InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (2)

Miguel Alencar é reconduzido à presidência da Câmara nas barbas do profeta e executivo é alvo de críticas na sessão desta quinta (2); Defesa de ex-prefeito de Arraial entra continua na esperança de um HC; Chuchu firme na conexão com a capital; Vantoil define volta às aulas presenciais em setembro; Búzios faz testagem em massa relâmpago aos servidores; AgeRio chega a São Pedro da Aldeia; Churrasco com Paes em Araruama foi pro brejo... E muito mais!

MIGUEL REELEITO

O presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar (DEM), foi reeleito para chefiar o Legislativo no biênio 2023/24. A votação foi na sessão ordinária desta quinta-feira (2). O vereador recebeu os votos de todos os parlamentares presentes. Mesmo mantendo posição independente em relação ao governo, Miguel fez de “união” a palavra-chave. No discurso após o resultado, o parlamentar agradeceu aos vereadores e ainda reiterou o que já havia dito quando assumiu a presidência da Câmara: não pretende mais concorrer a nenhum cargo político. Contudo, Miguel deixa o caminho aberto para se tornar conselheiro ou secretário de próximos governos, não é uma saída da política. Mas, nas urnas eletrônicas, data hoje, o nome do jovem político não deve mais aparecer.

AS MARCAS DE CODEÇO

Compõem a mesa diretora com Miguel o vice-presidente, Douglas Felizardo (Avante), o 2º secretário, Roberto Jesus (MDB), e um nome que merece destaque: a 1ª secretária, Alexandra Codeço (REP). Como o próprio Miguel fez questão de destacar ao Portal RC24h, Codeço foi eleita pela 4ª vez para a mesa diretora. Desde que assumiu como vereadora, em 2017, a parlamentar é secretária da Casa. Inicialmente 2ª secretária, foi eleita como 1ª em 2019, reeleita neste ano e segue garantida no cargo até o fim desta legislatura. Primeira mulher a permanecer tanto tempo na alta cúpula legislativa cabo-friense. Uma clara sinalização de que é importante a presença da mulher nas decisões do parlamento. Parabéns à vereadora.

DERROTA DO GOVERNO

Contudo, todavia, entretanto, se tem alguém que sai fragilizado da eleição desta quinta é o Executivo cabo-friense. Os vereadores criticaram duramente, sobretudo, a secretaria de Governo, comandada pelo vereador licenciado Davi Souza (PDT). Embora elogiassem o líder de Governo, Alexandre da Colônia (DEM), os parlamentares apontaram a dificuldade da integração entre os poderes. O que o Portal RC24h pode apurar é que, quando o Governo soube da articulação que estava sendo construída por Alencar, foi tarde demais, não conseguiu um voto sequer. Basta ver o placar para confirmar. É claro que essa situação toda mostra, mais uma vez, os erros sucessivos na condução do diálogo com o parlamento, porque a própria base usou a tribuna e teceu críticas à secretaria de Governo e a postura que a pasta tem para fazer essa interlocução. Os pedetistas comeram mosca, o Governo sai fragilizado e tem mais… Alexandre da Colônia não vai ficar como líder do Governo. A sessão desta quinta foi um show de críticas ao governo de José Bonifácio (PDT). O único que não falou nada da gestão foi o vereador recém-chegado Felipe Monteiro (PDT). Inclusive, em dado momento da sessão, é possível ver a troca de olhares de surpresa entre o presidente Alencar e os oposicionistas Roberto Jesus (MDB) e Luís Geraldo (REP). O último até chegou a usar a tribuna para dizer que ficou surpreso que a própria base está batendo no governo. Está faltando muito diálogo. Enquanto Zé elenca determinadas questões como prioridade, a Câmara está completamente desarticulada, isso é claro. Os vereadores não conversam com ninguém no Governo, tanto na base quanto na oposição. Então, assim, é um show de inabilidade na condução da relação Legislativo-Executivo.

QUANDO OS GATOS SAEM…

Enquanto tem gente ali que está claramente muito envolvido com a pré-campanha de Janio Mendes (PDT) para uma vaga na Alerj, a outra parece completamente alheia a tudo que está acontecendo e o Zé mesmo, muito empolgado com a região do Segundo Distrito, mas, especialmente, a área da Fazenda Campos Novos, bastante focado em transformar Cabo Frio em um destino de turismo rural. Enquanto isso, os outros problemas vão passando meio que à revelia dele. Às vezes, o prefeito parece não perceber o que está acontecendo. A impressão é que até Zé se assusta com determinados fatos e os descobre pela imprensa.

TENTANDO UM HC

A defesa do ex-prefeito de Arraial do Cabo Renatinho Vianna (REP) entrou com um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça. O documento de 45 páginas recebido pelo Portal RC24h nesta quinta-feira (2), foi impetrado na segunda (30), por volta da maia noite. O ex-prefeito é acusado de ser o líder de uma organização criminosa que fazia invasões de terras e regularização fraudulenta de propriedades no município. O documento, redigido pelos advogados do ex-prefeito, tenta ‘livrar’ Renatinho das acusações afirmando que ele não tinha nenhuma ingerência sobre as ações dos secretários, muito menos sobre como o INEA e o Parque Costa do Sol atuava, já que esses são vinculados ao Poder Executivo Estadual. Com pedido de prisão expedido na última sexta (27), Renatinho é considerado foragido da Justiça desde então. A decisão do TJ sobre o pedido de habeas corpus ainda não foi dada. Há especulações de que caso seja efetivamente negado, ele poderá se entregar.

CONEXÃO ARRAIAL DO CABO-RIO DE JANEIRO

Ainda sobre Arraial do Cabo, o vereador e líder do governo na Câmara, Junior Chuchu (PV) virou mesmo habitué do paço municipal carioca. Toda semana tem batido ponto por lá. Mas para a turma que acha que o nobre edil fica só batendo perna, ledo engano. Num rápido bate-papo com a coluna, Chuchu explicou que está trabalhando num projeto com a prefeitura do Rio de fazer uma conexão entre a capital e os municípios do interior, como Arraial, para dar mais visibilidade ao balneário. Esteve no Rio terça (31) e quarta (1º), onde aconteceram alguns encontros. Uma dessas reuniões foi com o secretário de Tecnologia da capital, William Coelho. A ideia é fazer um aplicativo que fale sobre as cidades do interior nos aeroportos e rodoviárias. E não parou por aí. Chuchu também se reuniu com o pessoal do meio ambiente para falar sobre projetos de casas autossustentáveis, os quais serão apresentados ao prefeito Marcelo Magno (PL) e ao secretário de Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira. E houve outras reuniões além dessas, com novidades, mas que ele ainda não pode divulgar. Vamos aguardar.

GIRA RENDA

Continuando em Arraial, a Prefeitura divulgou que já está disponível a 2ª listagem dos habilitados para retirada do cartão Gira Renda Cabista. Ao todo, 419 pessoas serão convocadas. As entregas serão feitas nesta sexta (3), de 9h às 16h, em três pontos da cidade: Secretaria de Trabalho, Renda e Direitos Humanos, CRAS de Monte Alto e CRAS de Figueira.

CONVITE ACEITO

Ainda falando sobre essa conexão com o governo carioca, a secretaria Integra-Rio vai contar com mais um integrante oriundo da Região dos Lagos. O competente advogado Pedro Canellas foi convidado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) – e já aceitou – a compor o time da secretaria, que tem como titular o cabo-friense Aquiles Barreto, ex-secretário de Governo de Zé Bonifácio (PDT). Pedro, que trabalhou para o governo de Cabo Frio é o segundo a deixar o time do atual prefeito. O Portal RC24h deseja todo sucesso na nova jornada.

RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

Em Iguaba Grande, a quinta-feira (2) foi de algumas importantes reuniões no gabinete do prefeito Vantoil Martins (CID). Numa delas, veio a informação que muitos pais e alunos aguardam: a volta das aulas presenciais. Juntamente com o secretário de Educação, Fred Carvalho, bateram o martelo para 20 de setembro. Os detalhes de como será esse retorno serão divulgados nos próximos dias. Numa outra reunião, Vantoil recebeu os vereadores Paulo Rito (CID), Luciano Silva (CID), Marcelo Durão (PL) e Marciley Lessa (PL) para uma reunião para apresentação de um panorama de ações que estão sendo executadas na cidade e dos projetos futuros para o desenvolvimento de Iguaba Grande. “Foi bastante proveitoso esse encontro e serviu também para definirmos algumas metas para os próximos meses”, completou Vantoil.

COVIDÓDROMO

O Portal RC24h soube que a Prefeitura de Armação dos Búzios teve que testar todos os servidores para a COVID-19 nesta quinta-feira (2). Segundo nossa apuração, a medida foi tomada depois de cerca de 10 funcionários do local terem tido resultado positivo para a doença. Na testagem em massa, pelo menos, outros dois servidores foram detectados com COVID. As informações que tivemos é que nenhum secretário ou o prefeito, Alexandre Martins (REP), estão entre os que tiveram diagnóstico positivo. O Portal RC24h torce está acompanhando a situação e torce pela pronta recuperação de todos os funcionários da Prefeitura que estão com a COVID.

MAPEAMENTO DE TRILHAS LONGAS

Continuando em Búzios, o secretário de Turismo Dom, se reuniu nesta quarta (1º) com as representantes da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, Amanda Jevaux, e do eTrilhas (plataforma de promoção e gestão de trilhas e atrativos naturais), Paula Rascão, numa pousada do balneário. O objetivo foi o mapeamento das trilhas de longa distância no município para interligar a outras trilhas do Estado. Dom aposta que será mais um grande atrativo além do pé na areia. “Eu, como amante de trilhas e esportes, em geral me coloco a disposição para contribuir no que for necessário para implantação desse incrível projeto. Como secretário de Turismo, entendo ser este um projeto de grande valia para diversificar nossos produtos turísticos. Búzios começa a elaborar e construir rotas para interligar se aos municípios vizinhos fazendo essa conexão das trilhas, que tem tudo para ser um dos circuitos mais visitados pelos amantes da natureza”, completou Dom.

CRÉDITO PARA MICROEMPRESÁRIOS DE SÃO PEDRO

Os empreendedores de São Pedro da Aldeia têm mais uma novidade para celebrar. O prefeito, Fábio do Pastel (PL), firmou convênio com o presidente da Agência Estadual de Fomento (AgeRio) para criar a Sala do Empreendedor. O local será um polo da agência estadual na cidade para emissão de empréstimos a taxas de juros reduzidas. Em Cabo Frio e Iguaba já começaram a ser oferecidas linhas de crédito e microcrédito destinadas às empresas locais e agora é a vez de São Pedro se beneficiar disso. Vamos aguardar para que esse crédito fique disponível o mais breve possível para que a economia do município reaqueça.

ESQUECERAM NO CHURRASCO?

A gente vê uma notória movimentação de Eduardo Paes para se integrar ao estado do Rio e tal. Estranhamente, esses movimentos não parecem ter chegado ao casal Chiquinho da Educação e Lívia Bello (PP), de Araruama. Há um tempo, eles disseram que teriam um almoço com o prefeito carioca, mas, pelo jeito, não aconteceu. O que será que houve? Nunca mais se falou do assunto. Pelo visto, ficou o dito pelo não dito. Vamos procurar saber com nossas fontes ligadas a Paes…

NOVO SENAC EM MACAÉ

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID) divulgou nesta quinta-feira (2) os resultados de uma reunião com o diretor regional do Senac, Sérgio Ribeiro. No encontro, o Senac apresentou sua proposta de construção de uma nova unidade, que será estabelecida no antigo hotel Lagos Copa, na Imbetiba, que funcionará como um “hotel escola”. O espaço, que terá mais de 2 mil metros quadrados, oferecerá cursos nas áreas de hotelaria, gastronomia além de diversas áreas técnicas voltadas para o comércio, saúde e setores de serviços. Toda essa oferta de qualificação é extremamente importante no momento em que nossa cidade vislumbra um investimento de mais de U$ 30 bilhões no setor de óleo e gás o que demandará muita mão de obra.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content