MAGDALA CONFIRMA SEU NOME À REELEIÇÃO
A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (1º) começa por Cabo Frio, onde a prefeita Magdala Furtado (PV) confirmou seu nome como candidata à reeleição, em convenção realizada no início da noite, na Associação Atlética Cabofriense. O espaço estava lotado, só não dá pra saber se teve mais gente que na convenção de Dr Serginho (PL). Magdala tinha optado por não anunciar seu vice, no entanto tem uma mulher no radar, ‘Carminha Protetora’, que há anos faz um trabalho em defesa dos animais. Inclusive no evento ela contou que foi convidada pra ser vice na chapa, disse que estiveram semana passada na casa dela e fazer o convite. A princípio, o nome que estava no radar era o da viúva do prefeito José Bonifácio (PDT), Ana Valladão, mas ela não quis. Entre as presenças, secretariado em peso, vereadores da base, como o líder de governo, Átila Motta (PC do B) e a deputada federal Jandira Feghali (PC do B). Lis, a netinha de Magdala, ficou agarrada à avó durante o evento. Até o fechamento da coluna, a convenção ainda acontecia. Confira outros registros.
_______________
CONVENÇÃO DO MDB
Falando em convenção, nesta sexta-feira (2) é a vez de Marquinho Mendes (MDB) confirmar seu nome como candidato em outubro. O evento acontece a partir das 19h, no Clube Progresso. O ex-prefeito garante que não está inelegível apesar da rejeição de seus embargos pelo TCU, fora as duas contas rejeitadas pela Câmara Municipal. MM ainda tinha esperança de uma desistência de Magdala Furtado em troca de seu apoio para se lançar na corrida à Alerj em 2026, mas seu plano flopou. Agora é aguardar pra ver.
LEVEZA EM MOMENTO DIFÍCIL
Ainda em Cabo Frio, o pré-candidato a prefeito, Dr Serginho (PL), tem se dividido entre a corrida eleitoral e os cuidados com a esposa e uma das coordenadoras de sua campanha, Aline Rabelo, que está em tratamento quimioterápico contra um câncer. Mas Serginho não deixou a peteca cair e tá sempre colocando a mulher ‘pra cima’, como nesse vídeo aí, onde ele dá como sugestão de entretenimento show do Calipso com a Joelma “bate cabelo”, zoando a esposa, que está careca por causa dos efeitos colaterais. Ambos caem na gargalhada.
SAÚDE (LITERALMENTE) NA M***A
O vereador Davi Souza (PP) fez uma denúncia, através das redes sociais, nesta quinta-feira (1º), sobre o estado do Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança. Logo no início da publicação, o parlamentar pede desculpas “pelas imagens fortes”, que mostram o banheiro sujo e com fezes no chão. “Recebemos esse vídeo ainda pouco, e estou completamente indignado com essa cena”, disse Davi. Na publicação, o parlamentar também denuncia a falta de itens básicos na unidade, como copos plásticos para os pacientes beberem água. “É um descaso completo com nossa população que paga imposto! Até quando passaremos por isso? Peço encarecidamente a secretaria de saúde que se posicione imediatamente”, comenta Davi, pontuando que isso seria apenas “a ponta do iceberg”. Ao fim, ele declara que é necessária uma “pressão popular para tirar a saúde de Cabo Frio da M. (Literalmente)”. A prefeitura do município ainda não se pronunciou sobre o caso.
PCCR SANCIONADO
Nesta quinta-feira (1º), o prefeito Alexandre Martins sancionou o tão aguardado PCCR dos servidores de Búzios. Após mais de 20 anos de espera, o evento marca um momento histórico para a cidade. O PCCR, desenvolvido ao longo de dois anos por uma comissão com representantes de todas as categorias de servidores, foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. O plano, que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2025 e será revisado a cada dois anos, visa valorizar e promover o desenvolvimento profissional dos servidores, respeitando a capacidade orçamentária do município. Durante a assinatura, o prefeito Alexandre Martins, emocionado, expressou seu orgulho: “Tenho o maior orgulho de sancionar este plano. Para mim, é como se estivesse fazendo isso para minha mãe, que é servidora pública aposentada. Se eu não tivesse feito nada como prefeito, nem uma obra, e tivesse feito apenas isso, eu já estaria realizado como homem”.
AGORA É ESPERAR
Ainda sobre Búzios, saiu o tão esperado vídeo do apoio do ex-presidente Bolsonaro (PL) aos pré-candidatos a prefeito e vice de Búzios, Rafael Aguiar (PL) e Leandro de Búzios (MDB). Nas imagens, Bolsonaro cumprimenta os dois. Por enquanto é isso, o pedido de voto não saiu. Curiosamente, no dia seguinte, nesta quinta (1º), saiu uma matéria no Metrópoles, do colunista Paulo Cappelli, contando que o senador Flávio Bolsonaro (PL) anunciou que não apoiará Rafael (confira aqui). “Como não fui sequer consultado sobre esse movimento de aliança com a esquerda, sinto-me liberado em Búzios para caminhar com quem eu quiser”. Ao colunista, Flávio disse que iria apoiar Alexandre Martins. Teve outra matéria sobre o assunto, no mesmo site, porém na coluna de Guilherme Amado, sob o título “Aliança de vice de bolsonarista com esquerda no RJ irrita Bolsonaro”. E agora, Rafael? E agora, Leandro? E agora, José? Agora é esperar.
‘BAFÃO’ NA POLÍTICA FLUMINENSE
Ainda na esteira da movimentação política que envolveu a união de Leandro e Rafael, mais uma polêmica. Isso porque o MDB, ao que parece, estava fechado com Alexandre Martins. O prefeito buziano deu uma declaração no jornal O Dia, afirmando que o partido, através do falecido Jorge Picciani, foi até a casa dele selar esse apoio para as eleições municipais e não cumpriu com a palavra. Diante da repercussão, a viúva do ex-presidente da Alerj, Hortência Picciani, soltou um vídeo nas redes sociais afirmando que: “O Picciani de palavra morreu!” Ela ainda fala que se eles [os filhos de Jorge] não estão cumprindo nem com o compromisso firmado com o próprio pai, quem dirá com acordos políticos. “Ler isso é colocar o nome do meu marido na lama”, completou Hortência.
SEGUINDO NOS APOIOS
Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL), continua em modo turbo com a sua agenda pós-expediente pra lá de movimentada, acompanhando diversos encontros dos candidatos a vereadores nesta quarta-feira (31) Dessa vez ele foi até a Praia do Sudoeste para se encontrar com a Cláudia Fernanda (PP). A parada seguinte foi a Praia da Pitória, quando discutiu ideias com Moisés Batista (SDD), candidato a vereador, ouvindo diversos moradores. Pastel está mais embalado do que nunca, rodando eventos e agora focando na campanha.
ENCONTRO NA CAPITAL
O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), esteve no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (1º), onde foi recebido pelo deputado federal Bandeira de Mello (PSB), que também é ex-presidente do Flamengo, time do coração de Vantoil. Na ocasião, também acompanharam o prefeito iguabense o candidato a vereador da cidade, Allefe Martins (CID), e o pré-candidato a vereador de Araruama, Leonardo Berriel (PSB). No encontro, conversaram sobre o desenvolvimento da Princesinha dos Lagos e agradeceram pelos recursos enviados para reforma e ampliação da praça dos Ubás, bairro onde fica a primeira praia lagunar a receber o selo Bandeira Azul. No final, como não podia deixar de ser, o grupo ganhou camisas do time rubro-negro.
CONFIRMOU O VICE
A convenção partidária do Partido Liberal em Araruama deu o que falar nesta quarta-feira (31). O Diretório Municipal, no Centro, ficou completamente lotado. Foi formalizada a candidatura de Penha Bernardes (PL) a prefeita. E o vice? Como já havíamos comentado aqui, o vice na chapa foi escolhido e é o ex-prefeito André Mônica (União). O evento contou com a presença de diversos políticos, incluindo a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), o presidente municipal do PL, Antônio Peres, os deputados federais Sóstenes Cavalcante (PL) e Soraya Santos (PL), além dos deputados estaduais Alan Lopes (PL), Márcio Gualberto (PL) e Pedro Ricardo (PP). Também compareceram os vereadores de Araruama, Oliveira da Guarda (União), Elói Ramalho (SDD) e Aridinho (União). Além do PL, a chapa de Penha Bernardes conta com apoio dos partidos União Brasil, Solidariedade, Progressistas, PSD, Avante e PMN.
DANDO CERTO
O secretário de Saneamento e Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira, anunciou nesta quinta-feira (1°) o sucesso de um projeto de reciclagem de vidro desenvolvido em parceria com a Heineken. A iniciativa resultou na coleta de sete toneladas de vidro, que serão destinadas à reciclagem. O programa, denominado Volte Sempre, colabora com a Cooperativa de Coleta e Reciclagem da Costa do Sol e estabeleceu pontos de coleta em diversos locais, incluindo Praia Grande, Prainha, Lagoa de Monte Alto, Fipac e Praia dos Anjos. Que outros municípios também façam adesão a esse tipo de iniciativa. A natureza agradece.
DESISTÊNCIA E NOVO CANDIDATO
Já em Maricá, ninguém esperava essa desistência de última hora de Ricardinho Netuno (PL), oposição ao governo atual. Ele, que vinha rodando a cidade como pré-candidato a prefeito, recuou e será candidato à reeleição como vereador. O PL escolheu, e anunciou durante convenção realizada nesta quarta-feira (31), o nome de Fabinho Sapo (PL) para concorrer ao cargo de prefeito, mas não bateu o martelo. Outro nome também cogitado seria o do deputado estadual Guilherme Delaroli (PL). Será que a chapa pode ser formada por Guilherme como prefeito e Fabinho Sapo como vice? Isso anda correndo nos bastidores. Outra informação é que mais um nome entrará na disputa pela prefeitura nas eleições. Após a desistência do pré-candidato do PSOL, Marcos Costa, acreditava-se que teríamos a disputa com apenas três candidatos: Cláudio Ramos (Novo), Washington Quaquá (PT) e um outro do PL. A entrada do PSTU no jogo colocou mais um pré-candidato no radar: o jovem Luquinhas. Ele fez parte do governo Fabiano Horta (PT) entre 2020 e 2023 e é sua primeira disputa de cargo eletivo. Apesar de ter feito parte da atual gestão, ele considera a sua pré-candidatura como de oposição ao atual governo. Seu nome será apresentado pelo PSTU na convenção do partido marcada para o dia 3 de agosto.
REVIRAVOLTA
Em Saquarema, a notícia de que Manoela Peres (PL) vai ficar afastada do cargo por 90 dias caiu como uma bomba. A polêmica que culminou com a decisão judicial, ocorre desde o começo do ano, devido às irregularidades no programa “Conexão do Futuro”. Quem assume é o vice-prefeito, Rômulo Gomes (Novo), que também é pré-candidato à prefeito. Em nota enviada ao Portal, a prefeitura disse que “Manoela recebe com perplexidade a decisão liminar de afastamento. Ela foi reeleita e referendada pela população de Saquarema com quase 79% dos votos. O programa Conexão do Futuro era gerido por uma OS (Organização Social) e, assim que tomou conhecimento das denúncias, a prefeita tomou todas as medidas saneadoras, incluindo a suspensão do programa, dos pagamentos à OS investigada, assim como o rompimento de contrato e exoneração de profissionais. A prefeita informa que irá recorrer da decisão para retomar seu mandato e poder trabalhar para a população de Saquarema até o último dia de sua gestão.” Com esse afastamento, a política na cidade pode tomar uma reviravolta muito grande, afinal, Rômulo é da oposição. Mas os efeitos dessa bomba também chegar a Araruama, onde a candidata a prefeita da cidade, Penha Bernardes (PL), tem como maior apoiadora os Peres – Manoela e o ex-secretário, Antônio Peres.
CONFUSÃO NA SEDE
Logo depois que saiu a notícia do afastamento, o caos se instalou na sede da Prefeitura. É que os vereadores da oposição flagraram servidores e um veículo a serviço do município tentando sair do prédio da prefeitura carregado de supostos documentos, numa possível ocultação de provas. Que situação, hein? A ação gerou grande tumulto na sede do executivo e mobilizou a atenção da população e das autoridades locais. Os vereadores, preocupados com a possibilidade de manipulação ou destruição de evidências, posicionaram-se em frente aos veículos da prefeitura e exigiram a presença de autoridades competentes para garantir a integridade dos materiais. A coluna tentou entrar em contato com o vice, Rômulo, para falar sobre esse episódio, mas não obtemos respostas. E agora, o que vai acontecer? Só resta esperar porque tem muita água pra rolar, já que Manoela vai tentar reverter essa situação.
NA ONDA DO MEDINA
A turma da política não perdeu tempo em surfar na onda da foto do surfista Gabriel Medina, que viralizou esta semana após ele conseguir uma nota de 9.90 – a maior nota de todos os tempos na modalidade esportiva. Alguns políticos da região não perderam tempo e utilizaram a imagem em suas pré-campanhas, fazendo uma montagem, como foi os casos de Marquinho Mendes (MDB) e Diego da Silva (PT), de Cabo Frio; Professora Valéria (PSD), de Araruama; e Washington Quaquá (PT), de Maricá.