21/01/2025 — 00:59
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (22)

Magdala Furtado em Brasília; Alexandre Martins vai a São Paulo participar de lançamento de plataforma de turismo; Cacique do MDB prestigia pré-candidata do PL em Araruama; Marcelo Magno participa de reunião sobre regulamentação na área do turismo; Vantoil Martins se destaca como incentivador de pré-candidatos à vereança; São Pedro da Aldeia se destaca em audiência pública da Alerj; Fabiano Horta entrega nova escola; Manoela Peres reinaugura CRAS... E muito mais!

Compartilhe

MAGDALA EM BRASÍLIA

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (22) começa por Cabo Frio. A prefeita Magdala Furtado (PV) está em Brasília onde participou, nesta quarta-feira (22), de encontro com ministras no Palácio do Planalto, a convite do ministro de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha. Ela também deve participar da Marcha dos Prefeitos, que está sendo realizada desde a segunda-feira (20) e segue até quinta (23). Este ano, com o tema Pacto Federativo: um olhar para a população desprotegida, o evento terá 62 horas de programação para debater assuntos de interesse dos municípios. Quem acompanha a chefe do executivo cabo-friense é o jornalista Wagner da Cruz Leal. Além desses eventos, Magdala deverá participar de outras agendas na capital federal.

VIVER BÚZIOS

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), está em São Paulo, onde participa do lançamento do projeto “Viver Búzios”, no restaurante Casa 22 A nova plataforma visa fomentar o turismo na cidade, reunindo uma variedade de estabelecimentos e serviços dedicados ao setor. O projeto destaca Búzios como um destino relevante no mercado de cruzeiros transatlânticos. Entre os presentes no evento, estavam o presidente do Visit Búzios, Márcio Arouca e o idealizador do Viver Búzios, Marcelo Conde. Segundo Alexandre, a participação em eventos como esse representa um investimento direto no futuro da “cidade mais badalada do Brasil”. No evento foram divulgados fotos e momentos que mostraram como a cidade está se preparando para receber um número crescente de visitantes.

HOMENAGEM AOS VOLUNTÁRIOS

Já nesta terça (21), Alexandre participou de cerimônia na Escola Municipal Darcy Ribeiro, na qual prestou homenagem aos voluntários que participaram das iniciativas de auxílio ao Rio Grande do Sul. O evento contou com a presença do secretário de Segurança e Ordem Pública, Sérgio Ferreira, e do major Jefferson Porto, comandante do Corpo de Bombeiros de Búzios, e destacou a solidariedade e o empenho demonstrados pelo voluntariado local. Durante seu discurso, Alexandre enfatizou que a mobilização da população buziana não apenas reflete a generosidade local, mas também fortalece os laços entre diferentes regiões do país em tempos de adversidade. Em um gesto de reconhecimento, cada voluntário recebeu um certificado e uma placa de homenagem das autoridades presentes, simbolizando o valor de suas ações. Além das homenagens, o prefeito anunciou que as doações serão em breve encaminhadas àquele estado.

CHAMOU ATENÇÃO

Em Araruama, a gente falou aqui sobre o evento de inauguração do PL e pré-campanha de Penha Bernardes, que parou a cidade na noite de segunda-feira (20). Teve uma figura que chamou a atenção exponencialmente. A presença do deputado federal Ottoni de Paula, ele que é um dos caciques do MDB, e fez um apoio incondicional à Penha. No meio daquele público de mais de 5 mil pessoas – aliás, a assessoria disse que o evento reuniu 7 mil aproximadamente – Ottoni declamou a famosa música “Tá Escrito”, falando que Penha é uma estrela que vai brilhar, mostrando muita simpatia. Isso deve ter irritado bastante o ex-prefeito Chiquinho da Educação, marido da atual prefeita, Lívia de Chiquinho (REP), afinal de contas, a Daniela de Lívia, herdeira política do clã, é a candidata do MDB, e o Ottoni veio a Araruama prestigiar a pré-candidatura da concorrente. Que situação hein? Chiquinho está cada dia mais desprestigiado. Sem falar na própria Daniela, né? Porque todo mundo sabe que ela, na verdade, é apenas a candidata do Chiquinho. Todo mundo sabe, assim como Lívia foi, hoje a bola da vez é a Daniela. Então as pessoas sabem que pouco importa o nome, que quem vai governar mesmo vai ser Chiquinho.

“UM MONTE DE CONVERSA FIADA”

Por outro lado, concorrente no município araruamense, o pré-candidato a prefeito Sérgio Ribeiro (DC), utilizou suas redes sociais nesta terça-feira (21) para comentar sobre vídeos de reuniões relacionadas à inauguração do diretório do PL. Ribeiro destacou a presença de políticos de todo o estado nessas reuniões e questionou a prática comum de contratados levarem parentes às reuniões na segunda-feira (20) à noite. Além disso, ele mencionou ter recebido imagens da UPA, gerando reflexões sobre a prioridade dada à campanha eleitoral em detrimento das questões cotidianas da cidade. Sérgio falou da sua preocupação com a falta de atenção aos problemas reais enfrentados pela população: “Ninguém vai sair uma segunda-feira à noite por livre e espontânea vontade para assistir a uma reunião com um monte de conversa fiada, né gente? É assim… acho que eles estão em um mundo que não é o real. Os caras estão vivendo em uma bolha e não estão vendo o quanto a cidade vem sofrendo”.

REGULAMENTAÇÃO DE QUADRICICLOS

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), reuniu-se nesta quarta-feira (22) com o secretário de Turismo, Júnior Chuchu, o presidente da Câmara, Pedro Cajueiro (União) e servidores para discutir a questão do uso de quadriciclos no município. De acordo com Chuchu, está sendo realizado um estudo de capacidade e de rota, com a participação de entidades como o Inea, a Fundação do Meio Ambiente e a secretaria do Meio Ambiente. O objetivo é desenvolver uma nova lei para regulamentar essas atividades em Arraial.

VAI CONCORRER

A ex-secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda de Iguaba Grande, Claudia Souza, anunciou nesta quarta-feira (22) sua pré-candidatura a vereadora pela cidade. Ela relembrou seu mandato anterior, iniciado em 2005, e destacou a política como uma ferramenta para transformar a vida das pessoas. Em 2019, assumiu a secretaria a convite do prefeito Vantoil Martins (CID), onde implementou projetos como a Moeda Social Caboclinho e o Centro de Capacitação. Vantoil falou do seu apoio à pré-candidatura de Claudia, afirmando que é o momento de ela aceitar novos desafios e voltar à Câmara Municipal para representar a população. Claudia também destacou o apoio do seu esposo, o ex-prefeito Hugo Canellas. Além disso, Vantoil está dando suporte a diversos pré-candidatos, incluindo Fábio Costa (CID), pré-candidato a prefeito, e Miqueias Gomes (SDD), pré-candidato a vereador, com quem se reuniu nesta quarta.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

O secretário municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, Thiago Marques, juntamente com os servidores Augusto Azevedo e Josephane Lima, participaram nesta quarta-feira (22) da audiência pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O evento, promovido pela Comissão de Cultura da Alerj, teve lugar na sede da entidade, na capital fluminense, reunindo gestores públicos e agentes culturais do estado. O objetivo da audiência foi esclarecer as formas de execução dos recursos da lei, que já foram repassados aos municípios. A mesa diretiva contou com a presença da presidente do colegiado, a deputada Verônica Lima, o diretor de Assistência Técnica a Estados, DF e Municípios do Ministério da Cultura, Thiago Rocha, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, e o conselheiro representante da região do Médio Paraíba no Conselho Estadual de Políticas Culturais, Leon Chaves.

REUNIÃO NA SECRETARIA

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia, Aline Manhães, reuniu-se nesta terça-feira (21) com a subsecretária adjunta de Estado de Políticas Inclusivas, Bianca Pacheco. O encontro teve como objetivo a apresentação do Programa Itinerante de Capacitação, desenvolvido pela Subsecretaria de Políticas Inclusivas, vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil. O programa busca promover a democratização do conhecimento através de informações qualificadas para as Organizações da Sociedade Civil e agentes públicos. Durante a reunião, foram discutidas questões sobre a transversalidade das pautas relacionadas às pessoas com deficiência e ao uso de drogas. Participaram da reunião a secretária adjunta de Assistência Social, Denise Campos, a diretora do Departamento de Direitos Humanos, Luciana de Oliveira, e a coordenadora PCD, Rosângela Almeida.

ENTREGA DE ESCOLA

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), e o secretário de Governo e presidente estadual do PT, João Maurício, que é pré-candidato a vice-prefeito, participaram nesta quarta-feira (22) da inauguração da Escola Municipal Amaury Gomes do Nascimento. A nova unidade está localizada no Jardim Atlântico e atenderá 127 alunos do Pré-I (4 e 5 anos) ao 4º ano do Ensino Fundamental. A escola possui dez salas de aula, uma sala de recursos para inclusão educacional, cozinha, refeitório, pátio coberto e banheiros com acessibilidade. Aliás, Fabiano é um dos próximos convidados para participar do RC Cast, fiquem ligados.

NOVA SEDE DO CRAS

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), e a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Daniele Vignoli, reinauguraram na terça-feira (21) a nova sede do CRAS de Jaconé. O centro está localizado na Rua 22, Lote 16, Quadra 2.229. A unidade funciona como a porta de entrada para a assistência social, oferecendo diversos serviços com o objetivo de fortalecer a convivência familiar e comunitária. Situado em áreas de maior vulnerabilidade social, o centro promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas públicas. O centro possibilita o acesso da população a serviços, benefícios e projetos de assistência social, tornando-se uma referência para os moradores e para os serviços setoriais. Atualmente, o CRAS de Jaconé atende a 6.000 pessoas, incluindo moradores dos bairros de Coqueiral, Barra Nova e Boqueirão.

SEGUE NESTA QUINTA (23)

O julgamento do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); do vice Thiago Pampolha (União); e do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), continuará nesta quinta-feira (23), às 15h30. O processo que julga a cassação do mandato Castro teve a primeira sessão no dia 17 de maio, no TRE-RJ, mas houve pedido de vista do desembargador Marcello Granado. As acusações envolvem supostas contratações irregulares feitas por meio da Fundação Ceperj e da UERJ para conseguir vantagens na reeleição ao governo estadual, nas eleições de 2022. A chamada “folha de pagamento secreta” envolvia 27 mil cargos temporários no Ceperj e 18 mil na Uerj. Os réus são investigados por abuso de poder econômico, político, de autoridade e a utilização indevida dos meios de comunicação social.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo