BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (30)

Vantoil Martins vai anunciar mudanças no primeiro escalão; Expectativa para lançamento do programa de desassoreamento da laguna de Araruama e das obras da RJ-140 sem o governador; Zé inaugura nova sede da Assistência Social e Cabo Frio classe A no Mapa do Turismo; Fábio do Pastel ansioso na pista; Alexandre Martins tem dia cheio na península; Festança de Castro gera reflexão de Freixo; Chiquinho da Educação fragmentado; Reabertura de Museu em Arraial... E muito mais!

933

MODIFICAÇÕES NO PRIMEIRO ESCALÃO

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (30) começa com Iguaba Grande, onde o prefeito, Vantoil Martins (CID), tirou o dia para alinhamentos. Na parte da manhã, o chefe do Executivo se encontrou com os vereadores do município. A única ausência foi a do presidente do Legislativo, Ballester Werneck (CID). A pauta principal foi apresentar projeto de lei para reforma administrativa. Na parte da tarde, Vantoil reuniu todo o secretariado na mesma direção. É que o governo vai ter modificações no primeiro escalão e as mudanças serão anunciadas em abril, segundo disse o próprio prefeito.

CABELINHO NA RÉGUA

Antes de se encontrar com os nobres edis, Vantoil levou a filha para escola. Em vídeo publicado nas redes sociais, deu para ver que aquele procedimento capilar foi muito próspero na cabeça do prefeito de Iguaba, hein? Ostentou madeixas! Essa tendência entre os homens na política da Região dos Lagos está cada vez maior e, pelo que se vê nas cabeças de nomes como o do prefeito de Iguaba e do vereador de Cabo Frio Vanderson Bento (PTB), veio para ficar.

LANÇAMENTO SEM O GOVERNADOR

Mas a expectativa mesmo em Iguaba Grande é a do lançamento do programa de desassoreamento da laguna de Araruama pelo Governo do Estado. O evento será em uma cerimônia na Universidade Veiga de Almeida, em Cabo Frio, nesta quinta-feira (31), com o secretário de Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Thiago Pampolha. O governador, Cláudio Castro (PL) viria, mas cancelou no fim desta tarde. A injeção de recursos para tornar mais saudável a água da Laguna de Araruama é aguardada pela população das cidades banhadas pela bacia hipersalina, sobretudo os que têm atividades ligadas à pesca. Além dos prefeitos da região, outra presença esperada, segundo o próprio secretário, é a do ex-prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (UNIÃO), que teve um papel, de acordo com Pampolha, importante para que esse projeto saísse do papel.

UM CAFÉ E DOIS DEDOS DE PROSA

Continuando sobre Iguaba, o secretário municipal de Planejamento, Eron Bezerra esteve em Cabo Frio nesta quarta-feira (30). Foi na Capitania dos Portos, resolver a situação do píer que será construído no município e, claro, aproveitou para passar na sede da prefeitura cabo-friense e visitar Zé Bonifácio (PDT). “Aproveitei e vim tomar um café com Zé, aprender um pouco com ele, e discutirmos – na verdade – a reunião que vai acontecer pelo INEA, com o secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, amanhã, na Veiga. E, com certeza, ficar ao lado de Zé é um aprendizado que não tem tamanho. Eu sou um admirador dele, e sempre serei”, declamou Eron.

ASSISTÊNCIA DE CASA NOVA

Falando em José Bonifácio (PDT), o prefeito inaugurou, nesta quarta-feira (30), a nova sede da secretaria de Assistência Social no bairro Jardim Esperança. O objetivo da mudança da secretaria de é, justamente, de aproximar os serviços oferecidos a comunidades mais carentes que ficam ali na área do grande Jardim. A entrega fez parte de uma série de inaugurações que está sendo feita nesta semana pela prefeitura cabo-friense. A reabertura do Pasmed, a expansão da Moeda Social Itajuru para mais 500 famílias e a inauguração de mais um ponto de coleta seletiva completam a programação, que termina nesta quinta-feira (31).

CABO FRIO NO MAPA DO TURISMO

A cidade de Cabo Frio consta no Mapa do Turismo Brasileiro na classe A, a mais elevada. Isso sepulta de vez aquelas argumentações de que o ex-secretário de Turismo do município Carlos Cunha tenha sido exonerado por não cumprir prazos para regularizar a situação. Até hoje, não se sabe muito bem o que levou o prefeito Bonifácio a demitir Cunha. Disseram que foi por conta da Praça das Águas, uma obra que Carlos não poderia autorizar nem se quisesse, já que não fazia parte do seu escopo. Depois, disseram que foi por conta do mapa turístico. O que caiu por terra. Agora, disseram que é porque ele não tinha comprado estande para Prefeitura em um evento, que aconteceu no Rio. Acontece que Carlos, que comprou um estande para o próprio hotel e esteve no evento, informou que deixou tudo pronto antes de sair da Prefeitura: estande comprado, arte feita, equipe treinada para a feira, material encomendado, passagens e hospedagens da equipe reservadas. Agora, sabe-se lá por que a Prefeitura não mandou. Inclusive, segundo Carlos, a organização ficou chateada do espaço ter ficado vazio. O que tá acontecendo na área de turismo de Cabo Frio ninguém explica, já que, até agora, nenhum dos argumentos para a saída de Carlos se mostrou firme. Mistérios de Zé…

CONCURSADOS 2020

Ainda de Cabo Frio, o Sindicato dos Servidores de Cabo Frio (Sindicaf) informou que na próxima segunda-feira (4), vai ter audiência pública na Câmara sobre a homologação do concurso de 2020. Segundo informe, será uma reunião conjunta entre o sindicato, vereadores e a comissão dos aprovados no certame. “Tem sido importante o empenho dos vereadores nessa questão, principalmente Vanderson Bento e Miguel Alencar, que têm contribuído bastante nessa intermediação”, disse uma fonte que compõe a comissão.

‘EU ACREDITO É NA RAPAZIADA’

Ainda em Cabo Frio, a Câmara está de olho em estreitar a relação com os estudantes do município. A Casa Legislativa promove, no dia 6 de abril, às 9h, uma palestra do programa “Direito e Cidadania nas Escolas”. O objetivo é levar aos alunos da rede pública e privada do município noções básicas de direito e cidadania, propagando o máximo de conhecimento para construir nos jovens o pensamento crítico. A palestra será ministrada pelo Procurador de Justiça e presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Claudio Henrique da Cruz Vianna. A transmissão será feita pelas redes sociais da Câmara e pela Jovem TV (Canal 8). Nesse sentido, na semana passada, a Câmara lançou o edital da 3ª Edição do Parlamento Juvenil. O programa será implantado nas escolas que se credenciarem até esta terça (29). Serão 17 parlamentares juvenis, que devem estar matriculados regularmente em escolas públicas de Ensino Médio, sendo um deles assistido da APAE. Eles serão escolhidos em processo eleitoral realizado sob a responsabilidade das Escolas do Município representadas no Parlamento. A posse ocorrerá no dia 9 de maio.

OBRAS NA RJs

Em São Pedro da Aldeia, também havia expectativa pela vinda de Castro nesta quinta (30) para o início das obras de recapeamento da RJ-140 e da RJ-106, a Rodovia Amaral Peixoto, no trecho que vai da ViaLagos até a entrada de Arraial do Cabo. Uma placa dessa obra foi fixada em São Pedro e foi conferida de perto pelo prefeito do município, Fábio do Pastel (PL), que se disse muito feliz com a realização da obra. Fábio escreveu nas redes sociais que quando vê a placa, seu coração se enche de alegria.

DIA DO CIRCO NAS ESCOLAS

Ainda em São Pedro, Fábio participou das comemorações do Dia do Circo (27 de março) na Escola Municipalizada José Guimarães, no bairro Porto da Aldeia, nesta quarta-feira (30). A criançada da escola comemorou a data com apresentações lúdicas e brincadeiras. Teve até direito a equipe escolar vestida a caráter e tudo. O circo é uma daquelas tradições culturais que não dá para deixar morrer, né? Boa iniciativa.

VIDA QUE SEGUE

Em Armação dos Búzios, o clima após a nova condenação em primeira instância do prefeito Alexandre Martins (REP), apesar de certa tensão, que é impossível não haver em um momento como esse, é de tranquilidade. Tanto é que o prefeito fez a sua live de terça-feira na noite deste dia 29 de março, tranquilamente, sem maiores ocorrências. Já nesta quarta (30), Alexandre atendeu a população no Posto Avançado da Prefeitura (PAP) de Cem Braças. O caso judicial vai seguir rolando com os recursos que forem necessários. Enquanto isso, vida que segue. Ainda nesta quarta-feira, o prefeito se reuniu com os quiosqueiros da Praia da Tartaruga (imagem). Na pauta, a regularização dos quiosques. Alexandre quer resolver isso o quanto antes.

PL APROVADO

Enquanto isso, nesta terça-feira (29), a Câmara de Búzios aprovou o projeto de lei que institui a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal nas escolas de ensino fundamental e médio. O PL do Poder Executivo prevê ações nas escolas municipais e particulares de Búzios, durante o ano letivo, para conhecimento da Lei Maria da Penha e conscientização sobre a prevenção, combate e punição da violência contra a mulher. Além disso, o Poder Executivo conseguiu a aprovação de um projeto que altera o padrão de vencimentos do Chefe de Gabinete: o salário da vaga passa de R$ 7.000,00 para R$ 8.000,00, “considerando a responsabilidade de suas atribuições, inclusive como ordenador de despesas”.

REABERTURA DO MUSEU OCEANOGRÁFICO

De Arraial do Cabo, o destaque é o Museu Oceanográfico da Marinha, na Praia dos Anjos, que foi reinaugurado na manhã desta quarta-feira (30). O presidente da Fundação do Meio Ambiente do município, Maycon Victorino, e o secretário de Turismo, Marco Simas, participaram da cerimônia, que aconteceu no próprio museu. O espaço passou por um período de reforma estrutural iniciada em junho de 2020. Com a obra, o prédio passou a contar com seis aparelhos de ar condicionado e um circuito expositivo que inclui o esqueleto de uma orca com seis metros que encalhou na Praia do Farol, em 1981. No Museu estão expostos mais de 200 itens. Alunos de escolas públicas têm acesso gratuito ao local.

BAITA RESSACA

Na capital, clima de ressaca define esta quarta-feira (30), dia seguinte ao baita festão do aniversário de 43 anos do governador Cláudio Castro (PL). Tudo papa fina, desde o local do evento, passando pelo requintado bufê e chegando aos cantores como Alcione, Alex Cohen, Belo, MC Koringa e Leozinho, que, oficialmente, não teriam cobrado cachê para se apresentarem aos cerca de 1.200 convidados. Pura ostentação, a ver pelos acepipes – que incluíram camarão à vontade – e a carta de bebidas – dezenas de garrafas de uísque Dewars, vodka Greygoose, gin Bombay e cerveja Heineken. E tudo não passou batido pelo maior adversário do aniversariante, o pré-candidato ao governo estadual Marcelo Freixo (PSB) que postou sua indignação nas redes sociais. Nada contra uma festança, mas seria o momento para isso? Então o vídeo de Freixo traz uma reflexão sim, quando se pensa na atual conjuntura econômica, saúde sucateada, taxa de desemprego nas alturas e outros perrengues. Fora a pergunta que não quer calar, sobre quem financiou tudo isso. A informação é que a conta foi paga pelos secretários, que fizeram uma vaquinha em gratidão ao governador. Quem quiser que acredite, quem não quiser que conte outra.

NO CORRE ATÉ SEXTA-FEIRA

Falando no governador, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr Serginho esteve na festa de Castro, disse que passou por lá, ficou por cerca de uma hora e foi embora, porque tinha agenda, nesta quarta (30), em Petrópolis pela manhã e à tarde, na Rocinha. Perguntei se ele estava de ressaca. “Que nada, estou trabalhando desde cedo”, disse ele. Serginho está correndo contra o tempo para deixar os trabalhos em dia, na sexta-feira (1º), último dia para desincompatibilização, ele deixa o cargo e vai focar na pré-campanha.

CHIQUINHO, O FRAGMENTADO

A festa de aniversário do governador Cláudio Castro (PL), nesta terça-feira (29), bombou. Teve gente de todos os espectros políticos, do senador Flávio Bolsonaro (PL) até o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT). Da Região dos Lagos, compareceram a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (DEM), o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), e a prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP). Inclusive, quem roubou a cena foi o marido de Lívia, o Chiquinho “da Fragmentação”. É que o primeiro-cavalheiro, que até outro dia mandava os vereadores da base questionarem o Governo do Estado, cada vez mais lembra aquele filme de 2016, “Fragmentado”, no qual o protagonista tem 23 personalidades e consegue mudar entre todas elas com a força do pensamento. Só no último ano, Chiquinho conseguiu o troféu de vira-casaca e mudou, completamente de posicionamento, umas 10 vezes. Até a campanha, a gente acredita que estão umas treze mudanças por vir. O comentário que ficou entre pessoas próximas a Castro é que Chiquinho se mostrou um bajulador de primeira, o que não acompanha, porém, é a credibilidade do ex-prefeito de Araruama que, no meio político, não é das melhores.

CASO LÉO PINHEIRO

Uma decisão da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de habeas corpus do policial militar Allan Marques de Oliveira, preso pela morte do jornalista e pré-candidato a vereador de Araruama em 2020 Leonardo Pinheiro. Léo foi assassinado no dia 13 de maio de 2020, enquanto fazia uma entrevista no bairro Parati. Allan Marques foi preso em outubro do mesmo ano e a esposa dele concorreu àquelas eleições com o nome de urna Beth de Allan Marques pela coligação da prefeita reeleita naquele pleito, Lívia Bello. Há 686 dias, ecoa em Araruama a pergunta “quem mandou matar Léo Pinheiro?”. O vereador araruamense, Oliveira da Guarda (MDB), já até desafiou o Ministério Público a chama-lo para depor, afirmando ter informações sobre o caso. O povo pede respostas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui