BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (2)

Em clima de volta às aulas, Vantoil e Fábio do Pastel vistoriam escolas; José Bonifácio assina acordo para equoterapia em Cabo Frio; Alexandre Martins visita Corpo de Bombeiros; Lívia anuncia live; a expectativa em Arraial do Cabo para inauguração do Mirante da Prainha; e muito mais...

1130

EM RITMO DE VOLTA ÀS AULAS

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (2) começa por Iguaba Grande. O ano letivo na rede municipal da Princesinha dos Lagos está quase começando e, nesse sentido, o prefeito, Vantoil Martins (CID), o secretário de Educação, Fred de Carvalho, e até mesmo o vice-prefeito, Alexandre da Farmácia (PL) – que tem andado meio sumido -, foram vistoriar escolas do municipio, como a Escola Municipal Dep. Claudio Moacyr de Azevedo, em Iguaba Pequena. As aulas presenciais da rede pública municipal de Iguaba Grande, referente ao ano letivo de 2022, retornam no próximo dia 16 de fevereiro. São mais de 4.600 alunos matriculados em 15 escolas do município. A retomada será para todos os alunos, da Creche I ao 9º ano, além das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

FEIRINHA COM MINIFAZENDA

Ainda em Iguaba, vai ter uma nova edição da Feirinha Criatividades da Terra a partir desta quinta-feira (3) lá na Praça Edyla Pinheiro. Desta vez, com um diferencial. No sábado (5), uma minifazenda será montada com direito a porquinhos e até ovelha para entreter as crianças com apoio dos produtores rurais de Sepeatiba Mirim. Segundo o prefeito, haverá ainda brinquedos diversos para alegrar a turma. Não dá para perder, né? Já fica a boa para o fim de semana que se aproxima.

VISTORIAS NAS ESCOLAS

Outro município da Região dos Lagos que se prepara para o retorno presencial das escolas é São Pedro da Aldeia, que inicia o ano letivo nesta segunda-feira (7). Com diversas escolas passando por manutenção, o prefeito, Fábio do Pastel (PL), passou parte da manhã desta quarta (2) vistoriando duas delas: a Escola Manoel Martins e a José Teixeira Paulo, no bairro Balneário. Além dessa frente, a secretaria de Serviços Públicos tem realizado ações com patrolamento, tapa buraco e reparo de saneamento em diversos bairros aldeenses.

SALÁRIO NA CONTA

Por falar em São Pedro da Aldeia, os servidores já receberam o pagamento referente ao mês de janeiro. A gestão de Fábio do Pastel é mais uma que gosta de antecipar o pagamento, que deve ser pago até o 5º dia útil do mês subsequente. De acordo com a Prefeitura, o valor já está disponível na conta dos servidores nesta quarta-feira (2).

VEREADOR COM COVID

A Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia realizou nesta terça-feira (1º), em parceria com a secretaria de Saúde, teste rápido de Covid-19 em seu quadro de servidores. Foram realizados 78 testes em vereadores e servidores, dos quais apenas o vereador Isaías do Escolar (PROS) testou positivo. O parlamentar disse à coluna nesta quarta (2) que está bem, seguindo as orientações necessárias e acredita que, a partir de segunda (7), volte às atividades normais. A próxima sessão legislativa da Câmara de São Pedro está prevista para esta quinta (3).

EQUOTERAPIA EM CABO FRIO

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), assinou, nesta terça-feira (1º), um termo de cooperação em conjunto com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade para a realização de atividades de equoterapia na Fazenda Campos Novos, em Tamoios. A assinatura para a concretização da parceria foi realizada na Capela Santo Inácio de Loyola. De acordo com o cronograma, as atividades terão início no mês de abril, sendo realizadas às terças e quintas-feiras, das 8h às 17h, e serão contempladas até 60 pessoas com deficiência intelectual. Os participantes serão divididos igualmente para os dois polos da Apae, tanto na sede de São Cristovão, quanto no polo do Tamoios. A equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

RECURSOS BLOQUEADOS

A Prefeitura de Cabo Frio está enfrentando uma retenção de recursos do Fundo de Participação dos Municípios. Segundo a Prefeitura, o bloqueio se deu em função de uma dívida recentemente descoberta de R$ 12.662.126,74 junto à Receita Federal, referente a valores de INSS retidos, mas que não foram repassados nos anos de 2017 (um mês), 2019 e 2020, antes da atual gestão. Por se tratar de uma dívida referente a valores de INSS retidos dos servidores, porém não repassados à União, o fato se caracteriza como apropriação indébita, o que não tornava o débito passível de parcelamento na totalidade, assim como foi feito anteriormente já na atual gestão e, vale ressaltar, vem sendo rigorosamente cumprido. Em nota, a Prefeitura informa que já iniciou as tratativas junto à Receita para obter o parcelamento do débito e, desta forma, liberar o valor retido do FPM.

NOVO PEÇANHA

Conforme publicado nesta coluna na terça-feira (1º), o ex-vereador Rafael Peçanha (PT) reuniu a nata da cúpula estadual do PT e representantes do alto comando da Prefeitura de Cabo Frio para o ato de filiação dele ao Partido dos Trabalhadores. Intimado pelo presidente da sigla no Rio, Joãozinho Maurício, a se candidatar a deputado federal, Peçanha explicou à coluna o que mudou de quando ele decidiu abandonar a pré-candidatura à Prefeitura em 2020 para hoje. “O que muda é que, naquele momento, eu estava, principalmente, com a saúde mental completamente destruída. Eu estava com a artéria aorta já entupida por causa de uma hipertensão muito grave, uma diabetes emocional e uma série de complicações que eu passei ali, então”, pontuou Rafael. O político contou que passou por um tratamento que devolveu-lhe qualidade de vida. Além disso, contou que, nesse meio tempo, adquiriu maturidade no sentido de “aprender a fazer politica sem desespero, sem excessos”. “Precisei aprender a reduzir um pouco a carga emocional e física disso”, sintetiza o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio. Será que a candidatura vem?

DEPUTADO NO ATO

O ato dos militares inativos contra o Governo do Estado em Cabo Frio nesta terça-feira (1º) teve discurso do deputado estadual Mauro Bernardo (PROS). Não que ele estivesse engajado na causa, mas estava ali na frente de uma loja do Centro, fazendo a segurança do estabelecimento. Teve quem, do movimento, apoiasse a fala do ex-policial militar, mas outros acharam lamentável o contexto. É tão custoso, tão complicado eleger um representante para a Alerj que chega a ser desperdício. Representar a Região dos Lagos é estar no parlamento por 655 mil pessoas. Como um parlamentar, em vez de cuidar dos interesses de tanta gente, está fazendo a segurança de uma loja, como se fosse um vigia. Sem qualquer démerito à profissão, é claro. Mas, certamente, não foi para isso que 16.855 pessoas o elegeram há quatro anos.

BOMBEIROS EM BÚZIOS

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), esteve, nesta quarta-feira (2), com o comando dos Bombeiros na cidade. Participaram da reunião, em Manguinhos, o Tenente Coronel Torres, do 18º GBM de Cabo Frio, e o Comandante Alessandro de Búzios. Foi conversado sobre uma nova sede para o Corpo de Bombeiros, além de haver discussão para a criação de projetos como bombeiro mirim, botinho e capacitação para Defesa Civil e guarda-vidas. Outros assuntos tratados foram a ampliação do destacamento do Corpo de Bombeiros para maior apoio aos guarda-vidas e equipamento de apoio para os mesmos. Uma vontade manifestada pelo comandante é trazer apoio de motociclistas bombeiros para um melhor primeiro atendimento. Bate-papo apropriado para a época do ano, visto que o verão continua por aí.

LIVE DA LÍVIA

Em Araruama, a prefeita, Lívia Bello (PP), realiza mais uma live nesta quinta-feira (3). Na transmissão, a partir das 19h, a chefe do Executivo deve tratar de obras, inaugurações, a Copa Internacional de Kitesurf, que começa nesta sexta (4), e o aniversário de 163 anos da cidade, que é no domingo (6), mas será comemorado com solenidades no sábado (5).

VENCEU COM CHAPA ÚNICA

O vereador arauamense Nelsinho do Som (PSC) será o próximo presidente da Câmara. O parlamentar foi eleito para ocupar o cargo no biênio 2023/24 em sessão extraordinária, nesta quarta-feira (2), por unanimidade. Atual presidente da Casa, Júlio César Coutinho (PSC) será 1º vice-presidente no ano que vem. A chapa única conta ainda com Roberta Nobre (DEM) na 2ª vice-presidência, Thiago Moura (CID) como 1º secretário e Amigo Walmir (PP) na 2ª secretaria. A próxima sessão da Câmara de Araruama, segundo a Comunicação, será nesta quinta (3), ainda de noite.

EXPECTATIVA PELO MIRANTE

Em Arraial do Cabo, a expectativa é pela entrega do Mirante da Prainha. O assessor da Prefeitura Ronnie Plácido esteve por lá nesta quarta-feira (2) para conferir o andamento da obra. A ansiedade é total no Cabo e a obra já se encaminha para a fase de finalização/acabamento. Segundo avaliação do Ronnie, a intervenção deve ser finalizada até semana que vem se o tempo ajudar. É tida como certa a vinda do governador, Cláudio Castro (PL), para a inauguração. Ao que tudo indica, ainda neste mês de fevereiro, o tão aguardado mirante deve ser aberto ao público para visitação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui