BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (9)

Saiba qual foi a 17ª mudança no secretariado de Zé Bonifácio; Ex-secretário cabo-friense 'desabafa' em entrevista; Máscaras mantidas em Cabo Frio; Vantoil Martins assina convênio com governador e se reúne com Agenersa; Marcelo Magno na expectativa por Castro no mirante; Alexandre Martins no pique de trem-bala; A merenda da discórdia em Araruama; Começam obras do novo cemitério aldeense; Fabiano Horta desobriga uso de máscara... E muito mais!

1820

NOVA MUDANÇA NO SECRETARIADO DE ZÉ, A 17ª

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (9) começa por Cabo Frio, onde será anunciada mais uma mudança no governo José Bonifácio (PDT), a 17ª. Somente nesta semana é a segunda troca: na segunda-feira (7), Carlos Cunha deixou a pasta do Turismo – assumida interinamente pela secretária de Agricultura, Katyuscia Brito; e hoje foi a vez do atual presidente do Ibascaf, Bebeto Cardozo, pedir pra sair. Dizem que saiu de lá bem magoado, contrariado e fez declarações duras sobre o prefeito, chamando-o de traidor e déspota depois de descobrir que o prefeito tinha intenção de mudar a diretoria do Ibascaf. O presidente do Ibascaf também é responsável pelo Pasmed, o plano de assistência médica do servidor, que será reinaugurado na sexta-feira (11). Apesar do mérito de Cardozo – que foi elogiado por Zé -, ele disse que o prefeito o traiu, porque depois do elogio Zé tomou a decisão de remanejá-lo para o segundo escalão – a vice-presidência da Comsercaf, autarquia responsável pela limpeza e coleta na cidade. Nas palavras de Cardozo, “Zé é um traidor ingrato”.

BOMBA EXPLODIU DURANTE ENTREVISTA

A bomba explodiu na manhã desta quarta (9), quando Bebeto Cardozo concedeu entrevista no programa do jornalista Sidnei Marinho, onde fez declarações sobre o prefeito cabo-friense, dizendo da ingratidão e que foi desprezado depois de tanto tempo ao lado de Zé Bonifácio. O empresário acompanha Zé há muito tempo, desde outros governos; no atual, antes do início do mandato, foi o diretor financeiro da campanha do pedetista. Cardozo se queixa, por exemplo, que mesmo nas gestões anteriores foi um dos poucos do PDT que manteve sua oposição a esses governos e esteve nas trincheiras dos combates. “Enquanto isso, o Zé estava em Arraial do Cabo ou no Rio de Janeiro”, disparou Cardozo. Uma outra informação de bastidores é que poucos minutos antes da entrevista, ele foi aconselhado por pessoas mais próximas a esperar um pouco mais antes de tomar essa atitude. Mas o fato de ter descoberto que iria para a Comsercaf atuar na reciclagem de lixo, decidiu romper de vez com o governo. Zé nem teve tempo de fazer o convite. Cardozo, nas suas declarações bombásticas, acabou provocando uma ruptura absolutamente natural depois de tudo que foi dito. No bate-papo de quase desabafo, Cardozo chegou a chamar o prefeito de canalha.

CLIMA NADA BOM

Importante considerar, o governo José Bonifácio já fez 17 alterações desde que assumiu o governo – sendo duas nesta semana. E outras estão previstas para acontecer, segundo o próprio prefeito anunciou ontem. Tão logo Cardozo foi à TV local disparar cobras e lagartos contra o prefeito Zé Bonifácio, os questionamentos começaram a pipocar na cidade, entre os quais esse rearranjo dentro do governo, como quem assumiria o lugar dele no Ibascaf. Quem vai assumir, interinamente, a vaga deixada por Bebeto Cardozo é o secretário de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago, acumulando ambas as pastas até que Zé encontre um substituto para o Ibascaf. Rolou, ainda, especulação de que quem assumiria a Mobilidade Urbana seria a atual titular de Obras, Tita Calvet; para o lugar dela seria indicado o subsecretário Alan do Chaparral. Isso não se confirmou, pelo menos por ora. O clima não está nada bom dentro da máquina de Zé Bonifácio. Há uma instabilidade no ar e preocupação de grupos políticos.

A CULPA É DO JANIO?

E tem mais. Muita gente na rua comenta “ah, a culpa é do Janio (Mendes). Janio é quem manda no governo de José Bonifácio”. Não é nada disso. Fomos apurar e todas as fontes foram unânimes em afirmar que Janio tem tentado ser um bombeiro para acalmar esse conflitos e insatisfações da gestão de Zé, mas não tem tido êxito. E uma das queixas do agora ex-presidente do Ibascaf, Bebeto Cardozo é que “Zé não ouve ninguém e nenhum secretário”. Disse ainda que “Zé, além de ser prefeito, quer ser secretário também”, ou seja, não daria autonomia aos secretários. E que Janio acaba levando a fama por essa postura mais endurecida do prefeito. “O Janio não tem nada a ver com isso. Inclusive tentou ajudar para evitar que eu saísse do governo. Aliás, eu disse ao Janio que ele deveria se afastar do governo Zé Bonifácio, onde ele só fica com o ônus e leva culpa de tudo que vem acontecendo na cidade”, disparou Cardozo.

MÁSCARAS CONTINUAM

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) anunciou que vai contra a corrente na região e disse, através das redes sociais da Prefeitura, no início da tarde desta quarta-feira (9), que a cidade manterá o uso obrigatório da máscara. Bonifácio justificou a manutenção do decreto antigo diante do índice de cobertura vacinal considerado ainda baixo. Segundo dados da própria Prefeitura, mais de 57 mil pessoas ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na cidade. Apenas 60% da população recebeu as duas doses da vacina e, em se tratando do reforço, o número é menor ainda: apenas 17%. Na publicação, o prefeito estimulou a imunização: “esteja com o ciclo vacinal em dia e não deixe as crianças de fora. Em breve, poderemos dar novos passos de volta à normalidade. Seguimos firmes contra o coronavírus”. A verdade é que a população achou ruim o prefeito manter a máscara, mas também, boa parte não colabora indo se vacinar. Lamentável esses índices da cidade. Mais do que necessário uma campanha massiva de conscientização.

TEATRO MUNICIPAL À VISTA

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) está na expectativa da agenda positiva desta quinta-feira (10), quando ele estará no Palácio Guanabara, com o governador Cláudio Castro (PL) para a assinatura do convênio do programa estadual “Somando Forças”, onde também estarão representantes de outros municípios, como São Pedro da Aldeia e Rio das Ostras. Por telefone, o prefeito contou que no caso de Iguaba, o convênio vai propiciar a retomada de obras que estavam paralisadas há anos, como a do teatro municipal. “Nosso governo fez a prestação de contas e se reabilitou à assinatura de novo convênio para a conclusão desse importante espaço cultural, que será na nova Praça da Estação”, disse Vantoil.

SANEAMENTO EM PAUTA

Ainda de Iguaba, Vantoil Martins – acompanhado dos secretários de Governo, Jales Lins, e de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle – recebeu, na tarde desta quarta-feira (9), o conselheiro-presidente da Agenersa, Rafael Carvalho de Menezes, além do conselheiro Vladmir Paschoal de Macedo, e da diretora executiva do Consórcio Lagos São João, Adriana Saad. No encontro foram levantadas as principais demandas e os problemas que o município enfrenta na parte de saneamento, além de buscar uma aproximação da Agência com as cidades. Ainda de acordo com os conselheiros, a visita ao prefeito Vantoil também serviu para contribuir com a ideia de um escritório regional da Agência para facilitar as demandas e o diálogo entre as instituições. “Estamos investindo em infraestrutura com obras de pavimentação e drenagem e receber a visita da Agenersa nos facilita, pois podemos falar o que estamos fazendo e o que estamos precisando deles na cobrança da empresa concessionária de água e esgoto que atende o município. Falamos também de investimentos em saneamento para uma maior qualidade de vida a população de Iguaba Grande”, disse.

FALTAM POUCOS DETALHES PARA A INAUGURAÇÃO

Em Arraial do Cabo, o mirante da Prainha já está pronto, tal como antecipamos aqui na coluna, só faltando mesmo fechar alguns detalhes para a cerimônia de inauguração. O prefeito Marcelo Magno (PL) estava na expectativa da presença do governador Cláudio Castro (PL), que foi para os EUA esta semana, mas já havia sinalizado que queria fazer a entrega desta obra. Castro chega de volta ao Brasil na noite desta quarta (9), então é bem provável que isso aconteça. Ainda não dá para cravar uma data certa, mas fato é que há grande possibilidade da cerimônia de inauguração acontecer no fim de semana. É aguardar pra ver.

DIA DELAS!

Ainda falando de Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) esteve, nesta terça-feira (8), em um evento da Prefeitura homenageando mulheres cabistas, destacando suas conquistas e histórias de luta. A solenidade “Mulheres Cabistas que nos inspiram” foi realizada pela secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Superintendência de Sustentabilidade e Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher. Em discurso, Marcelo falou sobre o diferencial do trabalho e dedicação da mulher em todas as áreas que atua e destacou o desempenho das servidoras do município.

PIQUE TREM-BALA

Em Armação dos Búzios, o prefeito, Alexandre Martins (REP), além de publicar decreto suspendendo as medidas de combate à COVID-19 e voltar a atender no PAP de Cem Braças nesta quarta-feira (9), esteve em um evento com centenas de mulheres na Praça do INEFI nesta terça (8). Na ocasião, Alexandre entregou rosas vermelhas para as mulheres que participaram do evento. Foram oferecidos os serviços de corte de cabelo, aferição de pressão e glicose, agendamento para documentos de Identificação e certidões com a presença do Detran, isenção de taxa para retirada de certidões através da Fundação Leão XIII, Ceam e Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, Balcão de Empregos com vagas destinadas as mulheres, aulão de Ginástica em parceria com a Academia em Foco e muitos outros. Bombou.

MERENDA DA DISCÓRDIA

Nas redes sociais de Araruama, muita gente está reclamando sobre a merenda oferecida na Escola Municipal Toninho Senra, no bairro Regamé. As imagens compartilhadas pelos pais de alunos mostram pratos de comida com sopa e um arroz que foi chamado por aí de gororoba, que teria sido servido na escola nesta quarta-feira (9). A coluna entrou em contato com a Prefeitura de Araruama, que desmentiu as contestações, dizendo que “as merendas nas escolas municipais são de qualidade e estão sendo elogiadas pelos alunos. O município desconhece tal reclamação”. O município enviou fotos dos alimentos que afirmam ser servidos na escola. Bem diferentes do que circula na internet, diga-se de passagem. Ficam registradas, então, as duas versões. Mas que as reclamações existem, ah, existem.

TURMA DE OLHO

A volta do vereador Elói Ramalho (PSD) à Câmara de Araruama depois de um período na chefia de Gabinete da secretaria de Estado de Defesa do Consumidor nesta terça-feira (8), repercutiu, mas não da maneira que os partidários do vereador esperavam. Tem página por aí perguntando se o vereador passa vergonha no débito ou no crédito. A postagem ainda pergunta se o vereador não aguentou o tranco e pediu para sair ou foi exonerado porque não aguentaram ele lá. No mesmo dia, ele ainda foi visto no evento promovido pela Prefeitura e, aí, as pessoas estão questionando se ele tá tentando ‘se achegar’. Será que Elói da oposição tá off?

CEMITÉRIO NOVO

Conforme publicado pela coluna Boca Miúda de terça-feira (8), já começaram as obras do novo Cemitério Municipal de São Pedro da Aldeia no bairro Retiro, em uma área pública. As obras serão realizadas com verba municipal. É um cemitério vertical que, segundo o município, vai ter toda a infraestrutura para atendimento ao público e desafogar o atual cemitério, que tem mais de 400 anos e está totalmente saturado há anos. O empreendimento possui as licenças ambientais necessárias e sua implantação foi discutida com a comunidade local em uma audiência pública realizada no mês de fevereiro. A previsão do término da primeira fase da obra é de seis meses.

PASTEL E AS MULHERES

Continuando em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) participou, nesta terça (8), do encerramento do evento em homenagem às mulheres que movimentou a praça principal do bairro São João. Na ocasião, foram oferecidos serviços como medição de pressão e doação de mudas, cortes de cabelo, sorteio de brindes, além da participação das concessionárias de água e energia.

SEM MÁSCARA EM MARICÁ

Maricá foi outra cidade que também extinguiu, por meio de decreto publicado nesta quarta-feira (9), a obrigatoriedade de uso de máscaras em locais fechados, públicos ou privados. Entretanto, mantém a recomendação do uso em alguns casos específicos como em transportes públicos ou em casos de pessoas que tenham comorbidades graves. A nova medida foi tomada com base no mais recente relatório de monitoramento da pandemia de Covid-19 no município, que aponta risco muito baixo para o contágio pelo coronavírus em Maricá e cidades vizinhas. “Esperamos que cada morador continue vigilante com relação às recomendações. Quanto menos o vírus circular, mais liberdade a gente ganha no cotidiano e nos espaços públicos. Essa é uma vitória de todos nós. Estamos felizes com mais esse passo rumo ao fim da pandemia”, afirmou o prefeito Fabiano Horta (PT).

PACTO DE MILÃO

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT) assinou nesta terça (8) o documento que oficializa a entrada do município como signatário do Pacto de Milão, o mais importante fórum mundial sobre segurança alimentar, sustentabilidade e combate ao desperdício. A cidade lançou também sua candidatura a um projeto internacional da FAO. Para concorrer, a Prefeitura listou 12 programas municipais que dão acesso à população de baixa renda a refeições balanceadas e saudáveis, como os das Praças Agroecológicas, do Restaurante Popular e das hortas comunitárias, entre outros. Ninguém segura Maricá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui