COLUNISTA RC24H / A representatividade de um deputado federal

O parlamentar colabora para fortalecer a participação social e a fiscalização dos atos do governo, evitando assim a centralização do poder e contribuindo na organização ao Estado

283
Foto: Edson Santos/Câmara dos Deputados

O deputado federal é um representante eleito pelo povo para ocupar a Câmara, tendo como atribuições legislar e fiscalizar. Cabe a ele propor e aprovar leis e medidas provisórias, que podem alterar até a Constituição.

O parlamentar colabora para fortalecer a participação social e a fiscalização dos atos do governo, evitando assim a centralização do poder e contribuindo na organização ao Estado. Nesta lógica, quanto mais vigilante estiver o legislativo, mais responsável e transparente será o governo, que estará mais disposto à participação popular.

Como vereador, acumulei muita experiência tanto no trato com o Executivo, mas também com as principais reivindicações da população. E mais do que uma ação do prefeito, assuntos como esses são decisões de Estado e cabe ao deputado federal sinalizar o uso correto dos recursos.

A construção de uma cidade mais próspera, sustentável e inclusiva passa por políticas públicas e por representantes que defendam esta ideia. Cada Deputado Federal possui uma cota individual de pouco mais de R$ 60 milhões por mandato (4 anos), que podem ser destinados a um máximo de 25 emendas diferentes por ano, por isso é importante ter um deputado qualificado que represente e lute por nossa região no Congresso. 

Precisa-se despertar, pois são mais de 05 anos sem um Deputado Federal de Cabo Frio. É impossível dimensionar o tamanho da perda de recursos para os municípios através das emendas parlamentares para a região.

Thiago Vasconcelos é advogado, pós-graduado em Gestão Pública, vereador e pré-candidato a deputado federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui