back to top
14/10/2024 — 06:18
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (25)

Alexandre Martins faz alerta sobre fake news em rede social; Em Cabo Frio, Serginho afirma que não vai pagar ataques na mesma moeda; Justiça eleitoral mantém indeferimento de Andinho; Fábio do Pastel se divide em live, reunião com secretários e caminhada; Vantoil Martins e empresários anunciam a "Ilha dos Dinossauros"; Penha Bernardes segue firme na campanha; Paulo Melo diz que Saquarema "é a cidade da mentira"; Washington Quaquá afirma em entrevista que não vai tolerar bandidagem... E muito mais!

Compartilhe

ALERTA SOBRE FAKE NEWS: É CRIME

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (25) começa por Armação dos Búzios. A 11 dias das eleições, o balneário está em ebulição total. No entanto, a disseminação de fake news tem sido um problema recorrente. O prefeito Alexandre Martins (REP) foi para as redes sociais, segundo ele, para fazer um alerta sobre as ações que seriam orquestradas pela oposição a fim de espalhar notícias falsas. O episódio acontece uma semana após um grupo ter sido flagrado distribuindo jornais com reportagens fakes; o material, segundo o próprio Alexandre, tinha CNPJ da oposição. No vídeo (abaixo), o prefeito divulga imagens de grupo adversário que adesivou carros com foto de Alexandre para depois rasgarem e colocarem o do candidato concorrente, como se estivessem mudando de time e, dessa forma influenciar outros a fazerem o mesmo. “Não se iludam”, disse. Ele também chamou atenção para que a população não caia em áudios duvidosos, com conteúdos difamatórios, porque os mesmos podem ser gerados por inteligência artificial. Como exemplo, mostrou um áudio inteiramente desenvolvido por IA cuja voz é idêntica a dele. “Não temos tempo de divulgar fake news, nossa campanha é limpa”. É aguardar pra ver as cenas dos próximos capítulos, porque até 6 de outubro muita água vai rolar.

DETIDO PELA PF

Falando em fake news em Búzios, o coordenador de campanha do candidato Rafael Aguiar (PL), Maycon Junior, foi detido nesta quarta (25), durante ação da Polícia Federal e Ministério Público Eleitoral. As investigações apontam que ele teria utilizado a estrutura da Câmara Municipal para criar páginas como a “Calabreso Buziano”, responsáveis pela disseminação de desinformação e ataques direcionados aos adversários políticos do candidato do PL. Conforme informações extraoficiais, o coordenador teria pelo menos outras dez páginas utilizadas para, sistematicamente, atacarem o governo atual e a pessoa do prefeito Alexandre Martins (REP). Além disso, ele utilizaria a própria estrutura do legislativo para tal, visto que é assessor do presidente da Casa, que é Rafael. Um verdadeiro “gabinete do ódio”. Só foi possível chegar até Maycon porque houve investigação minuciosa, aliado ao fato de que os envolvidos tinham certeza de estarem protegidos pelo anonimato da internet. Só que não. Até o fechamento da coluna, Rafael ainda não havia se pronunciado sobre o caso. Nem seu candidato a vice, Leandro de Búzios (MDB), que é policial militar e ficou numa situação um tanto constrangedora diante disso.

SUSPENSÃO ACONTECE EM 48H

Em Cabo Frio, a gente tinha dito aqui, na edição anterior, que a prefeita Magdala Furtado (PV) levou um gancho da justiça eleitoral e vai ficar dois dias sem aparecer no horário eleitoral, como direito de resposta de seu adversário, Serginho (PL), que sofreu ataques na campanha dela. O que não dissemos é que a suspensão deve acontecer em 48h. Sendo assim, nesta quarta (25) teve propaganda normal no horário das 13h e foguetinhos ao longo do dia. Aliás, neste programa de hoje o alvo foi o candidato a vice de Serginho, Miguel Alencar (União), dizendo que o político cada hora tá apoiando um lado. Em seguida, aparece o vice de Magdala, Léo Mendes (MDB), falando de propostas. E falando em Magdala, ela fará uma live especial, nesta quarta-feira, a partir das 20h. O evento, transmitido ao vivo em suas redes sociais, contará com a participação de Léo Mendes e do ex-prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes. A transmissão ao vivo será exibida no perfil oficial da candidata no Instagram (@magdalaprefeita) e em sua página no Facebook.

LAMENTOU O “ÓDIO”

Já o candidato Serginho (PL), disse em sua propaganda desta quarta que não vai pagar os ataques na mesma moeda. Disse que as mentiras que inventaram dele têm machucado quem ele mais ama e que “Cabo Frio merece mais do que essa baixaria do lado de lá”. “Quem tem ódio, só lamento e peço que Deus os abençoe. Minha campanha é a campanha do amor, de propostas e muito trabalho”, disse ele no vídeo. Para além disso, Serginho se prepara para uma grande caminhada na sexta-feira (27), na Praia do Forte, a partir das 18h.

AGENDA MOVIMENTADA

O candidato a prefeito de Cabo Frio, Rafael Peçanha (REDE), tem feito longas caminhadas e muitas conversas na reta final de campanha. Nesta terça (24), fez um corpo a corpo com panfletagem em São Cristóvão e também parou com caixa de som na praça principal do bairro para falar de suas propostas para tirar a cidade do buraco. Já para esta quinta (26), estão programadas visitas a lideranças de bairro (10h), corpo a corpo na Vila Nova (15h) e panfletagem no IFF (17h30).

PESQUISA À VISTA

Ainda sobre Cabo Frio, tem mais pesquisa à vista, vai ser divulgada na próxima segunda-feira (30), pelo Instituto Paraná de Pesquisas. A sondagem será feita a partir desta quinta (25) e segue até o domingo (29), com entrevista de 710 eleitores. No último levantamento, divulgado em 16 de setembro (do Ágora, RJ 06406/2024), Serginho aparecia na liderança, com 67% das intenções de voto na estimulada, depois Magdala, com 16%, Rafael Peçanha com 4%, Fernando Luiz Cardoso (NOVO) e Vinícius Seguraço (UP), com 1% cada.

INDEFERIMENTO MANTIDO

Em Arraial do Cabo, o destaque desta quarta-feira foi que a juíza eleitoral Cristiane da Silva Brandão Lima, manteve o indeferimento da candidatura de Andinho Brito (União), ex-prefeito do município e postulante ao cargo nas eleições deste ano. A decisão rejeitou o recurso apresentado por Brito e julgou procedente as ações movidas pela coligação “A Força do Trabalho”, do atual prefeito Marcelo Magno (PL), e pelo Ministério Público Eleitoral. O indeferimento se baseia principalmente na rejeição das contas de Andinho pela Câmara, referentes aos anos de 2013, 2015 e 2016, período em que administrava o município. Mas Andinho segue em franca campanha. Nesta quarta-feira (25), ele o candidato a vice-prefeito, Ton Porto (PDT), fizeram corpo a corpo no morro da Coca-Cola, andaram pelas ruas, panfletaram e se encontraram com candidatos à vereança. Em sua rede social, Andinho continua afirmando que é candidato, sim.

“ANOTA A COLINHA”

Já o prefeito Marcelo Magno (PL), candidato à reeleição, e seu vice, Diego Silveira (MDB), têm participado quase que diariamente de reuniões com candidatos da coligação. Em paralelo, fazem gravações para os foguetinhos e programas de TV. Nesta terça (24), eles soltaram um vídeo para pedir votos para os candidatos a vereadores pela coligação (PL, MDB, Federação PSDB/Cidadania, PSD e Podemos), são 50 no total. E deram a dica para o eleitor não esquecer a famosa “colinha”, dos santinhos distribuídos na campanha que vêm com os números dos postulantes.

“SOU FICHA LIMPA”

Continuando no Cabo, o candidato a vereador, Davi Pancinha (PL), está bastante contrariado com as fake news, segundo ele, que estão sendo espalhadas na cidade. Andam dizendo que ele estaria impugnado por conta de uma denúncia de que ele teria bancado a gasolina de várias pessoas para participarem de um evento de campanha do prefeito Marcelo Magno na semana passada. “Não é verdade”, disse ele, que teve a candidatura deferida junto ao TSE.

NA PRAIA DOS ANJOS

Falando em reunião de candidatos em Arraial, o postulante a vereador, Arthur Miranda (MDB), surpreendeu ao reunir cerca de 400 apoiadores, na noite desta terça (24), num encontro para apresentar seus projetos, caso seja eleito. O evento aconteceu na Praia dos Anjos. Fontes próximas ao candidato disseram que ele tem grandes chances.

PESQUISA À VISTA II

Em Arraial do Cabo também vai sair pesquisa de intenção de voto na segunda-feira (30), feita pelo Paraná Pesquisas. Serão entrevistadas 560 pessoas entre os dias 26 e 29 de setembro. Na sondagem anterior, divulgada em 11 de setembro (Paraná Pesquisas, RJ-06301/2024), Marcelo Magno era líder isolado, com 70,4%, contra 12,5% de Andinho (União) e Arlete do Mercado (NOVO) com 4,1% na estimulada.

PASTEL NO MODO TURBO

O candidato à reeleição para prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), está focado em diversos compromissos. Além de inaugurar diversas obras e frequentar diversas reuniões entre candidatos, ele também faz lives em suas redes sociais. O cara está em seu “modo turbo”. Foi assim nesta terça-feira (24). Só que, dessa vez, não foi uma reunião entre secretários, como havia dito, mas sim uma prestação de contas de todas as áreas, para explicar o que já foi feito durante os quatro anos de governo. Além disso, ele “ligou sua bateria” e foi correndo para assistir à reunião da candidata a vereadora, Cláudia do Balé (PP), no bairro da Flexeira. Logo em seguida, para terminar a jornada de encontros, ele participou da reunião do candidato a vereador, Davisinho de Seu Valério (SDD), na Estação. E as caminhadas? Por enquanto, só tem agendada a do próximo domingo (29), às 8h. O percurso será do Morro do Milagre até a Estação. A concentração será no Campo do Olaria. Enquanto Pastel anda naquela adrenalina pura, seus concorrentes vão cutucá-lo o tempo todo. Até as eleições, vai ser assim.

PEGOU O RITMO

Pelo lado da oposição, a candidata a prefeita, Bia (PSDB), desde o início desta semana, vem colocando o carro de som na rua e cantando com os seus apoiadores: “45 é a marreta biônica, deixa a oposição toda de cabeça tonta”. Dá para perceber que esse novo jingle pegou a galera. Foi assim quando ela, junto com o seu vice, Flávio Calixto (Avante), caminhou pelas ruas dos bairros Cruz e Sergeira, na manhã desta quarta-feira (25). Porém, do lado de Fábio do Pastel, o pessoal não anda gostando muito dessa indireta. De fato, a chapa está quente na política aldeense, e com esse calorão, a temperatura tende a elevar ainda mais os ânimos. Dando continuidade à sua agenda, para encerrar a semana, na sexta (27), eles estarão na Estação, e no domingo (29), às 9h, participarão de uma caminhada nos bairros São João, Colinas e Campo Redondo. Haja fôlego!

“PODE COMPARAR”

E por falar em Cláudio Chumbinho (REP), o candidato a prefeito na Aldeia anda realizando diversas entrevistas para veículos de comunicação de várias cidades da região. Só que ele sempre bate na mesma tecla quando o assunto é fazer comparações. Diz que foi no governo dele que realizou diversas obras e que, na gestão atual, Fábio do Pastel não fez grandes coisas. Até nas entrevistas, Chumbinho disse: “Pode comparar”. Isso foi pauta em relação às ações, saúde, educação e obras. Essa estratégia dele pode não ser muito assertiva para conquistar mais apoio popular. Sempre que algum candidato está atrás nas pesquisas, vive só criticando seu concorrente, em vez de focar na campanha e falar das propostas. Nessa época é assim. Passadas as eleições, tudo fica numa boa e ninguém comenta nada. Em relação às suas caminhadas e reuniões, Chumbinho tem mais uma para fazer junto com o seu vice, Paulo Martins (REP). Já nesta quinta-feira (26), eles estarão num corpo a corpo no bairro Botafogo, às 15h. Logo em seguida, à noite, às 19h, estarão em um encontro com as mulheres no bairro São José.

ILHA DOS DINOSSAUROS

Iguaba Grande se prepara para receber um dos maiores empreendimentos turísticos da Região dos Lagos: a “Ilha dos Dinossauros”, um parque temático que será construído próximo à laguna de Araruama. O projeto, que também inclui um resort, tem previsão de inauguração para antes de julho de 2025, prometendo movimentar o turismo, gerar empregos e estimular o comércio local. Fizemos entrevistas exclusivas com prefeito Vantoil Martins (CID) e os empresários Júlio Alves e Marlene Mattos, os quais anunciaram os detalhes da nova atração. Segundo Vantoil, a escolha de Iguaba Grande se deu pela localização estratégica, por ser uma cidade que está crescendo e com segurança. O prefeito também atribui a escolha à lei municipal 1.468 de 2023, que dá incentivos para atrair empresas e gerar empregos. O bate-papo aconteceu na residência do ex-prefeito Hugo Canellas e sua esposa, a vereadora e candidata à reeleição, Cláudia Souza (União), que receberam os convidados para um almoço. Também estiveram por lá o candidato a prefeito Fabinho Costa (CID), seu vice, Marciley Lessa (PL), o coordenador de Comunicação da prefeitura iguabense, Fernando Lima, e os advogados Pedro Canellas e Thiago Ferreira. Confira as entrevistas abaixo:

_____________________________

APOIO DO DEPUTADO E MAIS COMÍCIO

A vereadora e candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), divulgou nesta quarta-feira (25) um vídeo do apoio do deputado federal Altineu Côrtes (PL), quando ela esteve em Brasília: “Vamos nos libertar desse coronelismo que existe nesta cidade. Uma Araruama para viver em paz, sem perseguições. A Penha é uma mulher. As mulheres foram ofendidas por esse coronel e a gente não pode aceitar isso”. O deputado foi direto e, claramente, referia-se ao ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB). E, por falar em caminhadas, houve outra realizada na Praça da Bandeira para conversar com os moradores. E não para por aí! Penha está, agora à noite, realizando um comício no bairro Boa Perna. O seu vice, André Mônica (União), juntamente com diversos candidatos a vereador, estão presentes. Quem não poderia faltar é a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), que sempre comparece à maioria dos comícios. Penha anda focada em sua agenda enquanto resolve, ao mesmo tempo, as denúncias sobre as irregularidades comprovadas com o uso de dinheiro público, envolvendo o secretário de Obras, Cláudio Barreto, em relação aos imóveis. Penha está desse jeito, com um olho no padre e outro na missa.

DANDO O QUE FALAR

Já a outra candidata a prefeita, Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB), realizou nesta quarta-feira (25) uma caminhada pelo Centro da cidade. Ela conversou com diversos comerciantes, divulgando a revista de seu plano de governo. Enfim, ontem mesmo, uma pesquisa foi divulgada mostrando que Daniela está à frente nas intenções de voto. Mas o mais curioso é que, em relação aos outros municípios, a diferença entre ela e Penha está um pouco apertada. Todos pensavam que Daniela estaria disparada na frente. Porém, na verdade, a população foi pega de surpresa com essa divulgação. Importante considerar que os dados da Gerp saíram na semana seguinte à polêmica envolvendo o vereador Aridinho Martins (PL) e as denúncias de Penha contra Barreto. Isso tudo parece muito estranho. Será que Chiquinho fez isso apenas para desviar o foco da oposição em relação às pesquisas? A única certeza é que Araruama está vivendo um caldeirão em ebulição.

“POLÍTICOS NÃO PODEM FAZER ACORDO COM A CRIMINALIDADE”

Ainda sobre Araruama, o candidato a prefeito, Sérgio Ribeiro (DC), tem apresentado suas propostas para a população todos os dias. Nesta quarta (25), ele destacou o incentivo ao turismo e à preservação ambiental de Praia Seca, que seriam pontos fundamentais para o seu plano de governo. “Praia Seca é responsável por gerar mais de 1 bilhão de royalties para o nosso município! Mesmo assim, esse balneário tão lindo está sendo deixado de lado, com as ruas sem infraestrutura e saúde precária.” Sérgio também comentou sobre outra proposta durante sua visita à Praça da Bandeira, onde se discutiu o aumento da violência na cidade: “Hoje, nosso município ocupa a 15ª posição entre as cidades mais violentas do Rio, o que é pouco falado diante da proporção que a situação está tomando. Políticos não podem fazer acordos com a criminalidade. Não podemos abaixar a cabeça e permitir que a violência tome conta de Araruama.”

SEMPRE UNIDAS

Em Saquarema, as caminhadas da candidata à prefeitura, Lucimar Vidal (PL), continuam a todo vapor. Quanto mais se aproxima da decisão, mais pessoas ela atrai. Desta vez, ela, junto com sua vice, Dra. Raquel (União), percorreu todo o bairro de Gravatá. E não parou por aí! Já nesta quarta (25), a dupla dinâmica caminhou na Barreira, em Bacaxá. Diversas propostas foram apresentadas aos moradores. Lucimar e Raquel sempre vivem muito unidas. É assim desde o período da pré-campanha. Enquanto Lucimar está nessa agitação focada nos seus compromissos, seu opositor, Paulo Melo (MDB), continua sempre buscando deslizes no governo da prefeita Manoela Peres (PL) para se posicionar e alfinetar. Desta vez, a crítica foi sobre a saúde do município. Em relação às pesquisas? Será que poderá vir mais uma antes das eleições? Até agora, só saiu uma e, nesse resultado, Paulo estava bem atrás. Só resta saber o que virá pela frente. Mas é claro que ele vai acreditar até o fim nessa reviravolta.

“É A CIDADE DA MENTIRA”

Falando em Saquarema, o candidato a prefeito Paulo Melo (MDB) não vai desistir nunca. Vai lutar até o último minuto da prorrogação, igual em uma partida de futebol. No que der na telha, ele vai lá e detona a sua rival. E foi assim nesta quarta-feira (25), ao mostrar em suas redes sociais um pedido de cirurgia de uma pessoa que está com histerectomia e sofrendo dores horríveis. No entanto, ele aproveitou a situação para criticar a atual gestão: “Se você não mudar de direção, chegará exatamente ao lugar onde começou. Saquarema precisa mudar. É a cidade da mentira. A prefeita grava um vídeo dizendo que a saúde é maravilhosa, que está tudo certo, que zerou a fila de cirurgias, que não há ninguém dependendo de exames. Mas há, sim.” E quem não ficou de fora dessa história foi Lucimar Vidal. Paulo afirmou que não disputa com a prefeita, mas como uma pessoa que foi escolhida: “Ela não entende nada de administração pública, exceto sobre um colégio. Quando foi nomeada secretária de Educação, foi demitida pela própria prefeita, exonerada e voltou ao cargo inferior de subsecretária de Educação.” Vixi! Que treta, hein?! E, por falar em sua agenda política, ele, junto com sua vice, Nurimar do Comércio (MDB), realizou mais uma caminhada no bairro da Tufa para conversar com a população.

DE OLHO NA CONCORRENTE

Outro candidato a prefeito que quer ver o circo pegar fogo é Rômulo Gomes (Novo). Esse não perde a oportunidade de cutucar a administração da prefeita Manoela Peres (PL). Mas não foi dessa vez. Ele aproveitou para cumprir as caminhadas desta quarta-feira (25). Primeiro, junto com sua vice, Márcia Lulemar (Novo), foram até o bairro Pantanal para conversar com as pessoas, divulgando o plano de governo. Logo depois, para fechar o dia de campanha, eles foram para o bairro Rio de Areia. Romulo não deixa a peteca cair nesse momento. Ele está é de olho na sua concorrente. Só não pode é ficar cutucando a onça com vara curta. Quem avisa, amigo é.

“IMPLACÁVEL COM A BANDIDAGEM”

O deputado federal e candidato a prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), deu uma entrevista para um veículo de imprensa nesta quarta-feira (25), falando sobre a segurança pública e garantiu que será prioridade absoluta em seu governo e que uma das medidas será a instalação de portais de segurança e equipes táticas para proteger a cidade: “Não adianta se esquivar. Isso não é um problema do governo federal. Esse é um problema dos estados. Na minha cidade, é problema meu. Eu vou articular as forças estaduais e federais. Vou fechar todas as sete entradas. Então, vou ser implacável com a bandidagem!”, declarou.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo