Início Boca Miúda BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (28)

Por onde anda o vereador de Búzios Lorram? O 'rolo' da subsecretária de Dr Serginho vai parar em telejornal; Vereadora protesta veto de Zé Bonifácio na rede social; A reforma administrativa de Cabo Frio; Marcelo Magno pede adiamento das obras da Prainha; Iguaba Solidária segue a todo vapor; Lívia de Chiquinho envia projeto de tarifa social ao legislativo; Fábio do Pastel corre atrás de aumentar a arrecadação da prefeitura... E muito mais!

DO CÉU AO INFERNO

A vida é realmente uma ironia em alguns casos, né? Na coluna Boca Miúda desta terça-feira (27), nós comentamos sobre o ar vitorioso que exalava o vereador Lorram Silveira (PRTB), que se candidata à presidência da Câmara de Armação dos Búzios para o biênio 2023/2024. Eis que, na manhã desta quarta (28), véspera da eleição entre os vereadores, o parlamentar passa a ser considerado foragido da Justiça. Isso porque o Ministério Público foi atrás do vereador em endereços dele em Búzios e não o encontrou. A busca à Lorram se deve às investigações que pesam contra o edil da operação Plastógrafos II, que acusa o vereador de ter promovido, constituído, financiado e integrado organização criminosa dedicada à prática dos delitos de corrupção passiva, uso de documento falso e estelionato. Os crimes teriam sido cometidos quando ele foi chefe de gabinete do ex-prefeito André Granado (MDB) entre novembro de 2018 e maio de 2019, de acordo com o MPRJ. Diversas informações foram divulgadas ao longo do dia dando conta de que o parlamentar estaria em uma pousada em São Pedro da Serra, distrito de Nova Friburgo, outras dizendo que ele havia se apresentado à delegacia e ainda houve quem dissesse que Lorram havia sido capturado enquanto se preparava para fugir de helicóptero com três maletas contendo R$ 1 milhão. Porém, até o momento, nenhuma das informações foi confirmada e o vereador permanece com status de foragido da Justiça, de acordo com a última atualização do Ministério Público. Esse aí sim é daqueles que foi do céu ao inferno em menos de 24 horas.

A BEM DA VERDADE

À propósito, no dia 25 de março, a coluna Boca Miúda trouxe a informação de que havia viralizado nas redes sociais de Búzios, uma mensagem dizendo que, em uma audiência da Justiça, dois presos da operação Plastógrafos já haviam delatado o vereador Lorram (PRTB) como chefe da quadrilha. Na época, a audiência foi fechada ao público com a participação apenas dos advogados e dos acusados. Questionado pela coluna, Lorram desmentiu que seu nome tenha sido indicado no esquema. “Toda vez, essa história. A gente que está na vida pública acaba sendo foco. Infelizmente, algumas pessoas nos veem como inimigos e agem dessa forma covarde, se escondendo atrás de fake”. Pelo visto, estimado vereador, a mentira, que tem perna curta, não caminhava com a mensagem que explodiu nas redes sociais buzianas. Se quem não deve, não teme a pergunta de U$ 1 milhão é: onde está Lorram? Valendo!

EU HEIN?!…

Entretanto…vejam que incrível coincidência aconteceu em Búzios…Embora tenha surgido a informação no final da manhã, que Lorram estava tentando escapar da cidades com malas de dinheiro em um helicóptero, eis que no fim do dia, a Polícia Federal anuncia que apreendeu cerca de R$ 7 milhões em Búzios. O dinheiro estava prestes a ser embarcado em um helicóptero. Os policiais encontraram o dinheiro em três malas de viagem que seriam levadas para São Paulo por um casal que afirmou trabalhar em uma empresa especializada em criptoativos. Os funcionários dessa empresa não souberam explicar a origem do dinheiro e foram levados para a Superintendência da Polícia Federal no Rio. Um inquérito policial foi instaurado para dar continuar com as investigações. Estranho, né?! Confira o vídeo exibindo a quantidade inacreditável de dinheiro:

..

SERÁ QUE VÃO APARECER?

Ainda sobre Lorram (PRTB), o próprio havia desafiado o presidente da Câmara de Búzios, vereador Rafael Aguiar (REP) a colocar em pauta, nesta quinta (29), a antecipação da eleição da Mesa Diretora. Lorram estava confiante no seu blocão de cinco – ele próprio, Rafael Braga (DEM), Niltinho de Beloca (PROS), Gugu de Nair (DEM) e Aurélio Barros (PATRI). Ele acreditava, até então, que seus pares o elegeriam presidente. E agora José? A festa acabou, a luz apagou e o Lorram escapou do Gaeco. Mas a eleição está pautada para as 10h desta quinta-feira. E agora vereadores?

NOVA SEDE DOS CORREIOS

Continuando em Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP), – alheio a toda reviravolta na vida do vereador Lorram Silveira (PRTB), que aliás, segundo corredores da prefeitura, havia rompido com prefeito devido afã de antecipar as eleições da mesa diretora-, recebeu nesta quarta-feira (28), representantes dos Correios para tratar sobre a nova sede que será construída no balneário. Em pauta, arruamentos, CEP, unidade de distribuição, postagem na agência da Rasa, além do Locker – terminal de autoatendimento que oferece ao cliente dos Correios mais uma opção de retirada de encomendas para o bairro da Rasa. “Precisamos facilitar a vida das pessoas. A nova sede vai ampliar os serviços, trazendo praticidade e comodidade para todos os moradores”, disse Alexandre. Além dos representantes dos Correios, estiveram presentes na reunião os vereadores Rafael Aguiar (REP), Victor Santos (REP) e Josué Pereira (PRTB).

ATÉ PROVAR QUE FOCINHO DE PORCO NÃO É TOMADA…

De Cabo Frio, o burburinho foi total no meio político depois que o RJ2 da capital, exibido nesta terça (27), deu conta de que a subsecretária de Dr Serginho – titular da pasta estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bianca Santos, consta na Receita Federal como diretora de uma empresa, que presta serviço para o Estado, o que é vedado pelo estatuto dos servidores públicos estaduais. Contudo, segundo Serginho, o site da RF “encontra-se desatualizado, o que gerou toda essa confusão”. Ele afirmou também que não há nenhuma ilegalidade no ato e que sequer sabia da existência da locação desse imóvel. Conforme Serginho, “a matéria trata de um aluguel de um imóvel para o Detran de uma empresa da família da Bianca desde o ano de 2013. No ano de 2016, a Bianca deixou de ser diretora da empresa proprietária do imóvel. O estatuto dos servidores públicos veda que servidores nomeados tenham direção de qualquer empresa que tenha vínculo com o estado, o que não é o caso.

PEDIU PRA DERRUBAR O VETO DE ZÉ

Está dando o que falar a reclamação que a vereadora Carol Midori (DC) fez na rede social sobre o veto do prefeito José Bonifácio (PDT), ao projeto de lei (PL) dela de Castração gratuita. A justificativa de Zé é que houve vício de iniciativa (a iniciativa desse projeto compete exclusivamente ao executivo). O veto foi para Comissão de Constituição e Justiça, que dará o parecer. “Ele está indo na contramão da proteção animal (…) não existe vício de iniciativa. Espero contar com a ajuda dos vereadores para que esse veto seja derrubado. Sobre isso, o vereador Davi Souza (PDT), líder do governo na Câmara, explicou que apesar da intenção da vereadora ter sido a melhor possível, o PL descumpre o que determina os arts. 15 e 16 da Lei de Responsabilidade Fiscal e, também, o art. 167, I e II da Constituição, “tendo em vista que iria acarretar no aumento de despesa, sem previsão da fonte de custeio”. Além disso, conforme o vereador, “a proposição estabelece procedimentos à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, que diz respeito à organização administrativa, o que não estaria de acordo com as atribuições dos órgãos específicos de proteção e cuidados com animais. Este processo implicaria em novas obrigações e cargos, assunto de competência do Executivo”.

ENCONTRO DO ESPORTE

Cabo Frio sediou, nesta quarta (28), o 2º Encontro dos secretários municipais de Esporte da Costa do Sol, que teve a presença do prefeito José Bonifácio e gestores de Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Rio Bonito, Rio das Ostras e Macaé. Além do chefe do executivo, Cabo Frio foi representada pelo secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha, pela secretária-adjunta de Esportes e Lazer, Flávia Carvalho e pelo adjunto de Turismo em Tamoios, André Carvalho. O vereador cabo-friense Josias da Sweel (PL) também participou. Uma das pautas foi o projeto apresentado pela Associação Ciclística de Cabo Frio para o lançamento do Circuito de Cicloturismo da Costa do Sol, pioneiro na região Sudeste. O percurso que começa e termina em Cabo Frio será lançado no dia 8 de maio e tem 450 quilômetros de extensão, passando por 13 municípios.

REFFORMA ADMINISTRATIVA

O Portal RC24h recebeu algumas dúvidas sobre a nota do decreto legislativo derrubado na sessão extraordinário da Câmara de Cabo Frio, publicado na coluna Boca Miúda desta terça-feira (27). O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa, Léo Mendes (DC), foi um dos que se posicionou e procurou a coluna para esclarecer os fatos. Existem três pontos diferentes dessa situação. Primeiro, o prefeito José Bonifácio (PDT) emitiu um decreto que reformava administração. Na sequência, o Legislativo, na figura do vereador Vinícius Corrêa (PP), decretou a anulação dos efeitos do decreto executivo. Logo depois, a Prefeitura encaminhou à Câmara o projeto de lei da Reforma Administrativa. Como alguns pontos do decreto legislativo constavam no projeto de lei que foi enviado à Câmara no fim de janeiro pela Prefeitura, o decreto legislativo foi arquivado ainda em fevereiro. O que aconteceu na sessão extraordinária é que o decreto legislativo que já havia sido arquivado, segundo Léo Mendes, foi debatido novamente por um erro. Portanto, fica esclarecido que não houve na sessão nenhuma votação acerca do projeto de lei do Executivo sobre a Reforma Administrativa de Cabo Frio. Apenas a discussão do decreto que já estava arquivado.

REFORMA ADMINISTRATIVA II

Feito o esclarecimento sobre essa informação, que foi muito deturpada por veículos de comunicação da cidade e da região, o Portal RC24h questionou ao vereador Leo Mendes em que pé estão as discussões sobre o projeto de lei da Reforma Administrativa, que segue tramitando na Câmara. O presidente da CCJ nos disse que a PL está passando pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara e que, nesta quarta-feira (28), houve uma reunião da comissão para discutir as emendas feitas pelos vereadores no projeto do Executivo. A reunião contou com os vereadores integrantes da comissão: além de Léo, participaram o vice-presidente da CCJ, Luís Geraldo (REP), Vinícius Corrêa (PP), Davi Souza (PDT), Thiago Vasconcelos (Avante) e Rodolfo de Rui (SDD). O vereador Roberto Jesus (MDB) também faz parte da comissão, mas alegou problemas pessoais e não pode participar do encontro. Na foto, além dos edis, estão assistente jurídica da Câmara, Aparecida Porto, e a diretora da secretaria Geral da casa, Josi Rocha. Segundo Mendes, o projeto de lei da Reforma Administrativa deve deixar a CCJ nesta semana, após a conclusão do parecer dele e, aí, caberá ao presidente da Câmara, Miguel Alencar (DEM), decidir quando a matéria será posta para a votação para, então, seguir para a sanção ou veto do prefeito José Bonifácio (PDT).

OBRAS ADIADAS

As obras de contenção da Prainha, em Arraial do Cabo, tiveram que ser adiadas a pedido do município. De acordo com nota enviada pela Prefeitura nesta quarta-feira (28), em ofício enviado ao DER, responsável pela obra, a secretaria Municipal de Obras justifica que, além do mau tempo, houve atraso na conclusão da infraestrutura da estrada da Rebeche (imagem), para onde o tráfego da entrada de Arraial do Cabo será transferido enquanto durarem as obras na Prainha. No ofício, que foi enviado nesta terça (27), a Prefeitura pede para que as intervenções na RJ-140 comecem na segunda (3).

AJUDAR FAZ BEM

A campanha Iguaba Solidária, que arrecada alimentos para montagem de cestas básicas a serem distribuídas aos que estão em situação de vulnerabilidade nessa pandemia, segue a todo vapor na cidade. E o iguabense tem se mostrado simpático ao projeto, as doações tem acontecido a contento. Apesar do prefeito Vantoil Martins (CID) ter realizado licitação para a compra de 3,5 mil cestas básicas, essa quantidade não é suficiente para suprir 100% das necessidades das tantas famílias que têm passado por dificuldades. “Nossa demanda triplicou, então é muito importante essa ação. A expectativa é que vamos arrecadar um grande número de doações”, disse a secretária de Assistência Social Trabalho e Renda, Cláudia Souza. Quem quiser contribuir, pode comparecer nos seguintes pontos de coleta: Materno Infantil, Posto Médico da Estação, sede da SMASTR, além de todas as UBS’s. E para quem não levar o alimento durante a vacinação, o Centro de atendimento / Bolsa Família e a sede da secretaria também estarão recebendo as doações.

NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO

De Iguaba Grande, quem entrou em contato com a coluna foi o vereador de Iguaba, Luciano Silva (CID), líder de governo na Câmara. É que nesta terça-feira (27) teve resenha com o vice-presidente da Casa, vereador Júnior Bombeiro (MDB), e o 1º secretário, vereador Alan Rodrigues (MDB). “Traçando metas e elegendo pautas importantes para o governo”, disse Luciano. Na ocasião, Junior Bombeiro relatou que já recebeu o contrato da Prolagos e as minutas, fruto de audiência promovida pela Comissão de Saúde, Educação e Meio Ambiente, da qual ele é presidente. Falaram ainda sobre uma visita que em breve Agenersa e Prolagos farão ao município. Ficou marcada para mês que vem.

ARARUAMA TARIFA SOCIAL

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP) publicou um vídeo nas redes sociais nesta terça-feira (27), anunciando um novo projeto de lei enviado à Câmara dos Vereadores. Segundo a chefe do Executivo municipal, através do “Araruama Tarifa Social”, a passagem de ônibus no município passaria a custar R$ 2,50 com o pagamento de um subsídio pela Prefeitura a Auto Viação Salineira. Lívia explicou que a medida será importante não só para os usuários diretos, mas também para os empresários da cidade que pagam vale transporte. Atualmente, a passagem custa R$ 4,10 aos passageiros. No sábado (1º), Dia do Trabalhador, a prefeita anunciou uma live com mais detalhes sobre o PL.

SE VIRA NOS 30

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE) tem pressionado seu primeiro escalão sobre a necessidade de elevar a arrecadação no município. Enquanto uma parte da equipe está dedicada a dar soluções às necessidades da população, bem como no enfrentamento à Covid, Fábio destacou seleto grupo, dentre eles o Procurador-Geral, Peter Samerson, com objetivo de fazer crescer a receita aldeense. As dificuldades aumentaram nessa pandemia, fora a frequente falta de repasses dos entes federativos. Inclusive a prefeitura soltou um release, nesta quarta-feira (28), “lembrando” que as empresas devem ficar atentas ao vencimento da segunda parcela das taxas de Fiscalização de Localização, Instalação e Funcionamento, na sexta (30). Os pagamentos dessas cotas são essenciais para obtenção do Alvará do empreendimento.

FERRAMENTA DA TRANSFORMAÇÃO

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT) escolheu esse dia 28 de abril – Dia Mundial da Educação – para fazer a entrega de mais unidade escolar reformada. A Escola Jacintho Luiz Caetano foi toda repaginada e ganhou quadra poliesportiva também. “Não vejo a hora desse momento de crise passar e da criançada voltar a se encontrar nesse espaço de alegria, construção de sonhos, saberes e educação como ferramenta de transformação”.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content