InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (24)

As pedras no caminho de Andinho para retornar à Prefeitura de Arraial; Secretária Estadual da Mulher participa de Fórum Intermunicipal em Búzios; A nova polêmica da Segurança Pública em Araruama; Vantoil Martins em busca da Bandeira Azul; O disse-me-disse sobre a saída de Dani Mendes da secretaria da Fazenda de Cabo Frio; Fábio do Pastel com a mão na massa para reinaugurar Teatro Municipal; E muito mais...

O DILEMA DE ANDINHO

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (24), começa com mais um dilema para o ex-prefeito de Arraial do Cabo, Andinho Brito. Servidores ligados à presidência da Câmara estão que nem doido atrás de Andinho, que tem fugido deles igual o diabo foge da cruz. Os funcionário estão tentando notificar o ex-prefeito sobre mais dois pareceres do Tribunal de Contas do Estado, das gestões 2013 e 2015 de Brito. Conseguiram contato telefônico com o dito, que prometeu receber a notificação na sexta-feira (26). Será que agora vai? O detalhe é que são duas contas na fila. Desse jeito ele já pode até pedir música no Fantástico, né? Cabe salientar que Andinho vem dizendo aos quatro cantos que ele é pré-candidatíssimo no pleito do ano que vem. No entanto, antes precisa combinar com a Justiça Eleitoral se vai ser por aí mesmo. O político tem andado com advogado a tira colo para poder convencer as pessoas de que não está inelegível, mas, na prática, a coisa não é bem assim. As reprovações das contas dele têm muita questão de dolo, tem também improbidade administrativa, condenação transitado em julgado, e, sem falar nessas outras aí que serão apreciadas ainda pelos vereadores. O que se especula é que ele vai fazer como na última eleição. Em 2020, Andinho disse que vinha candidato e, no final, lançou o irmão, que acabou sendo vice do atual prefeito, Marcelo Magno (PL). Embora não assuma essa possibilidade e se coloque como plano A absoluto, dessa vez, será que ele tem algum plano B?

FÓRUM INTERMUNICIPAL DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO À MULHER

Em Armação dos Búzios, a quarta-feira (24) foi marcado pelo 5º Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher, no Hotel Atlântico Búzios. A secretária municipal da Mulher e primeira-dama, Daniele Guimarães, recebeu, na ocasião, a titular da pasta no Estado, Heloísa Aguiar. Outras personalidades da região, como a vereadora de Iguaba Grande Silvana Grimauth (CID) também marcaram presença. Em seu discurso, Daniele destacou que foi atrás da secretária de Estado assim que ela assumiu, por Instagram mesmo. Guimarães declarou que as mulheres precisam se unir e ir atrás de seus direitos. Como presente para a representante do Governo Estadual, a secretária deu a Heloísa uma garrafa de espumante da cidade, a Búzios Brut. O Fórum tem objetivo de elaborar políticas públicas de prevenção, proteção e enfrentamento à violência contra a mulher de forma regionalizada, com intuito a atender as demandas de cada município, além de fortalecer a rede por meio da participação integrada deles. Mulherada compareceu em peso.

EMOCIONOU GERAL

Ainda em Búzios, continua repercutindo a inauguração da secretaria da Pessoa com Deficiência, na segunda-feira (22). No fim do evento, uma das atrações que se apresentou, o bailarino e cadeirante Ezequiel Simas, deu uma declaração que emocionou demais o prefeito Alexandre Martins (REP), que não conteve as lágrimas e acabou chorando. Depois dizem que homem não chora. Balela! E não foi só ele. Um dos responsáveis pela Comunicação da cidade, Ronald Pantoja, que tem mais de 23 anos prestando serviços ao município e é um dos fotógrafos mais conhecidos da região, admitiu que também chorou. De fato, não tem como não se emocionar. Basta ver o vídeo acima para entender a baita repercussão que o registro deu na internet.

MAIS UMA DENÚNCIA PARA A CONTA

Recentemente, surgiram denúncias de possíveis irregularidades no uso do dinheiro público destinado à segurança municipal na cidade de Araruama. As acusações envolvem a prática de escalas indevidas, gratificações injustificadas e favorecimento por parte do comando da Guarda Civil Municipal, levantando questões sobre o manejo dos recursos públicos e a transparência na gestão da segurança. Desde 2021, são identificadas situações, como a “farra das escalas”, em que funcionários que normalmente trabalhavam como diaristas, de segunda a sexta-feira, no horário regular, das 8h às 17h, passaram a realizar plantões de 24 horas no mesmo horário de expediente. Essa prática permitia que essas pessoas recebessem remuneração duplicada, gerando um claro prejuízo aos cofres públicos. Na nova denúncia, que partiu após posicionamentos do vereador Oliveira da Guarda (MDB) na Câmara, um suposto namorado da secretária de Segurança Pública, Flavia Correa, teria obtido, ao longo do ano passado, um total de R$ 15 mil em RAS (Gratificação por Serviços Voluntários), o que despertou suspeitas quanto à possível existência de favorecimento dentro da instituição. Os questionamentos levantados pelo vereador ganharam mais força quando ele teve acesso às escalas de serviço do ano inteiro de 2022. Segundo Oliveira, o nome do guarda não constava com uma atuação tão expressiva quanto alegado anteriormente. Que situação, hein? Mais um desgaste para a conta da prefeita Lívia de Chiquinho (PP).

BANDEIRA AZUL EM IGUABA

Conforme você leu na coluna Boca Miúda desta terça-feira (23), Iguaba Grande teve candidatura aprovada para obter o selo da Bandeira Azul na Praia dos Ubás. O prefeito, Vantoil Martins (CID), posou orgulhoso com o registro, ao lado do secretário de Meio Ambiente, Vinicius Lavalle. Segundo o prefeito, o local cumpriu todos os requisitos para seguir na disputa da conquista. No dia 5 de setembro, haverá o julgamento por meio de um corpo de jurados da comissão nacional do programa. À coluna, Lavalle declarou que “é um passo muito importante”. “Os requisitos para o registro da candidatura partem de vários pressupostos, inclusive de reunir uma série de documentações, visita técnica, uma visita pela coordenação nacional, toda essa parte burocrática”, declarou. A partir de agora, a praia precisa passar para a parte de infraestrutura, seguindo todas as exigências que o programa determina, como colocar acessibilidade, banheiro que possa ser usado para deficiente físicos, sinalização, cadeira de observação marítima. O grupo tem até setembro para cumprir essas exigências. Tudo dando certo, caso a praia seja aprovada, a ideia é hastear a Bandeira Azul até o dia 1º de dezembro.

OBRAS DE GALERIA

Por falar em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins visitou, nesta semana, uma galeria que está sendo feita no contexto das obras de drenagem e pavimentação da Estrada da Capivara. A intervenção vai beneficiar os bairros de Nova Iguaba, Cidade Nova e Sapeatiba Mirim. Por conta de alguns pontos, a macrodrenagem requereu a construção de 424 metros de galeria. Elas terão vazão superior, segundo o prefeito, a 2 milhões de litros da água por minuto. Com isso, a Prefeitura espera solucionar os alagamentos e enchentes durante as fortes chuvas, que causavam tantos transtornos aos moradores. Só na na macrodrenagem é um investimento de R$ 3,8 milhões. “Uma obra invisível, uma obra enterrada, mas que vai levar a solução e nós priorizamos porque sabemos da importância que é essa obra para os moradores”, destacou o prefeito.

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

A secretaria Especial de Integração Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro pactuou uma série de medidas, elencadas em um Acordo de Cooperação Técnica, denominado Transição Rio, a ser assinado nesta quinta-feira (25), com as prefeituras de Niterói, Maricá e Mesquita. O objetivo é compartilhar soluções eficazes, sustentáveis e integradas, no sentido de promover a transição energética na Região Metropolitana. As prefeituras de Iguaba Grande e Búzios já sinalizaram que pretendem entrar com uma solicitação para aderirem ao acordo. Aliás, esse foi o motivo da visita de Aquiles Barreto, secretário da pasta carioca à Iguaba, no começo desta semana. Os municípios do interior do Estado apresentarão suas ações para o emulsionamento da transição energética. Iguaba Grande iniciou com a instalação de placas fotovoltaicas nas escolas da rede municipal, por exemplo. “A integração entre os municípios é de fundamental importância, especialmente nesse tema”, comentou Aquiles.

ALGUÉM ENTENDEU?

O mistério sobre a exoneração de Daniela Mendes da secretaria de Fazenda de Cabo Frio foi o assunto na cidade nesta quarta-feira (24). Ninguém sabe ao certo dizer o motivo e a falta de explicação gerou muitas especulações. Ainda mais no momento em que muita gente coloca que Magdala Furtado (PL) pode assumir o governo. De qualquer forma, se trata de mais uma dança das cadeiras no secretariado da Prefeitura de Cabo Frio, que já tem quase 30 substituições. O governo de José Bonifácio (PDT) é o que mais tem mudanças nas secretarias e, mesmo assim, ainda não encontrou o ritmo para agradar a população. Uma das linhas de raciocínio sobre essa exoneração de Daniela é que estariam tentando acobertar alguma ação imprópria. Será? Fato é que a filha de Janio Mendes vai para a pasta de Relações Institucionais, cargo que Mirinho Braga ocupava quando entrou no governo, antes de assumir a chefia de Gabinete. Há quem diga que é uma vaga para inglês ver, com poucas atribuições e pouca oportunidade.

VISÃO GOVERNISTA

Por outro lado, existe uma corrente que afirma que essa saída de Daniela da Fazenda para as Relações Institucionais se devem a pretensões políticas de Dani. É que ela seria pré-candidata a vereadora e teria pedido a troca para poder ficar em um cargo que a deixasse mais solta para poder fazer política. É uma versão mais em linha com governo e vai contra a tese anterior. Então, é isso. Fato é que é mais uma troca de secretariado, o adjunto da pasta, Vinícius Dias, assume a Fazenda nesta quinta-feira (25) e, quanto às versões, cada um que abrace a que lhe convir melhor.

MARQUINHO NO RC CAST

O ex-prefeito de Cabo Frio Marquinho Mendes rendeu bastante comentários durante participação no RC Cast nesta terça-feira (23). Entre os pontos, ele explicou aquela história sobre o MDB e o PSD. Marquinho disse que é muito amigo de Washington Reis e que quer muito o MDB com ele, mas que está no PSD. Na verdade, a reunião com a liderança emedebista foi atrás de apoio para compor grupo. O médico também fez críticas ao governo de José Bonifácio (PDT), lamentou a falta de liderança da administração atual, mas também se compadeceu sobre o estado de saúde de Zé. Quanto à sua candidatura, Marquinho segue sustentando que é pré-candidatíssimo e que seus adversários terão que lidar com seu nome na urna.

AMBULATÓRIO LGBT

A coordenadora de Projetos da secretaria de Saúde de Cabo Frio, Marcia Cabral, e o engenheiro Ivan estiveram no Ambulatório Municipal Demétrio Campos nesta quarta-feira (24) para verificar a possibilidade da construção de uma barreira para obstruir a água das chuvas, evitando assim o alagamento a unidade. O coordenador do ambulatório, Matt Cardoso, recebeu a equipe para uma visita técnica, para verificar quais intervenções podem ser realizadas para melhorar a infraestrutura e evitar situações que possam prejudicar o funcionamento da unidade.

INAUGURAÇÃO DE TEATRO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), voltou a botar a mão na massa nesta quarta-feira (24) para finalizar os últimos detalhes para a reinauguração do Teatro Municipal Dr.º Átila Costa nesta quinta (25). Teve direito a ajudar na faxina e tudo. O espaço cultural, referência na Região dos Lagos, será entregue à população após passar por obras de reforma. A intervenção no local é fruto de um contrato de repasse celebrado entre o Governo Municipal e o Ministério do Turismo, com interveniência da Caixa Econômica Federal. O revestimento do interior do prédio foi totalmente renovado, com troca do forro termo acústico e de todo o carpete para piso, além de revestimento das paredes com tecido isolante. As intervenções no ambiente interno envolveram, ainda, colocação de gesso, aplicação e lixamento de massa, selador, pintura nas paredes e tetos, aplicação de verniz nas esquadrias de madeira e colocação de piso de borracha pastilhado. O piso abaixo dos assentos da plateia também recebeu pintura e o palco ganhou novo tratamento, além da recomposição das poltronas da plateia. A entrega do dispositivo está marcada para 18h30. Na sexta (26), a partir das 19h30, o público poderá apreciar uma série de apresentações artísticas gratuitas durante a programação festiva preparada pela secretaria de Cultura.

LEI PAULO GUSTAVO

Por falar na cultura de São Pedro da Aldeia, a secretaria da área segue avançando nas etapas necessárias à implementação da Lei Paulo Gustavo. Na terça-feira (23), foram definidos os nomes da sociedade civil para compor o comitê gestor, que ficará responsável por acompanhar e fiscalizar a execução da lei federal. A reunião para a formação do grupo, que também conta com membros da gestão pública em composição paritária, foi realizada no auditório do Cine Estação. O encontro reuniu artistas e trabalhadores da cultura aldeenses de diversas áreas, interessados em colaborar com a construção do plano de ação da lei, que prevê o repasse de recursos ao município na ordem de R$ 800 mil, provenientes do Governo Federal.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo