BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (8)

Iguaba Grande comemora 27 anos com shows e solenidade; Prefeitura de São Pedro da Aldeia consegue liminar para transporte público, mas empresa não bota ônibus nas ruas alegando não ter sido notificada; a visita de Dr. Serginho a Marcelo Magno em Arraial; os projetos grandiosos da Prefeitura de Araruama a quatro meses da eleição; José Bonifácio acompanha ação da secretaria de Meio Ambiente; o fim de semana cultural em Búzios; e muito mais...

1159

FESTA DA CAÇULINHA

A irmã mais nova entre os municípios da Região dos Lagos completa 27 anos nesta quarta-feira (8) e é justamente por isso que a coluna Boca Miúda começa por ela: Iguaba Grande, a Princesinha dos Lagos. O festão de aniversário teve início nesta terça (7) com show do grupo gospel Preto no Branco lá na Praça da Estação. O prefeito, Vantoil Martins (CID), como não podia deixar de ser, acompanhou o evento com o vice, Alexandre Carvalho (PL) e mais uma galera, como revela a imagem aí – gentilmente cedida pelo vereador Paulo Rito (CID). Além de Rito, outros vereadores como Elifas Ramalho (PP), Marcelo Durão (PL), Junior Negão (PATRI), Marciley Lessa (PL), o chefe de Gabinete, Fábio Costa, a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle, e o cerimonalista da Prefeitura, Jorge Salvador acompanharam o chefe do executivo. A programação de shows vai até sábado (11) contando ainda com shows de Vou Zuar, Marcos & Bellutti, Dilsinho e Vitor Kley. Tudo gratuito, é claro.

SOLENIDADES

Em alusão ao aniversário de Iguaba, o dia de Vantoil começou com o hasteamento de bandeiras. A solenidade aconteceu em frente a sede do Poder Executivo. Entre as autoridades, secretários, vereadores, o ex-prefeito Hugo Canellas. O hasteamento dos pavilhões foi realizado pelo prefeito Vantoil Martins, pelo vice, Alexandre Carvalho (PL), e pelo vereador vice-presidente do Legislativo, Júnior Bombeiro (MDB). O coral do Centro de Referência do Idoso (CRI) apresentou canções em homenagem a cidade. Ainda nesta quarta-feira, teve a Sessão Solene de entrega de Títulos pela Câmara de Vereadores. As outorgas foram dadas a pessoas que prestaram relevantes serviços a comunidade e contribuíram para o desenvolvimento do município, no início desta noite, na sede Associação Profissional dos Instrutores de Aprendizagem, de Treinamento, de Formação e Orientação Profissional do Estado do Rio de Janeiro (Apierj).

DEU TUDO CERTO… SÓ QUE NÃO

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito, Fábio do Pastel (PL), fez uma live em tom de alívio por volta das 22h50 desta terça-feira (7). A Prefeitura havia conseguido a liminar na Justiça que determinava que a Viação São Pedro continuasse responsável pelo transporte público municipal por mais 60 dias. Acontece que a empresa alegou não ter sido notificada da decisão e, portanto, não houve ônibus circulando nas linhas municipais. Que situação, hein? Segundo a Prefeitura, a multa para o descumprimento seria de R$ 25 mil por dia. No meio desse quiproquó, quem sofre mesmo é o cidadão. O plano do município, e já com movimentações neste sentido, é, conforme já havia sido ventilado nesta coluna, que a Prefeitura alugue ônibus e assuma a operação do transporte. Até lá, sabe-se lá o que vai acontecer.

FECHADO COM SERGINHO

A dupla dinâmica formada pelo prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), e o deputado estadual Dr. Serginho (PL) se reuniu mais uma vez nesta quarta-feira (8). Serginho foi até o chefe do Executivo cabista, lá no Instituto de Desenvolvimento de Arraial (Idac), com objetivo de conversar sobre os projetos em andamento e convidar o prefeito para o evento de lançamento da pré-candidatura dele a deputado estadual. A propósito, esse evento, que vai ser realizado na sexta (10), na Associação Atlética Cabofriense promete ser dos mais badalados, hein? O governador, Cláudio Castro (PL), é presença confirmada e diversos vereadores da região, como Léo Mendes (DC) e Rodolfo de Rui (SDD), estão disparando convites para a ocasião. Inclusive, para falar desse assunto e muito mais, Serginho é o convidado do 3º episódio do RC Cast nesta quinta (9), entre 13h30 e 15h. Não dá para perder, né?

LIVE DA LÍVIA

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), realizou uma live nesta terça-feira (7) falando sobre diversos assuntos. Entre outras coisas, anunciou pacotão de obras de infraestrutura no valor de R$ 35 milhões, citou algumas novidades, como o Jardim Botânico Municipal e nova sede da secretaria de Educação, além de falar daquele banho de asfalto que a alcaide tanto bate no peito para falar que faz. Porém, contudo, todavia, entretanto, sem dúvida, um dos destaques, como não podia deixar de ser, é o hospital de São Vicente. A prefeita mudou o tom soberbo com ar de superioridade e demonstrou até mesmo certa humildade ao pedir, reiteradas vezes, que os munícipes lembrassem das coisas que ela fez por São Vicente, dizendo para não dar ouvidos à oposição, sustentando o discurso de que eles têm que ouvir a prefeita. Parece até que desceu do pedestal. Será que a pressão das manifestações de rua contra o fechamento do hospital fez efeito? Ou começou a pintar preocupação de pegar mal para a pré-campanha do candidato da prefeita a uma vaga na Alerj?

PROJETO DO HOSPITAL

Para a unidade em São Vicente, Lívia afirmou que vai fazer ali o “mais moderno” hospital do distrito. Fica fácil entender quem chama de megalomania esses títulos que a turma da Prefeitura usa para se referir a suas obras: “o hospital mais moderno”, “a praça mais bonita do Brasil”, “a segunda maior orla urbanizada do Estado do Rio de Janeiro”, enfim. Voltando ao assunto, Lívia anunciou que a unidade de saúde vicentina será o Hospital Municipal Universitário São Vicente. O projeto seria tocado com o apoio da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), nas palavras de Lívia. Ok. Acontece que, em contato com a coluna, a assessoria da Uerj apurou que a Prefeitura de Araruama demonstrou interesse que a Uerj assumisse o hospital, mas ainda não fez uma proposta oficial. Por essas e outras, gera certa desconfiança projetos muito mirabolantes que saiam da Prefeitura de Araruama. Isso, certamente, justifica um pouco da credibilidade duvidosa que o município conquistou com muita destreza. Mas tem seu público, né? A live chegou a colocar 800 espectadores simultâneos na página oficial da prefeita, um incontestável canhão.

MAIS UM NA CORRIDA

Ainda em Araruama, o PCdoB lançou, na noite desta terça-feira (7), o nome do agricultor Oto dos Santos como pré-candidato a deputado estadual. O evento foi em um hotel tradicional do bairro Areal e contou com a participação da deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB), pré-candidata a deputada federal. Oto faz parte da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio de Janeiro (Fetagri/RJ) e levanta, justamente, a bandeira da agricultura familiar.

AÇÃO DO AMBIENTE

A secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio, que andava meio apagadinha dos canais de comunicação da Prefeitura, parece ter engrenado nas divulgações de seus atos. Nesta terça-feira (7), até o prefeito, José Bonifácio (PDT), acompanhou uma ação da pasta de cercamento da Praia do Forte. O serviço incluiu o reforço e recolocação das estruturas que limitam a área da praia. Os trabalhos foram feitos próximos ao bairro Braga e também no Bolsão da Juju, próximo aos quiosques. O trabalho visa fortalecer a proteção da vegetação local, que pode ser prejudicada com o acesso da população.

NO RIGOR DA LEI

Continuando em Cabo Frio, o vereador e pré-candidato a deputado federal Thiago Vasconcelos (Avante) está numa alegria só em ver que seu projeto do QR Code, que virou lei, já está sendo aplicado. Nesta quarta (8), ele teve uma reunião com o controlador-geral da Prefeitura, Luiz Cláudio Gama. “Eu o parabenizei pela aplicação da nossa lei, que garante transparência nos contratos e licitações públicas através de QR Code. Estando com o celular, se pode acompanhar toda a movimentação, como por exemplo como está o andamento da obra, a condução da prestação do serviço. Como virou lei, há o compromisso de continuar também nas próximas gestões, garantindo transparência ao povo cabo-friense. Esse é o compromisso”, disse Thiago.

FIM DE SEMANA DA CULTURA

Em Armação dos Búzios, o fim de semana que se aproxima será de eventos culturais. A informação foi dada à coluna pelo secretário de Cultura e Patrimônio Histórico buziano, Luiz Romano Lorenzi. Segundo ele, haverá exposição de orquídeas e cestas no Espaço Zanine, a festa de Santo Antônio no quilombo da Rasa e o Circuito Arte Búzios, envolvendo programação na rua das Pedras, Orla Bardot, Turibio de Farias e Praça Santos Dumont. É, minha gente, Romano até lembrou, como disse o governador: “Búzios entra no Circuito das cidades culturais do Brasil”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui