InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (6)

Prefeito interino de Búzios anuncia corte de contratos e possível redução de secretarias; Julgamento de Alexandre Martins acontece nesta quinta (7); Audiência pública sobre aeroporto marcada por críticas à atual gestão na alta temporada; Vantoil Martins anuncia nova creche; Arraial do Cabo é outro no prêmio do Sebrae; Fábio do Pastel comemora aniversário de fazedor de cultura; Vereador de Araruama vai à Agetransp; Fabiano Horta discute melhoria de infraestrutura escolar; Franciane Motta comemora tombamento de Casa da Cultura... E muito mais!

ANUNCIOU CORTE E ENTREGA NA SAÚDE DE SERVIÇO QUE JÁ EXISTIA

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (6) começa por Armação dos Búzios, onde o prefeito interino, Rafael Aguiar, fez um anúncio, via rede social da Prefeitura, que vai cortar, via decreto, 25% dos contratos com prestadores de serviço. A justificativa foi a queda no repasse dos royalties. Além desses cortes, Rafael disse que está estudando uma redução no número de secretarias. Fomos repercutir com o prefeito afastado, Alexandre Martins (REP), o qual recebeu com estranheza essa informação. “Pergunta com quantos fornecedores ele já falou isso? Nenhum, ele é mentiroso demais”, disparou. Ainda, desafiou que Rafael faça uma lista dos contratos que ele está reduzindo. “Cortar secretaria não quer dizer economia. Só se ele estiver falando de demissões em massa, é isso? Porque diminuir secretaria e não diminuir funcionário não altera financeiramente em nada. Ainda sobre os cortes, Alexandre lançou outra pergunta: “Quais são os serviços terceirizados que ele vai cortar? Varrição, Capina?” questionou Alexandre, que também fez uma reflexão. “Ele está fazendo isso porque acha que vai perder amanhã? Estranho isso”, completou, referindo-se ao julgamento no TSE que acontece nesta quinta (7). Ainda sobre Rafael, ele inaugurou duas salas novas de ultrassonografia, nesta quarta (6), no Hospital Municipal Rodolpho Perrisé. Quem também acompanhou essa entrega foi o deputado estadual Pedro Ricardo (SDD), que é médico e o elogiou pela importante entrega em tão pouco tempo de mandato. No entanto, segundo Alexandre, já tem mais de um ano que esses serviços funcionam.

CONTAGEM REGRESSIVA

Em Armação dos Búzios, o prefeito afastado Alexandre Martins (REP) está na contagem regressiva para julgamento de seu último recurso no TSE, contra a acusação de abuso de poder econômico nas últimas eleições. A sessão do TSE está marcada para esta quinta-feira (7), a partir das 10h. Se o resultado for positivo para Alexandre, que faz aniversário na mesma data, a comemoração será em dose dupla. Nas redes sociais, o prefeito afastado tem postado mensagens com pedidos de oração para o momento. É aguardar pra ver.

ARISTON NÃO CONCORRE NA SUPLEMENTAR

Dia desses divulgamos aqui na coluna os pré-candidatos à eleição suplementar de Búzios, que acontece dia 25 de abril, entre eles o empresário e ex-deputado Bernardo Ariston (PT). Ocorre que ele, na verdade, vai concorrer apenas nas eleições de outubro, pois ele teria que ter pelo menos seis meses de filiação (ele se filiou em novembro do ano passado). Até o momento, os pré-candidatos são o prefeito interino Rafael Aguiar (REP), Daniele Martins (REP), Josué Pereira (PRTB), Leandro de Búzios (SDD), Gladys Nunes (SDD) e Joãozinho Carrilho (PRD).

CONCESSÃO DO AEROPORTO

Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (6), na Câmara Municipal, a audiência pública sobre a Concessão do Aeroporto Internacional de Cabo Frio. A iniciativa, do vereador Davi Souza (PDT), teve o objetivo de fomentar o debate sobre a concessão dos serviços de administração e evitar que o complexo seja administrado por outro município ou volte para as mãos da União, o que gerou uma polêmica na cidade recentemente. Atualmente, o local é administrado pela Costa do Sol, empresa concessionária, através de aditivo de contrato, pois o mesmo já venceu há um ano. Na verdade, processo parou desde que a prefeita Magdala Furtado (PV) assumiu e o atraso dele, segundo Davi, significa perda de mais de R$ 100 milhões em investimento na cidade. Se isso não se resolver logo, a União pode reivindicar essa concessão, mas a audiência foi encerrada sem um novo prazo apresentado pela prefeitura para a reformulação do edital.

DEBATE INTENSO

Estiveram presentes na reunião, entidades ligadas ao trade turístico, como Cabo Frio Convention and Visitors Bureau, Associação de Turismo Náutico, de Hotéis, dentre outras, e representantes da prefeitura. O assunto principal, que era o aeroporto, teve a atenção roubada pela indignação das entidades sobre o caos e a violência contra turistas que foi a tônica dessa temporada de 2024, com visitantes sendo agredidos e assassinados, além da falta de fogos no Réveillon. O presidente da Associação de Hotéis, Carlos Cunha não poupou os representantes do governo de Magdala Furtado (PV). O secretário Adjunto de Turismo, Eduardo Menezes tentou justificar. Confira no vídeo acima.

AUSÊNCIA DE VEREADORES

Apesar da enorme importância em acelerar o processo de licitação da concessão do aeroporto de Cabo Frio – afinal, tempo é dinheiro -, menos da metade dos 17 vereadores da Casa compareceu à audiência: somente cinco acompanharam o debate. Líder e vice-líder de governo, Léo Mendes (DC) e Átila Motta (Avante) respectivamente, não apareceram. Para Davi Souza (PDT), da oposição, que foi quem propôs esse encontro, o evento foi positivo mas disse que vai fazer marcação cerrada para que o município cumpra a reformulação do edital, porque apesar da Prefeitura ter se comprometido, não deu prazo para tal. Da base da prefeita Magdala Furtado (PV), Ruy França (CID) se disse satisfeito em participar mas se queixou de pouca representação popular. Além de Davi e Ruy, estavam na audiência o presidente da Casa, Miguel Alencar (União) e os vereadores Luís Geraldo (REP) e Jean da Autoescola (PL).

TÁ RUIM E PODE PIORAR

Que o surto de dengue é fato todo mundo já sabe, a situação não é nada boa. Ocorre que em Cabo Frio essa questão ainda é pior. Além do número de casos ter quintuplicado em comparação ao ano passado, chegaram denúncias à Câmara dando conta de que os agentes de Endemias estão trabalhando sem equipamentos de primeira necessidade, como uniforme, luva e outros insumos, como larvicidas usados no combate à proliferação do mosquito transmissor da doença. Ainda conforme esses denunciantes, os servidores estariam sendo orientados a tirar foto das equipes nas ruas para dar a entender que estão trabalhando e constar em documento. Mas não para por aí. Ainda dentro do legislativo cabo-friense soubemos que a cidade foi uma das únicas que não enviou relatório sobre as necessidades no combate à dengue, passando dados para que o governo do Estado possa instrumentalizar.

IGNORANDO E ANDANDO

Enquanto isso, a prefeita Magdala Furtado (PV), segue seu mandato acreditando na reeleição. Nesta quarta-feira (6), ela foi andar de ônibus rosa, que durante a semana está rodando apenas com passageiras mulheres. Falando em mulheres, tem muitas delas reclamando que a chefe do executivo não tomou nenhuma providência com relação ao atraso na entrega de exames e até de óculos prometidos há cinco meses, durante mutirão do Outubro Rosa. Teve uma internauta que cobrou o resultado do preventivo que era pra ter saído 15 dias após o exame. “Se eu estiver com câncer, eu morro né, se a doença estiver avançada e sem o tratamento adequado”.

DISCUSSÃO INADIÁVEL

Continuando sobre Cabo Frio, o deputado e pré-candidato a prefeito, Dr Serginho (PL) disse, num vídeo que fez na manhã desta quarta-feira (6), que vai falar de três pontos principais no trabalho que vai apresentar junto à CPI dos Serviços Delegados: um deles é sobre a Estação de Tratamento de Esgoto da Praia do Siqueira passar a ser terciária, “é a pior de toda a região”, disse Serginho. Além disso, fazer com que saia logo o licenciamento para dragagem do lodo daquela praia. O terceiro ponto é o fornecimento de água pra São Jacinto (zona rural do segundo distrito). A propósito, a CPI foi prorrogada na Alerj por mais 60 dias, visto que a comissão ainda precisa realizar outras oitivas e coletar novos documentos.

CAFEZINHO COM PATRÍCIA CARDINOT

O “Cafezinho com a Renata”, nesta quarta-feira (6), teve como convidada a empresária Patrícia Cardinot, recém-nomeada superintendente dos Direitos das Mulheres de Cabo Frio. No bate-papo, Patrícia falou o que ela já fez nessa curta gestão, o que está no radar dela e disse que, no momento, não vai se candidatar a vereadora. Confira o bate-papo.

MAIS UMA CRECHE

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), acompanhado do secretário de Educação, Jales Lins, visitou nesta quarta-feira (6) as obras de mais uma creche na cidade, que será instalada no bairro São Miguel. A nova unidade escolar, que atenderá cerca de 120 crianças, tem previsão de inauguração ainda neste ano. Durante a visita, Vantoil ressaltou a importância da creche para a população, destacando os benefícios especialmente para as mães, que poderão ingressar no mercado de trabalho, contribuindo, assim, com a renda familiar.

DIA DA MULHER EM IGUABA

Em Iguaba Grande, a Secretária de Saúde, Carla Valle, liderou uma iniciativa na Praça Edyla Pinheiro nesta terça-feira (5), em celebração ao Dia Internacional da Mulher, que será comemorado na próxima sexta-feira (8). A ação incluiu atividades do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), fornecendo orientações sobre os serviços disponíveis na área da saúde. O evento contou com uma aula de Ioga ministrada pela equipe da professora Heloísa Marques e o Programa de Integração Comunitária em Saúde (PICS) da Academia da Saúde, com uma dinâmica conduzida por uma equipe multidisciplinar e demonstrações de ginástica rítmica. Foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e glicose, testes de infecções sexualmente transmissíveis (IST), atualização da caderneta vacinal e distribuição de panfletos informativos, entre outros.

ARRAIAL NA CONFERÊNCIA DA CULTURA EM BRASÍLIA

Arraial do Cabo está participando da 4° Conferência da Cultura (CNC). A cidade está sendo representada por Théo Silveira, único Delegado do município eleito para o movimento social na Conferência, e pelo subsecretário de Cultura Fernando Porto. A CNC tem o objetivo de debater políticas públicas e definir orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações culturais no Brasil. Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o evento acontece até dia 8 de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

ARRAIAL DO CABO CONQUISTA PRÊMIO DO SEBRAE

Falando em Arraial do Cabo, a Sala do Empreendedor da cidade conquistou o primeiro lugar no Prêmio Sebrae de Referência em Atendimento. O selo é uma distinção que homenageia a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas e seus parceiros na rede de apoio aos empreendedores locais. A cidade se destacou em uma competição que contou com a participação de 85 cidades, mostrando ter compromisso com a excelência e suporte aos pequenos empresários, além de colocar a cidade como um ambiente propício para o desenvolvimento econômico. O reconhecimento foi entregue hoje (6) durante a cerimônia realizada no Rio de Janeiro.

DESEJOU PARABÉNS

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), utilizou suas redes sociais nesta terça-feira (5) para parabenizar seu amigo e colaborador da Secretaria de Cultura, o artista plástico Flávio Rangel, principal responsável pela confecção dos tradicionais “Bonecões” que desfilam no Carnaval. Em uma publicação, Pastel desejou seus votos de felicitações pelo aniversário de Rangel, ressaltando sua importância para a população aldeense. Reconhecendo o impacto da arte dele na cidade, o prefeito destacou seu talento e papel significativo na representação cultural.

PROGRAMA CALÇADA ACESSÍVEL

O presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Fernando Guadagnin, acompanhado pelo arquiteto urbanista Luiz Gustavo Guimarães e pelo subsecretário de Desenvolvimento Urbano de São Pedro da Aldeia, Antônio Nepomuceno de Andrade, realizou uma reunião nesta quarta-feira (6) para discutir o Programa Calçada Acessível em São Pedro da Aldeia. O encontro teve como objetivo apresentar um manual técnico para padronização das vias, parte da iniciativa denominada Calçada Ideal. Esta iniciativa, fruto da parceria entre Firjan, Induscimento e Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), visa contribuir para a adequação das ruas e calçadas da cidade, especialmente as estruturas mais antigas. Além de São Pedro da Aldeia, o programa também está sendo implementado em Búzios e Cabo Frio.

ENCONTRO NA AGETRANSP

O vereador de Araruama, Elói Ramalho (PSD), realizou uma visita ao Centro do Rio de Janeiro nesta terça-feira (5), onde se reuniu com o presidente da Agetransp, Adolfo Konder. O encontro teve como foco principal a discussão sobre a ViaLagos, um trecho de extrema importância, porém marcado pelo alto custo do pedágio, o que tem impactado significativamente os motoristas que utilizam essa via.

REUNIÃO NA SEDE DO PDT

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama e também do PDT municipal, Luís da Saúde participou na noite desta terça-feira (5) de uma reunião na sede do partido, no Centro do Rio. O encontro teve como objetivo discutir a parceria entre as executivas para a criação dos movimentos de base Ação da Mulher Trabalhista e Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR). Além disso, durante a conversa, foi abordado o cenário político na cidade, incluindo as pré-candidaturas. Estiveram presentes na reunião a presidente do AMT-RJ, Elaine Chaves, o presidente do MCDR-RJ, Jairo Coelho, o presidente do MCDR Estadual, Pedro Cezar, e a Secretária Estadual da AMT, Lu Monteiro.

MELHORIAS NA ESCOLA

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) visitou a Escola Municipal Professora Dilza da Silva de Sá Rego, em Jaconé, nesta quarta-feira (6). Acompanhado da diretora Raquel, discutiu medidas para melhorar a escola, como a construção de uma biblioteca e a ampliação das instalações. Horta ressaltou a importância de um ambiente escolar favorável e reconheceu o compromisso com a educação na escola. Recentemente, foram adicionadas três novas salas, e esforços estão sendo feitos para otimizar seu uso. A diretora, Raquel, apresentou diversas necessidades, e a equipe da prefeitura já está trabalhando em um projeto para integrar a escola à população local.

AGORA É LEI

A deputada estadual Franciane Motta (União) destacou nesta quarta-feira (6) um importante marco para a preservação do patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio de Janeiro ao assinar uma proposta que agora é lei e confere proteção especial à “Casa de Cultura Walmir Ayala”, em Saquarema. O imponente casarão, caracterizado por uma arquitetura clássica que remete aos tempos dos “feudos” e dos “Barões do Império”, é adornado por uma fachada ornamentada com arabescos e esculturas de valor inestimável para a história e cultura local. Desde dezembro de 1997, a Casa de Cultura recebe o nome de Walmir Ayala, em homenagem ao renomado jornalista, escritor e crítico de arte, falecido em 1991, que foi fundamental na criação deste espaço cultural. Com a aprovação da Lei 10.284, proposta pela deputada, todo o acervo artístico e cultural da Casa de Cultura fica oficialmente protegido contra descaracterização e destruição, garantindo sua preservação para as futuras gerações.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo