InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (16)

Marcelo Magno estuda highline e Bolsa Atleta em Arraial; Zé Bonifácio convida para o Prefeitura Presente; Novos bastidores do desmonte da pirâmide; Miguel Pereira atende na Rasa; Iguaba dará posse a concursados em janeiro; Pastel sanciona lei contra agressores; Lívia recebe Chieppe; Vereadores recifenses visitam Fabiano Horta... E muito mais!

DESAFIO NAS ALTURAS

A capital do mergulho pode também virar point dos amantes de esportes radicais. Uma turma da equipe Nova Geração Highline RJ foi recebida nesta quinta-feira (16), pelo prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), a fim de conhecer melhor a cidade e tentar uma parceria para a prática da modalidade – onde os praticantes caminham sobre um slackline na altura, utilizando uma fita de 2,5cm de largura. Estiveram com o prefeito, Matheus Vidal (recordista mundial), Henrique Oliveira e Ronaldo Moraes, que inclusive foram personagens em matéria exibida recentemente pelo Esporte Espetacular. Quem também acompanhou o encontro foi o secretário de Governo, Thiago Fantinha, e o superintendente de Esporte e Lazer, Izaías Júnior. Magno ficou bastante animado, mas não disse se teria coragem de tentar. Em compensação, MM já acenou positivamente para a instalação de uma escolinha de highline já a partir do próximo verão, vislumbrando mais um incremento turístico para aqueles que curtem modalidades do tipo. Falta saber o ponto de instalação, que pode ser o Mirante da Prainha ou a Praia Grande. Falando em esporte, uma outra novidade: soubemos que Marcelo está muito entusiasmado com o resultado que vêm demonstrando os atletas cabistas em geral e já mandou a equipe de governo estudar a criação de uma bolsa atleta para apoiar novos talentos do Arraial.

CONVOCAÇÃO PARA OS CABISTAS?

Arraial do Cabo vai realizar nos dias 21, 23 e 28 de setembro uma série de Audiências Públicas abertas a sociedade com o objetivo de revisar o Plano Diretor do Município. Essas Audiências Públicas serão online e acontecerão às 18h. Para participar é necessário fazer inscrição no site da Prefeitura. O Plano Diretor é uma das principais leis de um município que visa o ordenamento e planejamento urbano. Então, cabistas é interesse de vocês participar, tá? Mesmo convocando a população, infelizmente, a prefeitura não deixou um banner para a inscrição que fosse visível e de fácil acesso no site. Na verdade, o RC24H não viu nenhum link que mencionasse as inscrições. Então, ponto negativo para a Prefeitura de Arraial do Cabo. Quem achar o link pode enviar para gente.

PREFEITURA PRESENTE

Em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) fez questão de compartilhar em sua lista de transmissão o convite para que todos estejam neste sábado (18), a partir das 10h, na inauguração do quiosque “Prefeitura Presente”, na Praia do Forte. O equipamento, que estava desativado e em péssimas condições, foi retomado pelo poder público mês passado. Zé explicou que o ‘Prefeitura Presente’ visa, principalmente, manter o ordenamento e a sensação de segurança da população, e será utilizado como ponto de apoio para as secretarias de Turismo, Esporte e Lazer; Direitos Humanos e Segurança, e Obras e Serviços Públicos. No mais, os demais quiosqueiros podem ficar tranquilos que não terá mais desapropriação, pelo menos até nova ordem.

O QUE OCORRE?

Na sessão da Câmara de Cabo Frio desta quinta-feira (16), outro capítulo da novela da relação Executivo-Legislativo. Dessa vez, o questionamento foi feito por Roberto Jesus (MDB), que perguntou se o líder de Governo já era Felipe (Monteiro, PDT). A Comunicação anda tão eficaz de quem é o responsável pela ponte entre os poderes, que coube a Alexandre da Colônia (DEM) “esclarecer” o assunto dizendo que, como não chegou nenhum oficio a casa, continua sendo ele o líder. Em tempo, dessa vez, o secretário de Governo, Davi Souza, diferente de outras sessões não deu uma passadinha, afinal, sequer foi visto na Câmara. Mas ele reafirmou seu compromisso de diálogo com poder legislativo nas suas redes sociais. Mas a sensação é de que falta combinar com os russos. Lembra dessa máxima do Garrincha?

‘CLIENTES’ DO FARAÓ CAINDO NA REAL

As pirâmides cabo-frienses continuam sendo assunto. E obviamente que esta quarta-feira (15) não poderia ser diferente. A novidade é que, previsivelmente, clientes da GAS Consultoria, empresa de Glaidson Acácio dos Santos, preso sob a acusação de comandar um esquema de pirâmide financeira, começaram a relatar atrasos em pagamentos por conta do bloqueio das contas OTCs e Exchanger da empresa. A notícia foi confirmada pelo O Globo, mas falada com antecedência aqui no Portal RC24h. Com toda essa movimentação, os ‘clientes’, ou poderíamos dizer vítimas de Glaidson estão entendendo que caíram em um esquema e procurando a Justiça. O Portal está torcendo que essa síndrome de Estocolmo dos cabo-frienses passe e as pessoas procurem seus direitos, antes que seja tarde e a União fique com todo dinheiro para pagar os impostos sonegados nas transações. E tem mais: para os que não conseguiram se desvencilhar da síndrome, está rolando uma petição pública na internet pedindo o desbloqueio das contas e bens de Glaidson. Nas redes sociais também já tem convocação para nova carreata neste fim de semana.

PIRÂMIDES RUINDO

E falando em Justiça, a Câmara Criminal do Ministério Público Federal (2CCR/MPF), órgão superior vinculado à Procuradoria-Geral da República, concordou na segunda-feira (13) com a liquidação imediata dos criptoativos apreendidos durante a operação Kryptos. O total apreendido, avaliado em cerca de R$ 150 milhões, deve ser depositado em uma conta judicial para destinação futura, a ser definida pela Justiça. Isso é mais um indicativo que os pagamentos tão aguardados provavelmente não vão cair na conta daqueles que ainda colocam suas esperanças em Glaidson. Por sinal, ainda sobre o caso Glaidson e seu esquema da pirâmide, descobrimos que para lidar com a enorme investigação Glaidson está com uma equipe digna de um Faraó. Ele contratou um super time de 37 advogados. Mas não é só isso. Um deles, não é nada mais nada menos que um ex-subprocurador da Prefeitura de Cabo Frio. Apesar disso, aparentemente ele continua lotado no município, apesar de não ser mais procurador. Nosso ‘faraó’ cabofriense está bem assessorado judicialmente, não acham?

PREFEITO INTERINO, COMPROMISSOS DE SEMPRE

O prefeito interino de Armação dos Búzios, Miguel Pereira (PL), não abandonou os compromissos do titular, Alexandre Martins (REP), que está de férias. Nesta quinta-feira (16), como fazia sempre Alexandre, Miguel atendeu a população direto na subprefeitura da Rasa, onde recebeu, por exemplo, uma equipe de atletismo. O trabalho ali não parou, viu?

BÚZIOS BOTANDO ORDEM

Armação dos Búzios está nos holofotes novamente como um dos destinos mais procurados do mundo. Com intuito de preparar a cidade para receber esses turistas, o prefeito Alexandre Martins (REP), antes de sair de férias, propôs criar uma comissão para ordenar e melhorar a cidade. Por isso, na terça-feira (14), foi criada uma comissão com uma força tarefa vistoriando todos os bairros para identificar pontos que precisam melhorar. De acordo com o secretário de Turismo de Búzios, Dom de Búzios, essa comissão é muito importante, não só para o turismo, mas como um todo, pois turismo gera emprego e renda. “Tenho certeza que Búzios vai ser o primeiro destino turístico internacional para isso que estamos trabalhando, estamos arrumando a casa, já fomos o sétimo, hoje estamos alcançando o ranking de terceiro lugar.”

CADÊ O IBAMA?

O Ministério Público Federal (MPF) está cobrando a participação do Ibama nas operações de combate à pesca ilegal na Região dos Lagos. No último dia 3 de setembro, o MPF encaminhou ofícios para a Coordenação de Operações de Fiscalização (Cofis) e a Superintendência do Ibama, no Rio de Janeiro, solicitando com urgência a indicação de representantes do órgão ambiental para acompanhar as operações de combate à pesca ilegal na Região dos Lagos. De acordo com o MPF, a participação do Ibama nas operações já havia sido acordada, anteriormente, no entanto, nenhum representante do Ibama participou das operações, que resultaram na apreensão de mais de 100kg de pescado apreendidos e nove embarcações autuadas por diversas infrações. O que será que está acontecendo com o Ibama? O Portal RC24h vai observar essa questão.

POSSE A PARTIR DE JANEIRO/2022

Em Iguaba Grande, um grupo do Sepe Costa do Sol – sindicato estadual dos profissionais da Educação foi para a orla da cidade para um ato pela convocação imediata dos concursados da área e contra o chamamento de candidatos aprovados num novo processo seletivo. Mas a previsão de que o protesto iria movimentar o centro da cidade não vingou: meia dúzia de manifestantes com uma faixa participaram do ato, o que, claro, não desmerece a iniciativa. Afinal, ainda vivemos numa democracia. Os manifestantes também passaram pela Câmara. Por outro lado, a prefeitura informou que já ocorreu uma reunião entre representantes do Sepe e os secretários de Educação, Fred de Carvalho, de Governo, Jales Lins e chefia de Gabinete, Fábio Costa, onde ficou esclarecido que todos os concursados seriam chamados para as etapas posteriores e posse, a partir de janeiro de 2022.

AGORA É LEI

O prefeito Fábio do Pastel (PL) sancionou o PL de autoria do presidente do legislativo, vereador Denilson (SDD), o qual garante que agressores de mulheres e meninas não possam assumir cargo público no município. Pelo menos esse projeto Pastel não vetou, porque o que tem de vereador reclamando que o prefeito veta tudo quanto é projeto, não está no gibi. Segundo uma fonte do parlamento, mais de 80% dos PL tomam canetada vermelha de Pastel.

PARA OS AMIGOS, TUDO

Parece que o deputado Carlos Minc (PSB), presidente da Comissão ‘Cumpra-se’ na Assembleia e autor da Lei que prevê a consulta à comunidade escolar para a definição do comando dos colégios estaduais está de olho em São Pedro da Aldeia. Segundo a coluna ‘Extra, Extra!’ da jornalista Berenice Seara, ele soube que Fernanda dos Santos Magalhães, diretora do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, foi retirada do cargo de diretora para dar lugar a Jomar Jotha de Souza, que nem era professor da unidade. Ele concorreu a vereador da cidade em 2020 com o nome de ‘Professor Jomar Jotha’ e conseguiu apenas 346 votos, ficando apenas com a quarta suplência do PROS. Essa foi uma denúncia da Associação dos Diretores de Escolas Públicas do Estado (Aderj) e coloca no holofote o “oferecimento” de cargos para os “amigos do rei”, uma situação que acontece com frequência na região.

PASSOU POR ARARUAMA

Em outra rodada de visitas a Região dos Lagos, o secretário Estadual de Saúde, Dr. Alexandre Chieppe, esteve em Araruama nesta quarta-feira (15). A prefeita, Lívia Bello (PP), classificou o encontro, que contou também com o deputado federal Christino Áureo (SDD), como uma “agenda muito importante”. Ao lado dos vereadores Aridinho (DEM), Magno Dheco (PP), Carlinhos de Deus (PP) e Nelsinho do Som (PSC), e da superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro, Stella Romanos, a prefeita pontuou as “demandas reprimidas da área da saúde de competência do Estado, principalmente, as cirurgias de ortopedia”. Durante a reunião a prefeita solicitou a melhoria no funcionamento do Hospital Regional de Araruama e também mais agilidade nos pedidos de transferência em relação aos casos de urgência.

CONEXÃO MARICÁ-RECIFE

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), recebeu a visita de três vereadores de Recife (PE) nesta quarta-feira (15). Os edis pernambucanos Liana Cirne (PT), Rinaldo Junior (PSB) e Dani Portela (PSOL) são integrantes da chamada Frente Parlamentar da Renda Básica e foram até a cidade da Região Metropolitana do Rio conhecer a experiência da Renda Básica da Cidadania (RBC) em Maricá: a moeda Mumbuca. A intenção é aplicar o modelo em Recife. Não cansa de ser referência nacional, hein?

PARCERIA POR MACAÉ

Nesta quinta-feira (16) o Legislativo e Executivo de Macaé deram os braços. O prefeito Welberth Rezende e a vereadora Izabella Vicente se reuniram para discutir assuntos importantes para a cidade e ações que estão sendo planejadas para os próximos meses. Algumas dos projetos discutidos são o fomento à criação de Start’ups, implementação de programas para a juventude, a criação de uma moeda social e a construção do Restaurante Popular Universitário. Vamos aguardar e ver se essa conversa dará frutos para a cidade.

NA COLA DO GOVERNADOR

A prefeita eleita de Silva Jardim, Maíra de Jaime (PROS), não dormiu no ponto e já está participando de eventos com grandes nomes da política no Estado. Nesta quarta-feira (15), ela esteve na comemoração do aniversário de Casimiro de Abreu ao lado do Governador, Cláudio Castro (PL), e o secretário Estadual de Obras e Infraestrutura, Max Lemos. Depois, Maíra, que deve tomar posse dia 4 de outubro, esteve no aniversário de Itaboraí com Max e o secretário Estadual de Educação, Alexandre Valle. Em um dos discursos do dia, o próprio governador mencionou Maíra e a parabenizou por ser a primeira prefeita mulher eleita em Silva Jardim. Começou com moral, hein?

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content