InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (8)

EQUIPES NAS RUAS

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (8) começa por Iguaba Grande, que foi bastante atingida pelas chuvas da última noite. O prefeito, Vantoil Martins (CID), fez questão de acompanhar pessoalmente os trabalhos da Defesa Civil no município. A situação foi crítica em algumas localidades, com direito a vários pontos de alagamento. Chegou ao nível da água atingir a altura da canela do chefe de Gabinete e secretário de Segurança e Ordem Pública de Iguaba, Fábio Costa, conforme mostrou um vídeo publicado pelo prefeito nas redes sociais. Nós conversamos com o Fábio no começo desta tarde e ele comentou sobre os trabalhos. Segundo ele, apesar da chuvarada, não houve nenhum impacto mais grave, felizmente. Veja o vídeo do dia seguinte, onde o prefeito explica como está a situação:

______________________

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

O secretário de Planejamento de Iguaba, Eron Bezerra, segue na missão de implantar a secretaria municipal da Pessoa Idosa. Nesse sentido, ele recebeu uma equipe da pasta de São Caetano do Sul (SP) – considerada a que tem o melhor IDH do país -, comandada por Welbe Cavalcante. A reunião que recebeu os visitantes contou ainda com o prefeito Vantoil Martins (CID) e os vereadores iguabenses Luciano Silva (CID), Elifas Ramalho (PP), Marcelo Durão (PL) e Alan Rodrigues (MDB). “É uma troca de experiência, um intercâmbio, foi um dia maravilhoso de aprendizado”, disse ele.

ENCHENTE EM MARICÁ

Outro município que também sofreu com as chuvas foi Maricá. O prefeito, Fabiano Horta (PT), ficou na sede da Defesa Civil na noite desta terça-feira (7), “tomando todas as medidas necessárias para cuidar da nossa população”. Nas ruas, estavam trabalhando as equipes da Defesa Ciivil, Habitação, Assistência Social, Sanemar, Somar e Ordem Pública. Além disso, as escolas foram disponibilizadas para receber eventuais desabrigados e desalojados.

DEIXOU PRA DEPOIS

O ditado “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” caiu como uma luva para a prefeitura de Saquarema. O grande volume de água que atingiu o município nesta terça (7) – foram registrados 130 mm de chuva em apenas uma hora – causou centenas de estragos, principalmente no distrito de Bacaxá. E é justamente lá que há muito tempo a população pede por obra de drenagem para evitar enchentes. Contudo, a prefeita Manoela Peres (UNIÃO) preferiu postergar as ações para depois do Carnaval, por conta da intensa movimentação de veículos nesta temporada. Mas o que seria melhor: enfrentar um congestionamento ou encarar ruas transformadas em rios, com risco de acidente e perda de bens materiais? Fica a reflexão. Veja o vídeo acima.

AGENDA NO GABINETE

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), recebeu, em seu gabinete, nesta quarta-feira (8), os representantes da Organização Polimix, Thomas Hueller e Moacir Simões, para uma visita de cortesia. O encontro abordou questões relacionadas a biocombustível e práticas sustentáveis, mão de obra e qualificação profissional, além de ações realizadas na zona rural do município. Os secretários de Governo, Luiz Fernando Gomes Jr.; Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira; de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro; de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani; de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, e o chefe de gabinete, Moisés Batista, também participaram da reunião. Na oportunidade, o prefeito falou sobre o trabalho de incentivo ao desenvolvimento econômico de São Pedro. De acordo com o representante do acionista da Organização Polimix, um dos temas da conversa foi a transformação da razão social da empresa Agrisa para Lagos Bioenergia Ltda.

REABERTURA DA APAE

Por falar em Fábio do Pastel, o prefeito comemorou a reabertura da APAE em São Pedro`da Aldeia nesta terça-feira (7). A pauta era uma luta antiga de Pastel desde muito antes da Prefeitura. Em 2015, ele já militava em favor da causa. Agora, como prefeito, Fábio conseguiu viabilizar um auxílio com o aluguel do imóvel e ajuda com equipe técnica especializada para a unidade. “Nossas famílias merecem, nossas pessoas com deficiência merecem e precisam”, declarou o prefeito.

Márcio Soares

ASSESSOR DE VEREADOR

Aliás, ainda sobre São Pedro, um dos alvos de mandado de busca e apreensão da PF na cidade nesta terça-feira (7) foi um assessor do vereador Márcio Soares (PDT). O parlamentar esclareceu à coluna na manhã desta quarta (8) que o assessor foi exonerado no dia 1º de fevereiro. Márcio afirmou que ele era mais motorista do que um assessor e que já percebia alguns comportamentos dele no sentido de querer caminhar sozinho, ser candidato, algo assim. O vereador comentou que sabia do posicionamento político de seu ex-assessor, mas falou que desconhecia a presença dele em atos, quaisquer que fossem, antidemocráticos. Soares afirmou que o assessor fazia parte de grupos que ele não faz, então, haviam coisas que ele não sabia sobre a pessoa em si. O vereador disse ser contra atos antidemocráticos, reforçando que teve um resultado na urnas, que precisa ser respeitado.

CHUCHU SECRETÁRIO

Conforme a coluna já vinha acompanhando há algum tempo, o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), escolheu o vereador Junior Chuchu (PV) como novo secretário de Turismo da cidade. O parlamentar assume o cargo nesta quinta-feira (9). Segundo o município, quem assume o lugar de Chuchu na Câmara é o primeiro suplente, o Pancinha (PV). A coluna conversou com o novo secretário e questionou quais serão suas prioridades. Para Chuchu, o primeiro passo é entender com a equipe da pasta qual o tipo de planejamento que a secretaria tem. Na sequência, ele vai convocar uma reunião emergencial com as secretarias que cuidam da segurança, mobilidade urbana e serviços públicos para garantir o ordenamento da cidade no período de Carnaval. Ele disse ainda que o que a população pode esperar dele é muito trabalho. Além disso, pontuou que essa troca na secretaria não é política e que ele tem um olhar muito mais técnico do que as pessoas imaginam. Já fazia um tempo que a turma do “Beco da Fofoca” estava bem operante no que diz respeito a possíveis trocas no secretariado do prefeito de Arraial. Inclusive, há quem diga que tem mais trocas por aí envolvendo vereadores e o primeiro escalão do governo. Vamos aguardar…

TERMO DE COOPERAÇÃO

Ainda em Arraial do Cabo, nesta terça-feira (7), o prefeito Marcelo Magno (PL), juntamente com o presidente do Instituto de Terras e Cartografia do Rio de Janeiro (ITERJ), Robson da Silva Claudino, celebraram o Termo de Cooperação Técnica, que visa dinamizar a regularização Fundiária em Arraial do Cabo. O referido termo terá como gerente executivo o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Wellington Lacerda. Também estiveram presentes na reunião o Dr Estevão Botas, diretor de Assentamentos e Projetos; a Drª Mariana Vasques Nogueira Felippe, diretora de Regularização Fundiária; Gontran, diretor de Habitação e Regularização Fundiária e o Dr. Rafael Costa, coordenador Reurb de Arraial do Cabo.

CONVÊNIO COM MINISTÉRIO

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), assinou, nesta terça-feira (7), um convênio entre a Prefeitura de Búzios e a Caixa no valor de R$ 4.966.000,00 para construir uma pista de skate profissional no município. O recurso captado para o esporte foi realizado pela coordenadoria especial de Convênio da Prefeitura, junto a um programa do Ministério da Cidadania, do Governo Federal, em dezembro de 2022. De acordo com o gestor, a nova pista de skate deverá ser construída na praça ao lado da UBS da Brava. O espaço será todo remodelado. Participaram da reunião da assinatura do convênio os representantes da gerência da Caixa Econômica Federal, Rosana Freire F. Leonardo e André Felipe Pery Gonçalves, o secretário de Lazer e do Esportes, Gugu Braga, o subsecretário Celinho e o representante da Coordenadoria Espacial de Convênio, Daniel Santos.

PLANO DIRETOR EM ANDAMENTO

A Câmara de Cabo Frio inicia, na sessão desta quinta-feira (9), a tramitação da aguardada atualização do Plano Diretor do município. O documento deveria ter passado por uma renovação em 2016, mas veio sendo adiado desde então. A partir de agora, o PL enviado pelo Poder Executivo vai passar pelas comissões permanentes da Câmara cabo-friense e também será objeto de audiência pública, marcada para a segunda quinzena de março. A última atualização do Plano Diretor de Cabo Frio foi em 2006. Por lei, ele deve ser atualizado em, no máximo, 10 anos, o que evidencia a defasagem do plano atual. No âmbito do Executivo, chegou a ser feita consulta pública para se chegar ao projeto de lei enviado ao Legislativo. Vamos acompanhar as mudanças que vem por aí.

OBRAS EM HORÁRIO DE AULA

Em Araruama, os vereadores Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda (MDB) seguem firme nas fiscalizações dos atos do executivo. Desta vez, foram verificar denúncias de pais de alunos em cujas escolas estão acontecendo obras no mesmo horário das aulas e temem pelo perigo de algum acidente. Nesta terça (7), os parlamentares fizeram um vídeo enquanto vistoriavam a Escola Municipal Francisco Domingues Neto, no Boa Vista, questionando por que a Prefeitura não fez os reparos durante as férias (veja vídeo). “Não adiantam paredes bonitas e prédios bem pintados. Nós não temos valorização de professores, não temos respeito pelos nossos alunos. Infelizmente esse é o descaso que a gente vive”, disse Penha. “Se tiver denúncia pode mandar para nós”, completou Oliveira. “Inclusive vocês funcionários, que acompanham nosso trabalho. Acreditem e tenham certeza, jamais serão expostos. Estamos aqui para ajudar vocês a terem mais dignidade no trabalho”, acrescentou Penha. Com a palavra, a Prefeitura.

NA LUTA PELA PROMULGAÇÃO

O vereador de Araruama Elói Ramalho (PSD) está de olho na lei aprovada no Parlamento que diz respeito à criação do Dia Municipal da Consciência das Religiões de Matrizes Africanas. A lei foi aprovada pelo vereador junto aos colegas na Câmara e seguiu para a sanção da prefeita. No entanto, passados os 15 dias úteis para a sanção ou o veto, não houve qualquer retorno do Executivo. Nesse sentido, Elói afirmou que está em tratativas com o presidente da Câmara, Nelsinho do Som (PSC), para a promulgação da lei. Através dela, deve ser realizada, anualmente, uma sessão solene da Câmara para homenagear expoentes das religiões de matrizes africanas no município. Bem contemporânea e bem afinada com o atual momento que vivemos, né? Vamos ficar de olho.

ROLOU UMA DECEPÇÃO

Falando em Araruama, muita gente ficou decepcionada com o fato do ex-deputado Paulo Melo (UNIÃO) não negar que está mantendo diálogo com o ex-prefeito Chiquinho da Educação, durante entrevista no RC Cast. No município araruamense já estava correndo essa conversa, de que eles estavam juntos para evitar perder a eleição. Ele tem dialogado com Chiquinho, sim. Chegou a dizer que não se importa em perder voto por causa disso, ao ser questionado por uma internauta, e que prefere manter as convicções dele. “Sou político, sou um homem de diálogo”, disse Melo. Por outro lado, fez questão de frisar que André Mônica (PDT) “é meu irmão”. Mas fato é que isso gerou uma decepção nas pessoas que viam Paulo Melo como um aliado para derrotar o casal Chiquinho e Lívia em Araruama.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo