back to top
quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (7)

Como foi o encontro de Alexandre Martins e Bolsonaro em Brasília; Magdala Furtado diz que é vítima de fake news; Rômulo Gomes fala em possível superfaturamento na gestão Manoela Peres; Vantoil Martins e Júlio Lopes juntos; Fábio do Pastel nos corres diários; Penha Bernardes dispara contra prefeita; Visita especial em Arraial do Cabo; Quaquá na Capitania dos Portos... E muito mais!

IMORRÍVEL E IMBROCHÁVEL

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (7) começa por Búzios, onde o prefeito e candidato à reeleição, o “imbrochável e imorrível” Alexandre Martins (REP), conquistou o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Isso não é mais novidade pra ninguém. Agora, como se deu esse encontro na sede do PL em Brasília é que foi o inusitado. Alexandre foi agradecer a Flávio Bolsonaro o apoio. Repentinamente, segundo Alexandre, Flávio o puxou e disse “vem aqui um instantinho”. Momento em que o prefeito foi surpreendido ao entrar numa sala e deu de cara com o ex-presidente. Após uma conversa sincera, Bolsonaro entregou a ele a famosa medalha. Enquanto Alexandre ganhou a medalha, Rafael Aguiar ganhou o desgaste de explicar como ele pode ser candidato do PL a contragosto dos Bolsonaro. Pior ainda ficou para Leandro de Búzios (MDB), que a essa altura deve estar com cara de perdido no baile. Uma verdadeira bolada nas costas da dupla.

GEROU DIVERGÊNCIAS

Esse apoio de Bolsonaro a Alexandre vem ao encontro do que o ex-presidente declarou recentemente, que não apoiará os candidatos do Partido Liberal que estão se coligando com legendas de esquerda. Ele afirmou que enquanto essas coligações existirem o apoio irá para o lado que esteja alinhado com os valores “Deus, Pátria e Família”, o que acabou gerando divergências entre o presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, e o clã Bolsonaro. E assim foi em Búzios, com Bolsonaro apoiando Alexandre, já que Rafael, apesar de ser PL, tem seu vice no MDB, que é de centro, mas com ligações a outros partidos centro-esquerda, como o Solidariedade e o Avante, como citou Flávio Bolsonaro no vídeo apresentado na convenção do prefeito buziano. Este ano, a sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro pretende eleger pelo menos mil prefeitos pelo Brasil. As divergências internas, colocando Bolsonaro e o presidente nacional da legenda em lados opostos nos palanques municipais, como em Armação dos Búzios, lançaram dúvidas sobre o cumprimento desse objetivo.

AVANTE, RAFAEL

Falando nisso, o candidato a prefeito de Búzios, Rafael Aguiar (PL), e seu vice, Leandro de Búzios (MDB), estão com mais um apoio, do Avante, confirmado na noite de segunda-feira (5), na convenção do MDB, com presença de várias lideranças, além de amigos e familiares dos 60 candidatos da coligação.

RECLAMOU DE FAKE NEWS

Em Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado (PV) soltou um vídeo na rede social, nesta quarta (7), pedindo que parem de divulgar fake News sobre ela. O comunicado aconteceu um dia após a informação de que o MP eleitoral, após receber uma denúncia, recomendou a cassação dela por conduta vedada pela Lei das Eleições. A chefe do executivo garantiu que está seguindo as legislações e determinações do TSE. “Uma campanha limpa e sem ataques”, frisou Magdala. A prefeita ainda desmentiu que houve agressão de seu grupo durante um evento do agricultor, em Tamoios, no fim de semana. Um terceiro ponto que ela disse ser fake seria o não pagamento do servidor dentro da data estipulada. Segundo ela, o pagamento está sendo feito. Por outro lado, recebemos várias mensagens de que muitos ainda não havia recebido seus ordenados até a data de hoje. Inclusive o Sindicaf, que representa os servidores municipais, disse que iria aguardar o fim do expediente bancário e caso o pagamento não tivesse acontecido, iriam convocar uma assembleia geral para discutir uma possível greve.

REUNIU 300

Ainda em Cabo Frio, o candidato a prefeito, Dr Serginho (PL), e seu vice, Miguel Alencar (União), têm feito diversas reuniões, quase diárias, com os pré-candidatos da coligação, que é a maior da história da cidade e inclui 126 pretendentes ao legislativo, de 14 partidos diferentes. São eles o PL, União Brasil, Republicanos, Progressistas, Podemos, Solidariedade, Cidadania, PSDB, PSD, PMB, DC, PRD, Agir e Mobiliza. Nesta terça (6), Serginho – que está com pneumonia e quase não conseguiu participar – e Miguel reuniram uma turma bem grande em São Cristóvão, cerca de 300 lideranças. Também engrossaram a cabeça desse encontro o candidato a vereador Milton Alencar (Podemos), que é pai de Miguel, e o ex-vereador e ex-prefeito interino de Cabo Frio, Aquiles Barreto (PSD).

PATRIMÔNIO CULTURAL

A Câmara Municipal de Cabo Frio colocou em votação, nesta terça (6), o projeto de lei que institui o tombamento do Mercado Municipal Sebastião Lan, tornando-o patrimônio cultural da cidade. A autoria é do vereador e líder do governo, Átila Motta (PC do B). O mercado tem a função, há anos, de realizar atividades culturais e artísticas, além do comércio de produtos agrícolas, roupas, acessórios. “A nossa feira que ajuda tanto no comércio local e no divertimento dos nossos moradores tem que ser reconhecida, por isso queremos melhorar e dar o devido valor a esse espaço que é tão atuante e não apenas uma feirinha”, comentou Átila.

LUTA POR DIREITOS E EQUIDADE

Cabo Frio vai receber o I Seminário da Região Sudeste da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência, de sexta (9) a domingo (11), no Charitas, onde estarão reunidos representantes de diversos estados. Com o tema central “Cidadania – O Direito de ter Direitos”, o evento quer proporcionar um espaço de debate e troca de experiências entre ativistas, pesquisadoras e lideranças negras. A programação conta com palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas como racismo, machismo, feminicídio e políticas públicas para mulheres negras.

CLIMA TÁ ESQUENTANDO

E o clima está cada dia mais quente em Saquarema, desde que a prefeita Manoela Peres (PL) foi afastada e o vice, Rômulo Gomes (Novo), que é candidato a prefeito, assumiu. Ele já havia dito que iria passar um pente fino nas contas e contratos do município, e as vistorias, ao que parece, já começaram. Nesta quarta-feira (7), esteve na secretaria da Mulher e conferiu que existem vários contêineres fechados e sem funcionamento pelo qual são pagos, mensalmente, R$ 350 mil, cerca de R$ 4 milhões ao ano. Para Rômulo, há indícios de superfaturamento e ele disse que os contratos irregulares serão encerrados. A ver.

TIROU O DELE DA RETA

Continuando em Saquarema, o candidato a prefeito, Paulo Melo (MDB), falou em suas redes sociais, nesta quarta-feira (7), que ele não tem nada a ver com a decisão da justiça em afastar Manoela Peres do cargo e comentou sobre as manifestações que ocorreram em frente à prefeitura. “Diversos trabalhadores perderam seus empregos e têm o direito de protestar”. Para concluir, Paulo afirmou que nunca impediu pessoas ligadas a ele de participarem do governo que saiu. O candidato, é óbvio, está de olho nessas eleições e, com toda a repercussão que está acontecendo no município, ele pode ganhar muito proveito em relação a isso.

APOIO POLÍTICO

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), se encontrou, nesta quarta-feira (7), com o deputado Júlio Lopes (PP), em Rio Bonito, onde fizeram uma reunião na casa do ex-prefeito José Luiz Mandiocão (PP) – foto abaixo, que está lançando o sobrinho, Rony Antunes, como candidato a prefeito na cidade, também pelo PP. Júlio tem feito agenda de apoio político em vários municípios. Na Princesinha dos Lagos, visitaram alguns pontos, inclusive fez foto com Vantoil no letreiro “Eu amo Iguaba Grande”. De lá, Júlio ainda teria reunião em São Pedro da Aldeia e Cabo Frio.

__________________________

MORAL EM ALTA

Em Iguaba Grande, o candidato a prefeito Fabinho Costa (CID) vem ganhando muita confiança e competência para, quem sabe, assumir o próximo pleito, já que o prefeito Vantoil Martins (CID) vem apoiando-o totalmente. Aliás, o estão enxergando como um verdadeiro super-herói, daqueles que conquista a todos com suas ações, inclusive os 92 candidatos de seu grupo. A coligação conta com 8 partidos: PL, MDB, União Brasil, PSD, Solidariedade, Republicanos, Agir e PRD. Fabinho tem mostrado força.

VISITA TÉCNICA

Ainda sobre Iguaba, o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle, realizou nesta quarta-feira (7) uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto de Iguaba Pequena. Estiveram presentes o subsecretário Caio Pedrosa e o diretor Luis Carlos Cirino, que foram recepcionados pela engenheira ambiental da Prolagos, Sâmia Hussen. Lavalle verificou todo o funcionamento da estação e seus processos técnicos, desde a entrada do esgoto bruto até a saída da água tratada. Além disso, ele avaliou a capacidade de trabalho da estação para melhor atender ao volume de pessoas que residem e visitam o município.

NOS CORRES DIÁRIOS

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), não brinca em serviço. Além dos corres diários da administração municipal, tem frequentado as inúmeras reuniões de candidatos, ocasião em que também aproveita para bater um papo com os moradores, ouvir suas reclamações e elogios. Como nesta terça-feira (6), por ocasião do encontro político do candidato a vereador Joel Matos (SDD), no bairro São João. Após a reunião, Pastel encontrou-se com a candidata a vereadora Débora do Carmo (PL), na Colina. O cara ainda consegue tempo para, no fim da maratona e antes de ir para casa, participar de mais uma reunião política, do candidato a vereador Jordan Oliveira (PL), no Balneário. O prefeito, como sempre naquela agitação em sua agenda, vistoria diversas obras e se prepara para a campanha eleitoral.

REUNIÃO DE ALINHAMENTO

Pelo outro lado, quem também está se preparando para a campanha é a candidata a prefeita Bia de Guga (PSDB), que se encontrou com diversos candidatos a vereador. Dessa vez, ela participou nesta terça-feira (6) de uma reunião de alinhamento para discutir a caminhada e o fortalecimento dos projetos. Entre um compromisso e outro, ela recebeu Priscila e Evelin. Bia busca de todas as formas acelerar o ritmo da sua campanha, pois do outro lado, quem também está vindo em alta é o concorrente dela, Cláudio Chumbinho (REP). Dá para perceber que essa disputa entre eles vai ser interessante nessas eleições. E quem está no camarote só assistindo é o Fábio do Pastel. Resta saber o que poderá vir, já que tem muita água para rolar até outubro.

LEI MARIA DA PENHA

O secretário de Segurança e Ordem Pública de São Pedro da Aldeia, Diego Alves, celebrou nesta quarta-feira (7) uma data de extrema importância na luta contra a violência de gênero no Brasil: os 18 anos da Lei Maria da Penha, que representa um marco histórico na proteção dos direitos das mulheres e o combate à violência doméstica e familiar. Pela manhã, folhetos com o título “Você não está sozinha” foram distribuídos pela Guarda Municipal a pedestres e motoristas. Desde a sua implementação, a ferramenta tem sido fundamental na garantia de um ambiente mais seguro e justo para todas as mulheres. Diego lembrou que a luta contra a violência de gênero “não se resume a um único dia de comemoração, mas sim a um compromisso diário de combate e conscientização”. É uma boa iniciativa do secretário em falar sobre esse assunto, ainda mais para o município. Que este marco sempre inspire a continuação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas as mulheres.

VISITA ESPECIAL

Em Arraial do Cabo, o secretário de Educação, Bernardo Alcântara, realizou uma visita nesta quarta-feira (7) à Creche Municipal Adir Firmo Alves Cunha, na Praia dos Anjos, acompanhado pelo vereador Shogum (PL) e a equipe diretiva da unidade. Se reuniram para discutir ideias, propor implementações e acompanhar mais de perto o cotidiano da unidade, que é em tempo integral e foi inaugurada mês passado.

DEU O QUE FALAR

O episódio envolvendo a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (REP), na inauguração do Hospital Universitário de São Vicente, quando ela chamou de palhaço uma pessoa que chegava num cavalo – no caso era um padre -, ainda está rendendo. Depois do candidato a prefeito Sérgio Ribeiro (DC) tecer seus comentários na rede social, desta vez foi a candidata Penha Bernardes (PL), que não deixou passar batido. Disse que Lívia é desrespeitosa, sem o mínimo de empatia, além de arrogante e prepotente. Criticou a inauguração do hospital, ao que taxou de “mais uma entrega de fachada”. “Em vez de reconhecer as legítimas preocupações e necessidades da população, Lívia optou por desqualificar aqueles que, há tempos, clamam por dignidade e melhorias no setor da saúde”. É o estilo Lívia de Chiquinho de ser.

GUERRA ÀS FAKE NEWS

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, informou que os eleitores poderão denunciar casos de desinformação durante a campanha eleitoral. A Justiça Eleitoral vai disponibilizar o número telefônico 1491, pelo qual o cidadão poderá informar qualquer tipo de desinformação que tiver presenciado. A ligação é gratuita. Ao receber a denúncia, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, órgão do TSE, vai verificar a procedência da informação e encaminhar o caso para a Polícia Federal ou o Ministério Público Eleitoral para as providências cabíveis. O serviço estará disponível a partir desta quarta-feira (7).

REUNIÃO NA CAPITANIA

O candidato a prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), juntamente com o deputado estadual Renato Machado (PT), estiveram em uma reunião nesta quarta-feira (7) com o Capitão de Mar e Guerra, Robson Mendes Alves, de Fragata Ricardo Sampaio Bastos e de Corveta Leonardo Couto de Souza. O encontro aconteceu na Capitania dos Portos, no Rio. O objetivo da visita foi discutir o projeto quebra-mar, a concentração das pescas predatórias, a possibilidade de acesso às Ilhas Maricá e, por último, o projeto de ferry-boat na travessia Maricá x Rio. Quaquá está aproveitando o período de campanha para buscar soluções com a segurança dos frequentadores da praia. Esse projeto para a cidade seria inovador, possibilitando a construção de um porto. Já imaginou a facilidade para o deslocamento dos maricaenses para o Rio e Niterói? Seria importantíssimo, diminuindo o trânsito nas rodovias, tornando a cidade mais sustentável e gerando muito mais empregos.

Redação
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo