PIONEIRISMO NA BANDEIRA AZUL
A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (14) começa por Iguaba Grande, que teve a primeira praia lagunar a receber o certificado da Bandeira Azul. A cerimônia de hasteamento na praia dos Ubás aconteceu pela manhã. E o tempo estava um capricho só, dia ensolarado, sem uma nuvenzinha no céu, destacando ainda mais a transparência da laguna de Araruama (as imagens não têm filtro). O prefeito Vantoil Martins (CID) traduziu o evento como “um dia de emoção”. Disse que lembrou de quando era criança, na década de 80, “quando a lagoa era limpinha”. “Valeu muito o trabalho”. Agradeceu ao secretário de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle, pelo cumprimentos de mais de 30 requisitos para conquista do selo, bem como a toda equipe. “É um prazer ter chegado ao dia de hoje, é um sonho realizado. Quando se tem vontade, se realiza”, destacou Lavalle. Fabinho Costa, o chefe de Gabinete e herdeiro político de Vantoil também falou da alegria de mais um avanço na cidade. O secretário de Turismo, Marcelo Durão, que como ele mesmo disse, “é minhoca da terra” – inclusive mora no bairro de Ubás, disse que a importância de uma Bandeira Azul é muito grande. “E vamos buscar outras praias também”, destacou. Além de prefeito e secretários, várias autoridades participaram do evento. Confira o vídeo e outros registros do evento, abaixo.
_______________
ENTREGA DE CERTIFICADOS
Continuando em Iguaba, Vantoil Martins e a secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Claudia Souza, acompanharam, nesta quinta-feira (14), a cerimônia de formatura e entrega de certificados dos alunos do Centro de Capacitação Lahylton César Santana Neves. No total, 122 alunos concluíram cursos profissionalizantes. “São mais de 100 pessoas que superaram os desafios para concluir este curso profissionalizante. Estamos entregando não só entregando um certificado, mas garantindo a essas pessoas a oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho, de empreenderem e gerarem sua renda fixa. É muito gratificante estar vivenciando este momento”, disse Cláudia.
BANDEIRA AZUL EM SÃO PEDRO
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), estará na praia das Pedras de Sapiatiba, nesta sexta-feira (15) para o hasteamento da Bandeira Azul. O evento vai acontecer às 9h, no bairro de Praia Linda, em cerimônia aberta ao público. Esta será a segunda praia lagunar a ser certificada pelo Programa. “Convidamos toda a população para celebrar esse marco junto com a gente. A divulgação da nossa cidade é muito importante, pois fortalece nosso turismo e gera ainda mais empregos. Com essa certificação internacional, os visitantes têm uma garantia a mais de excelência”, declarou Fábio.
PARABÉNS PRA ELE
Continuando em São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel comemorou, nesta quarta-feira (13), o aniversário de seu chefe de Gabinete, amigo e braço direito, Moisés Batista, com “aquela janta”. O encontro ainda teve direito a uma pequena zoada do chefe do executivo na rede social. “Fala a beça? Fala… mas mora no meu coração kkkk”, escreveu Pastel. A coluna deseja felicidades e muita saúde a Moisés.
‘RETROCESSO ESCANDALOSO’
Em Cabo Frio, pela segunda vez neste mês, a prefeita Magdala Furtado (PL) tenta não infringir a lei através do legislativo municipal. A primeira foi no início de dezembro, quando ela enviou mensagem à Câmara na tentativa de aprovar a lei que trata da reforma administrativa. Desta vez, Magdala enviou mensagem à Câmara Municipal para revogar a Lei 3.632/2022, que proíbe a fabricação, comércio e uso de fogos de artifício com estampido. O documento foi enviado às vésperas da licitação para a compra dos artefatos pelo município, que aconteceria nesta sexta (15) mas foi suspensa pela justiça, que proibiu a soltura no Réveillon, sob pena de multa à Prefeitura e à chefe do executivo. A justificativa do executivo é a de que a regra desrespeita o princípio federativo. No entanto, o atual entendimento do STF é pela constitucionalidade das leis municipais que vedam o uso destes artefatos. Perguntado sobre o assunto, o promotor do MP, Vinícius Lameira disse que “seria um retrocesso escandaloso”. Será que o legislativo vai ceder? É aguardar pra ver. Mas já tem protesto marcado pelos protetores de animais contra esse pedido de revogação da lei. Será nesta sexta (15), às 10h, em frente à Prefeitura.
REFORMA DO DECK E FOGOS NA PAUTA
O presidente da Câmara de Cabo Frio, vereador Miguel Alencar (União) disse que vai pedir o inteiro teor do processo de reforma do deck da praia do Forte. Disse também que não vê ambiente pra colocar em pauta o pedido de Magdala Furtado para revogar a lei que proíbe a soltura de fogos de artifício sonoros. Esses foram dois dos temas abordados no 118º episódio do RC Cast, nesta quinta-feira (14). Miguel também falou de outras pautas, como o caos da saúde e os funcionários fantasmas que recebem gordos salários no setor. Para quem não assistiu, vale a pena conferir.
SESSÃO DA CÂMARA
Continuando no legislativo cabo-friense, a sessão da Câmara nesta quinta-feira (14), pegou fogo. Representantes do Sepe, o sindicato da Educação faz vigília pela não aprovação da reforma administrativa. O vereador Davi Souza (PDT) alertou que a proposta já foi retirada mas já avisou que se o PL de Magdala permanecer com aumento de cargos, ferindo a lei de responsabilidade fiscal, a reforma será judicializada. “Magdala ignora nossos Planos de Carreiras e mantém vários funcionários escolares recebendo menos que o salário mínimo”, diz o Sepe. Segundo a coordenadora do sindicato, professora Denize Alvarenga, a secretária de Educação de Cabo Frio, Rejane Jorge, participou da sessão do CACS Fundeb – conselho que acompanha e controla a distribuição, transferência e a aplicação dos recursos do Fundo – “e afirmou que há nas contas da educação hoje mais de 60 milhões de reais. Dinheiro tem, mas não paga o piso, não faz enquadramento, não paga resíduos trabalhistas, não paga 1/3 de férias dos contratados do ano de 2022, entre outras dívidas! É muita revolta!!! Muita indignação!”, postou ela.
ALAIR A TODO VAPOR
Ainda em Cabo Frio, o ex-prefeito de Cabo Frio e pré-candidato ao cargo pela quarta vez, Alair Corrêa (PMB), do alto de seus 81 anos, ainda têm fôlego de garoto. Haja vista que além de fazer suas andanças pela cidade, está sempre a frente e de olho no seu empreendimento, o parque aquático, que fica na estrada de Campos Novos. Ele é daqueles que coloca a sunga e a mão na massa, mesmo, sem medo de ser feliz. Nesta quarta (13), lá estava ele revitalizando a pintura de uma das piscinas, sob um sol causticante. Aí já viu, né? Não faltaram comentários. “O topete mais bonito de Cabo Frio!”, disse um internauta. “Cheio de disposição, gostei!”, emendou outro. “Volta logo, Alair”, pediu um terceiro. E por aí vai. Fato é que teve curtida à beça, a galera gosta.
ANÚNCIO DE MAIS UMA OBRA
Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) anunciou, na noite desta quarta-feira (13), mais um pacote de obras no bairro Monte Alto. Dessa vez, as obras vão começar com o calçamento das ruas no entorno da Praça e outras na região, que vão receber pavimentação. O anúncio foi feito durante a entrega da Praça de Monte Alto, como divulgado aqui na coluna. “É com muita honra e alegria que a prefeitura entrega mais uma obra. E tem mais novidade chegando que é a pavimentação entorno da praça. Em breve, no início do ano que vem, mais uma conquista: a reinauguração da Praça Principal de Monte Alto, que está sendo totalmente revitalizada”, disse Marcelo.
SÓ SE FALA NISSO
Em Armação dos Búzios não se fala noutra coisa a não ser na cassação dos mandatos dos vereadores Gugu de Nair (à esq.) e Raphael Braga, sentenciados à cassação dos mandatos (como toda a chapa do antigo DEM), nas últimas eleições, por acusação de fraude em cota de gênero. A coluna divulgou o assunto nesta quarta (13). Entramos em contato com ambos os parlamentares, para saber o posicionamento dos mesmos, que podem recorrer da sentença ainda no cargo. No entanto, até o fechamento desta edição eles não haviam respondido.
LDO DE BÚZIOS É APROVADA
A Câmara Municipal de Búzios aprovou, nesta quinta-feira (14), o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para a elaboração do Orçamento de 2024. O Projeto de Lei 105/ 2023 segue para sanção do prefeito Alexandre Martins (REP) e publicação da lei. A LDO destaca a destinação mínima de 1% da receita líquida corrente do orçamento municipal de Búzios em 2024 para uma reserva de contingência. Outro ponto relevante é a autorização para que o prefeito possa realizar até 50% do remanejamento do orçamento municipal por meio de créditos suplementares, sem a necessidade de autorização prévia do Legislativo. Essa flexibilidade visa proporcionar agilidade na gestão dos recursos, permitindo ajustes conforme demandas emergentes. O Projeto de Lei 140/2023 (LOA) estima as receitas e fixa as despesas de Búzios em R$ 605.652.124,43 . Também tramitam na Câmara de Búzios 9 projetos de emenda modificativa dos vereadores, propondo alterações no Quadro de Detalhamento de Despesa da LOA (QDD), a partir das emendas impositivas.
PROJETOS DE LEI
Ainda durante a sessão legislativa em Búzios, nesta quinta (14), o presidente da Casa, vereador Rafael Aguiar (REP) propôs dois projetos de lei que podem adicionar uma nova dinâmica ao calendário de eventos da cidade. Com a intenção de incorporar oficialmente o “Degusta Búzios” e o “MPBúzios” à agenda da cidade, os projetos foram apresentados com entusiasmo. As datas previstas para os festivais são: 2 a 10 de agosto o Degusta Búzios ,e 11 a 13 de outubro o MPBúzios. As propostas agora serão encaminhadas para a CCJ, onde serão analisadas. Rafael enfatizou que o objetivo principal desses festivais é impulsionar o turismo, fortalecer a economia local e enriquecer a vida cultural da cidade.
ARARUAMA SE PREPARA PARA O RÉVEILLON
A contagem regressiva para a chegada do ano novo já começou e Araruama se prepara para receber 2024 em grande estilo. O palco dessa festividade será a Praça de Eventos da Pontinha. Conforme matéria publicada aqui no Portal, haverá queima de fogos, com o show de Swing e Simpatia, que dará início às festividades às 21h. Porém, o ápice da noite será o show da virada, protagonizado pelo Barão Vermelho. A queima de fogos deste ano terá duração de 10 minutos.
BERNARDO ESTÁ CHEGANDO
O terceiro filho da vereadora Penha Bernardes (PL) deve nascer a qualquer momento. A bolsa dela estourou às 5h30 e o pequeno Bernardo deve vir ao mundo ainda nesta quinta-feira (14). A parlamentar preferiu ir para o Rio de Janeiro, para o hospital onde fez o acompanhamento da gravidez, acompanhada do maridão, o vereador Oliveira da Guarda (MDB). Mais cedo, a caminho da maternidade, Penha postou um story e estava muito animada e tranquila. O parto será normal, “ele já está encaixadinho”, disse Penha. Até o fechamento da coluna, o bebê ainda não havia nascido. O Portal RC24h deseja uma excelente hora à parlamentar.
O FUNDO SOBERANO E OS ROYALTIES
Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) participou do 1º Seminário Nacional do Fundo Soberano, realizado em Araçatiba, nesta quinta-feira (14). Um tema de destaque emergiu: a relevância crucial de estruturar a economia das cidades para o futuro. “Maricá, cidade referência no assunto, tem se destacado pela implementação de políticas públicas que visam não somente o crescimento econômico, mas também a melhoria da qualidade de vida de sua população. O cerne dessas políticas reside na utilização dos royalties em prol do povo, uma prática que tem impulsionado a economia local de forma singular”, disse Fabiano.