM PASTEL

O MPRJ acatou o pedido da Alerj e iniciou uma investigação para apurar uma denúncia de preconceito religioso contra o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL). A solicitação foi feita pela Comissão de Representação para Acompanhar o Cumprimento das Leis, devido ao discurso proferido por Fábio durante a Sessão Solene de aniversário da cidade, realizada no último dia 15, na Câmara de Vereadores. Segundo informações do portal Fonte Certa, que estão em documentos que a coluna teve acesso, o Ministério Público também irá investigar possíveis indícios de crime no uso indevido de recursos públicos, ao privilegiar uma única religião durante as comemorações do aniversário da cidade. O presidente da Comissão de Representação da Alerj, deputado Carlos Minc (PSB), ressaltou que o prefeito ignorou o princípio da laicidade do Estado. Segundo Minc, “ao afirmar que realizará ainda mais eventos evangélicos na cidade, o prefeito desconsidera a diversidade religiosa da sociedade, exclui a disseminação da liberdade de culto e, pior, marginaliza outras religiões, privando-as da possibilidade de se apresentarem nos eventos municipais”. A coluna lembra que o prefeito até chegou a postar nota e fazer live pedindo “perdão”, mas, pelo visto, não foi o bastante para frear o movimento contrário a sua fala.

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Na manhã desta quinta-feira (25), ocorreu um encontro no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro, entre os prefeitos carioca, Eduardo Paes (PSD), buziano, Alexandre Martins (REP), e iguabense, Vantoil Martins (CID). A reunião se deu antes do Seminário de Boas Práticas – Cidades Eficientes e Transição Energética, que também teve o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT). Durante o evento, foi firmado um Acordo de Cooperação intermunicipal para o uso de energia renovável. O ato contou com a presença de Aquiles Barreto, secretário especial de Integração Metropolitana do Rio.

ACORDOS POLÍTICOS ON

Além da pauta sobre energia, esse encontro também serviu como oportunidade para selar um acordo político visando as eleições de 2024. Eduardo Paes garantiu que o PSD caminhará ao lado de Alexandre Martins em Búzios e do sucessor de Vantoil Martins em Iguaba Grande. O nome mais cogitado para a posto é o do braço-direito de Vantoil, chefe de Gabinete e secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Fábio Costa. Além disso, nesse encontro, houve a definição de que Caio Canellas assumirá a presidência do PSD em Iguaba. A reunião contou ainda com Aquiles Barreto, os procuradores Dr. Thiago Ferreira, da Prefeitura de Búzios, e Dr. Pedro Canellas, da secretaria chefiada por Aquiles.

PSD DE BÚZIOS

Aliás, a coluna conversou com o prefeito buziano Alexandre Martins (REP) sobre a reunião com Paes nesta quinta-feira (25). O PSD, agora, tem novo presidente em Búzios: o Procurador-Geral Municipal, Dr. Thiago Ferreira. Dessa forma, Robinho Mota, que se apresentava como pré-candidato a prefeito pela sigla vai ter que por procurar um outro partido. Alexandre até chegou a dizer que o acordo para assumir a presidência do partido foi do próprio Thiago e declarou: “eu não tenho força para conseguir”. Até parece, né? Quem acompanha a coluna sabe bem que tal fala de Martins contém uma dose excessiva de modéstia. Ainda falando sobre o encontro, Alexandre destacou que foi muito interessante, uma troca de boas práticas. A palavra do momento é energia limpa, então é importante essa questão da transição de matriz energética e é uma coisa que ele já vem defendendo há muito tempo. Inclusive, ele aproveitou para ressaltar que lá estavam os dois principais representante do Consórcio Lagos São João: Alexandre, presidente, e Vantoil, o vice. A questão ambiental é de suma importância para as administrações dos dois. Nesse sentido, já ficou acordado que o próximo encontro sobre esse tema vai acontecer em Búzios, com as presenças de Eduardo Paes, o chefe do Executivo de Niterói, Axel Grael (PDT), o de Maricá, Fabiano Horta (PT) e Vantoil, além do próprio anfitrião, Alexandre Martins.

ENCONTRO LIDER

O projeto LIDER, do Sebrae, realizou mais uma reunião nesta quinta-feira (25), no Hotel Atlântico, em Búzios. O palestrante foi Arnaldo Júnior Farias, ex- prefeito de Cabaceiras (PB). O encontro contou com a presença de autoridades como os secretários buzianos Evanildo Nascimento, do Ambiente e Urbanismo, Luiz Romano Lorenzi, de Cultura e Patrimônio Histórico, e Cristiano Marques, de Turismo. Outras autoridades, como o titular do Turismo de Arraial do Cabo, Junior Chuchu, também marcaram presença. Após a palestra, a segunda parte do evento contou com a continuação do planejamento regional pra as cidades participantes. O evento terá sequência nesta sexta (26).

CAUTELAR DE ELIFAS

A defesa do vereador de Iguaba Grande Elifas Ramalho (PP) conseguiu, nesta quinta-feira (25), um recurso na Justiça garantindo ao parlamanetar a permanência no cargo de parlamentar. Elifas chegou a ser condenado a perda de mandato por uma decisão do TRE devido à uma acusação de fraude à cota de gênero pelo partido dele nas últimas eleições. Com a medida cautelar garantida, Elifas continua no cargo até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgue o recurso para reverter as decisões contra ele. Fato é que a decisão acende a esperança para os casos semelhantes que estão correndo em Cabo Frio. Vamos aguardar…

FOGO AMIGO NA PRAÇA TIRADENTES?

Aliás, por falar em Cabo Frio, nos arredores da Praça Tiradentes, saiu a informação de que Daniela Mendes renegociou uma dívida que disparou para R$ 1 bilhão um dia antes de deixar a secretaria de Fazenda. Sobre esse suposto fogo amigo, Daniela comentou à coluna nesta quinta-feira (25) que a matéria não fala, tecnicamente ou contabilmente, nada de verdade. “Um dos itens do CAUC [SPC dos municípios] é o registro da dívida pública do município, que é informado contabilmente. Esse item do CAUC surgiu em 2014 e, até então, nenhuma gestão havia feito lançamentos nele. Desde 2021, a gente começou a fazer para liberar esse item do CAUC e a gente liberou esse item. Eu acho que tem relação com isso, mas eles usam de forma deturpada”, explicou. Com correligionários desse, quem precisa de concorrência eleitoral, hein?

ATUALIZAÇÃO DO CÓDIGO DE OBRAS

O presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO), usou as redes sociais nesta quinta-feira (25) para comemorar a aprovação da atualização do Código de Obras do município. A matéria recebeu aval dos parlamentares na sessão legislativa mais cedo. O código atual está vigente desde 1979 e, segundo Miguel, “não reflete mais a realidade do nosso município”. Em fevereiro, foi disponibilizado um canal para sugestões e participação popular. A ferramenta ficou disponível na página inicial do site oficial da Câmara, com acesso ao documento na íntegra, local para sugestões, colaborações e apontamentos, mesmo processo feito na atualização do Plano Diretor. No dia 23 de março, foi realizada uma audiência pública no plenário da Casa Legislativa, que contou com a presença do poder público, sociedade civil e entidades organizadas. Neste período, os vereadores propuseram emendas ao Projeto de Lei Complementar. O documento aprovado foi encaminhado ao Executivo, juntamente com as emendas aprovadas, para sanção do prefeito, José Bonifácio (PDT).

Thiago Vasconcelos com José Bonifácio, na campanha eleitoral de 2020

HOMENAGEM AO PREFEITO

O vereador de Cabo Frio Thiago Vasconcelos (Avante) fez um requerimento de Moção de Aplausos para o prefeito José Bonifácio (PDT). A Moção de Aplausos foi aprovada pela Casa. “Ele está aposentado, passando por um câncer e veio nessa difícil missão de tentar recuperar a nossa cidade. Ele está numa briga até para sobreviver, de tanto problema que ele tem passado de saúde, mas, indubitavelmente, a gente tem que render todas as homenagens a pessoa do José Bonifácio. Um homem íntegro, inteligente, que tanto tenta fazer por nosso município. Claro, que às vezes não consegue agradar a todos, mas eu acho que a pessoa do homem José Bonifácio tem sim, que ser ressaltada por todos os políticos da nossa cidade, tal qual, os outros que tentaram fazer, enfim. Claro, que a gente não consegue agradar a todos, mas ainda assim, fica aqui a minha homenagem”, declarou.

FAIXA DE AREIA DAS PALMEIRAS

O secretário de Obras de Cabo Frio, Vanderson Bento, está bastante festivo do fim de semana para cá, após o início do processo de engorda da faixa de areia das Palmeiras. Mesmo Cabo Frio tendo um bota fora da areia, não conseguiam a liberação. O superintendente regional do Inea Luciano Galdino liberou depois de uma conversa com o prefeito, José Bonifácio (PDT), e com o vice-governador, Thiago Pampolha (UNIÃO. “Trabalhei muito nessa articulação e, enfim, conseguimos. O local vai ter 18 metros de areia em sentindo a lagoa, acredito que vai valorizar o local e será uma área de lazer para a população que carece de espaços assim”, explicou Vanderson.

FAZENDO POLÍTICA

Assim que a coluna Boca Miúda desta quarta-feira (24) foi publicada, a equipe do ex-prefeito de Arraial do Cabo Andinho Brito correu para mostrar foto do pré-candidato a retomar o cargo com o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (PL). A bem da verdade, embora possa encarar uma situação das mais complexas com a Justiça Eleitoral no próximo ano, caso leve à frente a ideia de concorrer, Brito tem se dedicado a fazer política. Isso inclui as diversas lideranças do Cabo que se reúnem com ele desde o ano passado e, também, autoridades do Estado. É, minha gente, 2024 é logo ali.

CAPACITAÇÃO DO TURISMO

Dando continuidade ao trabalho de capacitação do setor turístico, foi realizada, nesta quarta-feira (24), uma visita técnica ao Farol Novo, em Arraial do Cabo. Participaram da atividade guias e profissionais da área. O objetivo da ação é buscar soluções para explorar melhor o turismo cultural e ecológico no município. O secretário de Turismo, Júnior Chuchu, informou que existe um projeto em construção para que visitas mais frequentes ocorram no Farol Novo. “Nossa intenção é oferecer cursos especializados aos guias de turismo para realizar trilhas no local. A pretenção é regulamentar a visitação guiada”, disse Chuchu. Ainda de acordo com o secretário, a estrutura será montada de forma participativa, para que toda a classe dos guias de turismo tenha acesso. Cada profissional poderá levar três pessoas. Serão quatro guias por visitação, totalizando 16 pessoas por vez. Atualmente, o acesso ao local é restrito. A Ilha do Farol é um patrimônio da União e está sob jurisdição da Marinha do Brasil, tendo sua entrada controlada pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM).

AEROPORTO DE MARICÁ

O Aeroporto de Maricá vai começar a operar vôos comerciais da companhia Azul. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25) pelo prefeito Fabiano Horta (PT). O objetivo é colocar o município na rota do turismo e dos negócios. A coletiva contou também com a presença da primeira-dama, Rosana Horta, do ex-prefeito de Maricá e deputado federal Washigton Quaquá (PT), da deputada estadual Zeidan (PT), do presidente da Câmara Municpal, Aldair de Linda (PT), do secretário de Governo, João Maurício, do vereador Julio Carolino (PDT), entre outros. As operações começam no fim de maio e o aeroporto vai operar vôos diretos para Brasília, São Paulo e para Lisboa, em Portugal. Segundo informações, a Prefeitura de Maricá e a Azul avaliam criar uma tarifa social para passageiros de baixa renda.

NOVA PPP NA ÁREA

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (UNIÃO), assinou, nesta semana, contrato com a Caixa Econômica Federal para adesão ao projeto de Parceria Público Privada (PPP) no setor de iluminação pública do município. Selecionada em 14º lugar entre todos os municípios do Brasil, Saquarema integra o grupo de municípios habilitados no chamamento público desenvolvido pela Caixa. Realizado com aporte financeiro e técnico do Governo Federal, com a assinatura do contrato, o município receberá da instituição assessoramento para a realização dos estudos e das minutas de edital e do contrato, serviços de gerenciamento, planejamento, monitoramento e controle do processo com apoio à validação dos documentos técnicos e estudos de engenharia, jurídicos, socioambiental, comunicação e econômico-financeiro decorrentes do processo de estruturação dos projetos. Entre outras ações, a abordagem aplicada pela CAIXA permite ganhos ambientais, com foco na qualidade e eficiência na execução do serviço prestado à população.

CHIQUINHO DO DESPEITO

Por falar em Manoela Peres, o hater dela e cavalheiro de ferro de Araruama, Chiquinho da Educação (MDB) parece ter esquecido um pouco a prefeita saquaremense e apontado um novo alvo na internet. Desta vez, é o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID). O marido de Lívia de Chiquinho (PP) não gostou de ler por aí o comentário de um internauta de Iguaba Grande que recebeu mensagens afirmando que tinha criança que não estava sendo bem alimentada em escola de Araruama. Revoltado, Chiquinho voltou a causar em um grupo de WhatsApp e tentou esnobar a gestão de Vantoil, traçando paralelos com programas existentes em Araruama. Apesar de ser menos áspero do que quando pegou uma mulher – Manoela – para criticar, Chiquinho declarou: “viva mais sua cidade e deixe Araruama com quem tem competência para realizar”. Tem gente que parece que vive de contenda, né? Impressionante…

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo