Início Boca Miúda BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (15)

Aquiles comenta apontamento de Zé à sucessão e Janio assume que é candidato a deputado; Zé e as 12 horas de agenda nesta sexta; Marquinho Mendes deve IPTU da cobertura desde 2017; Governador 'furão e loroteiro' deixa prefeitos na mão novamente; Fábio do Pastel e a polêmica das demissões; Vantoil reunido com diretoria da Prolagos; Saiba da resenha semanal dos vereadores do Cabo; Dupla da oposição em Araruama mudou de lado? Alexandre Martins reserva espaço especial nas areias de Geribá... E muito mais!

AQUILES SUCESSOR

Nosso querido colega Sidnei Marinho, fez uma entrevista com o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), nesta quarta-feira (14), que tem repercutido muito no meio político. Duas informações ecoaram bastante, a principal delas diz respeito a dois fiéis escudeiros de Zé nesse momento. Numa delas, declarou que vai trabalhar Aquiles Barreto – seu secretário de Governo – como seu sucessor em 2024, reafirmando que não tem intenção de não ser candidato. Por telefone, Aquiles disse que apesar de saber que está no caminho da sucessão, “não existe candidatura estadual, nem federal e nem de sucessão quando o governo vai mal”, lembrando que esse foi o caso do ex-prefeito Dr Adriano, que todos achavam que ele ia se reeleger, não chegou nem perto. Disse que seu foco agora é que Cabo Frio tenha um bom governo. “Se o governo for bem, a gente constrói boas alianças e articulações para o futuro. Fico feliz que Zé tenha falado no meu nome, mas nesse momento, não penso em eleição”, disse o secretário.

JANIO VAI VOLTAR?

A outra informação da entrevista de Sidnei com Zé Bonifácio que rendeu muitos comentários, foi acerca de Janio Mendes, quando o prefeito cabo-friense reforçou a aposta do PDT junto ao ex-deputado para que ele tente conquistar o mandato ano que vem, sendo representante do grupo de Zé para disputar vaga na Alerj. Por telefone, Janio disse que entende não ser hora e momento de se antecipar campanha eleitoral. “O momento é de trabalhar, firme e determinado, na reconstrução da cidade, de construir pontes para que a gente possa resgatar a cidade de Cabo Frio da condição que se encontra”, comentou. Janio destacou, ainda que não trabalha “a eleição de amanhã”. “Eu trabalho hoje, com foco na eleição de ontem, buscando realizar as promessas, os compromissos com as pessoas que caminharam comigo. Para que aí sim, construindo o presente, a gente possa pensar no futuro”, declarou o ex-deputado.

ELE FAZ A AGENDA DELE

É impressionante a vitalidade e disposição do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT). Quem achava que as andanças dele pelo município eram coisa de campanha se enganou redondamente. Nesta sexta-feira (16), por exemplo, o chefe do Executivo municipal tem compromisso das 6h30 até depois das 18h. O dia do prefeito começa na Praça do Jardim Esperança, de onde já vai partir para as Colinas do Peró e Estrada da Integração. Ainda pela manhã, Zé vai despachar com o secretário de Saúde, Felipe Fernandes, participa de duas entrevistas, e ainda visita as instalações da Clinerp. Depois daquela pausa para o almoço, o prefeito se reúne para definições da construção do Parque Aquático de Cabo Frio, despacha internamente sobre os royalties, despacha com o secretário de Educação, Flávio Guimarães, e, depois, com o presidente do Ibascaf, Bebeto Cardozo. Para fechar o dia, Bonifácio e ainda tem reunião marcada com o líder do governo na Câmara, Davi Souza (PDT). Ufa! É compromisso a perder de vista. Esse senhor de 75 anos toma o que minha gente?! Guaraná em pó?

NÃO TÁ FÁCIL PRA NINGUÉM…

Ainda de Cabo Frio, está o maior burburinho dando conta de que tem político na cidade que caiu na malha fina. O assunto foi debatido acaloradamente na Câmara essa semana. Recentemente, a secretaria municipal de Fazenda retomou a cobrança de dívidas de IPTU na cidade. Começou com aquelas acima de R$ 2 mil e anteriores ao período de pandemia, o que significa imóveis bem valiosos, tipo os da orla da Praia do Forte. Na listagem dos 400 títulos protestados nessa primeira semana de trabalho, tem até ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) sendo notificado. MM tem uma cobertura duplex no ponto mais nobre da orla da Praia do Forte. Nossas fontes informaram que ele deve IPTU desde 2017. Que coisa, hein?! É como se diz por aí, a situação não está fácil pra ninguém.

UNILAGOS, A GRANDE FANTASIA

O que o governador Cláudio Castro (PSC) fala, não se escreve. Literalmente. Mais uma vez ele deixou os prefeitos na mão. É que estava marcada para esta quinta (15), em Miguel Pereira uma reunião dele com cerca de 25 chefes de executivo para falar de Covid. Claro, a maior expectativa era que o chefe do Estado desse a solução, pelo menos em parte que fosse, para a falta de leitos – leia-se reativação do Unilagos, em Cabo Frio. O encontro foi cancelado de última hora, quando muitos já estavam a caminho, na estrada, para a reunião. Zé Bonifácio, prefeito cabo-friense, foi um deles, teve que dar meia volta. Se a situação fosse inversa, isso não seria problema para o governador, que só se desloca de helicóptero, né? Bom, diante dessa situação, o que dá para dizer é que se depender de Cláudio Castro, o Unilagos não vai passar de uma grande fantasia, ou seja, como disse Zé Bonifácio, não dá mesmo para contar com o ovo no (vocês sabem onde) da galinha. Analisando pela curta biografia política que esse governador tem, só podemos é fazer mau juízo mesmo. Envolvido até o talo na investigação que deve culminar na cassação de Witzel, por ser apontado como beneficiado nesse esquema de desvios na saúde. Castro só deu bola fora até agora: fez roda de pagode na mesma semana em que mandou que todos ficassem em casa no superferiadão – que foi um verdadeiro fiasco, prometeu reabrir um hospital que, pelo andar da carruagem, vai ficar na promessa. Entre os prefeitos da Região dos Lagos, classe política e qualquer um que tenha relação próxima a Castro, só se comenta uma coisa: que ele é puro ‘gogó’. Tão bufão quanto Witzel. Os prefeitos que lutem para conseguirem leitos extras porque, no depender do governador, essa fila de espera só tende a aumentar.

ÁGUA PARA TODOS

O prefeito de Iguaba Gande, Vantoil Martins (CID) e o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Eron Bezerra, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (15), na sede da Prolagos. O encontro aconteceu com José Carlos, diretor-executivo da empresa, e equipe técnica, com o objetivo de discutirem a possibilidade de levar água encanada para Igarapiapunha e Arrastão, possibilitando a extensão da rede para ambas as localidades. Segundo o prefeito, cerca de 400 famílias serão beneficiadas com água tratada. Vantoil disse ainda que esses dois bairros são uns dos poucos que ainda não têm esse tipo de prestação de serviço e que essa ação deverá livrar os moradores da despesa com carros-pipa ou do consumo de água de poço. Antecipou que já nesta sexta-feira (16), uma equipe de engenheiros da Prolagos fará a visita técnica aos bairros para avaliar a viabilidade da execução do projeto com máxima agilidade.

A NOVA POLÊMICA DA ALDEIA

A exoneração de funcionários no Pronto Socorro Municipal de São Pedro da Aldeia está dando o que falar nas adjacências da Praça do Canhão. Apesar de Fábio do Pastel (PODE) não ter a obrigação de manter a equipe da gestão anterior, a galera está reclamando de arbitrariedades nas demissões e acusa Fábio de estar fazendo isso por causa de “conchavos” dele. Uma das funcionárias desligadas disse que saiu junto com três colegas do mesmo setor “simplesmente porque teve a reclamação de um paciente” e afirma que não teve sequer direito de defesa. A rigidez de Fábio do Pastel realmente não está no gibi, e na live dos 100 dias, na última sexta-feira (9), ele já havia alertado que não exonerou os contratados da Era Chumbinho, mas que estava de olho aberto em relação aos serviços prestados pelos funcionários. Severidade ou segundas intenções, só o tempo dirá.

FELIZ EM ACOLHER

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel inaugurou na noite desta quarta (14), o novo espaço de Acolhimento do Tratamento Fora Domicílio (TFD) do município. A área anexa à sede da Farmácia Municipal oferecerá apoio humanizado aos pacientes que aguardam transporte para tratamento de saúde em outras cidades. No local, os pacientes terão conforto, banheiro e café da manhã antes de encararem a via crucis daquele dia. Tudo fruto de parceria com o empresariado aldeense, sem onerar o cofre público. Aliás, esse desejo era antigo, Fábio chegou a falar, no início do primeiro mês de mandato que queria um espaço digno para essas pessoas, que já sofrem com alguma doença e ainda têm que encarar longo deslocamento e dia cansativo até poderem retornar para suas casas. Na cerimônia de inauguração do local, Fábio do Pastel destacou que a espera dos pacientes pela viagem sem acomodações era habitual na cidade. Para ele, o espaço representa sentimento e dedicação ao próximo. “Para muitos, pode ser uma obra pequena, mas pra mim é de grande importância. Sempre que eu puder estarei aqui para dar um “bom dia” aos usuários dos transportes, desejar uma boa viagem, dizendo a eles: conta comigo!”, disse. Certamente isso fará enorme diferença na vida dessas pessoas.

FRESCOBOL E ‘ALTINHA’ TÊM LUGAR CERTO EM BÚZIOS

Para a galera que gosta de jogar frescobol e altinha nas praias de Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) esteve nesta quarta-feira (13), com o secretário Marcus Vallerius, o Marcão (Serviços Públicos), equipe da Postura e vereador Gugu de Nair (DEM), para autorizar a demarcação de um espaço na areia, destinada a esses esportes com bolas. “Achei importante fazer uma demarcação para estes esportes, praticado por pessoas de todas as idades. Tenho recebido várias solicitações para destinar um espaço reservado na praia para esta finalidade”, afirmou Alexandre. A iniciativa ajuda resolver o velho conflito entre aqueles que gostam de pegar um sol e galera que curte praticar esse tipo de esporte na beira da praia. Todo verão a bola batendo daqui ou dali, gera sempre uma briga.

PRESIDENTE DA CASA FAZ BALANÇO DOS 100 DIAS

Ainda de Armação dos Búzios, depois do prefeito Alexandre Martins (REP), quem também fez um balanço dos 100 primeiros dias de mandato foi o presidente do legislativo municipal, vereador Rafael Aguiar (REP). Entre as ações, destacou a sanitização da Casa, no combate à Covid, a viabilização de convênio com a Caixa Econômica para empréstimo e falou ainda da intenção de construir a sede própria da Câmara, entre outras melhorias na casa. “Estou trabalhando para dar estrutura para o colegiado”, disse Rafael.

SILÊNCIO ENSURDECEDOR

Lá em Araruama, Lívia Bello (PP) tinha que cortar um dobrado para escapar do quarteto oposicionista que chegou até a bater em cemitério para fazer denúncia com direito a drone e superprodução. Mas, essa oposição, já dizia Zé Neto e Cristiano “foi, mas não é mais”. Únicos reeleitos no grupo, Oliveira da Guarda (MDB) e Penha Bernardes (PL) parecem estar de bem com a prefeita. Oposição ferrenha? Só se for do Irineu, você não sabe, nem eu. Nunca mais se viu essa dupla bater no governo. O que será que aconteceu? A turma anda comentando bastante entre a Praça João Hélio e a Praça da Bíblia. No entorno do prédio da Câmara, o pessoal tem notado como Oliveira da Guarda e Penha mudaram. Será que é esse período de pandemia que adoçou os corações e os deixaram mais solidários à prefeita? Ou será que eles cansaram da vida da oposição? Mistério.

RESENHA DE VEREADOR

Os vereadores de Arraial do Cabo desenvolveram o habito de realizam resenhas toda semana. O grupo se juntou para almoçar nesta quinta-feira (15), e aproveitaram para tratar dos últimos acontecimentos do município. Na pauta, os 100 dias de mandato do prefeito Marcelo Magno (PL) e dos próprios parlamentares, além dos próximos 1.360 que vem pela frente. Eles falaram ainda sobre o enfrentamento a COVID e de algumas regulamentações, como a de bugres, e requerimentos. Participaram o presidente da Câmara, Shogun (PSL), Júnior Chuchu (PV), Galego (REP), Cleyton Barreto (PV), Lacerda (PSL), Juliano do Distrito (PSD), Professor Tyron (DEM) e Tuquinha (PSDB). O único edil ausente foi Ayron Freixo (REP), que segundo informações, teve um problema de saúde na família e precisou sair antes. No Cabo, a turma diz que nesse tipo de reunião é bom não faltar. Se faltar, os demais “metem o pau pelas costas”. Piada à parte, a resenha já virou um programa imperdível. Mas só participa quem tem mandato. O que tem de gente que queria ser uma mosquinha para acompanhar…

BARREIRA DA DISCÓRDIA

Dois protestos dentro de 12 horas levaram a Prefeitura de Casimiro de Abreu a optar pelo fim da barreira sanitária no limite entre o município e Rio das Ostras, no distrito casimirense de Barra de São João, que também faz limite com Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio. O equipamento será retirado no domingo (18). Em uma das manifestações, pneus foram queimados, o que parou o trânsito na RJ-106, a rodovia Amaral Peixoto, na manhã desta quinta (15). Os moradores são contra as barreiras com a justificativa de que o acesso aos municípios vizinhos fica prejudicado e que muitos passam por ali, todos os dias, para ir e voltar do trabalho. Em nota, a Prefeitura de Casimiro de Abreu afirmou estar ciente das manifestações e que entrou em contato com o prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba (PV), para comunicar sobre o encerramento da barreira.

AUXÍLIO APROVADO

A Câmara de Macaé aprovou em sessão extraordinária desta quinta-feira (15), o auxílio emergencial em duas parcelas mensais de R$ 500 a categorias com atividades paralisadas na pandemia. “É um esforço conjunto, do prefeito Welberth Rezende (CID) e dos 17 vereadores”, frisou o presidente da Casa, vereador Cesinha (PROS). O PL emendado obteve aprovação unânime e segue para sanção do prefeito. O líder do governo Guto Garcia (PDT) prevê agilidade de Welberth. “É possível que no dia 5 de maio iniciemos o pagamento”. Receberão a ajuda auxiliares de serviços escolares, merendeiras, condutores, proprietários e monitores de veículos da rede municipal. O PL inclui ainda feirantes cadastrados. Os participantes do Programa de Agricultura Familiar foram incluídos em emenda de George Jardim (PSDB).

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content