InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (18)

Morte de bebê, filha de vereadores, comove Araruama; Marcelo Magno vistoria obras em andamento; Alexandre Martins vai conferir chegada do asfalto ao Alto da Boa Vista; Dr. Serginho se reúne com Dr. Luizinho para falar de hospitais da Baixada Litorânea; Vanderson Bento vai no RC Cast; O balanço das obras viabilizadas pelo Asfalto Presente em São Pedro da Aldeia; Iguaba Grande na expectativa da Expo Moda Verão... E muito mais!

MORRE A PEQUENA GUERREIRA

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (18) começa com uma triste notícia que comoveu Araruama nas últimas horas. A bebê Isabella, de 4 meses e 9 dias, filha dos vereadores Oliveira da Guarda (MDB) e Penha Bernardes (PL), faleceu em um hospital no Rio de Janeiro. Portadora da síndrome de Down, Bellinha lutou bravamente ao longo de duas internações as quais teve que ser submetida neste curto período de vida. A menina passou 42 dias em casa e 87 dias em UTI. Ao longo da última internação, por grave comprometimento pulmonar provocado pela síndrome inflamatória pós-Covid, os pais se revezavam entre Araruama e Rio de Janeiro para cuidar também da família que estava por aqui. Em entrevista ao RC Cast no ano passado, Penha havia afirmado que a pequena sofria com problemas no pulmão, por ter nascido prematura. Oliveira, inclusive, fez uma postagem emocionante e de cortar o coração (logo abaixo da nota). A coluna acompanhou cada passo e torcia fervorosamente para a recuperação de Isabella. Por isso, nesse momento de luto, nós desejamos condolências e sentimentos irrestritos à família da pequena e muita força aos vereadores para superar esse momento difícil.

______________

COMOÇÃO NA CIDADE

A morte da bebê gerou diversas reações nas redes sociais, no sentido de prestar sentimentos a Penha e Oliveira. O ex-prefeito da cidade André Mônica (PDT) fez uma publicação afirmando que Isabella “descansou, mas nos deixou ensinamento”. Em uma publicação de uma página da cidade, o principal desafeto político de Penha e Oliveira, Chiquinho de Educação, também ex-prefeito, se manifestou no sentido de prestar condolências, desejando força ao casal de vereadores. Na mesma publicação, o colega de Câmara dos parlamentares Diego de Ciraldo também se posicionou, desejando forças aos edis e dizendo saber que nada poderá confortar Penha e Oliveira porque eles “estão vivendo a maior tristeza na vida de uma família”.

PARA ALÉM DA SAÚDE DA FILHA

Além da preocupação evidente que Oliveira e Penha tinham com a saúde da filha recém-nascida, eles ainda tinham que lidar com o preconceito. Na sessão da Câmara do dia 13 de setembro, apenas cinco dias após o nascimento de Isabella, Penha Bernardes usou seu momento de fala para denunciar uma situação que teria ocorrido dias antes em uma caminhada da prefeita de Araruama Lívia de Chiquinho (PP). Segundo a vereadora, a alcaide e sua chefe de Gabinete, Ângela Barreira, teriam dito que Penha estava escondendo Isabella por conta da menina ter nascido com síndrome de Down. A vereadora chegou a chorar durante o discurso que fez na Câmara dizendo que tinha muito orgulho da filha e que isso a faria, inclusive, lutar por melhores condições para pessoas com deficiência na cidade.

DE OLHO NAS OBRAS

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), deu uma volta, nesta quarta-feira (18), por algumas obras em andamento no município. Na ocasião, Marcelo gravou vídeos institucionais falando sobre a importância das intervenções para o município. Entre os locais visitados está o Centro Educacional Cultural Manoel Camargo, que fica próximo à Prefeitura. A obra deve ficar pronta em oito meses. O Posto de Saúde Hermes Barcellos está com os trabalhos adiantados e deve ser entregue, no máximo, em um mês. A unidade, que vai atender aos moradores dos bairros Sítio e Praia dos Anjos, além da comunidade da Cabocla, vai contar com elevador, serviços de odontologia e um andar inteiro para reabilitação, com equipe multidisciplinar contendo ortopedista e fisioterapeuta. Já o Pronto Socorro de Figueira, que também está com obras a todo vapor, deve ser inaugurado até novembro. A unidade deve servir para a população dos distritos. A partir da próxima semana, Marcelo deve intensificar o lançamento de obras diversas. Entre elas, a escola e a creche do Novo Arraial, a Praça da Cabocla, ampliação de escolas de Monte Alto e Figueira e a Praça do Sindicato.

______________

DE OLHO NA SAÚDE

Que o gargalo na saúde de Cabo Frio é fato, todos sabemos, inclusive já debatemos o assunto por aqui inúmeras vezes, sob diversos ângulos – médicos fantasmas, falta de médicos, falta de vagas em hospitais, e por aí vai. Uma das sugestões para sanar parte destes problemas, que inclusive é objeto de discussão há muito tempo e que está na pauta do consórcio intermunicipal de Saúde da Região dos Lagos, é a reabertura do Hospital de Barra de São João. E agora o tema está sendo tratado na esfera estadual, entre os secretários estaduais de Ciência e Tecnologia, Dr Serginho, e de Saúde, Dr Luizinho, conforme postou o próprio Serginho. O político também disse que a instalação do centro cirúrgico no Hospital Universitário Hesio Cordeiro, em Cabo Frio, está no radar. Será que agora vai?

RC CAST COM VANDERSON BENTO

O 54º episódio de RC Cast vai trazer como convidado o secretário de Obras de Cabo Frio, Vanderson Bento, que vai bater um papo com a gente nesta quinta-feira (19). E, claro, a pauta principal dessa entrevista será a buraqueira na cidade. Ele assumiu a secretaria há pouco mais de dois meses e disse que está correndo contra o tempo para poder ampliar a operação tapa-buracos. Vocês estão convidados para participar dessa transmissão ao vivo, a partir das 18h, podendo enviar perguntas durante o podcast. O programa pode ser acompanhado pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio).

ASFALTO NO ALTO DA BOA VISTA

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), esteve no bairro Alto da Boa Vista nesta terça-feira (17) para acompanhar as obras de saneamento básico em 23 ruas da localidade. Após ser realizada a drenagem e rede separativa, uma das principais ruas do bairro foi asfaltada na ocasião. As intervenções estão sendo realizadas por etapas e tiveram início nas localidades mais altas do bairro. O vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira (PL), também esteve presente na vistoria. “Estamos realizando o saneamento básico em vários bairros do município. Agora chegou a vez do Alto da Boa Vista, e assim sucessivamente vamos construindo uma cidade boa para todos”, disse Martins.

DEMANDAS DA SAÚDE

Em reunião, no começo dessa semana, o secretário de saúde de Búzios, Leônidas Heringer, apresentou ao secretário estadual de saúde, Dr Luizinho, reivindicações ao Governo do Estado. A reunião aconteceu no Rio de Janeiro e foi pedido o envio de duas ambulâncias equipadas como UTI móvel para Búzios, além de mais recursos para a ampliação do Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP). Levando em conta a estratégia de ações conjuntas do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea, Leônidas também indicou a necessidade de mais investimentos na área de cardiologia, em especial, para a acelerar os procedimentos de cateterismos na região. “A recepção por parte do secretário de saúde do Estado foi muito boa e se prontificou a atender todas as demandas e reforçou a busca por trabalhar em parceria com os municípios”, finaliza Leônidas.

BALANÇO DO ASFALTO PRESENTE

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia divulgou um balanço das ruas que já foram contempladas com pavimentação obtida através do programa Asfalto Presente, que se trata de um convênio do Governo Estadual com prefeituras para distribuição de massa asfáltica. De acordo com o município, já foram 3,5km em 22 ruas, de bairros como Rua do Fogo e Campo Redondo, já contempladas pela iniciativa, que teve o contrato renovado nesta segunda-feira (16). Na assinatura com o prefeito, Fábio do Pastel (PL), estiveram os secretário de Obras e Desenvolvimento Urbando de São Pedro, Fernando Frauches, e o vice-presidente do DER-RJ, Gladstone Felippo Santana.

EXPO MODA PRAIA

Em Iguaba Grande, a expectativa para o fim de semana é a 2ª edição da Expo Moda Praia. O evento será realizado na sexta-feira (20) e no sábado (21), na Praia de Cidade Nova. Além dos expositores da cidade, que vão poder exibir seus produtos, na ocasião, serão escolhidos os a Musa e o Mister Iguaverão 2023. A musa do ano passado, Rafaely Marques, gravou um vídeo institucional para o concurso, convidando possíveis participantes.

VISITA DE POLICIAIS

Ainda em Iguaba, o secretário de Planejamento, Eron Bezerra, recebeu, nesta semana, a visita da Coronel, Comandante de Policiamento Especializado, Priscila, e do Coronel e Comandante do BPRV, Carmo, para realização das vistorias finais da reforma da nova sede da 4ª Companhia e do Posto de Policiamento Rodoviário 4.1. “Para nós, é uma alegria e um prazer muito grande poder ofertar esse novo equipamento para toda a população da Região dos Lagos, dotando a nossa tropa, que é o nosso principal olhar, de condições para exercer a sua rotina diária”, comentou o Coronel Carmo. A obra está prevista para ser entregue no mês de fevereiro.

STAND NA FITUR

A maior feira internacional de Turismo do mundo, Fitur 2023, começou em Madrid, na Espanha, nesta quarta-feira (18). A Prefeitura de Maricá instalou um estande no local. A expectativa é que mais de 100 mil pessoas passem por lá nos próximos dias. O lema da campanha do município no local é “acolhedora por natureza”.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo