BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (10)

Marcelo Magno prepara terreno pra receber Bolsonaro; 'Surubaiada' das dobradinhas de 2022 em Cabo Frio; Vanderson Bento desmente fake news; Fábio do Pastel adia pacotão de obras por conjuntivite do governador; Agradecimento mútuo entre Alexandre Martins e Cláudio Castro; Novidades à vista em Iguaba Grande; Vereadores grávidos em Araruama... E muito mais!

1684

INVESTIMENTOS E VISITA DO PRESIDENTE NO CABO

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (10), começa por Arraial do Cabo, onde o prefeito, Marcelo Magno (PL), esteve, mais uma vez, no evento de acolhimento preparado pela secretaria de Educação para os profissionais da área no município antes da volta às aulas. O evento está sendo realizado no CIEP da Prainha. Em discurso na ocasião, Marcelo anunciou alguns investimentos na cidade que vem por aí. Entre eles, a construção de um resort na área dos distritos que, de acordo com o prefeito, já está andamento e vai gerar cerca de 2 mil empregos temporários e 600 fixos. Além disso, segundo Marcelo, o município também vai receber cursos gratuitos de salvatagem, através da secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Uma solicitação de Marcelo ao secretário da pasta, Dr. Serginho. Ainda em Arraial, uma outra novidade recebida pela coluna é que, para a inauguração do formato cívico-militar no CIEP da Prainha, o presidente, Jair Bolsonaro (PL), deve estar em Arraial do Cabo no dia 24 deste mês. Pompa e circunstância, hein?

__________________

‘A SURUBAIADA’

A composição de dobradinhas para as eleições Gerais de 2022 está a todo vapor na Região dos Lagos e parece que esse negócio de relação monogâmica é coisa do passado, viu? O lance é, como definiu Aquiles Barreto, pré-candidato a deputado federal, uma verdadeira “surubaiada”. Nesta quarta (9), o ex-prefeito de Araruama, Chiquinho da Educação, pré-candidato a deputado estadual, e a esposa, Lívia Bello (PP), tomaram um café com Aquiles e o ex-prefeito cabo-friense Marquinho Mendes (MDB). Segundo Chiquinho, MM fechou acordo para atuar na campanha dele. Acontece que, como já noticiamos aqui, Chiquinho vai fazer dobradinha com Aquiles, também vai fazer dobradinha com Cláudio Chumbinho, em São Pedro da Aldeia, e Russo (Avante), em Araruama. Só que não para por aí. Barreto também já está compromissado com outros pré-candidatos a deputado estadual, como Janio Mendes (PDT). Inclusive, uma ala da equipe de Aquiles já tá fechada com Janio. Nessa situação toda, quem achava que Mendes era carta fora do baralho, enganou-se redondamente. O game tá on. Nessa troca, Chiquinho garantiu à coluna que Aquiles vai ter um bom espaço em Araruama, assim como Chiquinho acredita que terá em Cabo Frio, através do apoio de Barreto e de Marquinho. Todo mundo é de todo mundo e ninguém é de ninguém.

TRUCULÊNCIA DESNECESSÁRIA

Nesta quinta-feira (10), um episódio marcou de forma muito negativa uma manifestação – justíssima por sinal – que os moradores do bairro Botafogo, zona rural de Cabo Frio, realizaram pela manhã. Manifestantes atearam fogo em pneus e entulhos colocados no meio da pista, na RJ-106, que ficou interditada. A cobrança era por melhorias na estrada de acesso, que virou um atoleiro com as chuvas e nem ônibus conseguia passar por lá. E não é de hoje essa reclamação, mas as pessoas não aguentam mais promessa e inércia. Mas, o que era uma manifestação virou quase uma praça de guerra com a chegada da Polícia Militar, que conteve e agrediu um dos moradores que reclamava. “Três policiais me enforcaram, me colocaram na viatura e rodaram por todo o canto. Pararam no hospital e disseram que eu não poderia falar com ninguém”, contou ele ao Portal. Inclusive teve fez B.O. na 126ª DP e está temeroso de sofrer retaliação. A PM disse que homem não acatou ordem dada pelos policiais e teve que usar “dos meios necessários para conter o manifestante, que foi encaminhado para a delegacia”. Já a prefeitura não se manifestou sobre essa violência e apenas informou que “tão logo haja a melhora no tempo, com cessar das chuvas, que encharcam o solo, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos realizará o patrolamento das ruas do bairro Botafogo, lançando material próprio nas vias para amenizar a situação”. Violência banalizada que chama?

ATENTO NA FAKE

O vereador de Cabo Frio, Vanderson Bento (PTB), usou as redes sociais para esclarecer que foi vítima de notícias falsas, que o apontavam como o responsável pela PPP da Praça das Águas. O parlamentar afirmou que a publicação, feita por uma página do município, tem “o objetivo de desmoralizar a conduta e colocar o parlamentar contra a opinião pública e a população cabo-friense”. Segundo Vanderson, em 8 de setembro, ele protocolou uma Indicação que solicitava uma PPP com a PROLAGOS para viabilizar a restauração e a manutenção da Praça das Águas. Porém, “a solicitação não foi atendida e o Executivo conduziu os trabalhos de outra maneira, com outra empresa”. Bento, então, arrematou e disse que “misturar os assuntos e me culpar por outras escolhas é no mínimo, agir de má fé”. “A afirmação da página É MENTIROSA. É preciso denunciar não só essa, mas outras páginas que agem da mesma maneira. Cabo Frio não pode virar um celeiro de Fake News”, concluiu o vereador.

IMPEDIDO NA CARA DO GOL

De São Pedro da Aldeia, ainda não foi dessa vez que o prefeito Fábio do Pastel (PL) acabou com a ansiedade de pôr logo em prática o pacotão de obras de pavimentação nas ruas dos bairros mais periféricos. Ontem, divulgamos aqui na coluna sobre esse mistério que o prefeito vinha fazendo pela rede social e que o mesmo anunciaria em live na noite desta quarta (9). O mistério foi desfeito, mas a ansiedade do chefe aldeense continua. É que o pacotão vai demorar um pouco mais a sair do papel. Estava tudo no jeito: papelada ok, jurídico ok, faltando apenas a assinatura do chefe maior do estado, o governador Cláudio Castro (PL). Para isso, Pastel foi ao Rio nesta quarta-feira, com esse intuito. E não é que Castro cancelou o compromisso? Após pegar Covid duas vezes, o governador foi acometido por uma conjuntivite e teve que cancelar não só com o prefeito de São Pedro, mas toda a agenda.

MAIS 15 DIAS DE ESPERA

Apesar do balde de água fria, na live da noite desta quarta-feira (9), Fábio do Pastel anunciou que o pacotão de obras vai abranger dezenas de ruas dos bairros Vinhateiro, Estação e Bela Vista II. Mas, por conta do imprevisto do governador, as obras só devem ser iniciadas daqui 15 dias, segundo disse o prefeito em sua transmissão. Para quem não sabe, São Pedro da Aldeia tem apenas 25% de suas ruas pavimentadas, então é uma demanda mais que urgente e que se arrasta há anos. Ainda na live, Pastel lamentou que o bairro do Alecrim – outra localidade sempre castigada pela falta de pavimentação, que acarreta muita poeira ou muita lama, dependendo da estação – vai ter que esperar um pouco mais que os outros para receber as benfeitorias. É que a licitação para esta obra foi suspensa por algum tipo de erro na documentação. Mas o prefeito garantiu que não é nada sério e que demande muito tempo. Segundo ele, o processo licitatório deve sair nas próximas três semanas. É aguardar pra ver.

FISCALIZOU RETORNO ÀS AULAS

Ainda de São Pedro, um dos destaques na sessão da Câmara desta quinta (10) foi a fiscalização do retorno às aulas na rede municipal, que teve início dia 7. O vereador Isaías do Escolar (PROS) subiu à tribuna para questionar a falta de professores. Segundo ele, os alunos têm sido liberados antes do término do período de aula. O fato ocorreu em diversas escolas. Já o vereador Jean Pierre (PODE), Presidente da Comissão Permanente de Educação e Saúde Pública, informou que a Comissão tem tentado contato com o Secretário de Educação, Elias Valadão, mas sem sucesso. Também na sessão, o vereador Franklin da Escolinha (CID) reivindicou asfalto, saneamento e drenagem em diversas ruas da cidade, assim como a Rua Dona Celeste, no bairro Praia Linda. Desde o início da semana, os moradores da cidade têm sido afetados pelas chuvas intensas, consequentemente, as ruas sem asfalto são tomadas por lama, gerando dificuldade no acesso.

GRATIFICAÇÃO AOS MOTORISTAS DE AMBULÂNCIA

Continuando sobre o legislativo aldeense, na sessão da última terça (8) foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar que concede gratificação de R$ 656,00 aos motoristas da secretaria municipal de Saúde. O PLC, de autoria do executivo, visa à equiparação do valor recebido por estes profissionais. Na sessão, os vereadores Chimbiu (foto, SDD) e Franklin da Escolinha (CID) subiram à tribuna para defender a aprovação deste Projeto de Lei. Principalmente Chimbiu, o qual, muitos não sabem, foi motorista de ambulância durante anos.

AGRADECIMENTOS MÚTUOS

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) agradeceu, pelas redes sociais nesta quinta-feira (10), ao governador, Cláudio Castro (PL), pelo andamento da licitação das obras da Fazenda Campos Novos até o cruzeiro da Rasa. O município já está com obras em andamento do cruzeiro da Rasa até o pórtico da cidade. Em vídeo, que foi compartilhado por Castro, Alexandre agradece a parceria do Governo do Estado e anuncia que tem novidade vindo por aí. O governador comentou na publicação agradecendo ao “amigo” Alexandre Martins por “não poupar esforços quando se trata de fortalecer a Região dos Lagos”. Mais que amigos, friends.

CICLOTURISMO BUZIANO

Um Projeto de Lei que pretende instituir o cicloturismo em Armação dos Búzios está tramitando na Câmara buziana. A proposta, de autoria do vereador Niltinho de Beloca (PROS), será analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Conforme o projeto, caberá ao Poder Executivo traçar as rotas cicloturísticas, definir o padrão da sinalização dos circuitos cicloturísticos e outras ações para viabilizar o cicloturismo no município, podendo ser celebradas parcerias com a iniciativa privada.

NOVIDADES À VISTA?

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) e o secretário de Planejamento e Gestão, Eron Bezerra receberam nesta quarta (9), a visita do vice-presidente da Atenção Hospitalar e de Emergência da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, Ramon Lorenzo Sanchez, do clínico Geral – e servidor de Iguaba Grande – Luis Fernando Azevedo Silva e do empresário e ex-vereador de São Pedro da Aldeia, na época que Iguaba Grande ainda pertencia à cidade aldeense, Paulo Henrique Cerquiari. Cerquiari, inclusive, adiantou que vislumbra oportunidades de levar empreendimentos para a cidade. “Vejo com muita felicidade o projeto do prefeito, focado em dar mais qualidade de vida pra população. Há muito tempo não vinha em Iguaba, logo na chegada senti isso, cheguei a ficar arrepiado. Minha família tem casa aqui há 39 anos e tenho um sentimento muito grande por essa cidade, quero ver o desenvolvimento de Iguaba e o prefeito conseguiu resgatar esse sentimento de quem não vem aqui há muito tempo, está de parabéns, ele conseguiu realmente o que propôs”, disse Paulo Henrique. Já a visita de Ramon ainda é um mistério. Vantoil disse que foi uma troca de experiência. “Temos que mostrar para todos o trabalho que estamos buscando realizar na cidade e o quanto já conseguimos desenvolver em áreas importantes para a nossa população. Cerquiari tem olhado de forma especial para Iguaba Grande, considerando todo o desenvolvimento da cidade nos últimos dois anos, e se comprometeu em nos ajudar a trazer investidores para conhecer todos os atrativos de Iguaba”, pontuou o prefeito.

FAMÍLIA VAI CRESCER

A família do casal 20 da Câmara de Araruama, formado pelos vereadores Oliveira da Guarda (MDB) e Penha Bernardes (PL), vai ficar maior ainda. Eles, que assumiram relacionamento no ano passado e já tem filhos de outros casamentos, anunciaram, pelas redes sociais nesta quarta-feira (9), que estão esperando o primeiro filho juntos. Oliveira escreveu que “nossos planos eram para o futuro, mas Deus é o dono do tempo. Seja bem-vindo, meu filho (a), já te amamos muito”. O Portal RC24h deseja saúde para criança que vem aí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui