InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (14)

Alexandre Martins e a celeuma das obras do Centro de Búzios; Nomeações de Magdala Furtado dão o que falar; Marcelo Magno toma café da manhã na secretaria de Obras; Fábio do Pastel de olho no Vinhateiro; Fabiano Horta acompanha de desobstrução de rio; Turismo de Iguaba prepara revitalização da Lagoa do Bulcão; Empresária de Araruama a todo vapor em clima de pré-candidatura... E muito mais!

A CELEUMA DAS OBRAS DO CENTRO

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (14) começa por Armação dos Búzios. É que as obras de revitalização do centro da cidade viraram polêmica num grupo da cidade. O pessoal tá reclamando da Prefeitura mexer em alguns pontos específicos, como a rua Turíbio de Faria. Reclamam que o Centro deixará de ser histórico. A gente tem conversado com o prefeito Alexandre Martins (REP) e ele se mantém convicto de que a obra é uma decisão acertada. No caso da Turíbio, Alexandre disse que acha difícil conseguir provar que o material usado na Turíbio de Faria é um material histórico, porque tem granito, fruto de obra feita há cerca de 10 anos. Inclusive é um material que impermeabiliza o solo e dificulta a drenagem, coisa que não acontece onde há piso intertravado. Ele destacou, ainda, que não vai tirar o paralelo da via, mas apenas fazer um corte que permita a instalação da tubulação de esgoto, para fazer a rede separativa e evitar aquele despejo de esgoto na Praia do Centro. Outra reclamação que recebemos é do corte de árvores. Alexandre se defendeu dizendo que as árvores que estão sendo retiradas têm autorização dos órgãos ambientais. Trata-se de amendoeiras, cujas raízes acabam quebrando o calçamento. A compensação ambiental será o plantio de 300 ipês amarelos, que não passam de quatro metros de altura e cujas raízes crescem para baixo.

ENTREGA EM OUTUBRO

E não é só isso. O local vai contar com projeto de jardinagem e receberá vários postes decorativos, em estilo colonial, com luzes de led amarelas, o que dará um charme a mais ao balneário. O prefeito de Búzios disse que os moradores do centro estão satisfeitos com o projeto e garantiu que entrega tudo pronto até outubro, ou seja, antes da alta temporada. Alexandre Martins destacou, ainda, que o objetivo é adequar Búzios para que seja uma cidade acessível, inclusive para a pessoa com deficiência, o PCD, que é um compromisso que ele assumiu com a criação da secretaria. “Hoje, Búzios não tem acessibilidade”, disse. Mês passado, a Prefeitura conversou com moradores do balneário e as obras, ao que parece, estão agradando. Confira no vídeo acima.

VEREADOR SUGERE TOMBAMENTO

O vereador de oposição, Raphael Braga (UNIÃO) é um dos insatisfeitos com as obras no centro de Búzios. Ele encaminhou na sessão desta quinta (14), dois projetos de lei que visam tombar a Orla Bardot e a Rua Turíbio de Farias, “levando em conta sua importância histórica, arquitetônica e cultural”, diz a justificativa. As propostas serão analisadas na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Já o prefeito, ao ser questionado sobre esse PL, lembrou que “há coisas mais importantes para serem tombadas, como a igreja de Sant’Anna e a Assembleia de Deus”, disparou Alexandre.

FESTA DE SANT’ANNA PATRIMÔNIO

Falando nisso, a CCJR da Câmara de Búzios recebeu, nesta quinta-feira (14), um PL que pretende declarar a Festa de Sant’Anna como Patrimônio Cultural Imaterial do município. Essa festa religiosa é a mais antiga manifestação de fé e cultura do povo buziano. Segundo a tradição, a festividade tem origem após “aparição miraculosa da imagem da Senhora Sant’Anna, no ano de 1740, nas águas da Praia dos Marimbondos, hoje conhecida como Praia dos Ossos”. “É uma festa que está na memória afetiva da família buziana e celebra a padroeira da cidade: precisa ser preservada (…) Antigamente a gente chamava de a festa de julho, que era a grande festa da cidade”, justificou o autor do projeto Marcos Sodré (SDD).

UNIÃO FAZ A FORÇA

O secretário de Turismo de Armação dos Búzios, Cristiano Marques, o Tutu, falou dos desafios de comandar a pasta na ‘cidade mais badalada do Brasil’, nesta quinta-feira (14), no 102º episódio do RC Cast. Afinal, é o segundo maior parque hoteleiro do Estado e por ano atrai cerca de 1,5 milhão de visitantes. Falou do calendário de eventos, segurança, planejamento para o verão, entre outros assuntos. Outro ponto levantado por Tutu foi a importância da união entre os municípios do chamado ABC da Região dos Lagos – Arraial, Búzios e Cabo Frio. “Essa sinergia é muito importante, aumenta a permanência do turista na região”. Confira a entrevista, na íntegra, no vídeo acima.

MAIS UM DESGASTE À VISTA?

Mais um dia, mais um possível desgaste para o governo da prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL). Dessa vez, o motivo foram as nomeações da ex-mulher e da filha do vereador Adeir Novaes (REP) no governo. De acordo com o material que tivemos acesso, uma delas está tratando um câncer e sequer poderia se comprometer com as funções. Desde que assumiu a Prefeitura, há quase dois meses, Magdala praticamente não tem um dia de paz. Há um tremendo clima de especulação e até mesmo perseguição contra a prefeita. Fato é que algumas atitudes da gestão também não empolgam e são alvo de reclamação entre a turma aos pés do Morro da Guia. A coluna entrou em contato com a Prefeitura para esclarecer as nomeações, mas não teve retorno.

TENSÃO NA COMSERCAF

O clima de insatisfação tomou conta de um galpão da Comsercaf, nesta quinta-feira (14), em Cabo Frio. Revoltados, os servidores da autarquia de limpeza urbana de Cabo Frio cobram melhores condições de trabalho e equipamentos de segurança. Além disso, eles reclamam da falta de reajuste no valor do ticket alimentação de apenas R$ 12,00. Também falta diálogo e continuam sendo pagos supersalários a funcionários sem competência para tal, segundo os denunciantes. Mais um pepino para Magdala. É aguardar pra ver. Confira a matéria.

FELIPE MONTEIRO FICA

Ao mesmo tempo, Magdala parece tomar atitudes politicamentes pensadas e estratégicas. O ex-vice-prefeito Felipe Monteiro foi convidado pela prefeita a assumir a superintendência de Serviços Públicos. Felipe era o número 2 do governo Adriano, chegou a ser vice-presidente da Comsercaf na gestão de José Bonifácio (PDT) e, inclusive, era um dos mais fiéis escudeiros de Zé. Nessa nova função, agora no governo Magdala, ele já aproveitou que tinha um projeto quando foi vereador de distribuição da cannabis medicinal e já avançou nas discussões com outros setores da Prefeitura, como o secretário adjunto de Desenvolvimento Humano, Wagner Leal. Fato é que Magdala tem feito esse movimento de diálogo com lideranças diversas. Vai lá, pega uns daqui, pega uns dali, pega umas lideranças de Marquinho, pega umas do Dr. Serginho, pega uns do PDT e está botando no governo.

NOVO ESCRITÓRIO

O ex-vereador e pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, Rafael Peçanha (PT), inaugurou seu escritório político recebendo a visita dos membros da Executiva Municipal do PT. “Essa sala será um espaço estratégico, onde irei receber lideranças, parlamentares, apoiadores e apoiadoras da nossa pré-candidatura à Prefeitura de Cabo Frio, assim como um ambiente para construir a nominata de vereadores e vereadoras, que nos acompanhará nessa caminhada”, afirmou Peçanha. O escritório fica bem no Centro de Cabo Frio.

REUNIÃO COM EQUIPE DE OBRAS

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), teve, na manhã desta quinta-feira (14), uma reunião na secretaria de Obras para acompanhamento de resultado e planejamento dos próximos projetos. A pasta preparou um café da manhã para receber o chefe do Executivo. A atualização das metas e troca de experiências entre os setores foram outros pontos da reunião, que teve o objetivo central de otimizar os resultados e ter mais agilidade intersetorial.

DEBATES DA LOA

Ainda em Arraial, nesta sexta-feira (15), haverá a 1ª discussão da Lei Orçamentária Anual 2024. A Prefeitura convidou a população para participar da apresentação, no plenário da Câmara, às 15h. Quem não puder comparecer, também pode participar online através do Instagram da @secfinac.

OBRAS NO VINHATEIRO

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) voltou a falar sobre as obras que está acompanhando no bairro Vinhateiro. Em postagem nas redes sociais nesta quarta-feira (13), Fábio comentou os trabalhos na Rua dos Dourados. “Em época de chuva, eles sofriam com a falta de escoamento, mas esse transtorno está acabando”, declarou Fábio, que foi vistoriar o serviço de manilhamento com a equipe da secretaria de Serviços Públicos. “Essa é mais uma obra sendo finalizada e que vai trazer mais conforto pros nossos moradores”, arrematou Pastel.

DESOBSTRUÇÃO DE RIO

De Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) mostrou, nesta quinta-feira (14), uma intervenção que a Prefeitura está fazendo para desobstruir o rio Mumbuca. De acordo com Fabiano, essa intervenção evita enchentes em dias de chuvas torrenciais e “traz mais tranquilidade para as pessoas que moram na região”. O prefeito informou ainda que as pessoas em situação de vulnerabilidade que ocupavam a beira do rio estão sendo reassentadas através dos programas desenvolvidos pela secretaria de Habitação de Maricá.

MUMBUCÃO TÁ ON!

Além disso, Fabiano Horta anunciou, nesta quarta-feira (13), que já está indo pra conta o valor referente ao primeiro pagamento do Mumbucão. O programa veio para auxiliar aos protetores animais que colaboram no cuidado e controle dos animais abandonados nas ruas da cidade.

REVITALIZAÇÃO DA LAGOA DO BULCÃO

O secretário de Turismo de Iguaba Grande, Marcelo Durão, esteve com sua equipe nesta quinta-feira (14) trabalhando na revitalização do Espaço Ecológico Célia Barbosa, a Lagoa do Bulcão. De acordo com o vereador licenciado, a intervenção vai trazer novidades para o local. O que será que vem por aí?

FRANCA PRÉ-CAMPANHA?

No momento em que o secretário de Educação de Saquarema, Antônio Peres, parece ter aberto várias frentes de pré-candidaturas à Prefeitura de Araruama, Verônica Januário, vista como uma das pupilas da gestão saquaremense, não tem mostrado desânimo. A empresária anunciou o projeto Café com Verônica Januário. De acordo com ela, o objetivo é ouvir a população de Araruama, conhecer cada vez mais os problemas e anseios dos municípes e debater sobre o que pode ser feito pra construir uma cidade melhor. “Para isso, nada melhor que tomar um café”, declarou Verônica, que prometeu passar pelos cinco distritos da cidade. Confira o vídeo acima.

BATE-REBATE

O ex-prefeito de Macaé Dr. Aluízio criticou a gestão de Welberth Rezende (CID) por gastos de quase R$ 1 milhão para viajar a Milão. “Passaram de todos os limites”, escreveu o médico. Nos comentários, houve divisão. Enquanto um internauta clamou pelo retorno do ex-prefeito ao cargo, outro fez uma dura crítica a Dr. Aluízio: “Concordo que é um absurdo, mas o senhor ficou 2 mandados e o que se viu foi uma destruição completa da cidade. Sem cultura, sem esporte, pontos de lazer destruídos, fiações e muitas outras coisas… não olhou pro comércio da cidade.. só tratou bem a pandemia. Ótimo médico. Político, não”, escreveu. Que coisa, hein?

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo