BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (29)

Vantoil e as comemorações do Dia do Pescador; Alexandre recebe ex-ministro da Saúde; a saída de um fiel escudeiro do governo de Zé; Pastel aproveita feriado municipal e libera pagamento dos servidores; a live bombada da oposição de Araruama; as reuniões de Ton Porto; o vice de Cláudio Castro; e muito mais...

1243

DIA DO PESCADOR EM IGUABA

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (29) começa falando das celebrações do Dia do Pescador. Em Iguaba Grande, foi montado um café da manhã para a categoria com a presença do prefeito, Vantoil Martins (CID), e secretários na Casa do Pescador do Ubás. Continuando as comemorações, por volta das 16h, foi realizada uma procissão marítima em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores. A procissão saiu do píer próximo a Casa dos Pescadores de Viana e seguiu até a Capela de Nossa Senhora da Conceição, no Popeye. “A Região dos Lagos sempre teve a pesca como uma atividade primordial para o desenvolvimento econômico. Temos ainda o privilégio de ter nossa cidade banhada pela Lagoa de Araruama, um patrimônio maravilhoso que movimenta, além da pesca, atividades esportivas e turísticas. Parabéns a todos os homens e mulheres que mantém a tradição da pesca viva e fazem a economia pesqueira prosperar na nossa cidade”, disse Vantoil Martins.

REUNIÃO COM EX-MINISTRO

A gente segue agora para Armação dos Búzios, onde o prefeito Alexandre Martins (REP) recebeu, na manhã desta quarta-feira (29), a visita do ex-Ministro de Saúde Eduardo Pazuello (PL). O militar debateu, com a classe política buziana, assuntos importantes para a cidade, como turismo, economia, saúde e outras pautas. Estavam presentes no local, o vice-prefeito e secretário de Obras, Miguel Pereira, o presidente da Câmara, Rafael Aguiar (REP), o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, o secretário de Serviços Públicos, Marcão, o secretário de turismo Dom, e os vereadores Uriel da Saúde (PROS), Victor dos Santos (REP) e Aurélio Barros (PATRI). Marcão contou à coluna que Eduardo é pré-candidato a deputado federal e defendeu que, independente de lado político, se mostrou um cara com propostas. Para o secretário, Pazuello deve ter uma votação considerável, dado o seu grupo político.

FIEL ESCUDEIRO DE SAÍDA

Chegou a hora de falar sobre Cabo Frio, porque o fiel escudeiro do prefeito José Bonifácio (PDT) desde a pré-campanha em 2020 pediu para sair. O jovem Pedro José, que chegou a ser chefe de Gabinete de Zé, ocupava o cargo de coordenador-geral de Relações Institucionais. Pedro é mais um que deixa o governo cabo-friense com destino ao Rio de Janeiro, onde assumiu o cargo de assessor do Núcleo de Ações Estratégicas da Rio Saúde. Pedro afirmou à imprensa que discordava do governo de Zé em muitos pontos e que gostaria de ter tido apoio em muitos projetos que propôs, mas que, ainda assim, entendia que o governo “está sendo muito importante nesse momento político”. Sobre as mudanças constantes no secretariado, Pedro também divergiu da tese de que era bom para refrigerar a máquina e afirmou ao Portal RC24h: “acho que são muito ruins porque o desenvolvimento de políticas precisa de um tempo de diagnóstico e de planejamento pra uma execução eficiente. E se se troca muito isso é comprometido”. Nas redes sociais, Pedro afirmou que mantém Bonifácio como uma referência.

JOSÉ BONIFÁCIO NO RC CAST

A coluna continua falando de José Bonifácio para reiterar o convite aos leitores para o episódio do RC Cast desta quinta-feira (30) com a participação do prefeito cabo-friense. Durante o bate-papo, que começa às 15h30 nas páginas do Portal RC24h no Facebook, Instagram e YouTube, Zé deve comentar sua trajetória política, as polêmicas recentes de seu governo e o projeto de reformulação de seu mandato, o recém-lançado “Refazer Cabo Frio”. A gente conta com a participação de vocês. Fiquem ligados!

DE OLHO NO BRAGA

Ainda em Cabo Frio, o vereador Thiago Vasconcelos (Avante) foi mais um da classe política a entrar na reinvindicação por mais segurança no bairro Braga. O parlamentar esteve, nesta semana, na Rua João Antônio Rocha após receber reclamações acerca de problemas com consumo de drogas e aumento de violência. Thiago conversou com alguns moradores e reforçou que, além de policiamento, é preciso cuidados com a iluminação, limpeza e poda das árvores para que ocorra a diminuição da criminalidade. “Continuarei cobrando um posicionamento efetivo do executivo e mostraremos os resultados do nosso trabalho”, escreveu Thiago.

PRIMEIRA-DAMA DE CABO FRIO

A gente continua falando de Cabo Frio, porque a primeira-dama do município, Drª Ana Lúcia Valadão, esteve nesta terça-feira (28), na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no evento do PDT de lançamento oficial da pré-candidatura do Babalawo Ivanir dos Santos ao Senado. Manoel Justino escreveu que a candidatura resgata o legado de Abdias do Nascimento, Lélia Gonzalez, Carlos Alberto Caó e outros grandes líderes do movimento negro.

APROVEITOU O FERIADO

Em São Pedro da Aldeia, a quarta-feira (29) foi de feriado municipal pelo Dia do Padroeiro. O prefeito, Fábio do Pastel (PL), que também é empresário, aproveitou o ensejo para resolver questões pessoais em outros municípios, como idas ao banco, por exemplo. Mas já estará de volta a São Pedro para cumprir expediente normal na quinta (30). Aliás, falando de normalidade, os servidores da Aldeia, mais uma vez, receberam salario antecipado. Por lá, não precisa nem pedir para São Pedro, que é certo o dindin na conta no dia (geralmente, antes dele). Os proventos referentes ao mês de junho já estão disponíveis em conta a partir desta quarta. O prefeito ainda reforçou o comprometimento com os servidores e destacou a dedicação das secretarias envolvidas para que a primeira parcela do 13º salário seja antecipada para até o dia 15 de julho.

HORA DA VERDADE

Os vereadores da oposição de Araruama, Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda (MDB), estrearam o podcast deles, Hora da Verdade, nesta terça-feira (28) com o pé na porta. Comentando sobre assuntos escamosos, como a polêmica do Minha Casa, Minha Vida, a transmissão teve 755 comentários, 87 compartilhamentos e bateu 210 reações. O programa será semanal, às 20h. Para uma primeira vez, bombou, hein?

REUNIÃO DO AXÉ

O PDT Axé de Araruama se reuniu na casa de uma filiada ao partido no Areal nesta terça-feira (28) para tratar das demandas dos religiosos de matriz africana. O encontro teve a participação de líderes das religiões, dos pré-candidatos a deputado federal André Mônica (PDT), e a estadual Janio Mendes (PDT), além de Luís Marcelo Loureiro e Jorge Resende, presidente e vice do PDT araruamense.

GALERA DO TON

A coluna segue para Arraial do Cabo, onde o ex-vereador Ton Porto (PDT) fez uma reunião com apoiadores nesta terça-feira (28). Teve até jingle em vídeo publicado por ele nas redes sociais. Apesar do movimento, Ton conversou com a coluna e afirmou que não é candidato. “Sou da executiva do PDT de Arraial e estou juntando meu pessoal novamente. Apoio Vítor Júnior e Caio Vianna”, disse Ton. Porto explicou que está fazendo um trabalho pra 2022, mas claro, já pensando em 2024 e afirmou que é pré-candidato a prefeito. Foram cerca de 150 pessoas reunidas em uma pousada na Praia dos Anjos. Estiveram presentes lideranças, como os ex-vereadores Davi Pancinha, Neném e Dinho Cavalcanti, além de Lucas Tartaruga, Marquinho Show e Vilma, influências políticas nos distritos. Também esteve presente o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Navarro, e lideranças dos bairros de Arraial do Cabo.

CHAPA PRONTA

A notícia desta quarta-feira (29) no meio político fluminense foi a definição do ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis (MDB) como pré-candidato a vice na chapa do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), para a reeleição em outubro. Nas redes sociais, Castro agradeceu a confiança dos presidentes partidários Valdemar Costa Neto (PL), Baleira Rossi (MDB) e Altineu Côrtes (PL). Apesar da confirmação ter saído apenas em um evento nesta terça (28), Washington despontava há meses no balão de apostas como favorito para a vaga. No sábado (25), por exemplo, Reis visitou Araruama para acompanhar a badalada Cruzada Evangelística Celebrando a Vida, da Assembleia de Deus Ministério de Madureira. O governador estava previsto para comparecer, mas acabou faltando por problemas na aeronave e há quem diga que Washington Reis fez as vezes de vice e já se portou como tal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui