InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (6)

Fábio do Pastel realiza sonho e encontra Bolsonaro; Chumbinho agora é União Brasil; Sessão da Câmara recheada em Araruama tem líder de Governo pedindo para sair e torta de climão em família; Secretário de Turismo de Cabo Frio na esperança de show pirotécnico no réveillon revela planos para a Praça das Águas; Alexandre Martins atende em Cem Braças; Iguaba Grande com várias ações rosas; Prefeitura de Arraial simplifica decreto para turistas, comerciantes e moradores... E muito mais!

REALIZANDO UM SONHO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL) não cabia em si de tanta alegria, na tarde desta quarta-feira (6), em Brasília, onde está desde terça (5). Foi ao planalto, acompanhado de seu chefe de Gabinete, Moisés Silva, o secretário de Urbanismo e Habitação, Fernando Frauches e o novo assessor especial de Gestão, Edmilson Bittencourt, buscar recursos. A felicidade toda tem um nome: presidente Jair Messias Bolsonaro, seu líder político. Pastel chegou a falar da emoção numa live que ele fez momentos antes do encontro. “É muito satisfatório poder chegar até o presidente e levar as necessidades da sua cidade. Muito feliz de estar aqui nesse momento. Posso dizer que estamos trabalhando incansavelmente por São Pedro da Aldeia”, disse ele. Fábio é bolsonarista de carteirinha. Se elegeu cativando o eleitorado do presidente na cidade e há quem diga que isso o ajudou muito na conquista da vitória nas urnas. No dia que Bolsonaro convocou a manifestação do 7 de setembro, Fábio foi o único prefeito da Região dos Lagos a atender ao chamado participando de uma carreata no município. E outra: Fábio é fã do empresário Luciano Hang, da Havan. Tanto que já organizou dois mutirões de vacinação contra COVID-19 no estacionamento da mega loja de São Pedro. Vale salientar que ele foi o único chefe de executivo municipal da Costa do Sol a se encontrar com o presidente.

REALIZANDO UM SONHO II

Continuando sobre o encontro do prefeito Fábio do Pastel (PL) com o presidente Bolsonaro (sem partido), falamos com ele por telefone, agora há pouco, após essa reunião. O chefe do executivo aldeense não escondeu a emoção, tava rindo à toa e contou um pouco dos bastidores desse evento. “Foi muito legal. Ele tem uma ligação com São Pedro, por causa da base aeronaval, me perguntou sobre as festas da base, que ele costuma ir. Disse sobre uma que aconteceu agora em agosto, e aproveitei pra convidá-lo para a inauguração da nossa escola cívico-militar. Ele falou que gostaria de ir, mas que está com a agenda muito embolada, e mesmo assim ficou de dar uma avaliada para ver se tinha condição. Nós fomos muito bem recebidos”, contou o prefeito aldeense. Ainda no rápido bate-papo por telefone, Fábio contou ainda que não perdeu a oportunidade de encaminhar para o presidente uma lista de pedidos em benefício da população de São Pedro da Aldeia. Destacou também que a agenda desta quarta-feira (6) foi bastante produtiva. Além de ter encontrado com Bolsonaro, ainda fez uma agenda com senadores e com deputados. Está voltando cheio de emendas parlamentares na mala e com muita esperança de que muita coisa boa vai acontecer na cidade.

TROCA DE NOMES

Demos aqui na coluna desta terça (5), que o mais novo membro da prefeitura de São Pedro da Aldeia, nomeado Assessor Especial de Gestão do prefeito Fábio do Pastel (PL), é Edmilson Bittencourt, que teria ocupado a pasta da Educação no governo Cláudio Chumbinho por oito anos. Acontece que quem foi secretário do ex-prefeito Chumbinho e do antecessor dele, Paulo Lobo, na verdade, foi o irmão de Edmilson, Evaldo Bittencourt. Inclusive, ficamos sabendo que Bittencourt, o Edmilson, já estava cotado para o cargo há muito tempo. Pela troca dos nomes, pedimos desculpas.

CONFIRMADO

Como vimos antecipando em várias edições aqui da coluna – sobre a entrada e a passagem meteórica do ex-prefeito de São Pedro, Cláudio Chumbinho no PDT, e depois que deixaria o partido para abraçar um outro, que sairia da fusão entre DEM e PSL -, dito e feito. Nesta quarta-feira (6), o político aldeense divulgou em seu perfil social que ele agora é União Brasil. “A gente só abre mão de uma coisa quando tem um propósito ainda maior em jogo. Quando você entender que é preciso abrir mão de algumas coisas da sua vida para conseguir chegar até o seu objetivo final, certamente chegará ao nível desejado (…) O União Brasil nova sigla formada é um caminho para o diálogo, respeito, a pluralidade e a pacificação do país”, disse.

É SÓ ISSO, NÃO TEM MAIS JEITO

O vereador de Araruama Amigo Walmir (PP) anunciou no plenário nesta terça-feira (5), que vai deixar a liderança do Governo na Câmara. Em um longo discurso na tribuna, o vereador disse estar cansado e que perdeu o pique para exercer a função. Walmir também disse que tem muita fofoca por ali e que “máscaras vão cair”. O vereador, contudo, afirmou que não vai sair do Governo e que continua na base, assim como todos os outros vereadores da Casa. O Portal RC24h apurou que Walmir se reuniu com vereadores antes da sessão para comunicar a decisão dele. Nos corredores, a história é que a prefeita Lívia Bello (PP) não recebia o vereador há 6 meses e o marido dela, Chiquinho da Educação (PATRI) estaria sendo muito ignorante ao falar com o parlamentar, o que teria o chateado. “Além disso, ainda estavam levando fofoca para Lívia e Chiquinho. Como os dois adoram um futrico, aí já viu, né?”, disse um dos comentários recebidos por nossas fontes na Câmara. Será que é essa expertise que Lívia levaria para o Palácio da Guanabara, caso eleita governadora? Sobre sucessão do cargo, ao Portal RC24h, o primeiro-cavalheiro, Chiquinho da Educação, afirmou que acredita que a esposa vai esperar Amigo Walmir oficializar a saída do cargo para escolher um substituto.

CASOS DE FAMÍLIA

Quartou, bebê! Já é meio de semana, o sabadão começa a aparecer no horizonte, mas o almoço de domingo dos Bernardes, lá da Câmara de Araruama, se juntar todo mundo, vai ter torta de climão certa no cardápio, hein? O vereador Luiz do Táxi (PL), irmão da colega de Câmara Penha Bernardes (PL), se envolveu em um arranca-rabo daqueles com o cunhado, o também vereador Oliveira da Guarda (MDB). A sessão desta terça-feira (5) pegou fogo após Oliveira ter compartilhado um vídeo do irmão de Penha nas redes sociais, afirmando que Luiz seria contra a Guarda Civil de Araruama. Na semana passada, os vereadores aprovaram uma moção de repúdio a secretária de Segurança Pública de Araruama, Flávia Corrêa, por ela destratar vereadores. Luiz foi um dos quatro que não assinou a moção e justificou que, no documento, havia itens dizendo que Flávia era responsável, por exemplo, por desordem e desrespeito na Guarda, o que ele considerava injusto porque “não tinha evidências”.

CASOS DE FAMÍLIA II

O vereador Oliveira tomou a palavra e afiou a língua: “Aí estão os guardas que o senhor falou que não viu. O senhor está usando óculos agora, devia estar com problema de vista”. Luiz tentou responder Oliveira, que não deixou o colega tomar a palavra: “Tá na minha vez de falar, o senhor tem que ficar quieto”. Mais para o fim da sessão, Luiz do Táxi acusou Oliveira de “fazer política com a Guarda” e disse que até hoje, não viu o cunhado “fazer nada que beneficiasse a Guarda. Falar, até papagaio fala”. No alto de sua humildade, Oliveira afirmou que tinha gente ali falando sem saber e “se a guarda tem alguma coisa, deve ao ex-secretário de Segurança Pública Oliveira”. Atento na confusão e tentado botar ordem na Casa, o presidente, Júlio César Coutinho (PSC), anunciou que vai providenciar um cronometro para que sejam respeitados os tempos de fala e, quem desobedecer, terá o microfone cortado. Botou moral.

“PROBLEMA ESPIRITUAL”

Além do embate familiar, a sessão repercutiu a moção de repúdio à secretária na fala de outros parlamentares. O pastor Sérgio Murilo (REP) disse que Flávia deve estar com “problemas espirituais” e afirmou que gostaria de encontrar a secretária para falar sobre. Surfando na onda, Magno Dheco (PP), um dos que afirmam ter sido hostilizado pela secretária, disse que era melhor o vereador orar “para Flávia tirar os demônios do corpo”. A fala gerou risada nos colegas.

O QUE DIZ A PREFEITURA

O Portal RC24h procurou a Prefeitura de Araruama sobre a contestação da conduta de Flávia Corrêa. Em nota ácida, o município esclareceu que “após apuração, foi verificado que a secretária estava apenas executando a sua função. O motivo foi que alguns vereadores ficaram chateados porque a Guarda exigiu que os mesmos usassem as máscaras de proteção no evento da Exposição do Cavalo Mangalarga, no Parque de Exposição”. A nota continua dizendo que “por exercerem o cargo de vereadores, se acharam no direito de burlar o decreto, mas a Guarda cumpriu o seu papel e só autorizou a entrada quando os mesmos colocaram a máscara de proteção; assim como todos os cidadãos que participaram do evento”. Para o município, “a nota de repúdio é porque acreditam que podem coagir os servidores públicos com os cargos que ocupam, quando na realidade deveriam dar o exemplo”. Clima amigável que chama, né? Isso porque é tudo base… Vai vendo.

AINDA HÁ ESPERANÇA

O secretário de Turismo de Cabo Frio, Carlos Cunha, está bastante animado com o planejamento para a temporada de 2022. Entre as novidades que dá para destacar é que, embora José Bonifácio (PDT) tenha dito que não vai, literalmente, queimar R$1 milhão com fogos, Carlos deixou escapar que existe um caminho alternativo que ele está procurando. O máximo que nós conseguimos saber é que envolve companhias de telefonia celular. Carlos está tentando viabilizar um patrocínio com uma empresa do setor para investir na queima de fogos. O secretário não descarta a pirotecnia, deixando claro que continua trabalhando nos bastidores para garantir o show. Como está tudo sendo planejado com bastante antecedência, faltam dois meses ainda para o evento. Do jeito que Carlos Cunha é, pode ter certeza que tem algo bem trabalhado por ai para que ele mantenha essa esperança acesa.

PRAÇA DAS ÁGUAS TÁ COM ELE

Outra novidade que Carlos Cunha contou ao Portal RC24h é que o prefeito passou para ele a responsabilidade de resolver os problemas da Praça das Águas. Carlos definiu que vai transformar parte do espaço em parquinho para crianças, a outra em uma rampa de skate para crianças que estão iniciando nessa onda da medalhista olímpica Fadinha, e a outra parte, que não tem vazamento, ou infiltração, ele vai manter como uma espécie de laguinho para aqueles barquinhos a motor que a turma costuma ficar brincando. Outros pontos que Cunha destacou e disse estar bastante animado é com relação a alguns incrementos turísticos em estudo. Por exemplo, a última que ele viajou, esteve na África do Sul e viu uma moldura gigante que existe em pontos turísticos. É só uma moldura com alguns escritos. Aí a pessoa entra na moldura, o outro vai e faz a foto. Simples, pé no chão, exequíveis e que a Prefeitura tem como assumir e viabilizar sem falar de investimentos polpudos. Carlos no Turismo foi uma certo do governo Bonifácio. Isso não há como negar.

RECAPEAMENTO VEM AÍ

Ainda sobre Carlos Cunha, o secretário revelou ao Portal RC24h que está otimista porque já está pronta a licitação para a empresa que vai fazer recapeamento asfáltico e operação tapa-buraco em Cabo Frio. Para Cunha, isso será determinante para fazer com que a cidade receba os turistas bem, como acredita que vai ajudar amenizar a queda de popularidade do prefeito José Bonifácio (PDT), já que a maior reclamação da cidade são os buracos.

O DIABO É O PAI DA MENTIRA – JOÃO 8:44

Cada vez mais percebemos que notícias falsas ou ‘fake news’, não tem mais espaço. E a Justiça fechando o cerco para os sem ética, nem critério jornalístico. Um exemplo é o caso de blogueiro de Cabo Frio famoso por isso, do site RLagos, condenado a pagar indenização de R$ 10 mil, numa ação impetrada pelo Dr. Diego Linhares, defendendo Rodolpho Campbell e Nills Petersen por divulgar ‘fake news’. Aliás, fake news não, é mentira mesmo. A decisão é da juíza, Elisa do Vale Loback Cordeiro, que determinou também que a mentira seja retirada da internet e uma retratação seja feita às vítimas, além da indenização. A retratação foi publicada nesta terça-feira (5). O blogueiro teve que pedir desculpas e afirma convenientemente que “divulgou a informação de um (a) fonte (a), cujo anonimato foi mantido pela redação”. Porém, qualquer jornalista profissional sabe que, segundo técnicas básicas de reportagem é mandatório que o profissional apure a informação com presteza para que só então o fato vire notícia. Importante destacar que Renata Cristiane, CEO do Portal RC24h, move ação semelhante, por calúnia e difamação contra o mesmo blogueiro. As pessoas têm que acreditar que a justiça existe, e mais que isso, que o “diabo é o pai da mentira” e que todo aquele que se presta ou vive de disseminar mentiras é servo do demônio e de forças satânicas.

SEM PARAR

De Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) está a mil por hora essa semana por conta das obras pela cidade. Aliás, esta quarta-feira (6) foi de muitos moradores, principalmente as mulheres, agradecendo pela reinauguração da maternidade, demanda antiga da população. E o ritmo segue frenético, já que em uma semana terá nova entrega, a do Centro de Imagem, marcada para dia 14 de outubro.

DECRETO SIMPLIFICADO

A Prefeitura de Arraial do Cabo simplificou a apresentação do decreto municipal publicado em 30 de setembro. Um guia traz as informações e facilita a compreensão por ter uma linguagem mais clara e simples para quem não acessou o Diário Oficial ou ainda está com dúvidas. O material será disponibilizado para comerciantes, turistas e moradores. Bacana a iniciativa, né?

ALEXANDRE NO PAP

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), cumpriu agenda, nesta quarta-feira (6), no Posto Avançado da Prefeitura (PAP) em Cem Braças. Segundo o gestor, esse atendimento é para estar mais próximo da população e saber as demandas dos bairros. “Aqui eu posso ouvir e conversar diretamente com os moradores para ouvir as necessidades do bairro. A ideia é atender aqui toda semana para estar próximo deles, afirmou Alexandre. Martins também percorreu algumas ruas do bairro para conversar com os moradores, além de visitar a agência comunitária do Correios ao lado do PAP.

PL DAS SACOLAS

O presidente da Câmara de Búzios, Rafael Aguiar (REP), enviou ao Legislativo um projeto de lei nesta terça-feira (5) que pretende proibir a cobrança de sacolas plásticas biodegradáveis em mercados, farmácias, sacolões e estabelecimentos similares. De acordo com texto, os comércios são obrigados a fornecer as sacolas para transporte das mercadorias. “No intuito de proteger o meio ambiente foram instituídas leis que obrigam o uso de sacolas descartáveis biodegradáveis. Elas estão sendo vendidas por supermercados, farmácias e outros estabelecimentos comerciais em nossa cidade no intuito de embalar e transportar os produtos adquiridos no próprio estabelecimento, ferindo assim a obrigação do preparo para transporte do item adquirido.”, justificou Aguiar. O PL também estabelece as penalidades para o não cumprimento da lei, que vão desde advertência formal; multa de 100 UFIR’s (Unidade Fiscal de Referência) nas reincidências até a suspensão parcial do alvará de funcionamento da atividade. A proposta será analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Caso seja aprovada e sancionada, a lei entra em vigor a partir do próximo ano.

VERÃO COM SEGURANÇA

Ainda de Búzios, acontece nesta quinta-feira (7), na Câmara, às 14h, uma reunião sobre o Plano Verão com autoridades da segurança pública. A iniciativa é do presidente em exercício da Comissão de Segurança Pública, vereador Aurélio Barros (PATRI), cujo objetivo é discutir sobre ações do setor para o próximo verão. Este será o segundo encontro para discutir as ações para a alta temporada. O primeiro (foto), intermediado pelo vereador Niltinho de Beloca (PROS), reuniu Gabinete do prefeito, as secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Cultura e Patrimônio Histórico, Turismo, além de demais representantes do legislativo.

AÇÕES PARA AS MULHERES

Em Iguaba Grande, a prefeitura inaugurou ontem a iluminação do prédio sede do executivo, que ganhou luzes cor de rosa, em atenção ao mês de prevenção e conscientização do câncer de mama, o Outubro Rosa. Por falar nisso, não só conscientização como também muita ação tem sido desenvolvida na cidade. No primeiro dia de ações durante quarta edição da Feirinha Criatividades da Terra, realizou o atendimento a 42 mulheres, que apresentavam sintomas, destas 38 receberam o primeiro diagnóstico e foram encaminhadas para suas UBS’s de referência e quatro começaram o tratamento imediato. Nesta quarta-feira (6), todas as Unidades Básicas de realizaram palestras, exames clínicos da mama e encaminhando pedidos de mamografias. No dia 14 de outubro, a partir das 9h, o ônibus da saúde estará no pátio da prefeitura municipal realizando coleta de preventivo, avaliação clínica e orientação para servidoras públicas. No dia 16 será realizado o “dia D” com uma campanha de coleta de preventivo, que poderá ser agendada nas Unidades Básicas de Saúde através do Agente Comunitário. Finalizando as ações do Outubro Rosa, no dia 23 acontecerá uma caminhada contra o câncer de mama, “Caminhando juntos pela vida somos mais fortes”, a partir das 8h30, com saída da Prefeitura de Iguaba.

MAIS TECNOLOGIA PRA MACAÉ

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID) divulgou sua visita ao Rio de Janeiro e a possibilidade de várias iniciativas tecnológicas ganharem espaço na cidadade. Em suas redes sociais ele comentou primeiro sobre a visita ao Parque Tecnológico da UFRJ, o maior da América Latina: “Na visita estive acompanhado com as secretárias de Ensino Superior, Trabalho e Renda e a coordenadora do Observatório da Cidade e representantes da Universidade em Macaé. O objetivo foi consolidar a parceria entre a universidade e o município para a criação de soluções para o futuro de Macaé”, afirmou. Welberth também foi ao Centro de Operações Rio, um grande complexo tecnológico de monitoramento urbano. E mencionou que também pensa em implantar um projeto similar em Macaé. Será verdade e, acima de tudo, será viável ou só ‘papo’ de político. Vamos esperar pra ver. Torcemos que tudo se realize.

EXTRA PRO BOTIJÃO DE GÁS É REGULAMENTADO

O acréscimo de R$ 80 no programa Supera RJ para a compra de botijão de gás foi regulamentado pelo Decreto 47.789/21, publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (6). A medida complementa o benefício, criado pela Lei 9.191/21, de autoria original do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT). O valor extra será acrescentado ao pagamento do benefício, que é de R$ 300 para cada família e o crédito será iniciado ainda neste mês de outubro de 2021. O correspondente ao mês de setembro será pago junto com a parcela de outubro. O decreto detalha as regras do pagamento, especificamente as do parágrafo 3° do art. 5° da Lei 9.191/21.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content