InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (2)

A reunião de Janio com PDT de olho em 2022; Zé Bonifácio se encontra com Carlos Lupi; A repercussão da morte de Henrique Melman; Alexandre Martins quer acelerar vacinação; As tratativas de Vantoil Martins para aumentar policiamento; O novo quiproquó da Aldeia; A meta ambiciosa de Lívia Bello para vacinação... E muito mais!

VISTAS EM 22

A quarta-feira (2), foi de reunião na sede do PDT no Rio de Janeiro com o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e o ex-deputado estadual Janio Mendes. O vereador de Cabo Frio, Davi Souza (PDT), também esteve presente. Pelo telefone, Janio explicou que encontro serviu para debater o cenário das eleições, com vistas em buca de um nome bom para fazer dobradinha nas eleições do ano que vem. Ele como estadual e o outro para encarar a disputa por vaga na Câmara dos Deputados. O ex-deputado estadual disse que chegou a conversar com Leandro do BOPE (PDT), que confirmou que seria candidato a Federal, mas mudou de ideia nesta manhã. Janio, inclusive, soube pelo RC24h que Leandro havia aceitado ser subsecretário de Segurança Pública de Arraial do Cabo e, por isso, ele não será mais candidato pelo Partido Democrático Trabalhista. Um outro nome que está no radar é o do ex-prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, hoje no PP, só que o PDT o está cortejando como quem quer casamento.

ZÉ BONIFÁCIO SE REÚNE COM LUPI NA CAPITAL

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio também fez uma visita aos companheiros de seu partido, o PDT e se reunindo com o presidente da sigla, Carlos Lupi nesta quarta-feira (2), na sede do partido, no Rio, onde Zé está desde a segunda-feira (31). Disse que a conversa foi muito boa, lembraram muito de Melman – ex-prefeito de Arraial, morto nesta terça (1º) -, recordaram ainda quando Zé foi candidato nas últimas eleições e as tantas caminhadas que ele e Lupi fizeram pela região. O papo fluiu à beça. E um outro assunto que trouxe muito entusiasmo aos democráticos trabalhistas foi a pesquisa da Paraná, que posiciona Martha Rocha (PDT) tecnicamente empatada com Marcelo Freixo (PSOL) na corrida do ano que vem, com 23,1% e 23,8%, respectivamente. O que impressionou foi o índice de Martha, até porque, diferentemente de Freixo – que é candidato desde sempre – o nome da deputada não era cogitado. Aí já viu, foi aquela euforia, todos entusiasmados. Apesar desse empate técnico, Zé também lembrou que é importante que os partidos progressistas, de centro e de esquerda tenham consciência da necessidade de uma campanha limpa ano que vem, sem criar um ambiente ruim para a ida ao segundo turno. “Não podemos perder o foco de manter as boas relações. Construir um ambiente favorável no segundo turno é essencial”, disse o prefeito cabo-friense. Inclusive, Zé chegou a sugerir que haja uma espécie de “programa progressista”, estabelecendo-se os ideais que unem esses candidatos. Falando nisso, Zé adiantou que na sexta-feira (4), vai ter reunião com a executiva estadual do PCdoB, com o presidente da sigla, João Batista e a deputada Enfermeira Rejane, também para tratar dessa questão das eleições de 2022. Tudo pelo mesmo objetivo: unir a ala progressista.

INJEÇÃO DE ÂNIMO

Na capital do Rio de Janeiro e nos diretórios de partidos, só se fala na pesquisa do instituto Paraná Pesquisas desta quarta-feira (2) com as intenções de voto para o Governo do Estado. O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL/RJ) lidera a corrida com 23,8%, seguido pela deputada estadual Martha Rocha (PDT), na espreita, com 23,1%. O governador, Cláudio Castro (PSC), fica em 3º com 16,3%. O interessante é que, ao contrário de Freixo, que tem uma plataforma amplamente divulgada e é candidato desde sempre, Martha não colocou o nome no páreo em momento algum. O PDT trabalhava, inclusive, com a ideia de emplacar Rodrigo Neves, ex-prefeito de Niterói na disputa. Por isso, Martha aparecer em segundo lugar, em empate técnico com líder deu uma bela de uma injeção de ânimo para os pedetistas.

FLERTE, NAMORO OU CASAMENTO?

O vereador de Cabo Frio, Vanderson Bento (PTB), é só gratidão ao prefeito, José Bonifácio (PDT), e ao secretário de Saúde, Felipe Fernandes. O Executivo está atendendo paulatinamente todos os pedidos dele. O primeiro foi do kit alimentar, que já teve licitação aberta nesta terça (1º). Na sequência, a vacinação dos professores e, agora, teve a indicação para inserção do sistema drive-thru de vacinação aprovado. “Tenho certeza que ainda vamos vacinar muito mais e melhor”, disse o parlamentar. Será que essa aproximação aí entre o edil e Prefeitura vai dar namoro? O que tem de gente com ciúmes dessa relação, não está no gibi.

COMOÇÃO POR MELMAN

A morte por uma parada cardíaca do ex-prefeito de Arraial do Cabo, Henrique Melman (PDT), gerou diversas manifestações de solidariedade a familiares e amigos do veterano. Em Arraial, o próprio prefeito, Marcelo Magno (PL), foi um dos primeiros a se manifestar e anunciou luto oficial de três dias. Outro adversário político de Melman, Renatinho Vianna (REP) também lamentou a morte de Henrique, enviando condolências à família e amigos. O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), que foi secretário de Saúde e candidato a vice-prefeito em Arraial com Melman, lembrou de intervenções de Henrique na carreira política do cabo-friense, como o pontapé para a criação do Museu José de Dome, o Charitas. Colegas de partido de Melman, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o ex-deputado estadual Jânio Mendes também se posicionaram. Sem dúvidas, uma perda de relevância para a política na Região dos Lagos…

O LUTO DE ANA

…Mas, também, para a família Melman. Especialmente, uma das pessoas que mais sentiu o passamento de Henrique Melman foi a neta, Ana Carolina. Apaixonada pelo avô. No entanto, o ex-prefeito também não escondia o xodó e carinho por ela. Ana ajudou bastante do avô no último período eleitoral. Como advogada, inclusive, foi a responsável por conseguir uma decisão que permitiu que Melman participasse do pleito. Melminha (como é chamada pelos mais íntimos) já vinha se tornando a herdeira política natural do avô no município. Quando recebeu a notícia, a advogada estava na famosa mansão de Melman do Pontal do Atalaia e ficou muito abatida, mal conseguia atender as ligações. Nesta quarta (2), ela se posicionou no Instagram com um breve “vô, descanse em paz. Você viveu uma vida plena”. Na publicação com essa legenda, uma foto de quando Ana Carolina lançou um livro e foi prestigiada na ocasião pelo avô. O Portal RC24h se compadece do luto e deseja forças a amigos e familiares de Melman.

A PAUTA É: MEIO AMBIENTE

Ainda de Arraial do Cabo, o vereador e líder do governo, Junior Chuchu (PV) – que é representante da Câmara no Conselho Municipal do Ambiente – e o secretário municipal do Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira, se reuniram, nesta terça-feira (1º), no Rio, com o secretário Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha. Na pauta, demandas de saneamento dos distritos, conservação da laguna de Araruama, regularização fundiária do Parque das Garças, para permitir a implementação de serviços públicos, entre outras questões ambientais.

CELERIDADE NA VACINA

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), se reuniu nesta terça-feira (1º), com a equipe de saúde para planejar a celeridade no processo de imunização contra a COVID-19. Segundo o prefeito, foram discutidas faixas etárias, locais, distribuição das vacinas e todo suporte oferecido pela Prefeitura. “Vamos continuar firmes no enfrentamento à COVID-19 e nos esforçar, ainda mais, para atender melhor a população”, afirmou Martins.

REUNIÃO DA SEGURANÇA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), recebeu para reunião no gabinete, nesta terça-feira (1º), o comandante do policiamento de Iguaba Grande, Tenente Nuno, o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Benevenuto, e o subcomandante do 25º BPM, Vidal. O encontro falou sobre questões relacionadas ao aumento da segurança e do policiamento no município e a possibilidade da implantação do Programa de Integração na Segurança (PROEIS), através de uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar. De acordo com a Prefeitura, o momento também serviu para estreitar os laços entre poder público e corporação. O chefe de Gabinete de Vantoil, Fábio de Oliveira Costa, e o subsecretário de Ordem Pública, Jorge Escada, também estiveram presentes.

O NOVO QUIPROQUÓ DA ALDEIA

O Portal RC24h recebeu nesta quarta-feira (2) a informação de que funcionários da assistência social da Prefeitura de São Pedro da Aldeia estão se organizando para protestar contra o atual prefeito, Fábio do Pastel (PL). Segundo a denúncia, o município chega a descontar 20% até de salários-mínimos. 14% desse desconto é para encargos previdenciários e outros 6% do vale transporte. Eles alegam que a Prefeitura pode escolher entre o mínimo de contribuição (8%), mas insiste em optar pelo teto, que são os 14%. O grupo também contesta que cerca de 60% deles não foram vacinados contra a COVID-19 e reclama a falta de um plano de cargos e salários. Na pauta, também está a ausência de um auxílio alimentação e pagamento de insalubridade, por trabalharem em situações de risco. Além disso, eles afirmam que têm péssimas condições de equipamentos. O município foi procurado para um posicionamento e esclareceu, por meio de nota, que “o desconto previdenciário de 14% é uma imposição constitucional”. De acordo com a nota, “a utilização da tabela progressiva não se aplica ao município devido à faixa salarial”. Sobre a vacina, a Prefeitura informou que segue as diretrizes nacionais e estaduais para definição do público-alvo que recebe as doses do imunizante. “A vacinação chegará a todos os munícipes de forma progressiva, de acordo com a chegada de vacinas à cidade”, conclui a nota.

AMBIÇÕES DE LÍVIA

A Prefeitura de Araruama retomou nesta quarta-feira (2), as imunizações por faixa etária daqueles sem comorbidades. Na ocasião foram vacinadas pessoas com 56 anos nascidos de julho a dezembro. O primeiro-cavalheiro do município, Chiquinho da Educação, compartilhou a notícia, revelando o objetivo da esposa, Lívia Bello (PP): “[Araruama] ser a primeira cidade do Brasil a finalizar a vacinação”. Segundo Chiquinho, 34% da população já recebeu, pelo menos, a primeira dose de imunizantes. Se consideradas apenas a parcela populacional acima de 18 anos, o índice é de 43%. Concretizado o plano de indicar Lívia para concorrer a Guanabara, já é um ponto de partida, hein? Vamos ver no que vai dar. De qualquer forma, a organização da imunização em Araruama merece parabéns. O dever de casa está sendo feito. Agora sejamos sinceros, Chiquinho é um mega fã da esposa. Babão até dizer chega…

IML DE ARARUAMA

A deputada estadual Franciane Motta (MDB) parece realmente engajada em mostrar serviço nos últimos 18 meses do atual mandato. A parlamentar esteve nesta terça-feira (1º) no IML de Araruama com a médica Kesley Couto, que procurou a deputada para reivindicar as obras do IML, que tem grande importância para as famílias que perdem seus entes queridos. De acordo com Motta, na última quinta (27), saiu a aprovação para ser realizada a licitação da empresa que fará a reforma. “Continuo trabalhando para que a obra saia finalmente do papel”, se comprometeu Franciane.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content