BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (2)

Alexandre Martins volta ao batente cheio de novidades; Zé Bonifácio fiscaliza as ruas no Carnaval; Janio Mendes reúne 1º escalão no aniversário e Marquinho Mendes de idade nova; Dr Serginho arregaça as mangas no domingo de Carnaval; Marcelo Magno circula na terça de Carnaval e agradece agentes de segurança; Vantoil Martins destaca turismo na Princesinha dos Lagos; Fábio do Pastel confere trabalho pavimentação na segunda de Carnaval; As matinês de Araruama; O tombo da discórdia em Saquarema... E muito mais!

1173

DE VOLTA AO BALNEÁRIO

A coluna Boca Miúda desta Quarta-Feira de Cinzas (2) começa por Armação dos Búzios, onde a novidade é que o prefeito Alexandre Martins (REP) está de volta ao batente, após um breve período de férias. Mudou totalmente de ambiente e foi descansar nos Estados Unidos com a família. “Foram 10 dias para espairecer um pouquinho. Eu nem gosto, mas a família estava doida pra ir. Mas a gente acaba trabalhando direto, o telefone não para e a gente tem que resolver”, contou ele por telefone. Alexandre chegou ao balneário na segunda-feira (28) de Carnaval, numa Búzios lotada, só alegria, disse que o empresário buziano está rindo de orelha a orelha. A taxa de ocupação ultrapassou os 90%. “Agora vai começar o ano de verdade”, destacou o prefeito, que retoma os atendimentos e despachos na Prefeitura nesta quinta-feira (3).

ELOGIOS AO VICE

Ainda por telefone, Alexandre Martins disse que viajou tranquilo sabendo que quem ficou no seu lugar tem o mesmo compromisso que ele. E essa é uma das poucas exceções pela Costa do Sol, onde quase ninguém tem um vice pra chamar de seu. O vice-prefeito, Miguel Pereira (PL), que acumula o cargo de secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, já devolveu o bastão ao chefe do executivo, que não escondeu a satisfação. “Miguel se saiu muito bem, ele é do trabalho, como eu, e sabe administrar bem os problemas, essa que é a verdade. Ele é bom, é tranquilo e tem experiência. Apesar de lotada, encontrei a cidade organizada. É questão de confiança, ele tem competência e o histórico dele já mostrava isso. As pessoas querem pegar o histórico ruim de uma pessoa e mudar, isso é muito difícil. Tem que pegar um cara que tenha histórico bom, né?”, elogiou Alexandre.

PACOTÃO DE OBRAS

Continuando sobre o bate-papo com o prefeito de Búzios, Alexandre contou ainda que vai anunciar umas 20 obras para este ano, para licitar e já iniciar os trabalhos. Nesse pacotão estão incluídos o autódromo (na Baía Formosa), a UPA da Rasa, maternidade, centro de imagem e dezenas de ruas para pavimentar. “Vamos retomar com força, serão umas 40 ruas”, acrescentou. E tem também a antecipação de saneamento da cidade – Alexandre pretende avançar pelo menos 20%, “a ideia é conseguir sanear a cidade nos próximos três anos”, disse.

EVENTOS O ANO TODO

Antes de se despedir, o prefeito de Búzios se lembrou do lançamento do Calendário de Eventos, agora em março. Segundo Alexandre Martins, serão de três a quatro por mês, até o fim do ano. Um dos mais aguardados, o festival de Jazz e Blues, acontecerá em maio. Com isso, a cidade, que é um dos destinos turísticos preferidos no Brasil e no mundo, vai melhorando a economia pós-pandemia, com fomento ao turismo também na baixa temporada e geração de emprego e renda.

PROJETO RENASCER

Continuando em Búzios, a secretaria da Mulher e do Idoso fará o lançamento do “Projeto Renascer” no próximo dia 8 de março, no evento que ocorrerá na Praça do INEFI em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O projeto foi idealizado para atender mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência, com o objetivo de criar um espaço de reflexão e fortalecimento da autoestima através de um varal solidário onde elas terão acesso a peças de roupas, calçados e até mesmo acessórios, doados em uma campanha que já acontece na sede da Secretaria. Inclusive as doações podem continuar sendo feitas por lá. Outras informações do projeto podem ser acessadas por meio dos telefones (22) 2623-1284 ou (22) 99608-2791.

PROMETEU E CUMPRIU

Em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) cumpriu o que havia dito sobre ir às ruas da cidade durante as fiscalizações de ordenamento durante o Carnaval. Na sexta-feira (25), o chefe do Executivo municipal esteve junto do secretário de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França, reunido com equipes do Grupamento de Praia, ROMU e fiscalização de Posturas para finalizar as orientações para o ordenamento na Praia do Forte. Passou também pela feirinha experimental. Zé ficou ligado. Ou pelo menos tentou, né?! Mas que a cidade teve bloquinhos clandestinos e festinhas animadas em casa de veraneio, ah, isso teve! Até a Associação de Blocos (ABACCAF) soltou nota de repúdio reafirmando que nada tinha com o descumprimento do decreto municipal.

NIVER DO JANIO

Já no domingo (27) foi dia do aniversário do fiel escudeiro de José Bonifácio, o diretor financeiro da Alerj e pré-candidato a deputado estadual Janio Mendes (PDT). O churrasco de comemoração no sítio do secretário de Governo cabo-friense, Davi Souza, contou com filhos de Janio, o prefeito Bonifácio e a primeira-dama, Drª Ana, e o secretariado em peso do governo. Feliz da vida, ele cantou no karaokê, jogou e brincou com os convidados, comeu churrasco, tomou umas cervejinhas (afinal, ninguém é de ferro). Fazer aniversário no Carnaval pode ser bem divertido. Na ocasião, Janio completou 57 anos.

DIA DE MARQUINHO

No mesmo dia em que Janio completa mais um ano de vida, quem também faz aniversário é outro medalhão da política de Cabo Frio: o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB), que, em 2022, completou 63 anos. Neste domingo (27), apesar de comemorar nas redes sociais com uma foto antiga, ele, que já é pré-candidato declarado à prefeitura de Cabo Frio em 2024, havia reunido, até a tarde desta quarta-feira (2), cerca de 1.600 reações no Facebook. Além disso, a publicação já estava perto dos mil comentários. De fato, números bem expressivos para alguém que deixou a Prefeitura de maneira tumultuada há 4 anos. Naquele modelo: a foto é vintage, mas MM tá on! Se outubro é logo ali, 2024 já é quase virando a esquina.

DOMINGO DE CARNAVAL EM PETRÓPOLIS

É Carnaval, mas a solidariedade não pode esperar. No domingo (27), Dr Serginho juntou sua equipe da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e subiu a serra. E botou a mão na massa também, para descarregar e ajudar a organizar as doações levadas para Petrópolis em quatro caminhões, um ônibus e duas vans, que continham roupas, medicamentos e insumos, além de toneladas de alimentos, produtos de higiene pessoal e material de limpeza. Não esquecendo, a turma da Secti também conseguiu grande quantidade de medicamentos, insumos veterinários e ração para auxílio dos animaizinhos abandonados ou que perderam seus tutores na tragédia, por meio de um programa da Faperj em parceria com as clínicas veterinárias da cidade. Serginho aproveitou para conhecer a gatinha Vitória, resgatada após nove dias sob os escombros e que continua em tratamento, acompanhado da vereadora cabo-friense Carol Midori (DC).

MARCELO NAS RUAS

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL) foi, pessoalmente, nesta terça-feira de Carnaval (1º), até diversos pontos do município para agradecer aos profissionais da Segurança Pública por garantir o ordenamento da cidade durante o feriadão. Marcelo cumprimentou profissionais, como os guardas municipais, na Prainha, Praia Grande e Praia dos Anjos. A ação, logicamente, foi para reconhecer os serviços prestados pela categoria durante os dias de folia.

TURISMO DA PRINCESINHA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), publicou em sua página no Facebook registros de como foi o feriado prolongado no município. As imagens são da segunda-feira de Carnaval (28), na praia dos Ubás e na Ponta da Farinha, que tiveram a faixa de areia cheia de frequentadores e guarda-sóis colorindo se extensão. A postagem teve mais de 900 reações nas redes sociais e 181 comentários, além de 114 compartilhamentos até a tarde desta quarta-feira (2). Em Iguaba, a expectativa para o turismo continua já que, nesta quinta (3), chega à cidade o contêiner Verão #TôNoRio, da secretaria de Turismo do Estado. A iniciativa, que já passou por São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Armação dos Búzios, conta com apresentações musicais e um estande com dicas de turismo no estado. Vale a pena conferir, já fica a opção para o fim de semana.

FÁBIO, O TRABALHADOR

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito, Fábio do Pastel (PL), não parou de trabalhar nem mesmo durante o feriado prolongado de Carnaval. Na segunda-feira (28), Fábio foi até a Rua do Fogo, onde a Prefeitura entrega, em breve, 11 ruas planejadas para pavimentação. Nas redes sociais, Fábio escreveu: “seguimos em frente com foco e comprometimento”. A publicação soma, até o momento, mais de 500 reações no Facebook.

ARARUAMA DAS MATINÊS

A Prefeitura de Araruama organizou, durante o Carnaval, as já tradicionais matinês. Além da praça João Hélio, onde já costuma acontecer, o evento foi realizado simultaneamente na praça do distrito de São Vicente e no auditório reversível pra teatro da Praça Escola de distrito de Praia Seca. Sem grandes repercussões, sinal que tudo ocorreu sem tumulto. Se o evento carnavalesco animou a população, no meio político, a expectativa mesmo é pro Bloco Parlamento em Chamas, que deve “entrar na Avenida” na próxima sessão da Câmara dos Vereadores, na terça-feira (8), às 10h20. Fica a conferir.

TOPADA NA ORLA

A Prefeitura de Saquarema não gosto nada nada de uma publicação do apresentador Amin Khader nas redes sociais. É que o comunicador foi visitar o município e acabou caindo enquanto corria na orla. Por conta do episódio, Amin, que tem 66 anos, escreveu nas redes sociais que Saquarema tem belezas naturais, mas está abandonada. A alfinetada foi rebatida pelo próprio perfil da Prefeitura saquaremense, que escreveu que milhares de outros turistas não concordam com a afirmação de que a cidade esteja abandonada. Não levou para a janta, viu? Mas, venhamos e convenhamos, né, gente? Se o cara tropeça em calçada esburacada, dizer que não está faltando manutenção é quase tapar o sol com a peneira. Se tem dinheiro para licitar assessoria de planejamento de R$ 24 milhões não deve faltar no caixa para dar uma pavimentação reforçada em ponto turístico. A verdade é Manoela (a bela) poderia ficar sem essa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui