BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (10)

Vantoil Martins e Fábio do Pastel sacramentam convênio do Estado para obras; Alexandre Martins lança Calendário de Eventos e pacotão de obras; Na capital, José Bonifácio se reúne com secretário estadual sobre obras de urbanismo; Marcelo Magno recebe DER no Mirante da Prainha; Parlamento de Araruama continua em chamas... E muito mais!

1261

PREFEITOS DA REGIÃO DOS LAGOS SE REÚNEM COM GOVERNADOR

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (10) começa pelo Palácio Guanabara, onde aconteceu a assinatura de convênio do programa ‘Somando Forças’, do governo do Estado. Os prefeitos de Iguaba Grande – Vantoil Martins (CID), de São Pedro da Aldeia – Fábio do Pastel (PL) e de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) participaram da cerimônia, que contempla, nesta etapa, dez municípios. Vantoil antecipou à coluna que a verba do convênio será aplicada na construção do teatro municipal, cuja obra estava paralisada há anos. Fábio, por sua vez, vai destinar o dinheiro a obras em dois bairros. Da Baixada Litorânea, esteve presente o prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba (PV). O evento marca a retomada do programa e vai beneficiar, nesta etapa, dez cidades com 12 projetos de infraestrutura, que receberão R$ 74,2 milhões em investimentos do Governo do Estado. Zé Bonifácio já estava na capital, onde se reuniu com o secretário estadual de Cidades, Uruan Cintra, para conseguir recursos para obras de urbanização, e depois seguiu para acompanhar o evento do governo.

OBRA DE TEATRO SERÁ RETOMADA APÓS ANOS

Para Iguaba Grande, como o prefeito já havia antecipado à coluna, vai investir na retomada da construção do teatro da cidade. A obra, demanda antiga da população, estava paralisada devido à falta de prestação de contas e de cumprimento de inúmeras exigências, “que foram todas cumpridas no nosso governo e que agora nos possibilitou reabilitar esta parceria”. “A expectativa é que agora a gente volte a licitar esta obra e Iguaba terá um novo espaço cultural, na nova Praça da Estação”, disse Vantoil Martins (CID).

OLHA O ASFALTO CHEGANDO!

A frase de total contentamento é do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), depois de assinar a papelada para formalizar o convênio do “Somando Forças”, que vai melhorar a infraestrutura dos bairros. Pastel vai priorizar dois deles, Vinhateiro e Bela Vista. “Quero agradecer ao nosso Governador Cláudio Castro pelo olhar pela nossa cidade e a cada profissional das equipe de planejamento, projetos, secretarias, que resultaram num trabalho heróico para conseguirmos este convênio tão importante. Um convênio que estava cheio de lacunas que o nosso governo caprichou e adequou ao que era necessário para a nossa cidade”, declarou o chefe do executivo aldeense.

ESCOLA NOVA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), reinaugura, nesta sexta-feira (11), o colégio mais antigo da cidade: a Escola Municipalizada Manoel Martins Teixeira, que fica no Balneário. Segundo o prefeito, a unidade é centenária e a inauguração, a partir das 15h, será um megaevento. As novidades na unidade contam, inclusive, com um mural retratando a imagem do Manoel Martins. A escola ficou bem bacana. A garotada vai curtir estudar nesse espaço todo revitalizado e incrementado.

FAKE DAS ANTIGAS

O pré-candidato a deputado federal e ex-prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (UNIÃO) fez um vídeo nesta quarta-feira (9), para desmentir uma fake news antiga, que já tinha sido comentada por aqui, na coluna Boca Miúda. Segundo um site que já virou até meme por compartilhar desinformação na Região dos Lagos, Chumbinho teria desistido da pré-candidatura para apoiar Aquiles Barreto (PSD). No vídeo publicado no Instagram, Chumbinho reafirmou que é pré-candidato até o fim. Inclusive, o próprio Aquiles comentou na publicação que sempre teve carinho, amizade e respeito por Chumbinho. Também escreveu que seria uma honra ter o apoio dele nas eleições, mas que sempre respeitou a decisão de Chumbinho. “Espero que a região possa contar com dois deputados federais para o próximo ano. Toda a sorte do mundo para o meu amigo Chumbinho”, escreveu Aquiles.

MOMENTO DE RECONSTRUIR

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) anunciou o tão esperado Calendário de Eventos 2022, em coletiva de imprensa realizada no início da noite desta quinta-feira (10), no Ferradura Resort. Acompanhado do vice-prefeito e secretário de Obras, Miguel Pereira (PL), ele também anunciou os projetos da gestão para este ano. “É um evento diferenciado, chancelando um novo momento da cidade, no resgate dos nossos eventos e das obras importantes do município, é um momento de reconstruir, depois de uma pandemia pesada, mas não tenho dúvidas de que novidades nós teremos de sobra. A ideia é fazer quatro eventos por mês, alguns bem grandes. Pra mim, é muito legal lembrar que vamos voltar com o Festival de Jazz e Blues, motocross com show de rock, o evento gastronômico – que vai se manter em outubro e vai bombar de novo, não tenho dúvidas”, diz. O Natal Luz também vai dar uma incrementada a mais na cidade, tal como no ano passado. “Vamos começar logo em novembro, com a cidade toda enfeitada e iluminada, mais que em 2021”, acrescentou Alexandre. O festival de cinema também está na lista dos eventos.

________________

OBRAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Como nem só de festas e eventos vive Búzios, a cerimônia também teve anúncio de obras. Segundo Alexandre Martins, estão previstos no pacotão de obras, principalmente, calçamento de ruas e ‘Búzios 100% saneado’. “Teremos ainda o autódromo – que vamos licitar o projeto agora, tem a UPA da Rasa, mercado do pescador da Rasa, maternidade, tem muitas obras para acontecer. Em primeira mão, temos uma proposta de levar desenvolvimento social para fora da península, dentro de uns dois meses, para a Rasa, tem que levar para quem precisa e a gente entende que não é no centro da cidade”, disse Alexandre, completando que no centro da cidade terá espaço para a cultura e, se tudo der certo – e o Estado está nos ajudando -, a construção do teatro. Mas tem muita coisa pra sair, como a construção da rodoviária e sede própria da Câmara Municipal”, destacou o prefeito buziano.

FOGO DE PALHA

E no mesmo dia do evento da Prefeitura, saiu um parecer favorável do Ministério Público Estadual em favor do pedido de cassação de mandato e inelegibilidade do prefeito Alexandre Martins (REP) e do vice, Miguel Pereira (PL). A manifestação é sobre ação interposta pela coligação “A Força do Bem” (PDT, PSC, DEM e PTB) relativa a suposta distribuição de dinheiro a eleitores ocorrida 15 dias antes do pleito de 2020. Mas, segundo o advogado do prefeito, Pedro Canellas, e o procurador do município, Thiago Ferreira, a questão, além de nem ter sido julgada, cabe recurso. “Não estão preocupados, porque trata-se apenas de um parecer, uma manifestação do MPA”, reforçou dr Pedro. Naturalmente que esse parecer cria uma euforia especialmente na oposição, que mira numa eleição suplementar. Um devaneio, se pensarmos que ainda há muito o que recorrer. Cabe ressaltar que a decisão ainda será julgada em primeira instância e o documento demonstra uma natural insatisfação do pessoal derrotado como tentativa de anular a chapa vitoriosa.

CÂMARA DE BÚZIOS

A Câmara de Búzios passará a executar o Hino Oficial do Município na abertura da primeira sessão ordinária de cada mês, em conformidade com resolução do vereador Niltinho de Beloca (PROS) aprovada nesta quinta-feira (10). Além disso, na sessão, foi aprovado o PL do Poder Executivo que cria os elementos de despesa orçamentária aporte para cobertura do Déficit Atuarial do Regime Próprio de Previdência Social na Secretaria Municipal de Administração e Serviço de Tecnologia da Informação e Comunicação no Fundo Municipal de Saúde. No mais, foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação o Projeto de Lei de Raphael Braga (DEM) que visa tornar obrigatória a divulgação da listagem de pacientes que aguardam por consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias na rede pública de Saúde de Búzios e um PL do Poder Executivo propondo alteração de anexo da Estrutura Administrativa do Município.

ENCONTRO NO RIO

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), esteve no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (10) para uma reunião com secretário Estadual das Cidades, Uruan Cintra. O objetivo era arrecadar recursos para viabilizar obras de urbanismo em Cabo Frio e no distrito de Tamoios. A reunião contou com a presença do deputado federal Júlio Lopes (PP), que foi quem conseguiu a agenda. Na oportunidade, o prefeito e deputado conseguiram pleitear, junto à secretaria, massa asfáltica e programa de recapeamento, além de monitoramento das ruas da cidade nos dois distritos. A assessoria de Julio disse a coluna que ele gosta muito de Cabo Frio, independente de posicionamento político, já que ele compõe a base do presidente Jair Bolsonaro (PL) e é de direita, diferente de Zé. Após o encontro com Uruan, Zé ainda teve agenda com o secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha. Depois Zé esteve no palácio Guanabara acompanhando cerimônia de assinatura de convênio.

PROJETOS E INDICAÇÕES

A sessão da Câmara de Cabo Frio desta quinta-feira (10) foi marcada pela apresentação de um Projeto de Lei do presidente da Casa, Miguel Alencar (DEM), que cria o shopping virtual do empreendedor. O espaço seria no site da Prefeitura de Cabo Frio e serviria de incentivo para que os empreendedores municipais pudessem expor seus trabalhos e conseguir realizar vendas. De fato, a iniciativa colocaria esse setor em Cabo Frio na esteira do século XXI, afinal, e-commerce, hoje em dia, é tudo. Também foram propostas, mas em formato de indicação, a reabertura do consultório odontológico no PAM de São Cristóvão e a concessão do Morro da Guia para exploração de uma empresa privada. Vamos ver se essas indicações serão vistas e respondidas pela Prefeitura. A próxima sessão da Câmara de Cabo Frio é na terça-feira (15), às 10h, com transmissão ao vivo nas redes sociais.

DEBATE DO AMÉRICO VESPÚCIO

Ainda sobre o Legislativo cabo-friense, a sexta-feira (11) será de debate sobre a Escola Municipal Américo Vespúcio. A reunião, que vai falar sobre as notícias que tem circulado de fechamento da unidade, foi convocada pelo presidente da comissão de Educação da Câmara, Rodolfo Machado (SD). Além dos vereadores, foram convidados o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), a secretária de Educação, Elicéa da Silveira, além da direção da escola, representantes do sindicato SEPE Lagos e alunos da unidade. A reunião começa às 10h, com transmissão ao vivo pela página da Câmara de Cabo Frio.

AINDA SEM DATA

Por enquanto, ainda não há uma data para a esperada inauguração do Mirante da Prainha, logo na entrada de Arraial do Cabo. Nesta quinta feira (10), o prefeito, Marcelo Magno (PL), o secretário de Turismo, Marco Simas, e assessores do secretário de Obras, Pedro Caju, receberam os representantes do governo do Estado para acertar os detalhes finais da obra de inauguração do Mirante da Prainha “Oscar Correa Pita Filho”. Estiveram presentes Adriano Matos, assessor regional da Secretaria de Estado de Cidades, Paulo Vinicius, diretor da 9a ROC – Residência de Obras de Conservação da Região dos Lagos, José Milton, engenheiro e diretor da DOC – Diretoria de Obras e Conservação do interior e representantes da empresa responsável pela construção do mirante. A obra foi uma solicitação do prefeito ao presidente do DER, Luis Roberto Pereira em audiência realizada no início do ano passado. Há previsão que o governador, Cláudio Castro (PL), faça a entrega oficial da obra nos próximos dias.

RESEXMAR EM PAUTA

Em reunião nesta quarta-feira (9), na sede da Delegacia da Capitania dos Portos, em Cabo Frio, a AREMAC encaminhou as principais demandas da comunidade extrativista de Arraial do Cabo, acerca dos desmandos e violações das regras da RESEXMAR-AC que vem acontecendo deliberadamente há muitos anos. Na reunião desta semana, ficou acordado que deve ser elaborado um termo de cooperação técnica, que envolva também a Prefeitura de Arraial do Cabo, para que se encontre uma solução definitiva para o problema. As entidades concordam que atualmente há muita poluição visual e hídrica, devido ao excesso de embarcações fundeadas no local. Há ainda previsão para a realização de estudo de capacidade de carga dos píeres e poitas da Praia dos Anjos. Clique aqui para conferir a matéria na íntegra.

PARLAMENTO CONTINUA EM CHAMAS

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), pode até ter tido um alívio ao ter as contas de 2020 aprovadas por unanimidade na sessão da Câmara desta quinta-feira (10), porém o mar não ficou tranquilo por muito tempo. Isso porque a vereadora Penha Bernardes (PL), que tem sido uma verdadeira pedra no sapato da prefeita, voltou a se posicionar no seu papel de oposição. Dessa vez, falou até sobre aquela questão dos servidores e do Fundeb. A vereadora comentou dizendo que não adianta nada inaugurar casa reforço escolar, escola bilíngue e tudo mais, se não há uma valorização dos servidores.

VAI UNS ÓCULOS AÍ, VEREADOR?

Outro assunto debatido por Penha na sessão foi aquela licitação para obras de pavimentação, drenagem e urbanização em Praia Seca de mais de R$ 10 milhões que foram suspensas por determinação do Tribunal de Contas do Estado. Em defesa do governo, o líder na Câmara, Luiz do Táxi (PL), disparou “Até que me prove o contrário, eu comparo o governo municipal com o governo federal, de Jair Messias Bolsonaro. Não foi ouvido falar, em nenhum momento, de casos de corrupção no país”. Porém, cabe perguntar se o vereador tá precisando de óculos. De repente, ele pode não ter visto essa licitação suspensa por indícios de corrupção e um outro escândalo prestes a explodir na Prefeitura sobre aluguel milionário de ônibus escolares em plena pandemia, em que os veículos ficaram parados. Tão pouco, Luiz parece lembrar do caso da compra da vacina Covaxin ou mesmo do escândalo que culminou na saída de Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal. Mas também, dá a César o que é de César, se Luiz do Táxi não parece ter visto nem alguém dizendo que ia mandar matar a própria irmã, imagina caso de corrupção.

ELÓI TÁ PISTOLA

Agora quem também tá bem insatisfeito e falou sobre na sessão da Câmara desta quinta-feira (10) foi o vereador Elói Ramalho (PSD). Ele não está gostando nada de ser atacado pelas páginas da cidade e falou firme contra eles por conta daquelas insinuações de que ele estaria passando vergonha e tudo mais. Elói chamou os donos dessas páginas de desocupados, sem prestígio, fracassados, sem moral e afirmou que vai processá-los. O vereador disse que vai continuar em luta do servidor e cobrando por melhorias na relação entre o município e o Governo do Estado.

SÓ QUE NÃO É BEM ASSIM

Por outro lado, Elói pode até estar pretendendo lutar pelo servidor, mas os servidores não estão comprando muito essa história, não. A coluna entrou em contato com representantes de movimentos do funcionalismo público de Araruama para perguntar se eles estavam felizes com o retorno de Elói à Câmara. Mas a resposta foi negativa. É que as atitudes do vereador têm sido vistas com certo oportunismo por conta da postura dele de deixar a Câmara e ir para um cargo no Estado. Na avaliação de uma das fontes ouvidas pela coluna, Elói apenas surfou na onda dos servidores. É, minha gente, a coisa não está muito favorável para o vereador, não, hein? Em tempo, o sindicato da cidade prepara um movimento para o próximo 15 de março, a partir das 15h, do Centro até a Prefeitura para reivindicar seus direitos. Vamos ver no que vai dar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui