InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (29)

Polêmica da 'privatização' da Praça do Moinho chega à Alerj e o silêncio de Magdala Furtado, que está em Brasília; Fábio do Pastel se reúne com secretário estadual; Alexandre Martins abre o casamento comunitário de Búzios; Secretários de Iguaba discutem novos projetos para a cidade em reunião com deputado; Saúde de Arraial em seminário de Búzios; Treta na rede em Araruama; Paulo Melo comemora absolvição... E muito mais!

‘PRIVATIZAÇÃO’ DA PRAÇA DO MOINHO FOI PARAR NA ALERJ

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (29) começa por Cabo Frio, que deste esta terça (28) é palco de uma polêmica que, literalmente, “botou fogo no parquinho”. O assunto ganhou força nesta quarta-feira (29), quando o deputado estadual Dr. Serginho (PL) discursou na Alerj para criticar a ação da prefeita Magdala Furtado (PL). Serginho afirmou que a privatização da praça é ilegal, pois se trata de um local de uso comum, onde qualquer cidadão pode acessar. Ele também disse que já oficiou o Corpo de Bombeiros para saber se há regularidade no que se refere à segurança das pessoas. “O parque simplesmente ocupou quase que a integralidade da praça, atrapalhando a mobilidade (…) Obviamente que aquilo incomodou, e muito, as pessoas de bem”, disse o deputado. Confira o vídeo:

_______________

CADÊ VOCÊ?

Ainda sobre o assunto do parque, o que o povo quer saber é porque o vereador licenciado de oposição, Roberto Jesus, atual secretário de Governo, na época do legislativo cobrava tanto sobre um brinquedo montado na Praça das Águas – quando o prefeito José Bonifácio (PDT) cedeu um ‘pedacinho’ do espaço para uma pista de carrinho com controle remoto fez tanto estardalhaço e agora está calado. Tudo bem que o pai de Jesus faleceu – e aqui queremos prestar nossas profundas condolências -, mas a gente espera que ele tenha um posicionamento coerente tão logo saia desse luto. Até porque, apesar desse momento triste, ele trabalhou normalmente nesta quarta (29), quando participou de uma reunião no hotel Malibu sobre um lançamento de projeto da Comsercaf.

CADÊ VOCÊ? II

Logo que estourou a polêmica do parque no Peró, a ex-secretária municipal de Fazenda, Daniella Mendes, entrou em contato conosco e explicou o seguinte, “para poder ter saído o alvará, passou pela mão do atual secretário, Bebeto Cardozo”. Cadê você, Cardozo? Que cantou até parabéns, com bolo e bandinha na Praça das Águas, quando fez um ano que a Prefeitura havia prometido resolver aquele imbróglio? Não deu um pio. A população quer saber se você só defende a Praça das Águas porque é perto da sua casa, na Praia do Forte, ou se vai fazer uma defesa com relação à Praça do Moinho, no Peró. Cabe salientar que no caso da Praça das Águas – conforme dissemos na nota anterior – era só um pedacinho utilizado; já no Peró, foi a totalidade do espaço, sem sobrar um centímetro sequer para o povo.

QUAL DAS OPÇÕES?

Outro ponto que é preciso destacar: o marido da prefeita Magdala Furtado (PL), Diogo Barreto, de fato não fez nenhuma fala com o objetivo de intimidar, quando estivemos na Praça do Moinho, nesta terça (28). Mas a presença dele no episódio causou estranheza, pelo simples fato de que ele não é servidor, não tem cargo na Prefeitura e nem mora no bairro do Peró. Então, o que ele estava fazendo lá naquele momento? Embora ele tente se defender dizendo que não fez ameaça e que o objetivo não era intimidar, a presença dos outros elementos com ele foi bem estranho e ele precisa tomar conhecimento do que diz a lei sobre assédio moral. Não precisa verbalizar, uma postura ou uma presença pode ser extremamente significativa quando se quer cercear a liberdade de imprensa. Corroborado a isso, a indignação de uma cidadã residente no bairro há mais de duas décadas.

FAZ A EGÍPCIA E METE UM NINJA

E considere, ainda, que diante de todos esses questionamentos suscitados, por que Magdala ainda não se posicionou até agora? Um assessor dela entrou em contato e disse que ela estava fora da cidade e não sabia (ela está em Brasília, será que lá não pega internet?) Pois então, o que é pior, estar fora da cidade e nada saber, e na ausência dela as pessoas aprontarem esse literal fogo no parquinho; ou se ela sabia e deixou acontecer, por que lavou as mãos? Ou, ainda, ela sabia, conduziu o processo, determinou e agora banca a cínica fingindo que não sabe de nada? Escolha qual das três opções. Aliás, não é a primeira vez que Magdala faz a egípcia ou mete o ninja, joga uma cortina de fumaça e parte pra Brasília fingindo que não está sabendo de nada. Esta estratégia leão da montanha já tá ficando batida. Enquanto isso, só restou ao povo protestar. O ato, pacífico, aconteceu no início desta noite, confira abaixo:

_______________

MP DETERMINA VISTORIA E REVOGAÇÃO

No mesmo dia, o promotor Vinícius Lameira, do MPRJ em Cabo Frio – sempre ele, salvador da ordem desta cidade -, se posicionou e mandou uma equipe fazer uma vistoria na praça. A medida foi tomada após o órgão receber informações de que a prefeitura de Cabo Frio teria descumprido um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o órgão em 2022. O TAC determina que a praça seja destinada exclusivamente ao uso público e que não seja permitida a instalação de qualquer tipo de comércio ou atividade privada no local. O MPRJ também solicitou à procuradoria-geral do município que tomasse ciência dos termos do TAC e avaliasse a imediata revogação da autorização para ocupação da praça. No meio da tarde, a Prefeitura emitiu nota oficial afirmando que havia mandado o parque desmontar toda a estrutura.

CPI DOS FANTASMAS

E tem mais uma polêmica para Magdala Furtado. O vereador e líder da oposição, Josias da Swell (PL), protocolou, na sessão de terça (28), dois requerimentos, um pedindo o inteiro teor do processo sobre a instalação do parque na Praça do Moinho e o outro, um quantitativo de todas as portarias que Magdala concedeu até agora. O pedido de CPI para apurar os cargos em comissão já foi apelidada de “CPI dos Fantasmas”. O parlamentar está nos corres para pegar assinaturas dos pares dele e viabilizar a investigação. Agora que é a “hora do vamos ver”. Queremos saber quem são os vereadores que estão comendo na mão da prefeita, auferindo vantagens políticas junto ao poder executivo em detrimento dos interesses da população. Estamos de olho pra saber quem vai correr e quem vai “botar pra torar”, afinal de contas a gente via muita berraria na época de Zé Bonifácio quando havia 600 cargos comissionados. Hoje, temos informação que já tem mais de duas mil portarias comissionadas, elevando a folha salarial em R$ 8 milhões mensais, e que somente nesta semana ela já contratou mais de 60 portariados só em Tamoios, segundo denúncia. O mais bizarro disso tudo é que quem se dispõe a investigar é justamente o vereador que é do mesmo partido da prefeita. Isso é a prova de que Cabo Frio vive dias tão insanos, que quem é o investigador do poder executivo e fazendo o papel que verdadeiramente cabe ao vereador é um parlamentar que está na mesma sigla da chefe do excecutivo. Vai entender. Em tempo, a sessão da Câmara desta quinta (30) estará imperdível.

NA PAUTA, OBRAS

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), acompanhado do fiel escudeiro e secretário de Obras, Fernando Frauches, esteve no Rio, nesta quarta-feira (29). Lá, fizeram uma reunião com o secretário estadual de Cidades, Douglas Ruas, sobre o andamento das obras que governo do Estado está fazendo no município aldeense em parceria com a prefeitura, no bairro Colinas. As intervenções incluem drenagem, pavimentação e iluminação de diversas ruas. “O alinhamento e a aproximação com os prefeitos dos 92 municípios do Rio de Janeiro são determinantes para que possamos conhecer ainda mais as necessidade do nosso Estado”, disse Ruas.

MOMENTO PRA LÁ DE ESPECIAL

Em Armação dos Búzios, a quarta-feira (29) foi daquelas que “o amor está no ar”, com a realização do casamento comunitário em Búzios, organizando pela secretaria municipal de Ação Social, com tudo a que os noivos têm direito: decoração especial, entrada dos noivos, marcha nupcial e uma bela festa. O prefeito Alexandre Martins (REP) e a primeira-dama e secretária da Mulher, Daniele Guimarães, abriram a cerimônia e renovaram os votos de sua união. Ao todo, com o prefeito, foram 35 casais, entre eles, um homoafetivo composto por duas lésbicas. A “festança” acontece no Geriba Tênis Park. A coluna deseja felicidades aos noivos.

MANIFESTAÇÃO EM BÚZIOS

Ainda sobre Búzios, vai acontecer uma manifestação de advogados, na próxima segunda-feira (4), às 9h, em frente ao Fórum, pela reivindicação de juízes titulares nas Varas. O balneário só conta com juízes substitutos. O presidente da 61ª Subseção da OAB, Osmar Augusto Rodrigues Barbosa, disse que a manifestação que será pacífica. “Estamos somente com juízes substitutos, o que não está suprindo a necessidade, pois temos processos parados há anos. E isso está acarretando uma serie de problemas para a população”, disse Osmar Augusto.

AÇÕES COMUNITÁRIAS

Sobre Iguaba Grande, os secretários de Turismo, Marcelo Durão, de Planejamento, Eron Bezerra, e o subsecretário de Governo, Luiz Fernando Lima, se reuniuram nesta quarta-feira (29) com o deputado federal Chiquinho Brazão (União), no Rio. O parlamentar os convidou para conhecer a secretaria de Ações Comunitárias da capital e a ideia é levar esse projeto para o município iguabense a fim de aplicá-lo em prol da população mais vulnerável, por meio da pasta de Turismo, como áreas de lazer, por exemplo. E, claro, teve bate-papo sobre o cenário político da região. “Ele é um deputado que está sempre presente e foi muito bom estar aqui com ele para ver o que pode ser solucionado sobre a integração da secretaria dele com a nossa secretaria”, afirmou Eron.

SAÚDE DO CABO

O secretário de Saúde de Arraial do Cabo, Jorge Diniz, participou, nesta quarta-feira (29), do Seminário de Experiências Exitosas da Baixada Litorânea, em Búzios. O município cabista apresentou dois trabalhos: Varredura Vacinal e as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. O evento, organizado pelo Cosems-RJ teva a participação da Fiocruz e da Secretaria Estadual de Saúde.

ASSUMIU EXECUTIVA MUNICIPAL

Ainda sobre Arraial, o secretário do Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira, disse que está assumindo um novo desafio para 2024 e agora é o novo presidente da executiva municipal do Partido Liberal. “Na vida pública é importante construirmos pontes e parcerias e, neste sentido, sou um soldado em prol da democracia e do exercício da Cidadania”, disse.

TRETA NO ZAP

O ex-prefeito de Araruama, Chiquinho da Educação (União), deitou e rolou numa postagem sobre Saquarema ter sido classificada como a “Cidade da Morte Infantil”, visto que, segundo o último censo do IBGE, o município registrou uma taxa de 17,09 óbitos por mil nascidos vivos. Atacou o ex-vice-prefeito de Araruama, Anderson Moura – que já foi secretário da prefeita Manoela Peres (PL), dizendo que ele faz parte do grupo político de Saquarema “que mais mata crianças”. Só esqueceu que é em Saquarema que a maioria dos bebês de pais araruamenses nascem, já que a cidade não tem uma maternidade de fato. “Isso é um desespero ou precisa ser interditado mentalmente”, disse Anderson.

COMEMOROU ABSOLVIÇÃO

A Justiça do Rio de Janeiro arquivou a Ação Civil Pública de improbidade administrativa apresentada pelo Ministério Publico Federal (MPF) contra o ex-presidente da Alerj, Paulo Melo (MDB). O magistrado considerou que as acusações foram feitas sem a devida apresentação de evidências que as sustentassem. Paulo Melo está em liberdade condicional desde agosto de 2021. Em 2019, ele tinha sido condenado no processo da Operação Cadeia Velha a 12 anos e 10 meses de prisão. Em março deste ano, o STF anulou a condenação dele. “Sofri tantas injustiças, provas sem nenhum cabimento foram anexadas, não tive nenhum direito de defesa, mas acreditei em Deus e em homens de valores, naqueles que não misturam política com seu profissionalismo e sua função”, disse.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo