BANGUE-BANGUE NO GABINETE
A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (20) começa por Cabo Frio, onde teve confusão no gabinete da prefeita Magdala Furtado (PV) por causa de partido político. Para entender, o vereador Roberto Jesus (MDB) bate o pé e diz que o PV é dele e não quer nenhum outro vereador de mandato no partido. O assessor especial da prefeita, Emanuel Fernandes diz que o PSB é dele. E com isso, Átila Motta (Avante), que é um dos importantes defensores de Magdala dentro e fora da Câmara, se queixa que está sem partido pra vir candidato. Jesus não o quer no PV. A situação descambou para um bate-boca sério no gabinete da prefeita e teve gente que chegou a puxar a arma. Tá complicado. E outra coisa, o Avante também está reclamando que não tem apoio pra montar a nominata. Diga-se de passagem, o Avante está com o vereador Thiago Vasconcelos. Só faltava essa, tiroteio dentro do gabinete por causa de partido político, isso tá gerando um problemão pra Magdala, que tá perdendo o controle sobre essa situação. Que coisa, hein?
MODO TURBO
Falando em Magdala, a prefeita está operando em modo turbo. A sete meses das eleições, ‘super Mag’, está nas ruas mais do que nunca. Nesta terça (19), assinou, junto ao MPF, o Termo de Cooperação Técnica para a regularização fundiária dos territórios quilombolas (imagem). Nesta quarta (20), fez uma visita técnica no ginásio Alfredo Barreto, no Portinho, e depois anunciou que o local foi interditado para que as obras de reforma do equipamento – abandonado desde 2019 – possam ser iniciadas. Neste mesmo dia, se reuniu com parte da Guarda Municipal para anunciar que o salário da corporação será adequado ao PCCR da categoria. A adequação será de 70% e vai incidir sobre a Gratificação por Regime Especial de Serviço. Um PL será enviado à Câmara para aprovação e a expectativa é de que a nova remuneração passe a vigorar em maio.
SEM RESPOSTA ATÉ O MOMENTO
Por outro lado, Magdala, que é pré-candidata pelo PV, partido da federação Brasil Esperança – formada pelo PT, PCdoB e PV – ainda não respondeu à convocação, publicada como chamamento, em jornal impresso, nesta terça (19), do Partido dos Trabalhadores para reunião conjunta para formalizar a federação em nível municipal. Além disso, também estão na pauta o uso do direito à proporcionalidade do PT na formação da nominata para as eleições de outubro; a reafirmação do nome de Rafael Peçanha como pré-candidato a prefeito de Cabo Frio e a convocação de Magdala para debate público como etapa para definição de nome único da federação na disputa. Caso PV e PCdoB não se manifestem até sexta-feira (22), as definições da reunião serão à revelia e depois comunicadas às demais legendas. Será que Magdala vai responder?
SITUAÇÃO PREOCUPANTE
Continuando em Cabo Frio, o presidente da Comissão de Turismo da Câmara, vereador Davi Souza (PDT), acompanhado de autoridades municipais e de representantes do setor turístico, fizeram uma inspeção no aeroporto internacional da cidade para ver de perto as condições da estrutura que atende passageiros de voos comerciais. O que viram lá, segundo Davi, foi preocupante. Apesar dos representantes da superintendência aeroportuária terem garantido que a manutenção e investimento estarem em dia, na ocasião da audiência pública que trata da concessão, no início deste mês, o que se viu por lá foram equipamentos enferrujados, paredes com infiltrações, falta de climatização e sinalização inadequada nas áreas de embarque e desembarque do terminal de voos comerciais. Em contrapartida, o terminal off-shore, apontado como a maior fonte de renda do aeroporto, apresentou infraestrutura completamente diferente, com climatização e instalações novas. Por isso a urgência na concessão, que já deveria ter sido feita há mais de um ano. E levando em conta que a pista de Cabo Frio é a segunda maior do Estado, a demora na licitação da concessão do complexo aeroportuário já significa perda de milhões de reais em investimentos. “É inaceitável a situação precária em que se encontra o Aeroporto Internacional de Cabo Frio. Como presidente da Comissão, estou empenhado em cobrar celeridade no processo de licitação e em tomar medidas concretas para garantir que o aeroporto retome seu papel fundamental no desenvolvimento econômico e turístico de nossa cidade”, afirmou Davi.
EJA NA FAETEC
A Faetec do bairro Manoel Corrêa, em Cabo Frio, vai receber um Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), onde aqueles que tiveram que interromper os estudos vão poder retomá-los e concluí-los. A notícia foi dada pelo deputado Dr Serginho, autor da indicação do Ceja à secretaria estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional. Os Cejas são escolas da rede estadual de ensino voltadas para aqueles que estão fora da idade escolar e desejam concluir os ensinos fundamental e médio. As oportunidades são quem tem a partir de 15 anos e adultos com no mínimo 18 anos.
PEDIU PRA SAIR
Em Armação dos Búzios, como a gente vem falando aqui, cada dia é uma surpresa. A desta quarta-feira (20) foi que Joyce Costa pediu exoneração do cargo de secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda. Ao confirmar sua decisão à coluna, ela se disse surpresa que a notícia já havia se espalhado momentos depois dela ter conversado cara a cara com o prefeito interino Rafael Aguiar (PL) e não gostou nada da forma como a colocaram na situação. Um site da região disse que Joyce, que era do grupo do prefeito afastado Alexandre Martins (REP) , seria reconhecida por fazer leilão pra decidir com quem seguiria e que seria mais favorável caminhar com o pré-candidato a prefeito Leandro de Búzios (SDD). Logo que nos atendeu, Joyce disparou: “Ué, mas como é que estão sabendo disso? Eu acabei de sair da sala do Rafael e só ele sabia disso”. Continuando, contou que decidiu falar pessoalmente com Rafael, para evitar ‘disse-me-disse’ e que não se encaixa no grupo do prefeito interino. Ficou decepcionada com a maneira como a notícia foi dada, onde a colocaram como uma pessoa leviana, dando a entender que a informação teria saído do grupo de Leandro. Seria isso violência política? Fica a reflexão. Joyce explicou que, na cabeça dela, Rafael ou o pai, Miguel Pereira (PL), seriam os candidatos naturais, mas que, diante da confusão toda que se formou, ela colocou que não se encaixa no novo grupo formado por Rafael e preferiu seguir com Leandro. A propósito disso, a agora ex-secretária vai bater um papo com a gente, nesta quinta (21), no “Cafezinho com a Renata”, para falar desse e de outros assuntos.
BLOCÃO DA OPOSIÇÃO
Além de Joyce, tem um blocão da oposição à Rafael Aguiar formado na Câmara Municipal. Os vereadores Victor Santos (REP), Aurélio Barros (PATRI), Niltinho de Beloca (PROS), Edson Leiteiro (REP) e Gugu de Nair (União) declararam apoio a Leandro de Búzios (SDD). O presidente da Casa, Josué Pereira (PRTB), ao contrário do que tínhamos dito anteriormente, ainda não decidiu quem vai apoiar. E com isso, hoje a maioria da Câmara, que tem nove vereadores, é oposição ao prefeito interino. E andamos apurando que um dos motivos desse blocão da oposição é justamente o trato com o vice-prefeito afastado e secretário de Obras, Miguel Pereira (PL), pai de Rafael. A conversa que está rolando entre os edis é que Miguel “botou as unhas para fora”, disse uma fonte. E que ele tem sido duro nas negociações com os vereadores, dizendo que não precisa deles. É fogo no parquinho.
NÃO TEM RACHA
A propósito da nota divulgada aqui, nesta terça (19) sobre racha na federação PSDB-CID em Búzios, Thomas Weber, presidente da federação, disse que não procede. Na segunda-feira (18), teve convenção e ficou decidido que PSDB e Cidadania vão se coligar com Solidariedade e MDB, sendo assim, o apoio da federação na eleição suplementar é para Leandro de Búzios (SDD). A escolha do presidente do Cidadania de Búzios, Maycon Siqueira, em apoiar Rafael Aguiar (PL) é pessoal.
COMISSÕES PERMANENTES
O presidente da Câmara Municipal de Búzios, Josué Pereira (PRTB), conduziu uma eleição nesta terça-feira (19) para preencher as vagas nas Comissões Permanentes, que estavam incompletas. As comissões, compostas por três membros cada, haviam ficado com lacunas após o retorno dos vereadores Niltinho de Beloca (PROS) e Aurélio Barros (PATRI) à Casa Legislativa, ocasionando a saída de seus suplentes dessas comissões. O vereador Aurélio será membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, além da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Enquanto isso, o vereador Niltinho integrará várias comissões, incluindo Defesa dos Direitos Humanos e do Consumidor, Defesa da Mulher, Criança, Adolescente, Juventude e Idoso, Obras, Serviço Público, Saneamento, Meio Ambiente e Pesca, Seguridade, Segurança Pública e Turismo e Cultura. O vereador Dida Gabarito (PRTB) fará parte da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar e também da Comissão de Finanças e Orçamento. O vereador Victor Santos será um dos integrantes da Comissão de Obras, Serviço Público, Saneamento, Meio Ambiente e Pesca. A definição dos presidentes e vice-presidentes destas comissões será realizada posteriormente pelos seus membros.
INAUGURAÇÃO DA CASA DO AUTISTA
Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL), acompanhado do secretário de Saúde, Jorge Diniz, visitou a Casa do Autista, nesta quarta-feira (20), para anunciar que a inauguração será dia 2 de abril, às 9h. A unidade, localizada na Baleia, concentrará os atendimentos clínicos e terapêuticos para autistas, anteriormente realizados no Caps e na policlínica municipal. O espaço servirá como um centro de acolhimento, oferecendo testes, diagnósticos e terapias infantis conduzidas por psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais especializados.
REUNIÃO DE ALINHAMENTO E MOÇÃO DE APLAUSOS
O secretário de Educação de Arraial do Cabo, Bernardo Alcântara, foi o anfitrião de uma importante reunião realizada nesta terça-feira (19). Na ocasião, recebeu o presidente do MDB municipal, Diego Silveira, o subsecretário de Cultura, Fernando Porto, e servidores da pasta. O encontro teve como objetivo discutir o cenário político eleitoral e abordar questões relacionadas ao desenvolvimento da cidade. Além disso, Bernardo recebeu a visita do vereador Juliano Felizardo (PSD), nesta quarta (20), que entregou uma Moção de Aplausos em reconhecimento ao trabalho realizado por Bernardo.
EITA ATRÁS DE VIXE
O pré-candidato a prefeito de Arraial do Cabo, Ton Porto (PDT), teve o nome envolvido em mais um escândalo de supostos funcionários fantasmas. Depois de ter aparecido na lista de servidores da Emusa, de Niterói, ano passado, uma denúncia aponta que a esposa dele, Ana Gabi Macedo, seria funcionária fantasma na Alerj. Ela teria sido nomeada para trabalhar no gabinete do deputado Vítor Júnior (PDT), que tem grande influência na Emusa. Ainda conforme a denúncia, Ana Gabi teria um salário de R$ 12 mil mesmo sem aparecer para trabalhar. Outro detalhe que pode corroborar essa denúncia é que na época do escândalo da Emusa, uma lista de nomeações mostraria que parte dos candidatos que saíram derrotados nas últimas eleições que foram agraciados com cargos na empresa, apoiaram o deputado estadual Vitor Júnior. A coluna entrou em contato com Ton Porto para saber o que ele tem a dizer sobre a denúncia mas até o fechamento desta nota ele não havia respondido ao questionamento.
IGUABA NA MÍDIA NACIONAL
Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) celebrou nesta quarta-feira (20) o destaque nacional do município na campanha do Cidadania. Vantoil foi selecionado como um dos representantes para apresentar a cidade e sua administração, com ênfase no bem-estar da população, educação, criação de moeda social, entre outros. Os esforços em infraestrutura também têm sido reconhecidos, com o município classificado entre os cinco principais em investimentos desse tipo em todo o Brasil, segundo a Firjan. Para além disso, nesta quarta-feira (20), o prefeito recebeu a informação de que o TCE aprovou as contas de seu governo na gestão de 2022.
OBRAS NO VALÃO
Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) supervisiona de perto as obras destinadas a eliminar o valão do canal de Mossoró. Por décadas, o local representou um desafio para os residentes, trabalhadores e transeuntes do Centro, principalmente quando chove. Agora, finalmente, chegou o momento tão aguardado para encerrar a questão. O projeto em andamento visa realizar escavações, esgotamento e drenagem pluvial através de extensas galerias, além de melhorar o escoamento da água da chuva.
DEPOIS DA VISITA DE BOLSONARO
Em Araruama, a visita do ex-presidente Bolsonaro, na última sexta (15), quando ele confirmou o apoio à pré-candidata a prefeita, vereadora Penha Bernardes (PL), deixou o ex-prefeito Chiquinho da Educação (União) “P da vida”. Isso porque o resultado foi bateu, levou. Nesta semana, pesquisas de sondagem mostraram que Penha – até então, pau a pau com a pré-candidata do governo da prefeita Lívia de Chiquinho (REP), Daniela de Lívia (REP) – melhorou sua performance e ela passou a frente.
‘TCHAU, PREFEITINHA’
Falando em Lívia de Chiquinho, um vídeo está viralizando nos grupos de whatsapp da região, com um jingle “inspirado na arrogância” dela, referindo-se às patadas que ela costuma dar nos secretários e até na população. Com o nome de “Tchau, prefeitinha”, o refrão é “Ela está desesperada, ela está perdendo a linha, tchau, prefeitinha, tchau prefeitinha”. Bombou no zap-zap.
INAUGURAÇÃO DO PÁTIO 3
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), acompanhado pelo presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, liderou a inauguração do Pátio 3 nesta terça-feira (19). Com capacidade para mais 13 posições de aeronaves de grande porte, o novo espaço eleva o aeroporto a um patamar de crescimento inédito, visando atender à crescente demanda da Petrobras por novos contratos. Atualmente, o aeroporto já recebe 21 voos diários, transportando cerca de 450 passageiros por dia, e está em processo de expansão. O novo pátio aeroportuário promete impulsionar o desenvolvimento da cidade, atraindo investimentos e oportunidades de negócio ligadas à aviação e ao setor offshore. Com a ampliação do número de voos de 18 para 43, espera-se um aumento significativo na receita da cidade, além da criação de empregos e do estímulo ao crescimento de estabelecimentos comerciais, como restaurantes e pousadas. A cerimônia de inauguração contou com a presença de importantes autoridades, incluindo o secretário de Governo e presidente estadual do PT, João Maurício; a diretora de Operações da Codemar, Marta Magge; o chefe de departamento do Controle de Espaço Aéreo, Brigadeiro Bertolino; o diretor da Agência Nacional de Aviação, Rogério Benevides; bem como secretários e vereadores locais.
NOVA ESCOLA DE PROGRAMADORES
O Secretário de Educação de Saquarema, Antonio Peres, anunciou nesta quarta-feira (20) em suas redes sociais, a inauguração da Escola de Programadores e Empreendedorismo. O evento está marcado para esta sexta-feira (22), no Fly Shopping, em Bacaxá. A iniciativa representa um avanço significativo na qualificação dos estudantes locais, oferecendo uma oportunidade valiosa para desenvolver habilidades na área de programação e empreendedorismo.
SAQUAREMA NA ROTA DO TURISMO MERCOSUL
O secretário de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema, Rafael Badá, realizou uma reunião nesta terça (19) com o representante da agência internacional de turismo Bom Travel, Santiago Gargarello. O encontro contou com a participação de diversos técnicos. O objetivo da reunião foi promover a cidade com foco no Mercosul, especialmente nos países como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Paraguai. A empresa, voltada para o Turismo de Experiência, busca explorar um mercado ainda não muito visado pela atividade turística internacional. Santiago falou das belezas naturais da cidade durante sua estadia. Ele foi recebido pela Diretora de Turismo, Daniele Mazzeo, e pela Agência Alternativa Radical e Blue Birds. A visita já resultou em avanços significativos: a Bom Travel programou um workshop na Argentina para promover Saquarema como um destino turístico de destaque. O workshop está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2024.
EM BRASÍLIA
Na política nacional, destaque para o encontro do governador Cláudio Castro (PL) e o presidente Lula (PT) em reunião com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, e de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Na pauta, a dívida do Estado do RJ com a União. Segundo Castro postou em sua rede social, haverá outro encontro semana que vem, dia 26 de março, para nova negociação. “Sigo confiante de que encontraremos uma solução para essa questão, garantindo a nossa capacidade de continuar investindo em áreas tão importantes, como Segurança, Educação e Saúde”. A ver.