24/01/2025 — 05:27
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (9)

Zé Bonifácio às turras com Sepe Lagos e o Dia do Darwin; Vereador cabo-friense vai à Salineira; Caboclinho na pauta em Iguaba Grande; Expectativa e mistério de Fábio do Pastel; Marcelo Magno reúne educação par abertura do ano letivo; Alexandre Martins reúne merendeiras; Vereador de Araruama diz que não sai do partido; Comissão arquiva processo contra Marcelino Borba... E muito mais!

Compartilhe

ÀS TURRAS COM O SEPE

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (9), começa por Cabo Frio, onde o prefeito José Bonifácio (PDT) fez reunião com alguns sindicatos, realizada nesse início de semana. Ele recebeu o SindSaúde e o Sindicaf para debater reposição salarial. O Sepe não teve representante nesse encontro. “Com o Sepe eu não converso mais. A gente combina uma coisa na reunião, depois eles saem, distorcem tudo. Eu não vou mais perder meu tempo. Se eles quiserem falar com o governo, que trate com o secretário de Governo ou de Educação”, disparou duramente o prefeito. Segundo Zé, o movimento sindical pediu reposição, o que não acontece há seis anos. Por telefone, o prefeito afirmou que não dá para falar dos seis anos, mas ele quer tratar do período dele, que é 2021, e fez uma proposta: a inflação do ano + 3%, o que dá um reajuste em torno de 14%. Bonifácio pediu um tempinho para sua equipe fazer um estudo do impacto financeiro e avaliar se o reajuste se enquadra no índice da LRF, que não pode ultrapassar 60%. O próximo passo é uma reunião que acontece na sexta (11), do prefeito com os vereadores da base para já encaminhar mensagem à Câmara na segunda-feira (14), a fim de que possa ser logo votado essa reposição e o aumento entre na folha de fevereiro.

DIA DO DARWIN

Ainda sobre o prefeito cabo-friense, Zé disse que está bastante envolvido com o Darwin Day. “Darwin Day não, Dia do Darwin”, como ele fez questão de frisar. Haverá uma feira de ciência na Fazenda Campos Novos e, na oportunidade, será oficializado o convênio com a UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense), com a presença do reitor Raul Palacio. Nesse trato, serão garantidos a reforma da Campos Novos; instalação de uma central meteorológica na Escola Municipal Agrícola Nilo Batista (2º distrito) e uma rádio para os estudantes da EM Edilson Duarte (Jardim Caiçara). Um outro assunto sobre o qual Zé falou que também está super empolgado é que nesta semana começa o reflorestamento do Parque do Mico Leão Dourado, para onde já foram encaminhadas mais de 20 mil mudas.

APRESENTAÇÃO DE DADOS

Continuando em Cabo Frio, nesta quarta-feira (9) o “Comitê Covid” da secretaria de Saúde apresentou dados atuais do cenário da pandemia de Covid-19 na cidade durante reunião na Câmara. O encontro foi transmitido pelo Facebook e Youtube da Casa. Estiveram presentes o presidente do Legislativo, Miguel Alencar (DEM), os vereadores Rodolfo de Rui (SDD), Felipe Fernandes (PDT), Leo Mendes (DC), Alexandre da Colônia (DEM), Thiago Vasconcelos (Avante), Josias da Swell (PL), Oséias de Tamoios (PDT), Douglas Felizardo (Avante) e assessores parlamentares dos vereadores Luis Geraldo (REP), Roberto Jesus (MDB), Adeir Novaes (REP), Alexandra Codeço (REP), Jean da Auto escola (PL) e Vanderson Bento (PTB). Participaram também a secretária de Saúde, Erika Borges, a secretaria adjunta de Administração e Saúde, Kamila Vianna, a superintendente de Vigilância em Saúde, Lucy Pires, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Keli Magno, a coordenadora da Comissão de Controle de Infecção em Estabelecimentos, Kelly Lopez, a coordenadora de imunização, Patrícia Freitas, o apoiador e facilitador da equipe médica da Saúde da Família, Guilherme Tritany, a apoiadora técnica da secretaria de Adjunta de Atenção e Saúde, Ana Raquel Geawryzewski, a supervisora do laboratório de saúde pública, Sandra Rabelo e a assessora de imprensa Gabriela Torres.

ATENTO AO IMBRÓGLIO DOS ESTUDANTES

Ainda em Cabo Frio, a suspensão do vale transporte dos estudantes continua rendendo. O vereador Felipe Fernandes (PDT) esteve na sede do Grupo Salineira nesta terça-feira (8) para conversar com a diretoria sobre a situação. A secretária da diretoria e o advogado da empresa receberam o vereador e alegaram que o Governo do Estado não faz o repasse dos valores referentes a passagem estudantil desde 2017. O vereador, então, apresentou um ofício para os representantes da Salineira e afirmou que encaminhará outro para a secretaria Estadual de Educação (SEEDUC). “Não podemos nunca negar o acesso à educação. Estamos acompanhando”, escreveu Fernandes nas redes sociais.

CABOCLINHO NA PAUTA

Em Iguaba Grande, a novidade é que nesta quinta-feira (10), dia da segunda sessão legislativa do ano, entra em pauta o projeto da moeda social Caboclinho. A coluna conversou com o líder do governo, vereador Luciano Silva (CID), o qual afirmou que o projeto foi protocolado na Câmara e já está com o parecer favorável da comissão que ele preside, que é a de Constituição, Justiça e Redação. Luciano adiantou que o projeto deverá ser aprovado por unanimidade. “Ninguém é doido de votar contra, né”, disparou o vereador. Outra novidade contada pelo parlamentar, é que hoje, dos 11 vereadores da Casa, nenhum tem coragem ou disposição de fazer oposição ao prefeito Vantoil Martins (CID). “É um governo responsável e que tem feito uma gestão muito assertiva, que pensa no futuro da cidade”, destacou ele, completando que, por conta disso, até o vereador Júnior Negão, que no começo do mandato queria ser oposição, já teria se rendido à força do poder executivo. “Nem ele deve se indispor nessa votação, até porque é um projeto que vai atender mais de duas mil famílias e irá impactar diretamente na qualidade de vida e na economia do município”, finalizou.

PRINCESINHA NÃO, RAINHA!

Aliás, o vereador iguabense Luciano Silva levantou uma questão que requer uma reflexão. “Está na hora de Iguaba Grande ser promovida de Princesinha da Região dos Lagos para Rainha da Região dos Lagos”, enfatizou. A explicação dada pelo edil é que depois do aumento no repasse mensal dos royalties (na casa dos R$ 12 milhões) e o consequente canteiro de obras em que a cidade se tornou, não é mais justo que a cidade se limite a uma condecoração de princesa “Está na hora de sentar no trono”, defendeu o vereador mais bairrista da Costa do Sol. Taí uma questão que vamos deixar para reflexão dos demais leitores desta coluna que apresenta crônica diária da política da Região dos Lagos. É justo ou não?

Foto: arquivo

EXPECTATIVA E MISTÉRIO

Em São Pedro da Aldeia, o que todos querem saber é o que o prefeito, Fábio do Pastel (PL), vai anunciar nesta quarta-feira (9), numa live programada para as 20h, em sua página pessoal. Desde o começo da semana, a Comunicação da Prefeitura já havia adiantado um anúncio importante e dos grandes, mas não falaram nada sobre o que seria. Nas redes sociais, Fábio fez uma espécie de contagem regressiva nos últimos três dias, usando as hashtags #BoraTrabalhar e #FazerOqueNinguemQuisFazer. Diante de tanto mistério, a coluna ligou para Pastel, que estava no Rio hoje, onde se reuniu com o secretário de Infraestrutura e Obras do Estado, Max Lemos. Será que vem pacotão de obras bom por aí? Façam suas apostas.

NA ABERTURA DO ANO LETIVO

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) marcou presença no segundo dia do evento de abertura do ano letivo da rede de ensino pública municipal, nesta quarta-feira (9). A programação acontece no Ciep 147, na Prainha, e encerra na sexta-feira (11). Durante o evento, Marcelo agradeceu o empenho de todos os profissionais da educação e falou dos investimentos na área como o projeto da nova escola de Monte Alto. De acordo com Marcelo, será uma das maiores unidades do Município, que atenderá desde a creche em tempo integral até o ensino fundamental, contará com quadra poliesportiva e piscina semiolímpica, além de toda estrutura para atender alunos e professores. Como a coluna já divulgou, Marcelo disse que este será “o ano dos distritos”.

REUNIÃO COM MERENDEIRAS

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) participou de uma reunião nesta terça-feira (8), com as merendeiras escolares do município. Segundo Alexandre, durante o encontro, eles conversaram sobre algumas melhorias das condições de trabalho dos servidores. “Ouvir essas demandas é fundamental para construir uma Búzios melhor”, escreveu Martins. Já no começo da noite desta quarta (9), o prefeito participou de uma live junto com o presidente da Câmara Municipal, Rafael Aguiar (REP). Na pauta da entrevista, os temas Educação, Meio Ambiente e Administração Pública.

A VERSÃO DE ELÓI

O vereador licenciado de Araruama Elói Ramalho (PSD) entrou em contato com a coluna para responder ao questionamento feito pela edição desta terça-feira (8), da Boca Miúda. Elói disse não ter visto nossas tentativas de contato, mas explicou que não pretende sair do partido com a provável chegada de Chiquinho da Educação à sigla, não. Ou seja, o tumulto está armado. Ramalho disse que é o vice-presidente do PSD no município e que Gabriela Amaral, presidente, é a filha da suplente de Elói, Valéria Amaral, que está ocupando a vaga dele na Câmara. Segundo Elói, ele só sai do partido se for expulso. Mas o prefeito do Rio, Eduardo Paes, presidente do PSD no Estado, não falou nada com ele nesse sentido. De qualquer maneira, Elói reforça que a Executiva municipal do partido está com ele e que vai aguardar qualquer movimentação a mais.

OLHO NA MISSA E OUTRO NO PADRE

Contudo, Elói já deu um alerta para Eduardo Paes, disse que o prefeito carioca deve tomar cuidado com Chiquinho. Isso porque o primeiro-cavalheiro de Araruama já disse que que ia para o PT, que coordenaria a campanha do Lula na Região dos Lagos, depois disse que ia para o Patriota, também já afirmou que era Bolsonaro no passado e, agora, diz que não é nem Bolsonaro, nem Lula. Ou seja, para mudar de opinião e desistir de ir para o PSD não custa nada. E o pior é que Elói tem razão.

E TEM MAIS…

Além disso, outro ponto que joga a favor de Elói que a coluna ficou sabendo na Praça do Blindex é que o Renan Ferreirinha, secretário municipal de Educação do Rio, é sobrinho do Dr. Marcelo Amaral, ex-vice prefeito de Araruama, que saiu do governo Lívia como oposição. Dr. Marcelo é, também, filiado ao PSD. Como é que vai funcionar isso? Será que Chiquinho vai ter essa força mesmo para poder – caso queira – expulsar Elói do partido? Qual o limite dessa carta branca do ex-prefeito? Sei não, hein? De qualquer forma, tem um dito popular que avisa que “quem tem padrinho, não morre pagão”. Vamos conferindo…

TÁ TRANQUILO, TÁ FAVORÁVEL

Os vereadores de Rio das Ostras votaram o relatório final da Comissão Especial Processante que investigava denúncias de irregularidades praticadas pelo prefeito Marcelino Borba (PV) na contratação de uma empresa que prestava serviços a secretaria de Saúde na área de informática. A decisão foi dada em sessão extraordinária no último dia 31. O vereador Sidnei Mattos Filho, o Neizinho (DC), relator da CEP, em relatório, solicitou o arquivamento pelo fato de não haver provas suficientes para o prosseguimento. Nesta decisão foi acompanhado pelos demais membros, os parlamentares Rodrigo Jorge Barros (CID) e Carvalhão (PV). Desta forma, foi decidido o arquivamento das investigações. Por quatro vezes, Marcelino tentou, na Justiça, suspender as atividades da CEP, alegando justamente o que o relator afirmava, que “não havia provas”. Marcelino obteve êxito na primeira tentativa, mas a decisão foi cassada pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), à pedido da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Porém, com a decisão do plenário, o prefeito deixa de ser investigado pela Câmara Municipal referente as irregularidades apresentadas.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo