Início Boca Miúda BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (11)

ZÉ ESTÁ CURADO

Zé Bonifácio (PDT) está curado. Mais uma etapa ele venceu. Aliás, já tem gente querendo lançar desafio mundial para saber quem é mais imortal: a rainha da Inglaterra ou o prefeito de Cabo Frio, visto que Zé venceu os dinossauros, o crack da bolsa de 29, a ditadura militar, crise econômica de 2008, queda da Dilma, venceu o câncer e, agora, passou suave pela Covid-19. Se vacilar, tira o prêmio da Elizabeth II. Brincadeiras à parte, o prefeito está liberado pelos médicos para voltar a trabalhar, ir à Prefeitura, às ruas, com a vantagem de estar imunizado, mas sem deixar de manter os cuidados. Uma outra questão muito importante além da cura do Zé, é que ele nesta sexta (12) está depositando o salário do servidor aposentado e pensionista de maneira antecipada do mês de fevereiro. A informação que a gente tem é que, embora não vá ter Carnaval com folia e bloquinho, Bonifácio está querendo deixar os ‘coroinhas’ aposentados com dinheiro no bolso para que eles possam ficar tranquilões em casa, sem correr riscos, assistindo aos desfiles das escolas de samba. Mas quem pensa que Zé vai dar uma de aposentado e ficar em casa nos próximos dias, engana-se. Inquieto como poucos, ele não suporta mais ficar isolado, portanto, prepare-se. Vai dar Zé no bloco da fiscalização in loco neste feriadão. Quem duvida?

 

 

 

MILAGRE NO DIREITO ELEITORAL

O ex-prefeito de Búzios, Mirinho Braga (PDT), que tem várias condenações e processos, conseguiu se livrar de pelo menos um deles, onde inclusive corria o risco de ser preso. Mas, para sorte dele, aliviou a pressão que o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) vinha sofrendo de tê-lo colocado no governo para ser secretário adjunto de Planejamento e Estratégias das Relações Institucionais. O processo foi julgado nesta quinta-feira (11), e ele foi absolvido por unanimidade. Foi praticamente um milagre realizado por Carlos Magno, brilhante advogado, praticamente um ás do direito eleitoral, o qual muitos pensavam estar fora de forma, mas provou que ainda tem muita energia e competência. Com essa situação, Mirinho se livra de um dos muitos processos que mais o assombrava. Com a aprovação dessas contas, existe a possibilidade, sim, de Mirinho ser candidato nas próximas eleições. Ou seja, com isso, desbanca o policial Leandro do Bope – que foi seu candidato nas últimas eleições – e deverá ser o próximo adversário de Alexandre Martins daqui a quatro anos. Mas até lá ainda tem muita história para acontecer.

 

 

 

DEBATE VOLTA ÀS AULAS

Nesta sexta-feira (12) de Carnaval a gente vai colocar o bloco do debate na rua com uma pauta que vem dando o que falar: a volta às aulas presenciais em Cabo Frio. Convidados para exporem suas opiniões estão os vereadores Davi Souza (PDT), que é líder do governo e contrário à retomada das aulas presenciais; Vanderson Bento (PTB), que é favorável; e Augusto Rosa do Sepe Lagos, que representa os professores da rede municipal que só querem voltar para sala de aula depois da vacina. Será às 15h. Imperdível. Fique ligado!

 

 

 

FAKE COME SOLTA EM BÚZIOS

As fake news em Armação dos Búzios continuam se multiplicando, quando menos se espera surge uma nova. Uma delas – que surgiu nesta quarta-feira (10), em grupos de whatsapp – dizia que o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), e o vice, Miguel Pereira (PL), corriam o risco de perder o mandato por causa da reprovação de contas de campanha pelo juiz de primeira instância, Danilo Borges. O motivo teria sido uma doação de R$ 30 mil à campanha de Alexandre, feita por Miguel Guerreiro Martins, e que este “seria permissionário de serviço público” (clique aqui para entender o caso). Muita gente desavisada achou que era verdade, mas não é. Recebemos a informação e o Portal RC24h, que tem o compromisso coma a ética jornalística e com a busca da verdade, procurou direto na fonte. Consultando o advogado de Alexandre, Dr Pedro Canellas, e outros advogados, verificamos que não foi isso. A título de complemento, vale destacar aqui que dificilmente Canellas afirma que vai reverter uma situação quando não tem certeza. Nesse caso de Alexandre Martins, de forma inédita, ele deu a certeza de que vai conseguir e “com simplicidade”. 

 

 

FAKE DA TENDA

Ainda sobre Búzios, outra fake que aconteceu com o prefeito Alexandre Martins foi o fato dele ter feito mudanças na tenda da Covid – que inclusive demos nota aqui na coluna. Por telefone, ele tinha dito que conseguiu substituir a estrutura anterior por outra maior, com melhor espaço, por um preço menor que o conseguido pelo prefeito que saiu. Essa que é a verdade.

 

 

 

 

‘DUBAI BRASILEIRA’

Continuando no balneário buziano, teve mais fake, desta feita sobre futuras ações do executivo. Quando Alexandre Martins vem com o sonho de fazer de Búzios a “Dubai dos trópicos” ou a “Dubai brasileira” teve gente que não compreendeu. O prefeito comentou que alguns acharam que ele ia fazer como na cidade dos Emirados Árabes, com prédios altíssimos e shoppings de luxo. Nada disso. Quando Alexandre fala em pegar os recursos dos royalties do petróleo para investir em infraestrutura, ainda é uma fase primária. As pretensões dele, apesar de serem muito arrojadas para o município, são bem modestas em comparação com outras cidades. Uma das prioridades é a construção de uma rodoviária com shopping, para oferecer moda praia, souvenir e gastronomia. Ele quer fazer essa rodoviária fora da península. Outro projeto que Alexandre que está no radar é uma arena de eventos, embora ainda sem local definido, será igualmente fora da península. A ideia é desenvolver esse projeto com parceria público-privada. E tem um sonho mais recente também: apesar do prefeito ter falado com muita brevidade sobre o assunto – quase que em tom de mistério – ele tem sim um projeto de fazer um autódromo na cidade. O bairro não está definido, mas Alexandre não esconde de ninguém que vai tornar realidade. Ainda não se sabe as proporções dessa pista – se para corrida de kart ou stock car – contudo a ideia de Alexandre é dar um charme como Mônaco tem, com uma das maiores pistas do mundo situada dentro de um balneário charmoso. Nada além disso, pelo menos nessa primeira etapa. Com esses três projetos, Alexandre acredita que vai conseguir fazer uma distribuição de renda melhor na cidade – as obras irão acontecer em locais diversos -, aumentar a arrecadação e promover o desenvolvimento sustentável do turismo buziano. 

 

 

 

INAUGURAÇÃO, ANÚNCIOS E GREVE PELA VIDA

A quinta-feira (11), em Araruama foi agitada, começando pela inauguração da bela Escola 100% ecológica na Vila Canaã, que teve transmissão ao vivo da prefeita Lívia de Chiquinho (PP). No evento, Lívia fez um pequeno balanço dos últimos anos e projetou para os próximos. E nesse mês de fevereiro, aniversário de 162 anos da cidade, ainda tem muita inauguração pela frente. Para o segundo semestre Lívia vai continuar dando um “banho de pavimentação” na cidade, inclusive entra com documentação nesta sexta (12), para abrir processo de licitação de obras para o segundo semestre. No discurso, a prefeita aproveitou para dar uma cutucada nos profissionais da educação que estão em “greve pela vida” (são contra a volta presencial das aulas antes de serem vacinados), que, “recebem os salários em dia e tiveram aumento de 57% nos últimos dois anos”. Falando nisso, a queda de braço do sindicato dos servidores não terminou. Nesta quinta, chegou a informação de que o executivo estaria usando estagiários em salas de aula, fato que foi rechaçado pela prefeita, através de sua assessoria de imprensa. Os servidores que aderiram à greve já marcaram nova assembleia, virtual, para dia 25 de fevereiro. Até lá, seguem na paralisação.

 

 

 

EMENDAS À VISTA

O vereador de Araruama, Eloi Ramalho (PSD), está com gás total, tanto que está em tratativas com seu padrinho político, o deputado federal Gutemberg Reis (MDB/RJ), para fazer uma visita a Brasília entre o fim deste mês e começo de março. O objetivo, claramente, é trazer emendas parlamentares para o município. Durante um encontro deles nesta quinta-feira (11), que aconteceu no Rio, Eloi afirmou ter repassado a Gutemberg algumas pautas “importantes” para Araruama e se comprometeu a se empenhar em angariar mais recursos para ajudar ao orçamento municipal “com o intuito de promover mais justiça social.” Então, tá, né? Qualquer dinheiro é sempre bem vindo. 

 

 

 

MOMENTO TERNURA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania), publicou um momento bem gracinha nas redes sociais nesta quinta-feira (11). O chefe do Executivo posou para foto com dona Gracinha e dona Marilene, duas senhoras que ganham a vida vendendo salgados na orla de Iguaba. Na legenda, “Toil” afirmou que foi uma alegria incomparável encontrá-las. Tá certo. Prefeito que é prefeito anda do lado do povo mesmo.

 

 

 

SESSÃO DE FOTOS ILUSTRE

A fisiculturista Gracyane Barbosa escolheu Iguaba Grande para realizar uma sessão de fotos em data a ser confirmada. Na manhã desta quinta-feira (11), o secretário de Governo, Jales Lins, se reuniu com o empresário e diretor de eventos e comunicação da Intertv, Bruno Diniz, e a assessora de imprensa da Prefeitura, Evelyn Lole, para uma possível parceria de eventos fitness na cidade de Iguaba Grande ainda este ano. Tá com moral a cidade de Iguaba, hein?

 

 

 

POLÍCIA NAS RUAS DO CABO

A Polícia Militar vai reforçar a segurança em Arraial do Cabo durante o período de Carnaval. Graças as tratativas com o governo do Estado, dois trailers serão instalados na cidade em pontos considerados mais críticos segundo levantamento da própria PMERJ. São eles a Praça do Cova e Praia Grande. O efetivo de agentes também será maior. A informação foi passada pelo secretário de Fazenda, Bernardo Alcântara, que continua fazendo um pouco da função de chefia de gabinete. Embora ele não esteja acumulando as duas pastas, o prefeito ainda não nomeou outra pessoa oficialmente para a função. Duas coisas são certas: vai ter mais polícia nas ruas para enfrentar as aglomerações e combater a criminalidade no Arraial e… Bernardo está com muito prestígio junto ao prefeito Marcelo Magno (SDD).

 

 

REFERÊNCIA SUSTENTÁVEL

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT) anunciou que o projeto das bicicletas vermelhinhas gratuitas para os moradores da cidade será posto em prática em breve. O veículo sustentável ficará à disposição dos maricaenses em diferentes pontos da cidade para que eles possam se locomover ou dar passeios pelas ruas. A responsável pelas bicicletas será a Empresa Pública de Transportes (EPT), que também administra os ônibus gratuitos que rodam em Maricá. É de busum, é de bike. Daqui a pouco Horta ousa e vai liberar voos de helicóptero e passeio de barco para galera. Não dá ideia Renata….

 

 

 

ORDENAMENTO REFORÇADO

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia divulgou que Polícia Militar, Guarda Municipal, Guarda Ambiental e Fiscalização de Postura vão trabalhar juntas para reforçar o ordenamento da cidade durante o período de Carnaval. As operações não vão parar no Centro e serão feitas em praias e bairros distantes da área central do município. Entre os principais alvos, pontos estratégicos que possam interferir no fluxo das rodovias RJ-106 e RJ-140, que cortam o município. Vai ser uma luta evitar as aglomerações, podem apostar!

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content