CONTINUA NA DIANTEIRA
A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (28) começa por Búzios, onde, conforme havíamos antecipado aqui, foi divulgada pesquisa, revelando que Alexandre Martins (REP) continua na dianteira em relação à última sondagem e é favorito para renovar o seu mandato como prefeito. Na estimulada, o republicano aparece com 56% das intenções de voto e na espontânea, 50%, contra 22% e 18%, respectivamente, do adversário Rafael Aguiar (PL). Mas o mais curioso dessa pesquisa não são só as intenções de voto. O destaque é que Alexandre conseguiu reverter dois cenários desfavoráveis para ele, tão logo ele assume a prefeitura. Quando o STF permitiu que ele voltasse ao comando de Búzios, a aprovação de governo dele estava abaixo de 50%; conforme o novo levantamento, subiu pra 70%, número acima da média dele, o qual desde que assumiu o governo, vinha se mantendo na casa dos 60%. O panorama mudou depois que ele foi para a rua fazer campanha. E o outro cenário que ele mudou com muita habilidade foi a questão da rejeição, deixando para os adversários dele disputarem quem é o mais rejeitado: Gladys Nunes (PSD) aparece com 36% e Rafael, 31%. Lembrando que a consulta foi feita pelo Gerp, instituto renomado de fora da região. Então, fica novamente a dica de que remédio pra pesquisa que não se gosta é registrar uma outra, confrontando os dados, e não ir para as esquinas ou para a rede social desqualificar o levantamento.
PROMETEU E NÃO CUMPRIU
A propósito disso, a ex-vereadora e candidata a prefeita de Búzios, Gladys Nunes (PSD) postou um vídeo em sua rede social onde começa dizendo que ela fez uma promessa, mas não conseguiu cumprir. Havia prometido que não iria brotar na porta da Prefeitura para causar, no entanto, foi até lá, na manhã desta quarta-feira (28), logo que saiu a pesquisa de intenção de voto, onde ela aparece com 3%, um ponto a menos que na pesquisa de duas semanas atrás. Contestou a sondagem, chamou o prefeito de mentiroso e até citou versículo bíblico. Inconformada, disse que cresceu 11 pontos nas últimas semanas, mas ficou devendo mostrar a pesquisa dela para a gente saber se é verdade ou não. Pelo sim, pelo não, a única certeza que nós temos é que Gladys não conseguiu se segurar e já volta aos seus velhos tempos de “metralhadora giratória”.
JUNTAR VALE A PENA?
Analisando, essa semana tivemos duas pesquisas divulgadas, Cabo Frio e Búzios, e parando para avaliar a junção de Magdala Furtado (PV) com Marquinho Mendes (MDB) – que ajuda na campanha, assim como a junção de Rafael Aguiar (PL) e seu vice, Leandro de Búzios (MDB) – imagem, deu ruim. A prefeita de Cabo Frio, segundo pesquisa do Paraná, cresceu 0,1%; na península buziana, Rafael não cresceu. O que dá pra entender, é que essa noção de que juntar “mais com mais” dá mais, pode ser um tiro no pé. Às vezes, é muito difícil conseguir transferir votos e a tese se comprovou essa semana em ambos os municípios.
E NO CABO?
Outra cidade que sinaliza que vai juntar pra enfrentar o adversário foi Arraial do Cabo, com a união de Ton Porto (PDT) e Andinho Brito (União), que nesta quarta-feira (28) fizeram corpo a corpo em Roça Velha, buscando engajamento para fortalecer a candidatura. Será que esse caso vai seguir a tese de Cabo Frio e Búzios ou pode ser que seja a diferença? É aguardar pra ver. E olha que o Andinho ainda não tem o aval da justiça eleitoral.
ENCHEU O DIRETÓRIO
Falando em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL), que vai disputar a reeleição, e seu candidato a vice, Diego Silveira (MDB), encheram o diretório do partido, na Praia Grande, na reunião com Rafa Rocha, candidata a vereadora, na noite desta terça (27). Já na noite desta quarta-feira (28), o encontro é com a juventude do Partido Liberal cabista, no mesmo local. A dupla tá engajada.
NO JACARÉ
Em Cabo Frio, o candidato a prefeito Dr Serginho (PL) e seu vice, Miguel Alencar (União), fizeram um corpo a corpo no Jacaré, percorrendo diversas ruas do bairro. A dupla disse que a recepção foi ótima e que os moradores aproveitaram para falar suas principais queixas e necessidades, como a falta de infraestrutura básica, problemas com saneamento e insegurança. O saldo do evento foi positivo, segundo os candidatos, que foram abraçados por onde passavam. Ou seja, pra quem achava que Serginho ia ter dificuldade nos bairros que têm comunidade, ledo engano. Tá entrando suave e ligeiro.
INAUGURAÇÃO DE COMITÊ
Junto à nominata de candidatas e candidatos à vereança, da militância, apoiadores e da vice Leila Tomazinho, o candidato a prefeito Rafael Peçanha (REDE), inaugurou seu comitê de campanha e promoveu um adesivaço de carros nesta quarta-feira (28). O comitê fica na Rua Rui Barbosa, em frente à entrada lateral do Clube Tamoyo, e irá funcionar todos os dias, servindo como ponto de referência para adesivação, informações e disponibilização de material de campanha. Nesta quinta-feira (29), o candidato estará na Boca do Mato, às 16h, para um corpo a corpo, e às 19h tem reunião com moradores do Guriri. Na sexta-feira (30), a campanha ocupará o polo gastronômico da Porto Alegre, às 20h.
CAFEZINHO NO BOULEVARD CANAL
Ainda sobre Cabo Frio, nesta quarta-feira (28) teve mais uma edição do “Cafezinho com Renata”, onde o entrevistado foi o empresário do ramo da hotelaria, Radamés Muniz, que este ano é candidato a vereador pelo Podemos. No bate-papo, realizado no Happy Coffee, no Boulevard Canal, Radamés fala, principalmente, do problema da sazonalidade do turismo, que dificulta manter a ocupação na cidade. E que foi justamente por isso que decidiu sair da zona de conforto e tentar as eleições. Confira, acima, o vídeo com a entrevista.
FICOU INDIGNADO
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), candidato à reeleição, não economizou nas críticas à adversária Bia de Guga (PSDB). Precisou “esfriar a cabeça”, segundo ele, pra comentar o assunto durante uma live em suas redes sociais, nesta terça (27). “Eis que surge uma candidata dizendo que nós do PL não representamos o partido. Que ousadia! Ela fala em ‘família’ como se nós não representássemos a verdadeira essência da união familiar e política”. E não parou por aí. Pastel não deixou passar batida uma promessa feita por ela, nesta semana, dizendo que se eleita vai construir um hospital oncológico. “Mas não fez nada em seu mandato anterior como vereadora”, lembrando da ocasião quando, segundo ele, crianças autistas não tinham um local adequado para atividades, “ficaram desamparadas num galpão”. Para Fábio, faltam propostas concretas de Bia. Que situação, hein?
BIA NOS BAIRROS
Falando em Bia, a candidata realizou diversas caminhadas pelos bairros da cidade. Para começar o dia em período de campanha, nesta quarta-feira (28), ela e seu vice, Flávio Calixto (PSDB), ouviram os moradores do Boqueirão, Praia do Sudoeste e Praia da Baleia. Quem também esteve presente foi o ex-prefeito, Carlindo Filho. Para cumprir a sua agenda, Bia estará nesta quinta (29), às 9h, no bairro Poço Fundo. Já na sexta (30), ela irá para o Porto da Aldeia. Finalizando a semana, no sábado (1°), a candidata participará de uma caminhada na Rua do Fogo. É claro que ela precisará dar uma pausa ocasional para se refrescar, tomando água gelada, pois ficar exposta ao sol é difícil. Haja fôlego!
“LARANJA EM PELE DE CORDEIRO”
E o Cláudio Chumbinho (REP), hein? Nesta quarta-feira (28), o ex-prefeito aldeense, candidato ao cargo este ano, mirou artilharia em Paulo Lobo, ex-prefeito da cidade. Soltou um story dizendo que Fábio do Pastel tem um mentor que é “laranja em pele de cordeiro”, já “avisando” que não ia remover a publicação. É aquela velha história de campanha que não diz muita coisa, além de apontar o que o outro supostamente fez de errado ou deixou de fazer.
MARCOU PRESENÇA
A gente tinha falado aqui que o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), tinha dado uma sumida das reuniões políticas de candidatos, mas não foi nada disso. O dia que ele deixou de comparecer foi por conta de compromisso familiar. Mas ele está a todo vapor. Nesta terça-feira (27), acompanhou a candidata a vereadora Sueli ‘Dama de Ferro’ (CID) num evento com os colegas do galpão de Serviços Públicos, onde foi chefe e se afastou para concorrer. Sueli é bastante querida na cidade e contou com o apoio total do prefeito para se candidatar à vereança.
PRIMEIRA PROPOSTA?
Da oposição, o candidato a prefeito de Iguaba Marco Antônio apareceu novamente em suas redes sociais, nesta quarta-feira (28). Ele estava um pouco sumido desde o início da campanha eleitoral. Ninguém sabia das propostas dele nem do seu vice, Roberto Carlos (PSB). Agora, pela primeira vez, ele revela o que pretende fazer em seu plano de governo. Mencionou que, nos últimos anos, “a cidade tem enfrentado um grande aumento da violência”. Para resolver isso, ele pretende implantar uma tecnologia de reconhecimento facial. Só que, na verdade, ele deve estar querendo ampliar essa tecnologia, já que a cidade já possui um Centro de Inteligência, Monitoramento e Segurança, na Praça da Estação, implantado há mais de um ano, com câmeras faciais e de leitura de placas automotivas.
“OPRESSÃO POLÍTICA”
Em Araruama, o candidato a prefeito Sérgio Ribeiro (DC) afirmou nesta quarta-feira (28) que a cidade enfrenta um clima de medo, especialmente entre os funcionários públicos, tanto efetivos quanto contratados. Sérgio disse que a “opressão política” é proveniente do ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB) e seu grupo, que teria perseguidos diversos funcionários em outras ocasiões, numa prática bastante comum. Sérgio garantiu que, caso eleito, se compromete a “valorizar todos os trabalhadores”, assegurando que “não haverá penalidades para aqueles que expressarem suas opiniões”.
AGENDA MOVIMENTADA
Já a candidata à prefeita Daniela de Lívia (MDB), teve agenda movimentada nesta terça-feira (27). Fez caminhada no centro da cidade e participou de comício em lançamento de candidaturas à vereança pelo Republicanos, o partido da prefeita Lívia de Chiquinho, que também participou deste evento. O ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB) também estava lá, assim como o ex-candidato a prefeito, Rodrigo Meira (REP).
ESCOLA INTERNACIONAL DE CINEMA
O deputado federal e candidato a prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), divulgou em suas redes sociais nesta terça-feira (27), uma novidade que promete marcar o cenário cultural da cidade: a chegada da primeira Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. Segundo o jornalista Lauro Jardim, de “O Globo”, a parceria aconteceu com intermediação do ator José de Abreu, que estaria interessado em participar da formação de uma escola de formação de atores na unidade. Ainda de acordo com o colunista, o projeto prevê um corpo docente formado por profissionais brasileiros e cubanos. A nova unidade será estabelecida na cidade no próximo ano, resultado de uma parceria entre a instituição cubana e a administração do prefeito Fabiano Horta (PT). Embora ainda não haja uma data definida para a inauguração, a previsão é que a escola ofereça cursos com duração de três anos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do setor audiovisual na região e promovendo um intercâmbio cultural entre Brasil e Cuba.
COMÍCIO EM BARRA NOVA
Em Saquarema, mais um comício será realizado no próximo sábado (31), em favor da candidata a prefeita Lucimar Vidal (PL). A campanha dela já está dando o que falar na cidade. Não é à toa que está bem avaliada pela opinião pública. Isso tudo corresponde à atual gestão da prefeita Manoela Peres (PL). A candidata estará junto com sua vice, Dra. Raquel (União), no bairro Barra Nova. A concentração será às 19h, na nova praça da Avenida Litorânea, ao lado do campo de grama sintética. Elas terão a oportunidade de ouvir a população. Como diz aquele ditado: a voz do povo é a voz de Deus.