InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (27)

Fábio do Pastel reúne vereadores mas boa relação ainda está subjudice, e fará anúncio para servidor em live; Marcelo Magno serve prato cheio de novidades no lançamento de circuito gastronômico de Arraial; Zé Bonifácio regulamenta varandas e Câmara publica emenda do Sebastião Lan; Cerco ao faraó dos bitcoins está se fechando; Vantoil Martins comemora 88% da população imunizada e vai contratar mais médicos; Alexandre Martins recebe população; Prefeitura de Araruama instala Conselho de Turismo e antecipa salário do servidor; Fabiano Horta faz mistério sobre live... E muito mais!

APRESENTOU PPA, LOA e LDO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL) convocou os vereadores para um encontro nesta quarta-feira (27), e na ocasião, acompanhado do secretário de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza, o PC, apresentou o PPA – Plano Plurianual, a LOA – Lei Orçamentária Anual e a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias. A informação que chegou foi que alguns parlamentares não “tiveram vontade” de participar. Um vereador chegou a dizer à coluna que a relação executivo-legislativo continua a “mesma porcaria”. Mas teve um parlamentar o qual avaliou que “melhorou um pouquinho”. Ou seja, isso mostra o quanto Fábio ainda tem problemas de diálogo com a Câmara. Entre os faltosos, Fernando Mistura (REP), Vitinho de Zé Maia (PL) e Franklin da Escolinha (CID). Por outro lado, Fábio avaliou que o encontro foi bom, onde teve a oportunidade de escutar os vereadores, que aproveitaram para pontuar o que eles querem do prefeito.

FARÁ UM ANÚNCIO EM LIVE

Continuando no município aldeense e ainda falando de Fábio do Pastel (PL), o prefeito fará uma live nesta quinta-feira (28) – dia do servidor público, às 11h30 e segundo fontes, a transmissão será para dar boas notícias ao funcionalismo da Aldeia. Será que vem aumento de salário por aí? Seria um presentão, hein?!

QUASE SEIS MESES DE ESPERA

Ainda em São Pedro da Aldeia, a Prefeitura aguarda, desde maio, a resposta sobre aquela ação que moveu contra a Agência Nacional do Petróleo (ANP) pleiteando aumento no repasse dos royalties para robustecer o orçamento. Iguaba Grande entrou com o pedido na mesma época que o vizinho e conseguiu resposta positiva há meses. Segundo o Procurador Geral do município aldeense, Peter Samerson, o processo ainda está embolado. A ANP apresentou defesa e o documento seguiu para um magistrado, que ainda não se manifestou sobre o pedido de tutela de urgência. O município recorreu da decisão e entrou com agravo de instrumento, o qual está nas mãos de uma desembargadora. Será que agora vai?

RECHEADO DE NOVIDADES

O Circuito Gastronômico Temperos de Arraial do Cabo é uma realização do Convention & Visitors Bureau do município. Mas, no lançamento do evento, realizado nesta terça-feira (26), quem serviu foi o prefeito, Marcelo Magno (PL). Na frente do trade turístico em massa, MM anunciou que tem R$ 80 milhões em caixa para realizar diversas obras, como a orla da Prainha, a nova praça do sindicato, uma nova marina dos pescadores, além de escola de tempo integral para até mil alunos nos distritos. No pacotão de novidades, Marcelo ainda comentou sobre o calendário de eventos do ano que vem e as festas de fim de ano que se aproximam, incluindo o Natal de Luz. Além do anunciado pelo prefeito no evento, o Portal RC24h soube que o Plano de Cargos e Salários do servidor também está no radar de Marcelo. Fora isso, o chefe do Executivo ainda quer aumentar o número de beneficiários do programa Gira Renda Cabista, dos atuais 1,5 mil para outras mil famílias do município. Um reajuste do valor também está em estudo, por conta de fatores como inflação dos alimentos e a alta do preço do gás.

CHUCHU DE VOLTA AO CARDÁPIO?

Ainda sobre o lançamento do circuito gastronômico cabista, o vereador Júnior Chuchu (PV) esteve lá. Inclusive, a turma disse que o parlamentar está buscando se reaproximar do prefeito, dando uma de “João sem braço”. Só que Marcelo ainda está magoado com o ex-líder de Governo na Câmara do Cabo por conta do desprestigio que Chuchu teve para com ele. Para quem não está por dentro da dinâmica, o parlamentar de Arraial está indo atrás do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e Marcelo ficou com ciúmes de não ter sido sequer comunicado da decisão de Chuchu de se lançar como pré-candidato a deputado estadual. Prova é que Marcelo até bloqueou o vereador no celular e o tirou da liderança da base no parlamento, que é um dos cargos mais cobiçados, hoje, em Arraial. Largado por Chuchu para seguir o canto da sereia de Dudu. O que a turma comenta é que largar a liderança de um governo que terá centenas de milhões de reais em royalties de petróleo para ganhar nos próximos anos, com muita agenda positiva para mostrar e a aclamação popular que Marcelo desfruta foi um equívoco para Chuchu. Será que ele quer voltar ao cardápio da base?

PEGOS COM A BOCA NA BOTIJA

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quarta-feira (27), um casal acusado de comercializar cédulas falsas no distrito de Monte Alto, em Arraial do Cabo. Segundo a PF, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pela 1ª Vara Federal de São Pedro da Aldeia, com o objetivo de reprimir a comercialização de cédulas falsas pela internet na Região dos Lagos e no Norte Fluminense. Conforme as investigações, os acusados vendiam as cédulas por meio de grupos em redes sociais há, aproximadamente, três anos, “sempre com o mesmo modus operandi, havendo inclusive a venda para outros estados”. Durante a operação, foram apreendidos seis celulares. Os envolvidos vão responder pela venda de moeda falsa. É hora de conferir as notas na carteira aí para confirmar que não foi vítima, hein, galera?

“VARANDAS URBANAS”

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), assinou um decreto que regulamenta as “Varandas Urbanas” na cidade. O documento já foi publicado em Diário Oficial e, segundo Zé, o projeto consiste em minipraças abertas “para toda a população desfrutar momentos de lazer, funcionando como uma extensão da calçada e ocupando duas vagas de estacionamento por até três anos, com a possibilidade de prorrogação”. O prefeito justifica que um dos objetivos da medida é melhorar a mobilidade dos pedestres nas calçadas, evitando que os comerciantes utilizem os passeios públicos com cadeiras e mesas. “A partir da assinatura deste decreto, será possível que os comerciantes façam as instalações na área onde os carros costumam ficar estacionados”, explica Zé. Os empresários poderão entrar com o pedido junto à Prefeitura, que irá analisar o projeto e a possibilidade da instalação. Para isso, o projeto deverá atender as normas técnicas de acessibilidade, do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e ainda do Plano Diretor e suas leis complementares.

EMENDA PUBLICADA

Na coluna Boca Miúda desta terça-feira (26), você leu que a Prefeitura de Cabo Frio informou que iria recorrer à Justiça contra a emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM) aprovada pela Câmara que proíbe a realização de parcerias público-privadas (PPP’s) em espaços com função social. Na prática, a medida mira evitar o plano da Prefeitura de concessão do Mercado Municipal Sebastião Lan, mas pode acabar minando o desenvolvimento do município em outros pontos. A Procuradoria-Geral de Cabo Frio disse que entraria com a ação no Tribunal de Justiça do Estado quando a Câmara promulgasse e publicasse a emenda à LOM. Nesta quarta (27), a Câmara informou ao Portal RC24h que a emenda já foi publicada. Procuramos a Prefeitura para atualizar sobre a ação anunciada para tentar derrubar a emenda por conta de “vícios formais e materiais”, mas não ainda tivemos resposta.

DIRETOR DO AEROPORTO COM MIGUEL

O presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar (DEM) recebeu nesta terça-feira (26), o diretor-geral e presidente do aeroporto da cidade, Rodrigo Abreu. O objetivo foi “estreitar laços para promover o fomento da atividade turística, por meio de ações que desenvolvam e incentivem os voos comerciais de passageiros”. O aeroporto foi inaugurado em 1997 e ampliado em 2001, tendo a segunda maior pista do estado. Com capacidade de movimentação de 570 mil passageiros por ano, o local é estratégico para o desenvolvimento do turismo. Atualmente recebe voos comerciais de passageiros das empresas Azul e Gol, voos comerciais de carga da Latam, voos internacionais fretados de passageiros e carga, além de aviação geral e offshore. Além disso, oferece infraestrutura consistente e apta para a integração da malha logística de cargas do estado.

CERCO SE FECHANDO

O cerco começa a se fechar em torno dos ‘Faraó dos Bitcoins’, aquele que soberbamente decidiu se autointitular ‘Moisés dos Bitcoins’. Nesta quarta (27), as investigações da Polícia Civil confirmaram uma notícia que o Portal RC24h deu em primeira mão, no dia 18 de setembro, quando tivemos a coragem de publicar documentos vazados da Polícia, que apontavam que Glaidson poderia ser o mandante da tentativa de homicídio contra Nilsinho, informação que se confirmou. E mais do que isso, que o caso Wesley Pessano, os mesmos envolvidos na tentativa contra Wesley foram aqueles que tentaram executar Nilsinho. Advogados avaliam que a chance do faraó conseguir um habeas corpus fica cada dia mais distante. E nesta quarta (27), foi realizada uma audiência pública na Câmara dos Deputados para falar de medidas de combate à formação de pirâmides financeiras e outros tipos de fraudes relacionadas ao uso de moedas digitais. A proposta foi do deputado federal Áureo Ribeiro (SDD), que também apresentou projeto de lei para dar segurança jurídica a quem quer investir nesse mercado no Brasil. Além da audiência, a ideia também é mobilizar a instalação da CPI das Criptomoedas, cuja petição já está na internet para assinatura de apoio.

IMUNIZAÇÃO TOTAL CHEGA A 88%

De Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) está comemorando as mais de 21 mil pessoas completamente imunizadas na cidade. Segundo dados do vacinômetro, atualizado nesta terça (26), 88% da população iguabense, a partir dos 12 anos de idade, estão imunizadas com o ciclo vacinal completo. Do total de 24.753 pessoas aptas a receber a vacina em Iguaba, 94% já recebeu aplicação da primeira dose.

MAIS MÉDICOS PARA IGUABA

Ainda sobre Iguaba Grande, mais notícia boa na área da saúde. É que a prefeitura abriu vagas para contratar mais médicos que irão atuar nas unidades básicas de saúde. Os interessados podem entregar o currículo na secretaria de Saúde, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

ESTADUALIZAÇÃO DO PAULO FREIRE

A Comissão de Educação da Câmara de Búzios fará audiência pública semana que vem, para tratar do ensino médio municipal. O Sepe Lagos também vai participar. O encontro acontece, principalmente, por conta das manifestações contrárias à possível “estadualização” do Colégio Paulo Freire. Será no dia 3 de novembro, às 18 horas. Sobre isso, inclusive, o prefeito Alexandre Martins (REP) assinou, semana passada (imagem), uma carta-compromisso – durante ato realizado por estudantes em frente ao prédio da Prefeitura, cancelando as tratativas junto ao Ministério Público para a estadualização do Ensino Médio. Ainda sobre o assunto, na sessão da Câmara desta terça (26), o vereador Raphael Braga (DEM) apresentou a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 10/2021 estabelecendo que o município deve ofertar além do ensino público fundamental, o ensino médio. Conforme a justificativa, embora a Constituição preveja a “prioridade” do ensino médio ao Estado, não determina a exclusividade do mesmo.

QUARTA DE ATENDIMENTO

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) teve a quarta-feira (27) agitada como sempre, com atendimento aos moradores de Cem Braças. Os pedidos, como sempre, são dos mais variados, normalmente relacionados a emprego e saúde. Mas Alexandre não vai sozinho, sempre leva uma equipe com ele para justamente dar o encaminhamento possível logo após o atendimento. Nesta quinta e sexta, Alexandre e sua turma estarão atendendo na Rasa.

RECLAMANDO, MAS COM DINHEIRO NA CONTA

Se os servidores de Araruama estão “por conta” com a prefeita por ter transferido o Dia do Servidor desta quinta-feira (28) para segunda (1º) e jogado um balde de água fria nas expectativas deles de ficarem seis dias em casa, pelo menos, terão um refresco. Lívia usou as redes sociais nesta quarta (27), para anunciar que o salário do mês de outubro foi antecipado e o pagamento já foi feito. Nesta quinta mesmo, o dinheiro estará disponível para saque. Dá ou não dá para sorrir?

ENFIM, O CONSELHO

Em Araruama, parece que a gestão da prefeita Lívia Bello (PP) enfim pegou no tranco no que se refere ao turismo. Participando ativamente de eventos ligados ao setor, o município realizou nesta terça-feira (26), a Assembleia Geral do Conselho Municipal de Turismo da cidade. O conselho era necessário para que a cidade entrasse no mapa turístico do Estado e pudesse participar do planejamento das ações do setor. Na assembleia, foi empossada como presidenta do Conselho Danieli Braz, secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do município, que por sinal, vem se esforçando para dar a vitrine que Araruama merece. A vice do conselho é da museóloga Melina Antunes. São membros representantes da sociedade civil dos seguimentos Comércio, Hotelaria e Gastronomia: Malto Maia, Carolina Miranda Santos e Rogério Garcia. Seus suplentes são, respectivamente, Geraldo de Freitas Gomes, Diana Bueno e Tatiana Andrade. Representam os órgãos governamentais Thalina Antunes e Danieli Braz. A suplência é formada por Martha Pavão e Evelin Brum.

AUMENTO E OUTRAS “COSITAS MÁS”

No Dia do Servidor Público, comemorado nesta quinta-feira (28), o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), fará anúncios de interesse da categoria. Um comunicado informou que será nas redes da Prefeitura (Youtube e Facebook) às 8h. Tentamos descobrir de forma antecipada o que vem por aí. Pelo telefone, agora de noite, Fabiano preferiu manter o mistério: “Vai ter que assistir amanhã”, disparou o prefeito. Mas diante da insistência, tentando saber se seria um aumento, já que o prefeito costuma ser generoso com servidor, ele confirmou que “vai ter algo nesse sentido sim” mas preferiu manter o segredo. E soltou só mais um pedacinho, dizendo que “a moeda social Mumbuca vai ser unificada”, em tom de charada. E aí? Deu para captar? O jeito é não perder a live. Mas uma coisa é certa, vai ser mais um dia para os servidores das outras cidades da Costa do Sol passarem “invejinha”. Pode esperar!

BONIFICAÇÃO AO MAGISTÉRIO

Os vereadores de Maricá aprovaram, nesta quarta-feira (27), o Projeto de Lei n° 248/2021, do executivo, que institui a bonificação complementar de R$ 100,00 aos profissionais do magistério para auxiliar na aquisição de equipamentos de informática, manutenção e melhoria na qualidade e velocidade dos dados de internet fixa ou móvel. Receberá a bonificação o professor efetivo, que estiver em exercício em turmas da educação básica na rede municipal, diretor escolar, orientador pedagógico e orientador educacional.

PELO ANIVERSÁRIO DE LULA

O ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva (PT) completa 76 anos de idade nesta quarta-feira (27). Líder nas pesquisas eleitorais para a presidência em 2022, o petista foi homenageado pelo prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT). Compartilhando, mais uma vez, uma foto com Lula, Fabiano escreveu nas redes sociais que o ex-presidente é “a maior liderança popular da história do Brasil”. Horta complementou a mensagem, dizendo que Lula “inspira e muda o rumo de vidas de muitos outros, com missão singular na terra”. Por fim, o petista desejou saúde e força ao ex-presidente “para continuar lutando pelo povo”.

REDE D’OR EM MACAÉ

Em foto publicada em sua conta no Facebook na manhã desta quarta-feira (27), o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID) revelou sua participação em uma reunião com a diretoria regional da Rede D’Or, que está construindo um hospital na cidade. Na postagem, o prefeito, que esteve acompanhado também no seu secretário da Casa Civil, o vereador licenciado Luciano Diniz (CID), lembra ainda que o total dos investimentos será de 238 milhões de reais. “Estive ontem numa interessante reunião com a diretoria regional da Rede D’Or que está construindo o maior hospital privado do interior em Macaé. Lembrando que o investimento total do grupo em Macaé será de 238 milhões de reais, gerando milhares de empregos”, escreveu Welberth Rezende na legenda. A Rede D’Or está chegando na cidade para ser a principal concorrente da Unimed Costa do Sol, que também possui um hospital próprio, e com diversas promessas de emprego e investimentos no município.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content