BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (14)

Fábio do Pastel no RC Cast; Câmara cabo-friense veta requerimento de Jesus; Zé Bonifácio inaugura CRAS do Jardim e participa de lançamento da pré de Santa Cruz; Alexandre Martins antecipa metade do 13º e Meio Ambiente faz parceria para proteger unidades de conservação; Vantoil Martins fala de licitação para lanches de assistidos da Saúde fora do domicílio; Marcelo Magno regula situação previdenciária do município; Justiça eleitoral mira pré-candidato de Araruama por suposta irregularidade... E muito mais!

899

FÁBIO DO PASTEL NO RC CAST

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (14) começa pelo prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), convidado do 15º episódio do RC Cast. Campista de nascença e aldeense por adoção, o chefe do executivo aldeense, de 44 anos, contou o início de sua história, de quando trabalhava na lavoura, numa localidade de Campos dos Goytacazes e ajudava a família em casa, até chegar em São Pedro da Aldeia, em 1994. A estreia na vida política foi em grande estilo, ao vencer as eleições municipais em 2020. Agora, com 18 meses de governo, afirma que sua alegria se iguala ao tempo em que via sua pastelaria com fila na porta. “Minha felicidade é muito grande ao ver uma rua asfaltada, ao ver uma obra ser concretizada”, disse. Fábio contou ainda que a alegria de estar na vida pública foi tão grande quanto a preocupação de ver uma cidade largada. “Pegamos as coisas muito deterioradas na cidade, muitas obras abandonadas. “Estou apavorado com o que fizeram com o dinheiro público em São Pedro da Aldeia”, destacou. O imbróglio do transporte coletivo – cuja licitação será retomada e finalizada semana que vem – foi outros assunto abordado no podcast, assim como o incremento dos royalties para o município e o estreitamento na relação com o governador Cláudio Castro (PL). Confira o podcast na íntegra:

__________________

LEI DE INCENTIVO À CULTURA

Ainda no município aldeense, a Lei Estadual de Incentivo à Cultura foi tema de uma reunião realizada nesta quarta (13), na Prefeitura. Fábio do Pastel (PL) recebeu empresários da cidade e região para apresentar a lei, que destina recursos para o setor cultural utilizando incentivo fiscal concedido pelo Estado. “Muitas empresas querem se instalar em São Pedro da Aldeia e isso é bom para toda a população. Nosso governo tem a preocupação de associar a Cultura ao desenvolvimento e à economia, porque também é uma forma de movimentar a cidade. Esse encontro nos deu a oportunidade de ouvir as demandas dos empresários locais, o que também é muito importante”, destacou. A reunião contou com a participação de membros da Associação Comercial, Turística, Industrial e Agrícola, que representa cerca de 160 empresas do município, incluindo a presidente, Léia Machado. Também estiveram presentes os secretários de Governo, Luiz Fernando Gomes Jr., de Administração, Marcelo Ribeiro, de Fazenda, Renaldo Martins, de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, e o chefe de gabinete, Moisés Batista, entre outros servidores.

VETARAM REQUERIMENTO

Em Cabo Frio, continua repercutindo, e mal, a ausência da Prefeitura numa das mais importantes audiências públicas deste ano, realizada nesta quarta (13), na Câmara, e que debateu o crescimento desenfreado e preocupante de projetos de empreendimentos imobiliários em áreas de proteção ambiental. O debate foi proposto e conduzido pelo vereador Roberto Jesus, que é presidente da Comissão Especial de Análise, Atualização e Fiscalização das Leis Ambientais. E o mesmo Jesus foi quem propôs, através de requerimento, na sessão desta quinta (14), que fosse obrigatória a ida pelo menos da secretaria de Meio Ambiente a um evento como esse. Só que ele foi voto vencido, já que apenas dois vereadores foram a favor: o autor e a vereadora Carol Midori (DC). Que decepção, hein?

FOI INAUGURAR NOVO CRAS

Alheio ao que foi falado na audiência, o prefeito José Bonifácio (PDT) foi inaugurar o prédio próprio do novo CRAS do Jardim Esperança, demanda antiga dos moradores de lá. Mas nada que o impedisse de ir acompanhar o debate que acontecia no legislativo. “Temos que atender bem nossa população. Era um absurdo o local onde funcionava antes, sem nenhuma condição para o público e para o funcionário. Hoje temos esse lugar agradável, com grades e um grafite espetacular feito por um artista local, para a população usufruir”, afirmou Zé. A solenidade contou com a presença do secretariado municipal, de representantes do Legislativo, dos superintendentes e equipes da Secretaria de Assistência Social (para quê tanta gente nesse evento?).

DEIXARAM PARA ÚLTIMA HORA

Continuando no município cabo-friense, a Prefeitura se posicionou sobre a população que está dormindo na fila do CRAS de Tamoios para conseguir se cadastrar ao recebimento do Auxílio Brasil, de R$ 600, publicado aqui na coluna desta quarta (13). Conforme o município, “os CRAS da cidade realizam em média 2.600 atendimentos por mês. Na unidade de Tamoios, três entrevistadores são destinados para o atendimento aos moradores, totalizando 36 entrevistas diárias como prevê a normativa federal. Mediante a baixa procura ocorrida anteriormente, já que as pessoas podem fazer a atualização do Cadastro Único a qualquer momento dentro do prazo de dois anos, e o aumento recente no valor do Auxílio Brasil, está ocorrendo maior procura dos beneficiários nas unidades, o que tem causado filas e espera nos dispositivos”.

ANTECIPAÇÃO DE PARCELA DO 13º

Em Armação dos Búzios, a Prefeitura antecipou o pagamento de 50% do 13º salário de todos os servidores municipais. Mais de 4 mil funcionários públicos serão beneficiados com a iniciativa. De acordo com o prefeito Alexandre Martins, a iniciativa aquece a economia com a injeção de mais de R$ 6 milhões no comércio local.

PARCERIA PARA PROTEÇÃO AMBIENTAL

Se em outros municípios a questão da preservação ambiental não é levada tão a sério, em Búzios a questão é bem diferente. Exemplo disso é que o secretário do Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Nascimento, recebeu na Prefeitura o comandante da Unidade de Polícia Ambiental do Estado, coronel Luciano de Vasconcelos. Na pauta, o apoio da Upam nas ações de fiscalização do município. De acordo com o secretário da Pasta, a ideia é manter o diálogo e efetividade nas ações contra os crimes ambientais. “O apoio da Upam será sempre essencial, principalmente para conter os barcos de pesca industrial de arrastão que destroem nossos recursos e atrapalham nossa pesca artesanal. Também nas ações nas áreas de invasões de áreas públicas verdes e em Unidades de Conservação essa parceria é muito importante”. Além do secretário, participaram da reunião o gerente de Fiscalização, Gomes, o presidente da Colônia de Pescadores Z-23, Dominique, o líder da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Búzios, vereador Uriel da Saúde (PRTB) e o secretário de Serviços Públicos, Marcus Vallerius, o Marcão.

BARRIGA CHEIA E DIGNIDADE

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID) anunciou, nesta quarta-feira (13), durante entrevista a uma rádio local, que a Prefeitura está realizando processo licitatório para a aquisição de kits lanches que serão distribuídos aos pacientes que fazem tratamento fora do domicílio. O processo está na fase de elaboração com a previsão de 60 dias para a conclusão. “Precisamos dar dignidade para a população. Parece uma ação simples, mas o gasto que com alimentação é algo muito alto e muitos pacientes não tem essa condição, passam o dia inteiro em outra cidade e, muitas vezes, não tem como se alimentar. A prefeitura entende isso e tem feito todo o possível para dar mais assistência a essas pessoas”, destacou Vantoil.

PELA PRIMEIRA VEZ

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) foi para a rede social para destacar um feito inédito no município. É que, pela primeira vez, a Prefeitura emitiu o Certificado de Regularidade Previdenciária, documento que garante que o Município pode firmar convênio com qualquer esfera de governo. Além disso, o certificado garante a liberação de recursos de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais. “Colocamos o nosso município em ordem e agora está com a situação regular com a Previdência. Estamos habilitados a receber e buscar ainda mais recursos para nossa cidade, celebrar contratos e convênios com entidades vinculadas à União, além de obter concessão de empréstimos e financiamentos de instituições financeiras Federais. Quero parabenizar a presidente do Instituto de Previdência Cabista, Shanna Barros, e toda a sua equipe”, disse Marcelo em seu perfil.

FESTA SURPRESA

Continuando no Cabo, hoje foi dia de assoprar velinhas do vereador Juliano Felizardo (PSD), que ganhou festa surpresa dos colegas de vereança e funcionários da Câmara Municipal. “Hoje comemoro meus 37 anos de muita vida, as rugas já começam a me presentear com o “ar” da maturidade… embora não pareça, hahaha”, postou o parlamentar em seu perfil. A coluna deseja um feliz aniversário e muita saúde.

IRREGULARIDADE ELEITORAL?

O Ministério Público noticiou à justiça eleitoral uma suposta irregularidade cometida pelo vereador Carlos Alberto Siqueira, o Russo (PODE), de Araruama. De acordo com o promotor Eduardo Fiorito Siqueira, que protocolou a ação no dia 5 deste mês, Russo usou as dependendências de um ginásio escolar para lançar sua pré-candidatura a deputado federal. O ginásio fica dentro do Colégio Araruama, unidade de ensino particular, mas que teria sociedade com o Município. Um documento registrado em cartório no ano de 1950, revela que a Prefeitura tem 25 ações do capital por Sociedade de cotas de responsabilidade LTDA referente ao espaço. O promotor, por meio de um requerimento, pediu esclarecimento do executivo o qual, por meio de sua Procuradoria, confirmou a sociedade, mas informou que não havia dado qualquer consentimento para que Russo utilizasse o local em seu proveito político.

OFICIALIZOU PRÉ-CANDIDATURA

Nesta quinta-feira (14) aconteceu o anúncio oficial da pré-candidatura do ex-presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz (PSD), a vice-governador na chapa do pré-candidato a governador do Rio. Também marcou presença o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi e muitas outras lideranças, como Martha Rocha, David Miranda, Ivanir dos Santos, Axel Grael, Daniel Soranz, Laura Carneiro, Vitor Junior, Binho, Renan Ferreirinha, Eduardo Cavaliere e Bagueira. De Cabo Frio, participaram o prefeito José Bonifácio (PDT), os pré-candidatos a deputado federal, Aquiles Barreto (PSD), e a deputado estadual, Janio Mendes (PDT).

DIREITOS POLÍTICOS

O ministro Humberto Martins, presidente do STJ, restabeleceu os direitos políticos do ex-governador do Rio Anthony Garotinho. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (14) no site da Corte. Garotinho foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em 2018, por supostamente ter participado de esquema de desvio de R$ 234,4 milhões de recursos da Secretaria de Saúde entre os anos de 2005 e 2006. Na decisão, Humberto Martins afirmou que estava evidenciado o perigo da demora e o risco de irreversibilidade da decisão, uma vez que está comprovada a situação emergencial que justifica a concessão de liminar (decisão provisória).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui