BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (27)

André Ceciliano lança pré-candidatura ao Senado em Cabo Frio e se encontra com prefeito interino de Búzios; Marcelo Magno toma cafezinho com Serginho e comenta expectativa pelo Festival da Lagoa; José Bonifácio e a expansão da Moeda Itajuru; O novo aliado 'de peso' de Chiquinho e a novela do vale alimentação de Araruama; Climão na Câmara de Iguaba; Fábio do Pastel sai em comboio para visitar obras; Chumbinho preterido pelo partido?; e muito mais...

1010

CECILIANO ENCONTRA LIDERANÇAS

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (27) começa por Cabo Frio, onde o presidente da Alerj e pré-candidato a senador pelo PT, André Ceciliano tem agenda, agora à noite, com prefeitos em encontro organizado por Janio Mendes (PDT), no Clube Progresso, em São Cristóvão. Foi recepcionado por um grupo expressivo na rua do local do evento, ao som do tamborzão. Também estavam lá o chefe do executivo cabo-friense, José Bonifácio (PDT), de São Pedro, Fábio do Pastel (PL), de Carapebus, Bernard Tavares Didimo (REP); o ex-vice-prefeito de Arraial, Serginho Gogó, o vereador Davi Souza (PDT), entre outros. Um pouquinho antes de entrar, comentou rapidamente sobre uma pesquisa que o pré-candidato Alessandro Molon (PSB) divulgou dizendo que está em primeiro lugar na pesquisa, ao que Ceciliano respondeu de imediato que “não é verdade” (veja vídeo abaixo). Pela quinta vez na Região dos Lagos somente este ano, Ceciliano defende investimentos em infraestrutura, em mão de obra, em internet rápida, no Porto do Forno, e no Aeroporto Internacional de Cabo Frio. O petista disse quer chegar ao senado pela experiência política e por saber quais são os problemas e soluções “de cada município do estado”. “Acredito no potencial do Rio de Janeiro e tenho um perfil agregador, de diálogo, que é algo que precisamos resgatar nesses tempos de radicalismo e polarização em que vivemos”. Veja outros registros em fotos e vídeo:

_______________

MIGUEL NO RIO

De Búzios, o prefeito interino Miguel Pereira (PL) foi ao Rio, nesta quarta-feira (27), na Alerj, onde esteve com o presidente da Casa, André Ceciliano (PT), para desembaraçar alguns projetos para o balneário. Na sequência, teve uma reunião de apoio à reeleição do deputado estadual Rodrigo Bacelar (PL). Na conversa por telefone, Miguel elogiou as festas da cidade e anunciou que esta semana outras três vias estão sendo asfaltadas, que são as ruas Toca do Coelho, em Manguinhos, a dos Ipês, na Rasa, e a Rua C, no loteamento Águas Claras, em São José. Além disso, Miguel lembrou que nesta terça (26) começaram as obras de recapeamento na Marina, do posto até a antiga ponte. “Era uma demanda antiga dos moradores”, disse.

CAFÉ DA MANHÃ NO CABO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), recebeu, na manhã desta quarta-feira (27), o deputado estadual Dr. Serginho (PL) para um rápido café. À coluna, Marcelo disse que o encontro já é de praxe entre os dois parceiros, vira e mexe, eles se reúnem para botar o papo em dia, fazer aquela resenha política e trocar figurinhas. Dessa vez, a reunião durou apenas cerca de 15 minutos e Marcelo aproveitou o ensejo para pedir uma mãozinha do deputado no que diz respeito ao apoio do Governo do Estado às obras no distrito de Monte Alto. Por falar nos distritos, Marcelo comentou também a expectativa do município para o Festival da Lagoa, que será realizado em Figueira a partir desta quinta (28). O prefeito cabista disse que está meio adoentado, mas faz questão de comparecer ao evento, só vai se poupar um pouco de ficar até madrugada e tal. Marcelo pontuou que vai ser uma boa oportunidade para fomentar as atividades nos distritos e prestigiar os moradores da região.

EXPECTATIVAS EM ALTA

Por falar no assunto, o diretor de Eventos de Arraial do Cabo, Max Magalhães, tem passado a semana toda acompanhando cada detalhe da montagem da estrutura para a festa. Ao Portal RC24h, além de confirmar que no ano que vem o evento – que já faz parte do calendário oficial da Prefeitura – será realizado no distrito de Monte Alto, Max comentou o critério usado para a escolha dos artistas. A programação, que reúne nomes do cenário nacional que vão de Davi Sacer a Israel Novaes, passando por Tiee, de acordo com o diretor, foi feita penando em artistas que tem tudo a ver com os distritos, que tem aquela energia boa do samba, do pagode e também do louvor. Além das atrações de shows, a estrutura terá praça de alimentação. O evento promete.

MOEDA ITAJURU FASE 3

A Prefeitura de Cabo Frio vai fazer, nesta sexta-feira (29), o lançamento da Moeda Social Itajuru no bairro Maria Joaquina, que fica no distrito de Tamoios. Trata-se da terceira fase do programa, que é um dos principais, se não o principal, acerto da gestão de José Bonifácio (PDT). Atualmente, mais de mil famílias já são atendidas pelo programa de transferência de renda e recebem o auxílio de 200 itajurus, que equivalem a R$ 200 por mês. Iniciado no Manoel Corrêa, recentemente, o programa foi expandido para a região do Grande Jardim Esperança, em bairros como Monte Alegre I, Porto do Carro, Boca do Mato e Vila do Ar. Segundo a secretária de Assistência Social, Nilza Miquelotti, disse ao presidente da Câmara cabo-friense, Miguel Alencar (UNIÃO), o programa também deve chegar ao Tangará.

AGORA É LEI

Ainda em Cabo Frio, foi sancionada a lei 3.501, oriunda do PL do vereador Thiago Vasconcelos (Avante), que também é pré-candidato a deputado federal. A lei define objetivos para políticas públicas de igualdade racial e combate à discriminação, com a finalidade de garantir a igualdade de oportunidades à população, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e repelir a discriminação e as demais formas de intolerância, nos âmbitos da saúde, educação e cultura. “Agora vamos cobrar a aplicabilidade dela”, ressaltou Thiago.

LEANDRO MITIDIERI NO RC CAST

Continuando em Cabo Frio, nesta quinta-feira (28) tem entrevista ao vivo com o procurador da República do MPF, Leandro Mitidieri, convidado do 18º RC Cast. O procurador vai falar, entre outros assuntos, sobre o avanço imobiliário em áreas de conservação ambiental, como o mangue da Ogiva, em Cabo Frio, e também sobre a audiência pública convocada pelo MPF que será presidida por ele no próximo dia 12 de agosto. Esse encontro vai debater a ampliação da área do estacionamento do shopping Park Lagos, bem como os impactos ambientais, e a população espera ansiosamente que desta vez a Prefeitura participe. É aguardar pra ver. E vocês já sabem, o programa será transmitido pelas páginas do Portal, a partir das 16h. Fiquem ligados!

AGENDA NA REGIÃO

O deputado federal Glauber Braga (PSOL) participou de uma roda de conversa em Cabo Frio nesta terça-feira (26). O parlamentar esteve acompanhado, inclusive, da candidata a governadora do Rio Juliete Pantoja (UP) – entrevistada da última edição do RCCast – e Chantal Campello (UP), candidata a deputada estadual. Deputado atuante, Glauber dormiu em Cabo Frio e, nesta quarta (27), participou de atividade em Arraial do Cabo pela manhã e, na parte da tarde, visitou o bairro cabo-friense do Manoel Corrêa. A agenda também teve a companhia de Juliete e Chantal.

COMBOIO PARA VISITAR OBRAS

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL), que não é bobo nem nada, juntou o secretariado e todos os vereadores em três vans e foram todos visitar as obras que estão em andamento na cidade. “Eles gostaram muito do que viram”, acrescentou Pastel. Ele também contou à coluna que o fim do imbróglio do transporte coletivo, com redução da passagem, gerou repercussão super positiva entre os moradores, que estão elogiando muito, segundo o chefe do executivo.

FORA DA ‘ELITE’, MAS NEM TANTO

Saiu na coluna da Aline Macêdo, de O DIA, que o União Brasil, partido mais polpudo em se tratando de Fundo Eleitoral, fez uma reunião na manhã desta quarta-feira (27) “uma elite de 44 pré-candidatos entre os 118 postulantes nas eleições deste ano”. O candidato a deputado federal pela sigla na Região dos Lagos, Cláudio Chumbinho, no entanto, não figurou em grupo tão seleto. Mas engana-se quem acha que Chumbinho não está nesse páreo. Temos informação que ele tem pontuado consideravelmente nas últimas pesquisas e, além disso, seu nome aparece entre os 30 mais, nos últimos 45 dias. Ao que parece, Chumbinho tem chances reais de ser eleito.

PARCERIA DE EX-PREFEITOS

O pré-candidato a deputado estadual Chiquinho da Educação (UNIÃO) ganhou um aliado “de peso” na disputa por uma vaga na Alerj nesta quarta-feira (27). O ex-prefeito de Silva Jardim, Anderson Alexandre (SDD), que ocupa uma vaga no Parlamento Fluminense. Por meio de sua assessoria de imprensa, o deputado informou que, atendendo a um pedido da família, não vai se candidatar a reeleição e, por isso, optou por apoiar Francisco Ribeiro. O agora apoiador do ex-prefeito de Araruama é um empresário, dono de mais de 17 estabelecimentos de uma rede de farmácia, e é um velho conhecido, não só dos eleitores fluminenses, mas da Justiça Eleitoral. Na época em que deixou a Prefeitura de Silva Jardim para disputar a vaga na Alerj, em 2018, intensificaram investigações contra Anderson, que culminaram em sua prisão às vésperas de tomar posse no Parlamento Fluminense. O deputado eleito ficou preso de novembro de 2018 até os primeiros meses do ano seguinte e só foi empossado na Alerj em junho de 2019. No começo deste ano, a Justiça chegou a decidir afastá-lo novamente do cargo por suspeita de Alexandre chefiar uma quadrilha e desviar verbas. Um quadro exemplar para apoiador, né? Agora, vai.

NOVA VERSÃO SOBRE VALE ALIMENTAÇÃO

Se, até segunda-feira (25), a Prefeitura de Araruama informava não ter tido conhecimento sobre denúncias de que mercados estariam recusando o cartão de vale alimentação do município oferecido aos servidores da educação, a coisa mudou de figura nesta quarta (27). Em nova nota, a Prefeitura de Araruama informou que os créditos referentes ao cartão alimentação são realizados pela empresa ganhadora do certame, “Convênios Card”. “O município está em dia com os pagamentos e a secretaria de Educação já notificou a empresa para solucionar o problema junto aos supermercados, tendo em vista que o contato com os estabelecimentos é feito diretamente pela empresa prestadora do serviço, e não pela Prefeitura”, disse a nota. Segundo a Prefeitura, “como a empresa não resolveu a questão, será notificada pela segunda vez”. O município disse ainda que, somente após a terceira notificação, caso não solucione o problema, é que a lei permite uma troca da empresa prestadora do serviço. C’est fini.

TORTA DE CLIMÃO

O clima ficou meio, digamos, estranho na sessão da Câmara de Iguaba Grande desta terça-feira (26). É que vocês sabem como é, né? Quando o assunto é antecipação da eleição da mesa diretora em um ambiente com muita gente de olho na vaga de presidente, não tem como os nervos não se acirrarem um pouco. A animosidade se deu por conta de uma reunião que o presidente da Casa, Balliester Werneck (CID), deseja fazer antes de convocar a eleição da mesa diretora para o próximo biênio (2023/24). Nesse contexto, teve vereador fazendo aquela pressãozinha para que a reunião fosse marcada logo e, embora Werneck tenha dito que está à disposição dos nobres edis, teve direito até a Marciley Lessa (PL) sugerir fazer um documento para convocar a reunião. Quase que o caldo entorna ali. A coluna Boca Miúda já acompanha faz tempo a movimentação sobre a sucessão da presidência da Câmara de Iguaba, sobretudo após o notável rompimento entre Balliester e o prefeito, Vantoil Martins (CID). Sobre a última sessão da Câmara, importante salientar, que não teve briga ali, pelo menos, aparente. Mas que que rolou um clima, ah, não dá para negar.

PARCERIA COM O ESTADO

O secretário de Fazenda de Iguaba Grande, Jorgino Fabiano Pereira, acompanhou, nesta quarta-feira (27), a equipe de trabalhos topográficos do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), órgão ligado à secretaria Estadual das Cidades, para o início das medições para Regularização Fundiária para a escritura definitiva de moradores da Vila dos Pescadores, no bairro Capivara. Os técnicos do Iterj realizarão, ainda, o estudo técnico e topográfico do loteamento atrás do Fórum, no bairro São Miguel e no bairro Nova Iguaba, conhecido como casinhas populares, próximo à estrada da Capivara. O convênio entre Prefeitura e o Instituto foi assinado na semana passada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui