InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (23)

Enterraram uma cabeça de burro em Cabo Frio e Vereadores estão 'pelas tampas' com o prefeito; Áudio vazado de assessor de Dr Serginho revela suposto loteamento de cargos no Hospital Unilagos; Contratos da G.A.S. encontrados em busca e apreensões contra milícia; Vantoil Martins garante convocação de concursados; Saúde de Búzios esclarece fake; Pastel mostra serviço em reunião com a Salineira; Por onde anda Renatinho Vianna? PCdoB araruamense fala de Marx; Câmara de Rio das Ostras tem novo presidente... E muito mais!

CABEÇA DE BURRO ENTERRADA

Tem um dito popular que diz que onde tem cabeça de burro enterrada, nada dá certo. Será que é o caso de Cabo Frio? Isso porque nos últimos 30 dias a cidade não sai do destaque (negativo) na mídia. Começando pelos escândalos consecutivos dos esquemas de pirâmides, com destaque para a G.A.S. de Glaidson Acácio, que nesta quinta (23) teve novo desdobramento divulgado. Outro caso bombástico, as 21 toneladas de medicamentos vencidos – sete toneladas num galpão e as demais em outros departamentos ligados à saúde municipal. Tudo isso sendo acompanhado por uma população estarrecida ao ficar sabendo que o problema vem desde o governo Alair Corrêa, passando depois por Marquinho Mendes, seguido de Dr Adriano e estourando no colo do atual prefeito José Bonifácio (PDT), em momento de impopularidade. O caso virou debate na Câmara na sessão desta quinta-feira, sob olhares e falas impacientes dos vereadores, que reclamam, há tempos, da falta de diálogo do executivo. Aí, ainda nesta quinta, vimos um assessor qualquer, fanfarrão, revelando um escândalo de loteamento de cargos do Unilagos, hospital que foi prometido pelo governador Cláudio Castro (PL) há seis meses e que mais parece um engodo. Tá bom pra você amigo internauta? Essa é Cabo Frio, bombando na mídia, de um jeito que ninguém gostaria de ver.

POLÊMICA NO PROCESSO SELETIVO

A secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) anunciou que vai exonerar Leonardo da Costa Fonseca, assessor do secretário, Dr. Serginho, que atuava como Assistente II. A informação veio após áudios de Leonardo vazarem revelando um suposto loteamento de cargos por meio do processo seletivo para trabalhar no Hospital Unilagos, que sequer abriu ainda. O Portal RC24h também teve acesso ao material e neles Leo diz: “Eles vão começar a chamar um monte de gente lá e será todo mundo desclassificado, entendeu? Porque esse Processo Seletivo era só pra gente ficar sabendo”, disse no áudio. “Muita gente vai ser cortada. Muita gente não. Em português claro, eles vão cortando, cortando, até chegar no nosso pessoal, entendeu?”, sintetizou no áudio. A Secti negou e disse que “o processo seletivo de servidores do hospital Unilagos foi elaborado pela UERJ, passando pelos critérios objetivos do edital e com ampla publicidade e transparência”. Já Dr. Serginho, rapidamente, depois da péssima repercussão, tratou de exonerar o “boca grande” que falou mais do que necessário. Fez o que lhe cabia. Mas a dúvida que fica, é: será que a exoneração é séria mesmo, ou vai realocar o falastrão em outro setor do Estado? Falando em Serginho, ele deu nova data (a enésima) para abrir o hospital. Seria 5 de outubro. Só vendo para crer.

CANSADOS DE ‘SURPRESAS’

Em Cabo Frio, a sessão da Câmara desta quinta-feira (23), durou quase duas horas e a maior parte tratou das 21 toneladas de medicamentos vencidos encontrados num galpão da Prefeitura. Na sessão, foi aprovado o requerimento de Roberto Jesus (MDB), solicitando cópia do Processo Administrativo realizado para a incineração desses medicamentos. Mas, antes disso, o que se viu foi um debate mostrando a insatisfação generalizada do legislativo com a falta de diálogo do governo Zé Bonifácio (PDT) com a Casa. Mais da metade dos edis pediu para falar, e a reclamação foi geral. Os parlamentares deixaram bem claro que não querem mais “serem pegos de surpresa” com denúncias que chegam à Câmara ou mesmo de decisões que seriam tomadas pelo prefeito sem o conhecimento deles. Fora a falta de resposta aos requerimentos, uma queixa constante dos vereadores. Cobram diálogo, não querem monólogo. E a sessão rendeu dessa forma, com fritura em óleo bem quente, com índice de popularidade de Zé ladeira a baixo na Casa de Leis também.

ANÁLISE DO DIA

Falando ainda do governo cabo-friense, saiu nesta quinta-feira (23), no jornal O DIA, a coluna da Renata Cristiane, ‘Política Costa do Sol’, onde a jornalista faz uma análise dos nove meses do governo Zé Bonifácio (PDT) e a queda na popularidade que ele vem enfrentando. Confira o link aqui.

FEIRANTES AMEÇADOS?

Logo após a sessão desta quinta-feira (23), a Câmara recebeu trabalhadores do Mercado Municipal Sebastião Lan, em Cabo Frio. Eles realizaram uma manifestação pacífica contra a possibilidade de reforma e exploração do local mediante parceria público-privada. De acordo com os manifestantes, não houve diálogo por parte do Executivo. Com essa mudança, um dos grandes medos dos feirantes é ter que deixar o local mesmo após anos de trabalho. Desde o início do mês, a Câmara vem debatendo as ações do governo em relação ao Mercado por meio de requerimentos e indicações. Aguardemos e vamos cobrar para o que os feirantes, que há tantos anos estão no local, não sejam prejudicados com essa iniciativa.

MILICIANOS NA G.A.S.

O jornal Extra informou nesta quinta-feira (23) que, nas buscas e apreensões em casas e empresas dos 23 alvos da milícia da Operação Blood Money, a Polícia Civil encontrou cerca de R$ 2 milhões em investimentos em bitcoins. Os contratos com esse valor estavam, segundo a polícia, com o empresário Luiz Carlos dos Reis Príncipe, que é apontado como uma das pessoas que atuam na lavagem de dinheiro de milicianos de Rio das Pedras e da Muzema, na Zona Oeste do Rio. Os investimentos na moeda digital eram feitos por meio de Glaidson Acácio, o “faraó dos bitcoins”, preso no mês passado durante a Operação Kryptos, da Polícia Federal. Os agentes encontraram a ligação com a empresa de Glaidson, a GAS Consultoria Bitcoin, por meio dos documentos apreendidos.

VAI TER CONVOCAÇÃO SIM

De Iguaba Grande, falamos aqui na coluna anterior sobre os avanços na cidade, principalmente na Educação, cujos servidores inclusive receberam um bônus, de R$ 2 mil (que já foi pago ontem) por reconhecimento aos serviços prestados durante a pandemia. Contudo, muita gente tem cobrado o porquê do município não estar convocando os concursados aprovados no processo seletivo feito este ano – a destacar, após mais de dez anos sem concurso da Prefeitura. Num bate-papo com a coluna e também em entrevista concedida nesta quarta (23) à rádio Costa do Sol FM, o prefeito Vantoil Martins (CID) reforçou que vai ter convocação sim, inclusive já dissemos aqui na BM que a posse está prevista para janeiro. “O concurso já está homologado e nós já estamos divulgando as próximas etapas, que acontecem ainda nesse ano, como a convocação para apresentação de documentos e exames médicos. Isso tudo para que inicie 2022 com todos os classificados empossados”, destacou o prefeito de Iguaba.

ESTREOU PODCAST

Ainda do município iguabense, atento às novas tecnologias da Comunicação, o vereador Luciano Silva (CID), líder do governo na Câmara, estreou nesta quinta-feira (23) o seu podcast “Fala Vereador”. O canal será para divulgar as ações do legislativo, além de conversas e debates sobre o governo municipal. Neste primeiro, o tema foi sobre uma indicação dele, de uma maternidade para a cidade; falou também sobre a reforma da UPA.

SAÚDE DE BÚZIOS ESCLARECE

A Prefeitura de Búzios correu para as redes sociais nesta quinta-feira (23) para esclarecer uma denúncia que uma pessoa que se identifica como Luís Cláudio Coutinho, chefe da Vigilância Sanitária, tem visitado ou enviado mensagem para comerciantes da cidade com cobrança de propina. O secretário de Saúde, Leônidas Heringer até gravou um vídeo para não deixar dúvida que a pasta não tem em seu quadro funcional nenhum servidor com este nome, que ninguém está autorizado a fazer vistorias ou pedir qualquer tipo de recursos em dinheiro. Ele ainda alertou aos comerciantes que qualquer fiscalização da Vigilância Sanitária é realizada em conjunto com a Secretaria de Segurança e Ordem Pública. “Caso alguém receba mensagens via WhatsApp, telefonemas ou visitas, a orientação é ligar imediatamente para a polícia, pois se trata de um golpe”, esclareceu Heringer. Então, atenção comerciários não caiam nessa, tá?

SEGURANÇA DA MULHER É PAUTA EM BÚZIOS

Búzios está com os olhos voltados para as mulheres. A Secretaria de Turismo de Armação dos Búzios, em conjunto com Secretaria da Mulher e do Idoso, está trabalhando na criação do selo “Turista, aqui você está segura”. O objetivo é criar uma campanha para atingir as turistas mulheres que estão viajando e estejam em situação de violência e divulgar para elas a ‘Patrulha Maria da Penha’ composta por guardas municipais, a maioria do sexo feminino, que dará todo o apoio necessário em caso de insegurança em diversas situações, sejam sociais, psicológicas ou pessoais. “O objetivo principal é que as turistas se sintam seguras e que divulguem que o município de Armação dos Búzios se preocupa com a sua segurança, o que faz a viagem se tornar única, afinal segurança é primordial”, afirma Secretário de Turismo Dom de Búzios. Uma iniciativa interessante da cidade se realmente for aplicada. Vamos esperar.

À PROCURA DE UM TORNIQUETE

Alvo de boa parte da dor de cabeça do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), com a população, o acordo controverso com a Salineira ganhou um novo desenrolo nesta quarta-feira (22). Na tentativa de mostrar que foi um bom negócio, a Prefeitura solicitou novas rotas e horários à empresa e anunciou que serão incluídas duas novas linhas: Sapeatiba Mirim e Jardim Primavera. Segundo o município, os horários serão divulgados em breve nos canais oficiais da Prefeitura. “A gestão municipal avalia, junto à empresa, outras linhas para a cidade”, disse a Comunicação aldeense. Típica postagem de rede social para tentar estancar a sangria que tomou conta do governo aldeense, mais especialmente da imagem do prefeito Fábio do Pastel, que tem seu nome fritado mais rápido que seus saborosos pastéis.

POR ONDE ANDARÁ?

Depois de dias tortuosos, por onde andará o ex-prefeito de Arraial do Cabo? Essa pergunta que não quer calar. Conversando com algumas fontes próximas a Renatinho tivemos a informação de que ele continua na cidade, em sua casa, está mais recolhido, levando uma vida mais discreta. Contudo, disse estar muito decepcionado com a vida política e com os julgamentos que foram feitos à pessoa dele. Havia uma especulação de que ele tivesse ido para fora do Brasil, como Portugal, o que não é verdade. Depois de terça-feira (21), quando teve as contas aprovada por unanimidade na Câmara cabista, as coisas andam mais leves para o lado dele. Outra novidade nesse quesito, é que o André Cavalcanti, que também estava foragido da justiça, acusado de facilitar as supostas invasões e loteamento no PECS quando era responsável pelo INEA, conseguiu essa semana um Habeas Corpus relaxando o pedido de prisão preventiva que havia sido decretado.

COMUNISTAS DE ARARUAMA

O PCdoB de Araruama convida a população para a primeira formação e pós-formação da nova direção. Será um bate papo em torno de Marx com o professor Wellington Trotta, graduado em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF) e em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IFCH-UERJ), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ), doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ), doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro (PPGD-UNESA) e pós-doutor na área de Filosofia Prática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ). Ufa, que currículo, hein?! Mas enfim, o tema é “O conceito de ética, segundo Husserl, na perspectiva dos ensaios? Renovação? de Edmund Husserl” sob a supervisão do Prof. Dr. Aquiles Cortes Guimarães. As vagas serão principalmente para filiados e limitadas para participantes de fora. Para inscrição, é necessário fazer contato inbox ou pela página do PCdoB Araruama. Bolsonaristas que não vejam esse bilhete ou vão achar que a Revolução Comunista está em curso.

NOVO PRESIDENTE EM R.O

Nesta quinta-feira (23), os parlamentares da Câmara de Vereadores de Rio das Ostras escolheram durante a sessão extraordinária, o novo presidente: Mauricio Braga Mesquita, conhecido como Maurício BM. Ele recebeu 10 votos a favor, dois votos contra e uma abstenção. O novo presidente é servidor público estatutário há cerca de 20 anos, até então lotado na Secretaria de Obras do município e tem 43 anos. Esse é seu primeiro mandato e primeira candidatura ao cargo de vereador nas eleições de 2020, na qual foi o mais votado com 1.685, ou 2,88% do total. A presidência de BM começa agora e veremos como ele continuará o mandato.

NOVA FABRICA PARA MACAÉ

Macaé foi destaque no jornal Valor essa semana com uma notícia animadora. A fabricante belga de locomotivas John Cockerill vai instalar uma montadora no bairro Novo Cavaleiros. A planta será usada inicialmente para a montagem de um lote de 12 pequenas locomotivas diesel-elétricas destinadas a operações de manobra na usina Ouro Branco da siderúrgica Gerdau, em Minas Gerais. As obras da fábrica estão previstas para iniciar em janeiro de 2022, gerando cerca de 100 empregos locais, e a previsão é que a planta levará até cinco anos para ser concluída. O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID) comentou sobre o fato em suas redes sociais e ainda disse que “a empresa informou que estudará a possibilidade de operar um serviço de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade”. Será que dessa vez o famigerado VLT será colocado em uso? E que fim levaram os trens que até poucos anos atrás estavam na linha apodrecendo para nunca serem usados? Perguntas ainda sem resposta.

CPI PRORROGADA

A Alerj aprovou em discussão única, nesta quinta-feira (23), a prorrogação por 30 dias da CPI destinada a investigar a queda na arrecadação do Estado do Rio de Janeiro referente às receitas compensatórias da exploração de petróleo e gás. O pedido foi feito através do requerimento de autoria dos deputados que compõem a comissão. Na justificativa, eles afirmam que a prorrogação do prazo se deve à complexidade da matéria e aos vários documentos requisitados que ainda estão sendo recebidos pela comissão, que servirão de base na elaboração de um relatório propositivo com o objetivo de aumentar a arrecadação do Estado. Também fazem parte da CPI os deputados Chico Machado (PSD), como vice-presidente, e Márcio Pacheco (PSC), como relator. Os membros efetivos são os deputados Noel de Carvalho (PSDB), Martha Rocha (PDT), Célia Jordão (Patriota) e Waldeck Carneiro (PT).

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content