BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (25)

Alexandre Martins na expectativa de reunião do consórcio intermunicipal de saúde; Marcelo Magno confirma presença na reunião e comenta sucesso dos eventos de Arraial; Vantoil recebe Dr. Serginho em Iguaba; boato corre na cidade que José Bonifácio teria morrido, mas prefeito está bem; manifestante em Araruama vai parar na delegacia após ter supostamente agredido responsável pelo Hospital de São Vicente; os projetos aprovados na Câmara de São Pedro; o tiro no pé de Cláudio Castro; e muito mais...

1171

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (25) começa por Armação dos Búzios, onde o prefeito, Alexandre Martins (REP), demonstrou, em conversa com nossa equipe, empolgação ao falar sobre a reunião do consórcio intermunicipal de saúde, prevista para esta quinta (26). O encontro deve ser realizado na parte da manhã no Atlântico Búzios. Alexandre sempre foi entusiasta da questão e afirmou que todos os gestores da região marcaram presença. Os prefeitos que não puderem ir, ficaram de mandar representante. No caso de José Bonifácio, por exemplo, que está com COVID-19, ele acredita que será enviada a secretária de Saúde, Érika Borges. O único município que Alexandre não soube confirmar presença foi Rio das Ostras. A sugestão do prefeito é que Manoela Peres (UNIÃO), chefe do Executivo de Saquarema, seja escolhida presidente do grupo. 

REUNIÃO COM ARTESÃOS

Ainda em Búzios, o prefeito se reuniu nesta terça-feira (24) com os artesãos da Praça Santos Dumont, junto ao secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano. Em pauta, a padronização das barracas, permanência dos expositores da Feirarte na Turíbio de Farias, além de um projeto de iluminação com pontos de energia. “O artesanato é uma excelente fonte de renda no município. Fico feliz em ver o crescimento da classe, principalmente com os eventos que estão acontecendo na principal praça da cidade. Me coloco à disposição para ajudar no que for preciso. Estamos trabalhando para que esse retorno seja ainda mais positivo”, escreveu Martins em uma rede social.

CONFIRMOU PRESENÇA

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), confirmou à coluna nesta quarta-feira (25) que vai a reunião do consórcio intermunicipal. Não só ele, como o secretário da pasta no município, Dr. Jorge Diniz. Na visão de Marcelo, o consórcio é de suma importância para a região, porque, em vez de trabalhar como uma ilha, isolada, vai combinar ações integradas entre as cidades. “Assim que a cidade funciona porque quem ganha é o povo”, afirmou o prefeito, que garantiu que vai participando efetivamente da reunião.

COMEMOROU ANIVERSÁRIO E COMENTOU EVENTOS NA REGIÃO

Durante a conversa com a coluna, o prefeito cabista aproveitou para comentar o sucesso da festa de aniversário de Arraial, entre 11 e 15 de maio. No mesmo fim de semana, porém, houve eventos grandes em São Pedro da Aldeia e Armação dos Búzios. Apesar de todos terem tido público considerável, Marcelo levantou a ideia de aproveitar a reunião desta quinta para plantar a sementinha de um consórcio intermunicipal de eventos. Assim, seria possível, uma distribuição no calendário, para evitar a concorrência de grandes festas em duas cidades ou mais. Boa sacada, né não?

AGENDA EM IGUABA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), recebeu, nesta quarta-feira (25), o deputado estadual Dr. Serginho (PL). Juntos, os dois visitaram obras que estão sendo realizadas no município e almoçaram juntos. Entre os locais visitados, esteve a Estrada do Arrastão, uma das principais revitalizações realizadas pelo governo de Martins. Em tempo, ao contrário do que foi informado na coluna nesta terça (24), o Projeto de Lei de Dr. Serginho sobre a proibição de radares fixos na RJ-124 será discutido em segundo turno na Alerj, com tendência de aprovação. Após a nova votação, poderá ser encaminhado para sanção do governador Cláudio Castro (PL).

REPERCUTIU NA CLASSE

Ainda em Iguaba, a afirmação de Vantoil dada à esta coluna na terça-feira (24) sobre as eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal repercutiu entre os nobres edis. Teve vereador que disse “se for sobre respeitar a fila, o escolhido sou eu”. Será? Até novembro, tem tempo para descobrir.

ESPALHA COMO PÓLVORA

No começo da noite de terça-feira (24) viralizou nas ruas do Centro de Cabo Frio e em grupos de política da área da Costa do Sol que o prefeito cabo-friense, José Bonifácio (PDT), teria morrido. A redação do Portal RC24h, de pronto, entrou em contato com o titular da Comunicação do município, Marcos Azevedo, que estava ao lado do vereador Davi Souza (PDT) e Janio Mendes (PDT) e foi pego de surpresa pela nossa mensagem. Marcos ligou imediatamente para o prefeito, que respondeu que está bem, mas agoniado de ter que se manter em isolamento, já que testou positivo para a COVID-19 na segunda (23). Ou seja, apesar de ter se espalhado como pólvora, não passou de boato. Ainda bem, né?

MAS NEM POR ISSO…

Assim como o próprio prefeito, muita gente quer ver logo Bonifácio de volta à Prefeitura. Mas é para aquilo mesmo: descascar pepinos. A população continua cobrando – e com razão – pontos como a homologação do concurso público do ano passado. Os futuros servidores têm batido constantemente na tecla e, até agora, nada. Teve também quem ironizasse a ausência de Zé, questionando se Cabo Frio tinha prefeito. Ou ainda quem comentasse no post da jornalista Renata Cristiane que Bonifácio tinha que voltar para proteger os ricos e os poderosos da cidade. É, minha gente, a popularidade do alcaide já teve dias melhores, vai vendo…

USO DE CANABIDIOL SANCIONADO

Por falar em José Bonifácio, nem só de vetos vive a caneta do prefeito cabo-friense. No Diário Oficial desta terça-feira (24) foi sancionado pelo alcaide o PL do ex-vereador Felipe Monteiro (PDT) que trata da regulamentação municipal do uso de medicamentos prescritos a base da planta cannabis, inteira ou isolada, contendo em sua fórmula as substâncias Canabidiol (CBD) e/ou Tetrahidrocanabinol (THC). Na esteira de cidades como a vizinha, Armação dos Búzios, a Lei prevê a distribuição gratuita de medicamentos nas unidades de saúde pública municipal e privada ou conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

LANÇAMENTO DE PRÉ-CANDIDATURA

O postulante a prefeito do PSOL nas eleições suplementares de Cabo Frio em 2018, Leandro Cunha, vai realizar um evento para lançar sua pré-candidatura a deputado estadual. Dessa vez, o mestre em Economia e administrador vem pelo PSB. O evento será nesta sexta-feira (27), a partir das 18h, no Hotel Malibu, na Praia do Forte.

NÃO SE FALA EM OUTRA COISA

Lembra aquele cidadão que se manifestou na Câmara de Araruama na sessão de terça-feira (24) sobre o hospital de São Vicente? Pois é. Aquino do Papa, ex-policial militar, causou e foi parar na delegacia após, supostamente, ter agredido o administrador do hospital, Toninho da Saúde, e até tê-lo ameaçado como uma arma de fogo, após seu protesto na Casa Legislativa. De acordo com registros realizados pelo próprio Aquino, ele vem solicitando socorro para o senhor Ademir desde o dia 18 de maio. O resgate foi feito neste mesmo dia e o homem levado ao hospital, mas a internação não durou por muito tempo, o que gerou revolta. Em uma das filmagens, uma das vizinhas afirma que ele voltou pior do que foi. “Largaram que nem um cachorro”, enfatizou a mulher. Aquino esteve na Câmara de Vereadores, solicitando socorro. Inclusive, em uma das falas – sem citar o nome da pessoa -, ele afirma, revoltado, que um dos vereadores disse que “não é médico, portanto não teria como ajudar”. O homem cita ainda que convidaria a vereadora Penha Bernardes (PL) para acompanhá-lo em todo o processo. Ela não compareceu. Vamos ver se o assunto vai repercutir na sessão desta quinta (26). Tudo indica que sim.

PROJETOS APROVADOS

Em sessão realizada nesta terça-feira (24), os vereadores da Câmara de São Pedro da Aldeia votaram e aprovaram dois Projetos de Lei de autoria da vereadora Mislene de André (SDD). O primeiro busca assegurar aos usuários do transporte coletivo municipal com deficiência e mobilidade reduzida o direito de desembarque fora das paradas obrigatórias no município. O segundo autoriza a Prefeitura a implantar o Programa “Escola Sustentável”, que agrega os valores de educação ambiental, de preservação e financeiro às instituições de ensino. Além disso, o vice-presidente da Casa, Franklin da Escolinha (CID) usou a tribuna do plenário para reiterar seus pedidos por melhorias no Bairro Mossoró, principalmente na quadra esportiva. A próxima sessão da Câmara de São Pedro da Aldeia será nesta quinta-feira (26), às 11h. A expectativa na Casa é pela votação do PL do Executivo para dar o subsídio requerido pelo Grupo Salineira para continuar operando o transporte coletivo na cidade. Será que passa?

APRESENTAÇÃO DAS CONTAS

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia convocou a população para acompanhar a audiência pública de prestação de contas do 1º quadrimestre deste ano na Câmara Municipal. O evento será realizado na próxima segunda-feira (30) e será dividido em duas etapas. A prestação de contas da gestão será detalhada pela Controladoria-Geral às 14h30. Já a apresentação da Secretaria de Saúde será às 15h. A solenidade será aberta à participação popular. A audiência pública será referente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2022. A prefeitura reforça que todos os dados apresentados nas audiências públicas aldeenses estarão disponíveis para acesso no Portal da Transparência. A Câmara Municipal fica na Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 179, no Centro da cidade.

Foto: Reuters/Jose Lucena/Direitos reservados

TIROS NO PÉ

A população atônita assistiu, no começo desta quarta-feira (25), mais uma operação brutal das polícias do Estado em favelas no Rio de Janeiro que terminou com dezenas de mortos. Dessa vez, na Penha, foram, pelo menos, 25 pessoas. O número de mortes, independente de quem sejam eles, mostra uma inabilidade dos serviços de inteligência. É simplesmente contra a Lei. Não tem pena de morte no país. Às vésperas de uma eleição, cabia ao governador Cláudio Castro (PL) e sua equipe proporem maneiras melhores de agir. O desgaste junto à opinião pública é inevitável, até porque a bandeira de operações menos letais é erguida pelo principal concorrente de Castro pela Guanabara, Marcelo Freixo (PSB), há anos. Atos como esses, se não atrapalham as pretensões de Cláudio, em nada ajudam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui