InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (29)

Magdala Furtado vai nomear Janjo? Universitários de Tamoios sem ônibus; Conheça mais um pré-candidato a prefeito de Cabo Frio; Fim do mistério do futuro candidato a vice em Iguaba; Alexandre Martins e as obras da Educação a todo vapor; Marcelo Magno e Os Cabistinhas; Fábio do Pastel na Rua do Fogo; Mais um descaso na saúde de Araruama é denunciado; Manoela Peres em lançamento de livro; Quaquá articula intercâmbio entre Maricá e Espanha... E muito mais!

O ‘JANJO’ CHEGOU?

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (29), véspera de feriadão, começa por Cabo Frio, onde a prefeita Magdala Furtado não se pronunciou até agora sobre a demissão do secretário de Meio Ambiente, Rubens Bello, que tinha assumido por indicação do PV. A situação ainda pulsa muito no campo da especulação. Mas tem uma versão que ganhou as ruas hoje, que diz que essa vaga serviria para atender ao publicitário Luiz Cláudio da Silva, o “Janjo”, que é o irmão da Janja, a primeira-dama do Brasil. Parece que a prefeita teria procurado espaço em outras secretarias, mas encontrou dificuldades para desligar os secretários e aí acabou sobrando para o PV. Será que é verdade? Como a prefeita não se posiciona e como os interlocutores do governo são pessoas com dificuldade de criar uma narrativa, ficam aí os comentários de bastidores. Fato é que Janjo, que virou uma espécie de esfinge em Cabo Frio, volta a aparecer como aquele que é apontado como responsável pela demissão do Bello. E tem quem diga que não é isso.

APAGANDO INCÊNDIO

O que está sendo comentado é que Magdala iria oferecer a Assistência Social para Janjo, mas a ‘negociação’ com a pasta não prosperou. Então, ela correu pra chefia de Gabinete, mas nada feito. Na secretaria de Obras também não dava, visto que assumiu Luciano Silveira, indicação do PT de Lula. A Mobilidade Urbana foi pra Cagu, que comandava Obras, mas também ainda não assumiu o cargo. Aí acabou ficando mais fácil desligar o Bello do PV e tentar negociar de outra maneira. Será que é verdade? Pode até ser uma versão tresloucada, mas é a que ‘corre à boca miúda’. Então fica aí essa versão que revela o motivo pelo qual talvez Magdala tenha passado a terça-feira (28) vestida de bombeiro e apagando incêndio dentro da Prefeitura.

OUTRA VERSÃO

Massss… ainda tem outra versão, a qual teoriza que algumas licenças teriam sido negadas a empresários próximos da prefeita e que talvez isso a tenha irritado. Mas a gente também não conseguiu confirmar. Fato é que, até agora, nem Janjo assumiu a secretaria de Meio Ambiente, nem foi apresentado um outro nome para substituir. O PV, ao que parece, até agora ninguém da executiva, seja municipal, nacional ou estadual conseguiu falar com Magdala para saber se sequer a pasta vai permanecer no ano em curso. O Júnior do PV (imagem acima) até foi na Prefeitura nesta terça (28), chegou lá de manhã e já era noite quando ele saiu de lá sem uma resposta. Para além disso, Magdala tem mais abacaxi pra descascar. Lembram da farra das TIDEs, sobre possível exagero na distribuição de gratificações? Pois é, Supermag tinha até segunda-feira (27) pra se explicar ao TCE. Será que rolou? É minha gente, haja patuá pra ‘Magmá’.

INFERNO ASTRAL

Os enroscos de Magdala Furtado também têm ramificações na Educação. Desde que ela assumiu, nunca se entendeu com o Sepe Lagos, sindicato da categoria, sequer fez um diálogo pra negociação. Ficou só na promessa, ninguém acredita mais na palavra dada. Já teve greve, protestos os mais variados e nada, nem a secretária da pasta, que também é professora, deu jeito pra que a prefeita resolvesse a situação. Teve audiência pública na Câmara, chamaram a secretária de Administração, Adriana Almeida, que não compareceu. Então o legislativo “convocou” Adriana, que foi à sessão nesta terça (28) para ouvir as demandas por meio da presidente do Sepe, Denize Alvarenga. Entre elas, a convocação dos aprovados no Concurso Público de 2020, a criação de vagas de acordo com a demanda real da rede de ensino, pagamento do piso nacional, pagamento de mais de R$ 6 milhões em dívidas da Prefeitura com os servidores da Educação, atualização do Plano de Cargos e Salários, entre outros. “Não tivemos nenhum avanço, nada (…) Tristeza e indgnação é o nosso sentimento. O modelo de participação da secretária na sessão onde mal pudemos nos colocar também nos deixou bem decepcionados”, disse Denize. Uma nova reunião entre Sepe, Secretaria de Administração e Câmara será realizada na próxima quarta-feira (5).

SEM ÔNIBUS UNIVERSITÁRIO

Falando em Educação, mais um perrengue a ser resolvido (tá difícil, hein?). Os estudantes de Tamoios, segundo distrito, estão sem transporte universitário. Para irem às aulas, têm que pagar do próprio bolso. Quem não tem meios, fica sem aula. Diante disso, o presidente da Câmara, Miguel Alencar (União) encaminhou ofício à Prefeitura e à secretaria de Fazenda pedindo explicações do porquê da suspensão do serviço. “Queremos explicações imediatas para que o serviço volte a funcionar”. O professor e pré-candidato a prefeito da cidade, Rafael Peçanha (Rede), fez um vídeo falando desse problema também. Até o fechamento dessa edição, o executivo cabo-friense ainda não havia se pronunciado.

QUEM É FERNANDO LUIZ CARDOSO?

Ainda em Cabo Frio, apesar da grande probabilidade de polarização nas eleições de outubro, tem gente nova querendo fazer a diferença na política da cidade. A edição do “Cafezinho com a Renata” desta quarta-feira (29), bateu um papo com o engenheiro e pré-candidato a prefeito de Cabo Frio pelo Partido Novo, Fernando Luiz Cardoso. Confira a entrevista.

FIM DO MISTÉRIO

Na noite desta terça-feira (28), o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), finalmente oficializou o nome que vai ser vice do ex-chefe de Gabinete, Fábio Costa, o Fabinho (CID), para as eleições de outubro. Como esperado e comentado na coluna de ontem, o presidente da Câmara, Marciley Lessa (PL) foi o escolhido do prefeito. O anúncio foi feito de uma forma surpreendente na reunião do pré-candidato a vereador Victor Martins (CID). Vale lembrar, que já existia uma expectativa de que o vice fosse uma pessoa do Partido Liberal, e por isso, também existia uma movimentação de Washington Tahim para a vaga. Bolsonaro doente, ele veio candidato a prefeito pelo PL em 2020 e procurou muitas pessoas na tentativa de ser indicado, incluindo o governador Cláudio Castro, o deputado federal e líder do PL, Altineu Côrtes; os deputados e irmãos Carlos e Renan Jordy e o deputado estadual, Dr. Serginho. Mas pelo visto, a romaria de Tahim não adiantou… Marciley é o nome.

OBRAS NA EDUCAÇÃO

Em Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) e o vereador Dida Gabarito (PL), estiveram em visita nesta quarta-feira (29) às escolas que estão passando por obras de adequação predial. As unidades visitadas foram a E.M. Profª Ciléa Maria Barreto e a Profª Eulina de Assis Marques. O objetivo é acompanhar de perto o andamento das obras e garantir que as melhorias sejam realizadas conforme o planejado. Alexandre ressaltou que até o momento já foram entregues 4 unidades educacionais totalmente adequadas e novas, incluindo a Nicomedes Theotônio Vieira, José Bento Ribeiro Dantas, Profª Eliete Mureb e Prof. Darcy Ribeiro. Além das unidades entregues, a gestão municipal também adquiriu prédios para as escolas Toninho Branco e Diva Nunes Chaves. Outras obras foram assumidas pela prefeitura, como é o caso da Laurinda e da Nobelina, enquanto o prédio da Rosa Maria foi alugado e totalmente adaptado à Primeira Infância. Atualmente, além das escolas em processo de adequação, já estão sendo planejadas ações para outras 4 unidades: João José de Carvalho, Emígdio Gonçalves, Antônio Alípio e Maria Rita.

LEIS SANCIONADAS

Ainda sobre Búzios, Alexandre Martins sancionou esta semana as leis municipais que dispõem sobre o tombamento de prédios históricos de significativa importância cultural, arquitetônica e histórica para a cidade. Entre eles, o prédio do templo da Igreja Assembleia de Deus da Rua das Pedras, as igrejas Metodistas da Baía Formosa, dos Ossos e de Manguinhos, cujas construções remontam ao início do século XX. Essas edificações não apenas desempenham um papel fundamental na história religiosa de Búzios, mas também representam marcos arquitetônicos que testemunham a chegada do protestantismo à região. A preservação desses templos é essencial para manter viva a memória histórica e cultural do município, além de fortalecer o turismo e a educação patrimonial.

MAGNO NO CENTRO CULTURAL

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), esteve presente no Centro Cultural Manoel Camargo nesta terça-feira (28), onde assistiu ao espetáculo musical “Os Cabistinhas”, no qual crianças e jovens cantaram sobre as belezas e histórias da cidade. O evento teve como objetivo promover a cultura local e valorizar a arte tradicional da região. As apresentações foram realizadas por alunos sob a orientação de professores e profissionais da cultura. Pelo visto, Marcelo gostou do que viu.

NOITE DE FESTA

Falando em Marcelo Magno, na mesma terça-feira (28) ele compareceu ao aniversário do ex-vereador e pré-candidato ao cargo este ano, Dudu de Nardinho. Dudu é uma figura conhecida na cidade por suas atividades de pesca. O evento contou com momentos de convívio, nos quais o aniversariante compartilhou seu dia com o prefeito e outros convidados.

REFORMA DA PRAÇA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), acompanhado pelo secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, e pelo vereador Márcio Soares (PDT), realizou uma visita nesta quarta-feira (29) à Rua do Fogo e ao CTG. Durante a visita, foi anunciado que os trabalhos na Rua do Fogo continuam avançando, com planos de reforma da praça e construção de um campinho de areia para os moradores praticarem esportes. No CTG, está em andamento a preparação de um espaço de lazer voltado para crianças e adultos.

REUNIÃO DO CONSELHO

A coordenadora de Educação Preventiva de São Pedro da Aldeia, Maria Regina Rosa, conduziu a primeira reunião do Conselho Comunitário de Segurança Escolas (CCSE) do ano de 2024 nesta terça-feira (28). O encontro teve lugar na sede da pasta e contou com a participação de representantes municipais, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), por meio da Patrulha Escolar, e membros da sociedade civil. Durante a reunião, os conselheiros discutiram medidas de segurança e prevenção à violência nas escolas da rede municipal de ensino, estabelecendo parcerias para dar continuidade ao trabalho comunitário. Foi ressaltada a importância dos servidores escolares nas ações internas de combate ao bullying, por meio de palestras, campanhas e projetos. Entre os presentes estavam o vice-presidente do CCSE, Alex Bruno Gonçalves Alves, a orientadora educacional Rute Orrac, a inspetora escolar Iozália Rangel Leite, a assistente social Jéssica Moura, as diretoras Carolyne Felício Cardoso e Gabriella Pessoa Carvalho, o advogado Sérgio Ricardo S.Peniche, além das representantes da Patrulha Escolar (25º BPM), Sgt Viviane e Cabo Andréa.

MAIS UM DESCASO NA SAÚDE

A vereadora e pré-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), visitou nesta terça-feira (28) uma mãe que recentemente perdeu seu filho no Hospital Jaqueline Prates. Segundo relatos da irmã da mãe, Maria de Lourdes havia solicitado uma cesárea para o parto, mas seu pedido foi ignorado pela equipe médica, resultando em um parto normal forçado que infelizmente levou à morte do bebê. A situação exigiria atendimento no Hospital Maternidade de São Francisco, em Niterói. No entanto, a criança faleceu devido a uma parada cardíaca. A irmã afirma que Maria já estava encaminhada para realizar a cesariana, mas foi submetida a um parto normal contra sua vontade. Penha destacou a falta de UTI Neonatal nos hospitais de Araruama, sublinhando a necessidade de melhorias no sistema de saúde local. Este caso trágico se soma a outros problemas recentes na saúde do município, como o de Joana Darque, ocorrido na última sexta-feira (24). Joana aguardava atendimento há 15 dias e corria risco de perder o pé devido à falta de suporte médico. A prefeita Lívia de Chiquinho (REP) só agiu após pressão popular, comparecendo à UPA para coordenar a transferência de Joana Darque, já que o deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) conseguiu a vaga para a paciente no Hospital Adão Pereira Nunes, em Caxias.

MARCOU PRESENÇA

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), participou nesta terça-feira (28) do lançamento do livro “Saquarema, Cidade da Gente”. Durante o evento, Manoela destacou que o município possui diversas belezas naturais e locais de interesse, sublinhando o potencial da região. A prefeita ressaltou a importância do lançamento do livro na rede municipal de educação, apontando que a obra será uma ferramenta educacional significativa para as escolas. O objetivo é utilizar o livro para promover o conhecimento sobre as características e a história de Saquarema.

DIVERGÊNCIA DE INFORMAÇÕES

Falando em Saquarema, a gente deu aqui na coluna sobre o bloqueio do FPM no município e que a prefeitura ainda não havia se pronunciado. A resposta veio nesta quarta-feira (29). Em nota, o Município disse o seguinte: “A Prefeitura informa que está apurando, juntamente com o Tesouro Nacional, o motivo do bloqueio do FPM do município. Análises iniciais apontam divergências nas obrigações com a Previdência geradas a partir das informações do sistema de folha utilizado pela Prefeitura com o eSocial. Assim que a pendência for determinada, o Município providenciará a regularização”.

INTERCÂMBIO MARICÁ x TOLEDO (ESP)

O deputado federal e vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, está na Espanha, onde nesta quarta (29) teve uma reunião na bela cidade medieval de Toledo com o presidente de Castilla-La Mancha, Emiliano García-Page, do Partido Socialista Operário Espanhol, juntamente com o representante do parque espanhol Puy du Fou, Erwan de la Villéon. Na pauta, intercâmbios entre Maricá e Toledo nas áreas de turismo, cultura, ciência, tecnologia e economia. Além de Quaquá, na comitiva estavam o deputado estadual Renato Machado; o vice-prefeito de Maricá, Diego Zeidan (PT); o vereador Aldair de Linda (PT); o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, e o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá, Cláudio Gimenez. “O objetivo é que Maricá e Toledo se tornem cidades-irmãs, colaborando juntas para o desenvolvimento econômico. É Maricá no mundo”, disse Quaquá.

**Em virtude do feriadão de Corpus Christi, não haverá coluna nesta quinta (30) e na sexta (31). A próxima edição será na segunda-feira (3). Bom feriado a todos!

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo