BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (4)

Emissora de TV reúne Marcelo Magno, José Bonifácio, Fábio do Pastel, Vantoil e Marcelino para café da manhã; o suposto racha no PDT de Arraial do Cabo; as forças ocultas dos empreendimentos de Cabo Frio; o Fórum de Turismo de Saquarema; Denúncias Contra nova empresa de ônibus de SPA; censo da comunidade LGBT+ de São Pedro da Aldeia e muito mais...

1729

CAFÉ DA MANHÃ COM GERAL

Teve café da manhã regado de políticos da Baixada Litorânea fluminense nesta quarta-feira (4) e é por esse assunto que esta edição da coluna Boca Miúda começa. A Inter TV, afiliada da Rede Globo, chamou os prefeitos das cidades da região para estreitar laços. Compareceram a esse encontro José Bonifácio (PDT), de Cabo Frio; Vantoil Martins (CID), de Iguaba Grande; Fábio do Pastel (PL), de São Pedro da Aldeia; Marcelo Magno (PL), de Arraial do Cabo; e Marcelino Borba (PV), de Rio das Ostras. Lívia de Chiquinho (PP), de Araruama, e Manoela Peres (UNIÃO), de Saquarema, não estiveram presentes. O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), continua em viagem oficial ao exterior para participar de uma conferência de cinema na cidade de Viana, em Portugal.

CLIMA CHEGOU A ESQUENTAR

Apesar do objetivo de estreitar laços, também teve faísca. O clima chegou a esquentar durante as falas de alguns chefes do Executivo. Marcelino Borba, por exemplo, disse que a Inter TV só vai a Rio das Ostras para noticiar desgraça. Fábio do Pastel também reclamou que muitas coisas são realizadas em São Pedro da Aldeia, mas não passam na emissora. O prefeito de Cabo Frio, por sua vez, contestou a cobertura que o canal fez da briga entre dois traficantes que terminou com morte na Praia do Forte. Segundo José Bonifácio, o tempo de exposição do caso acaba afugentando os turistas. O representante de Saquarema foi outro a registrar queixas no encontro. Depois do clima tenso, os diretores da emissora ofereceram canais mais próximos de comunicação com os gestores e se comprometeram a realizar mais três encontros como o desta quarta-feira (4).

DISCURSOS AMENOS

Ainda no encontro, teve quem olhasse a situação com bons olhos e em discurso conciliador. O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), por exemplo, destacou a importância de poder contar com a mídia fazendo a cobertura dos acontecimentos das cidades. Já os chefes do Executivo de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), e de Rio Bonito, Leandro Peixe (REP), aproveitaram para divulgar os eventos de aniversários dos municípios, que se aproximam.

PDT RACHADO?

A relação entre Bonifácio e Marcelo Magno sempre pareceu de muita cordialidade. Os dois, mais uma vez, deram prova disso no café da manhã. Mas com o líder pedetista em Arraial do Cabo, Ton Porto, a relação é diferente. Ton faz oposição a MM e, constantemente, publica críticas à gestão. Ton também tem pré-candidato definido para concorrer a deputado estadual e não é coordenador regional do PDT, Janio Mendes, fiel escudeiro de Bonifácio. O que se comentava nos bastidores é que Porto saíria dos Democráticos Trabalhistas para continuar fazendo campanha para Caio Vianna (PSD) a deputado federal. Não procede. A assessoria de Ton disse que ele faz parte da Executiva do partido, como vice-presidente municipal e está junto com o atual presidente no processo de reformulação. “O PDT de Arraial do Cabo sairá extremamente fortalecido após a eleição deste ano”, disse a assessoria. Então, tá. 

AS FORÇAS OCULTAS DOS EMPREENDIMENTOS

As mesmas forças ocultas que conseguiram aprovar a liberação da construção de um condomínio na Praia Gorda, lá no Mangue de Pedra de Búzios, são as mesmas que estão movendo mundos e fundos para retomar as obras do Méditerranée Fake em Cabo Frio. O empreendimento nada mais é do que um loteamento de classe média alta que pretende colocar piscina, campo de golfe e até heliponto em cima das dunas do Peró. O projeto prevê até privatizar um trecho da areia da praia. São as mesmas forças ocultas também que estão se esforçando para garantir o licenciamento de outros projetos assassinos do Meio Ambiente, como o Viverde, que já chacinou centenas de árvores naquela área entre Ogiva, Peró e Gamboa. Sem falar, é claro, na movimentação para aprovar o loteamento de um parque aquático na Ilha do Japonês. Não é à toa que o Juarez Lopes pediu as contas. O ex-secretário do Meio Ambiente cabo-friense é um biólogo conhecido por não “passar pano”, não fazer concessões para especuladores e não aceitar suborno ou propina para garantir projetos como esses. Talvez seja por isso que essas forças ocultas que vêm de Búzios se juntaram a outras forças já existentes em Cabo Frio daquelas que são especialistas em botar a família toda para mamar nas tetas da Prefeitura. Quem serão?

PROCESSO EXTINTO

O vereador de Cabo Frio Roberto Jesus (MDB) vai dar entrada em um processo na esfera criminal contra o vendedor ambulante Carlos Magne Monteiro por conta do episódio da semana passada em que o comerciante teria insinuado que o parlamentar estaria envolvido com o jogo do bicho. O parlamentar tentou mover a ação na esfera cível, mas o juiz Fábio Costa Soares extinguiu o processo sem julgamento do mérito. Jesus afirmou que “na própria decisão, o juiz analisa que os fatos narrados são graves” e  contou que vai entrar, ainda nesta semana, com o processo na esfera criminal e, após a decisão, poderá “entrar na esfera cível novamente para pedir dano moral”. Na petição inicial, o vereador pediu de Carlos Magne, que é dono de um trailer de bebidas e comidas na praça de São Pedro da Aldeia, 20 salários mínimos, o equivalente a R$ 24.240,00, a título de indenização por danos morais. O Portal RC24h entrou em contato com a defesa de Carlos Magne, que informou que o processo que será movido por Maguinho contra Jesus por abuso de poder está em andamento. Sobre o processo de Roberto, a advogada responsável informou que vai aguardar para apresentar a defesa no momento oportuno. “No mais, vamos tomar as providências em relação aos crimes cometidos pelo Edil”, concluiu. Haja pano para manga, hein? Mas uma coisa é certa, Roberto que vestiu a carapuça sem ninguém citar seu nome, acusou o golpe e passou atestado de que se conseguir alçar voos maiores na política, vai mandar prender, arrebentar quem ousar critica-lo. Tem um ditado muito certo que diz “Quer conhecer um homem? Dê poder a ele”.

CADÊ TU, BRUTUS?

A jornalista Renata Cristiane esteve, nesta terça-feira (3), na 1ª Vara Criminal de Cabo Frio para uma audiência do processo que move contra o RLagos por calúnia, difamação e difusão de uma notícia mentirosa. No ano passado, o dito portal de notícias escreveu que “Renata Cristiane” havia sido presa junto com uma quadrilha por crime de estelionato na capital do Estado. Foi uma tentativa clara de confundir a população trocando o nome da presa com a jornalista CEO do Portal RC24h e editora do jornal O Dia da Região dos Lagos. Na primeira audiência, nenhum representante do RLagos apareceu. Nem Clóvis Barbosa, que é aquele ex-coordenador de Eventos de Cabo Frio que esqueceu de pedir licenciamento para realizar o show de aniversário da cidade com Diogo Nogueira e acabou tendo que cancelar o evento faltando meia-hora para começar a apresentação, e nem o Glauber, que dispensa comentários. Os difusores de notícias falsas já foram penalizados pelas redes sociais e tiveram suas páginas excluídas tanto no Instagram, quanto no Facebook. Eles tiveram que criar outros endereços para continuar espalhando suas notícias falsas. Pelo visto, porém, a valentia deles é só atrás de um computador ou da tela de um celular. Porque, quando bate de frente, cara a cara, ou quando são intimados a comparecer, eles se acovardam e fogem. Se especializaram em fugir de oficiais de justiça.

.

FIM DE SEMANA CONCORRIDO

A Prefeitura de Búzios está toda empolgada com a realização do Jazz Festival entre 13 e 15 de maio. E tem razão de ser. O evento promete badalar a península. Acontece que o fim de semana em questão vai ser daqueles na Região dos Lagos. Enquanto o jazz e blues rola solto no balneário, a 38ª edição do Fest Verão de São Pedro da Aldeia chega ao fim já emendando na festa do 405º aniversário do município. Por outro lado, ainda tem Arraial do Cabo que vai fazer festão de 37 anos justamente entre esses dias. É, minha gente, o cidadão que lute para definir o itinerário do fimde, hein? Opção e variedade não vão faltar.

FÓRUM DE TURISMO

A Prefeitura de Saquarema realizou, nesta quarta-feira (4), o 1º Fórum Municipal de Turismo. O objetivo era promover o empreendedorismo, a geração de negócios e a conexão de pessoas. Entre os convidados e palestrantes, estiveram o secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves; o diretor de operações da Turisrio, Alexandre Rodrigues; e o jornalista, escritor e apresentador Zeca Camago. A prefeita, Manoela Peres (UNIÃO), discursou no evento, que atravessou o dia, sendo realizado das 9h às 18h. Entre outros assuntos, falou da programação do aniversário do município, que completa 181 anos no domingo (8).

CAPACIDADE TÉCNICA

Embora a prefeitura de São Pedro da Aldeia esteja respirando aliviada por conseguir resolver a questão do transporte público no município, com o interesse de outra empresa para substituir a Viação São Pedro, do Grupo Salineira, tão logo a noticia foi publicada, a oposição apresentou denúncia dizendo que a nova empresa “V7”, tem um capital social de R$ 300 mil reais, o que seria o valor médio de um micro-ônibus. Entramos em contato com o Procurador Dr Peter Samerson que explicou como foi um chamamento público simplificado, portanto, não houve exigência de capital mínimo, por causa da urgência da situação. Mas o advogado esclareceu ainda que foi exigido certificação de capacidade técnica”. A prefeitura também enviou uma nota esclarecendo: “A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informa que o edital de chamamento público exigiu a demonstração de capacidade técnica para execução do serviço e que a documentação foi apresentada pela empresa que participou da licitação. A prefeitura destaca que a minuta do contrato prevê a aplicação de penalidades caso a empresa não preste os serviços de forma integral.”. Ficamos na torcida para que o povo aldeense não fique na mão.

AVANÇOS PARA A COMUNIDADE

A equipe do Centro de Cidadania LBGTI da Baixada Litorânea I e II recebeu, nesta terça-feira (3), um grupo técnico da UERJ para um dia de diálogo e dinâmicas para a construção de Políticas Públicas voltadas à população LBGTI. A visita foi realizada com o intuito de realizar um panorama da assistência à população LBGTI da região, buscando o aprimoramento e a formação continuada dos profissionais.

POR FALAR NISSO

Nessa seara, a coordenadoria de Políticas Públicas LGBT+ de São Pedro da Aldeia, através da titular, Paulinha Azevedo, apresentou uma proposta de censo para fazer um levantamento completo de todos os cidadãos e cidadãs LGBTQIA+ residentes no município. É política pública na veia. Informação, é isso que a gente quer: saber quantas pessoas são, onde elas moram, o que fazem. Estão de parabéns nesse sentido. O gabinete do prefeito, Fábio do Pastel (PL) já sinalizou um okay para o projeto e ele deve entrar em andamento nos próximos meses. O que a coluna já sabe é que esse censo deve ser eletrônico, ou seja, a própria pessoa vai responder o questionamento na internet, sem precisar receber os recenseadores em casa.

SINDICATO DE ARARUAMA RECONHECIDO NA BAIXADA

O Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama (SSMA), representado pelo presidente, Luis Marcel, e pelo servidor aposentado Messias Neves, recebeu, nesta terça-feira (3), a Moção de Louvor na Câmara Municipal de Belford Roxo. A moção veio através da indicação da FESEP, da CSPB, da CTB e do vereador Igo Menezes (PT) pela atuação da entidade e relevantes serviços prestados aos servidores e a população fluminense. O evento contou com a presença de sindicalistas de diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui