InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (14)

Alexandre Martins recebe convidados para a prévia do Degusta Búzios; Marcelo Magno entrega Centro de Imagem; Após seis meses de promessa, hospital da Covid de Cabo Frio vira realidade nesta sexta (15); Vereador solicita abono para professores cabo-frienses; Vantoil Martins recebe secretário estadual de Infraestrutura; Fábio do Pastel vai prestar conta de doação de salário em live; Vice de São Pedro abraça causa LGBT; Araruama presente em evento de turismo na capital... E muito mais!

PRÉ DEGUSTA BÚZIOS

Búzios inicia nesta sexta-feira (15) um dos maiores festivais gastronômicos do estado, o “Degusta Búzios”. Mas na noite desta quinta-feira (14), uma prévia da programação e das delícias que vêm por aí foi apresentada à imprensa, autoridades e sociedade civil. O prefeito Alexandre Martins (REP), acompanhado da primeira-dama, Daniele Martins, recebeu os convidados em coquetel de lançamento no Iate Clube. Secretários e vereadores também fizeram questão de comparecer. O Degusta vai acontecer de sexta-feira a domingo, nos próximos três finais de semana e vai movimentar a economia local, através de uma gastronomia variada, com preços acessíveis. Os pratos principais têm preços fixos de R$ 28,00 e as sobremesas, R$ 22,00.

____________________________________________________________________

RETOMADA DA ECONOMIA

Alexandre era só sorriso, apesar da máscara. Fez um discurso bastante emotivo, valorizando, entre outros, a comida quilombola, a comida local “É um prazer a gente abrir o festival gastronômico depois da pandemia. É uma vitória. Pra gente, viver esse momento, poder ver as pessoas aqui nesse coquetel de abertura é muito bom. Vai ser um Degusta diferente, porque teremos três finais de semana, antes eram dois. A comida é maravilhosa, não dá para comer um prato só. É um prazer e um orgulho servir essa cidade. E o empresário está de parabéns, porque é ele quem faz isso acontecer. Nossa equipe se doou por um ideal e conseguimos implantar isso em nove meses. A ideia é trazer o turista e retomar a economia do município”, destacou o prefeito.

DESAFETAÇÃO DE ÁREA EM BÚZIOS

Tramita na Câmara Municipal de Búzios o Projeto de Lei 90/2021, que visa alterar as leis de desafetação da área pública de 67.997,54 m², situada no Loteamento Baía Blanca, Alto da Marina. A área total é desmembrada em quatro áreas: prédio da Faetec, prédio da Uerj, Escola Dupla Estadual e praça. A nova proposta do Poder Executivo altera a área desafetada da Faetec de 5,3 mil m² para 3.250 m². Conforme a justificativa do Executivo, “com aproximadamente 5 anos das referidas leis, apenas a Faetec efetivou sua destinação pública prevista mediante a construção do Centro Vocacional Tecnológico, ocupando área menor do que prevista pela legislação, sendo conveniente a adequação do projeto para a localidade”. A proposta também altera as áreas descritas como Praça 1 e Praça 2 na Lei Municipal nº 1.078/2014. A área da praça 1 passará de 16,6 mil m² para 18,8 mil m²; enquanto a área da praça 2 passará de 8,2 mil m² para 8,1 mil m². Já a área desafetada para prédio da Uerj permanece com 37.766,26 m². Por fim, altera a área descrita para a Escola Dupla Estadual de 16,6 mil m² para 8,1 mil m²; autorizando a alienação da Praça 2 de doação do Estado do Rio de Janeiro para a instalação da escola dupla. O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

CENTRO DE IMAGEM É INAUGURADO

E Marcelo Magno não para. Nesta quinta-feira (14), o prefeito de Arraial do Cabo inaugurou o primeiro Centro de Imagem municipal, localizado dentro do Hospital Geral (HGAC). Com a inauguração, a unidade ganhou um mamógrafo, um tomógrafo e um equipamento de densitometria óssea. A expectativa do município é zerar a fila de pessoas em busca desses exames em até 30 dias. O Centro de Imagem vai realizar, em média, 20 exames diários. Durante o evento, ele comentou que fará do Centro de Imagem e muitas outras obras o seu legado para a cidade. “Tiramos vários equipamentos que estavam em caixas e colocamos em uso. Ainda tem cerca de dois milhões de outros equipamentos dessa mesma forma e vamos dar um destino a eles”. Essa é só a prévia dos planos de Magno para a cidade.

OS PRESENTES NA INAUGURAÇÃO

A inauguração do Centro de Imagens não foi só enaltecer os benefícios da unidade para a Saúde do município. Também teve a presença de várias personalidades e políticos locais. Obviamente, os parlamentares da Câmara de Vereadores da cidade estavam em peso: Ayron Freixo (REP), Galego (REP), Cleyton Barreto (PV), Pedro Caju (PSL), Juliano do Distrito (PSD), Professor Tayron (DEM), Tuquinha (PSDB) e o presidente da Casa, Shogum (PSL). Só demos falta de Junior Chuchu (PV). Representantes da sociedade civil e do Conselho Municipal de Saúde também estavam presentes, aliás, as damas do conselho estavam numa alegria só pela conquista.

PRESENÇA CABISTA

Ainda sobre Arraial, o município foi um dos que participaram, nesta quarta-feira (13), do lançamento da campanha “O Rio continua lindo. E perto!”, evento da secretaria estadual de Turismo em parceria com a Fecomércio que vai rodar todo o estado oficializando a retomada do turismo na região. O evento, que teve até show de Diogo Nogueira, aconteceu na capital. Na imagem, ladeando o secretário estadual da pasta, Gustavo Tutuca, o secretário e o subsecretário de Governo, Thiago Félix e Sebastian Cardoso, respectivamente, e o assessor especial da secretaria Júnior Arruda.

ENFIM VEM AÍ

Dessa vez, parece que é para valer. A secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) anunciou para esta sexta-feira (15) – mais de seis meses após o primeiro anúncio, em março (foto) – a esperada inauguração do Hospital Universitário Reitor Hésio Cordeiro, antigo Hospital UNILAGOS, em Cabo Frio. A cerimônia está marcada para as 9h e tem a presença confirmada do governador Cláudio Castro (PL), dos secretários estaduais de Saúde, Dr. Alexandre Chieppe, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, além do reitor da Uerj, Ricardo Lodi Ribeiro. Segundo a assessoria da secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), e das demais cidades da Região dos Lagos foram convidados para a cerimônia. De acordo com Dr. Serginho, o hospital serve como base das futuras instalações da Faculdade de Medicina que será implantada em Cabo Frio. Antes tarde do que nunca, já que os índices de contaminação e óbitos por COVID-19 diminuíram, felizmente.

PROMESSAS, PROMESSAS

Agora, a expectativa com relação ao governo do Estado no trade turístico de Cabo Frio é quando vai chegar por aqui na região o programa de recapeamento das rodovias. A ver pela demora do UNILAGOS, que foi prometido em março e só deve ser entregue agora, o recapeamento deve chegar lá pela Páscoa, né? Para alta temporada, previsão de mais do mesmo. Muito jejum e oração.

EM BRASÍLIA COM FLÁVIO

Antes de desembarcar em Cabo Frio para inaugurar o Hospital da Uerj, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, esteve em Brasília nesta quinta-feira (14), onde se encontrou com o Senador Flávio Bolsonaro (PATRI). Nas redes sociais, Serginho disse que uma das pautas dele na capital foi buscar a instituição da primeira escola técnica militar do Brasil, além de ir atrás de parcerias para viabilizar a criação do pré-vestibular militar para acesso à carreira militar. “Muito me honra poder lutar para trazer esses avanços na qualificação dos nossos jovens. É assim que vamos retomar o desenvolvimento econômico e a dignidade das famílias em todo estado”, escreveu o deputado estadual licenciado.

ABONO SALARIAL

Na véspera de Dia do Professor, o vereador de Cabo Frio Vanderson Bento (PTB) solicitou, na sessão da Câmara desta quinta-feira (14), abono salarial para os professores. O documento foi destinado ao prefeito, José Bonifácio (PDT), e ao secretário de Governo, Davi Souza. Bento destacou também que o 13º vai ser pago em dezembro pela primeira vez em cinco anos. “O servidor com o Natal e o Réveillon com comida na mesa e brinquedo para as crianças. O simples pode ser surpreendente”, disse o vereador.

VISITA IN LOCO

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) recebe nesta sexta-feira (15), o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Max Lemos. Na semana passada, Vantoil foi ao Rio encontrá-lo para mostrar os projetos de pavimentação e drenagem para obtenção de recursos e ficou definido que o secretário viria à região para visitar in loco os bairros que serão contemplados no projeto e verificar as demandas. “O secretário nos fez esse pedido para conhecer mais de perto a nossa cidade e ver todas as mudanças que estamos conseguindo trazer para Iguaba”, acrescentou Vantoil. Por conta dessa agenda, o prefeito de Iguaba não poderá acompanhar a inauguração do hospital da Uerj em Cabo Frio, que acontece também nesta sexta, e será representado pelo secretário municipal de Saúde, Valdeci Júnior.

SAÚDE FEMININA NO FOCO

Continuando sobre Iguaba Grande, nesta quinta-feira (14) o ônibus da secretaria de Saúde esteve durante todo o dia, no estacionamento da Prefeitura, realizando exames relacionados à saúde feminina, como parte do Outubro Rosa. Ao todo, 104 mulheres, entre servidoras da prefeitura, da Câmara de vereadores e moradoras da cidade, fizeram exames de preventivo, ultrassonografia de mama, análise clínica, além de testes de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Ainda foram feitas orientações sobre cânceres de mama, colo do útero, ovário e sobre os métodos contraceptivos, além da realização de encaminhamento para as UBS, para realização de mamografia. As ações também acontecem em outros locais. Clique aqui para ler na íntegra.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Lembra que a coluna desta quarta-feira (13) falou sobre a contestação em cima da doação de salários do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL)? Então, o Portal RC24h foi informado nesta quinta (14) que Fábio doou sete salários, entre sorteios e entrega de cestas básicas. Na próxima live, o prefeito deve apresentar a prestação de contas que as instituições sorteadas para receber as doações apresentaram à Prefeitura, informando como os valores foram aplicados.

VETO DERRUBADO

Falando de Fábio do Pastel, não é só com a população que o prefeito tem tido um notável desgaste. Na Câmara, os vereadores voltaram a derrubar, por unanimidade, vetos de Pastel. Nesta quinta-feira (14), a lei vetada por Fábio que teve a decisão contrariada pelos edis institui política de prevenção à violência contra educadores que atuam no município. A lei tem autoria do vereador Isaías do Escolar (foto, PROS).

MOÇÕES DE APLAUSOS

Como a sessão ordinária desta quinta-feira (14) da Câmara aldeense ocorreu na véspera do Dia do Professor, as homenagens aos mestres se multiplicaram, com entrega de moções de aplausos à diretora adjunta da Escola Municipal Francisco de Assis, Alzira Mendes, concedida pelo vereador Jean Pierre (Pode), à diretora da Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza, Maria da Glória Mattos dos Santos, e ao desportista Luís Otávio de Souza Chaves, o Canhota, ambas concedidas pelo vereador Franklin da Escolinha (CID). A próxima sessão da Câmara de São Pedro da Aldeia será na terça (19), às 11h, aberta ao público.

SAÚDE DA POPULAÇÃO TRANS ALDEENSE

Depois de muito pedir, fazer vídeo, solicitar prefeito – várias, inúmeras vezes – finalmente a prefeitura de São Pedro da Aldeia vai abraçar as demandas do público LGBT da cidade. Mas quem bateu o martelo mesmo, para que isso começasse a virar realidade foi o vice-prefeito, Júlio Queiroz. Nesta quinta-feira (14), a ONG Aldeia Diversidade, presidida por Laysa Jotha, estava fazendo cadastro de acolhimento social para pessoas LGBTI+ – que servirá de base para o mapeamento desta população – o qual será encaminhado ao executivo, na área central do município. Além do cadastro, foram distribuídas cestas básicas. Na ocasião, o vice-prefeito passou por lá e fez questão de conversar com as pessoas presentes e ouvir as solicitações. “Ele foi muito solícito e logo colocou o gabinete à disposição da ONG”, destacou Laysa. E não parou por aí. Nesta mesma quinta, Laysa Jotha se encontrou com a secretária municipal de Saúde, Maria Márcia Fontes, para tratar sobre um plano para a saúde desse público específico, e agendaram nova reunião com integrantes da ONG e da Saúde da prefeitura para esta sexta (15). O objetivo é organizar o atendimento ao público trans diretamente com um endocrinologista da rede municipal.

ARARUAMA PRESENTE

O município de Araruama, assim como Arraial, também participou do Encontro Comercial de Turismo em Copacabana, no Rio, nesta quarta-feira (13). O evento reuniu empresários do ramo de hotelaria e agências de viagem. Na oportunidade, o município divulgou, além do potencial, uma lei que prevê incentivos fiscais para quem queira investir em hotéis e pousadas no município. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do município, Danieli Braz, representou Araruama com parte de sua equipe.

VAI TER QUE PROVAR

Uma denúncia feita ao Ministério Público e à Câmara de Rio das Ostras está causando um rebuliço na cidade. Rodam nos bastidores que a denúncia, feita por um servidor municipal, envolve uma suspeita de corrupção em serviços prestados à Saúde Municipal. A denúncia afirma que acontecia a execução de serviços não previstos em contratos e que seriam determinados pelo prefeito e um assessor que também agilizariam um “pagamento por fora” para a empresa. A notícia estourou nesta quarta-feira (13) e não demorou para que o prefeito Marcelino da Farmácia (PV), nesta quinta-feira (14), publicasse um vídeo de seis minutos no Facebook se defendendo das acusações. Durante o vídeo, Marcelino afirmou que as denúncias são infundadas e que o denunciante “vai ter que provar”. “Em nenhum momento busquei qualquer tipo de favorecimento que seja. Então se ele afirma que existem ordens de serviço pedidas por mim ele vai ter que provar”. Marcelino pagou para ver agora resta saber se a denúncia procede. Porque se isso acontecer a coisa vai ficar feia em Rio das Ostras já que transparência e dignidade sempre foram fixados como base da gestão. Vamos acompanhar.

AMIZADE ENTRE JAPÃO E MACAÉ

Sede da primeira colônia agrícola de japoneses no Brasil, Macaé recebeu a visita, nestes últimos dois dias, do Cônsul Geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba, do vice Cônsul, Muya Hiroki e sua comitiva. Durante encontro, nesta quinta-feira (14), no gabinete, o prefeito Welberth Rezende ressaltou a importância do encontro. “A visita da comitiva marca uma nova era para Macaé. É um dia histórico, que marca a trajetória da cidade. O Japão tem muito a nos ensinar”, disse o prefeito. Durante a visita, o cônsul pôde conhecer um pouco mais sobre o município. Os avanços nos negócios e suas belezas foram demonstrados em vídeos e apresentações. ”Faremos o máximo de esforço para estreitar nossa relação ainda mais”, disse o Cônsul.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content