OBRAS EM CURSO
A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (9) começa por Arraial do Cabo, onde foram reiniciadas as esperadas obras do Centro Cultural Manoel Camargo. Anunciada com toda pompa e circunstância pelo prefeito Marcelo Magno (PL), a intervenção estava parada desde 2019, ainda pelo governo anterior. A empresa responsável começou os trabalhos com a limpeza do espaço. Em 10 dias, será retomada a parte mais pesada da obra. O Centro Cultural abrigava a Biblioteca Victorino Carriço, o Museu Regional Castorina Rodrigues Martins e uma sala de exposição com o acervo de pinturas e esculturas.
NOVO POSTO DE SAÚDE NO CABO
Por falar de obras em Arraial do Cabo, há uma expectativa muito grande no município para as próximas semanas com a inauguração do posto de saúde Hermes Barcellos, localizado no bairro Sítio. A unidade já recebeu, inclusive, a instalação do elevador, que é um importante recurso de acessibilidade para a obra. O prédio vai contar com salas de vacina, curativo e atendimento ambulatorial. A inauguração está prevista para a segunda quinzena de novembro.
VANDERSON NA SECRETARIA DE OBRAS
Falando agora de Cabo Frio, o vereador Vanderson Bento (PTB) confirmou à coluna nesta quarta-feira (9) que vai assumir a secretaria de Obras. A posse será nesta sexta (11), às 10h, na sede da Prefeitura. Vanderson parecia bem feliz com a novidade e revelou que, apesar de não ter recebido uma missão específica do prefeito, José Bonifácio (PDT), sua prioridade serão os buracos. A coluna deseja sorte ao futuro secretário, no entanto, para eleitores de Zé, é difícil de digerir a nomeação, uma vez que a família Bento é apoiadora ferrenha de Dr. Serginho (PL), adversário político do grupo de Zé. Com Vanderson na secretaria, é grande a chance de haver indisposição com alguns setores, inclusive, dentro do próprio governo.
GESTÃO REPROVADA
Fato é que não é porque o grupo político de Zé, de certa forma, reprova uma possível nomeação de Vanderson que a atual gestão da secretaria tem sido vista com bons olhos. Com Cabo Frio imersa em buracos, Alan do Chaparral é tido como um secretário improdutivo e que não dá conta do recado. Contra ele, pesa, inclusive, acusações de que obras embargadas pela antiga titular da pasta, Tita Calvet, foram liberadas por conta de supostas segundas intenções. Na sessão da Câmara desta terça-feira (8), por exemplo, o presidente do Legislativo, Miguel Alencar (UNIÃO), voltou a fazer duras críticas à Prefeitura, mais uma vez, comentando sobre o orçamento bilionário, nunca tão alto, do município que contrasta com o abandono visto nas ruas.
TURISMO INOPERANTE
Outro ponto criticado por Miguel Alencar é a administração do Turismo. E há razão para a crítica. Exemplo disso é o que foi relatado pelo convidado do RC Cast de terça-feira (8), Carlos Cunha, que está responsável pela Regional da Costa do Sol na secretaria Estadual de Turismo e já foi o titular da pasta em Cabo Frio. A Justiça determinou que quiosques fossem derrubados na Praia das Conhcas, no Peró, incluindo a Cabana do Pescador, que já foi cenário de diversas novelas da TV Globo, como Avenida Brasil e A Força do Querer. Quem está na peleja para tombar o local, fazendo as vezes de proteger o patrimônio, é o próprio Carlos Cunha em tratativas com o deputado estadual Gustavo Tutuca, que é o presidente da Comissão de Turismo da Alerj. O parlamentar anunciou, nesta quarta-feira (9), que protocolou o Projeto de Lei tombamento do imóvel como Patrimônio do Estado do Rio de Janeiro, por interesse histórico, arquitetônico, cultural e turístico. “O projeto será votado em caráter de urgência para evitar decisão judicial que determinou a demolição do imóvel”, disse. Tamanha inoperância da parte cabo-friense, gerida por Katiuscya Brito, fica evidente quando é autoridade de fora que se mobiliza para intervir.
DECORAÇÃO NATALINA
O deputado federal eleito Julio Lopes (PP) informou à coluna Boca Miúda nesta quarta-feira (9), que, mais uma vez, conseguiu a decoração de Natal para Cabo Frio junto a Fecomercio. No ano passado, foi a federação que ficou responsável pela ornamentação. A dois meses de retornar para a Câmara dos Deputados, Julio está em uma semana agitada e marcou presença na Rio Innovation Week, na capital, onde encontrou o governador Cláudio Castro (PL) e o deputado estadual Dr. Serginho (PL).
AGENDA EM BRASÍLIA
O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), seguiu, nesta quarta-feira (9), em Brasília com o objetivo de tentar, junto a deputados, garantir emendas parlamentares no orçamento federal para o município. Ao lado do chefe de Gabinete, Fábio Costa, o prefeito foi recebido pelos parlamentares Luiz Lima (PL), Chiquinho Brazão (UNIÃO) e Luiz Antônio Corrêa (PP). O prefeito deve voltar pra o Rio ainda nesta quarta.
PASTEL NO RIO
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), esteve no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (9) para uma agenda com o secretário Estadual de Cidades, Uruan Cintra. O objetivo foi acompanhar o processo do recapeamento da Rua Comandante Ituriel. Segundo a Comunicação aldeense, o chefe do Executivo recebeu a garantia da secretaria de que as máquinas chegam a São Pedro em 40 dias.
LUIZ ROMANO NO RC CAST
Armação dos Búzios está se preparando para uma festa de aniversário daquelas. A cidade inicia as comemorações dos 27 anos de emancipação política administrativa com o show da cantora gospel Fernanda Brum nesta sexta-feira (11). Os Barões da Pisadinha se apresentam no sábado (12), dia do aniversário do município, e Tony Allysson, no domingo (13), completa a programação. Obviamente, essa festa vai ser assunto no episódio do RC Cast desta quinta-feira (10), com a participação do secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi. A conversa será transmitida ao vivo pelas páginas do Portal RC24h no Facebook e no YouTube, a partir das 17h30. Além da rica história buziana, que começa muito antes da emancipação, Romano vai falar sobre as expectativas para a cultura no próximo governo federal, o front ocupado por ele na luta pela manutenção do das tradições quilombolas em Búzios e os projetos desenvolvidos na cidade. O bate-papo será imperdível.
DE OLHO NA COVID
A Prefeitura de Araruama está se mobilizando para intensificar a campanha de vacinação contra a covid-19 após a confirmação, pela Fiocruz, de um caso da nova subvariante ômicron da doença, a BQ.1.1. Na capital do Estado, por exemplo, houve um aumento de 52% na média móvel de novos casos de covid-19 em relação a 14 dias, segundo dados atualizados na terça (8) no painel de dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As autoridades estão de olhos bem abertos.