InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (17)

Magdala Furtado tem mais baixas no governo, pastor que era fechamento vai apoiar Dr Serginho e justiça quer impeachment na pauta da Câmara; Fabiano Horta quer rompimento com Enel e Alexandre Martins cobra explicações da concessionária; Marcelo Magno na contagem regressiva para mais uma entrega; Pesquisas fakes em São Pedro da Aldeia; Penha Bernardes se reúne com Anderson Moura e cia; Vantoil Martins e secretário divulgam oficinas da Cultura; Manoela Peres lança aplicativo do governo... E muito mais!

QUARTA-FEIRA DE CINZAS ANTECIPADA?

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (17) começa por Cabo Frio, onde apesar do céu ter amanhecido azulzinho e o dia ensolarado, o clima na Prefeitura é de uma Quarta-Feira de Cinzas “daquelas”, com direito a nuvens carregadas, sujeita a tempestades, raios e trovões. É que depois da terça-feira (16) terminar com o pedido de demissão do secretário de Governo, Roberto Jesus – que vai voltar para a Câmara -, nesta quarta foi a vez da presidente da Comsercaf, Patrícia Brandão, pedir baixa. Duas perdas importantes na semana em que a prefeita Magdala Furtado (PL) completa seis meses de mandato.

OS PORQUÊS

No caso de Jesus, ele teria ficado insatisfeito com uma reportagem que circulou em grupos de whatsapp expondo o presidente da Câmara, Miguel Alencar (União) e a abordagem do conflito entre executivo e legislativo. Por outro lado, já tem gente dizendo que Jesus teria pulado fora antes do barco da prefeita Magdala Furtado (PL) afundar (será?) e que ele saberia de cada segredo desse governo… ‘que só Jesus na causa’, com perdão do trocadilho. E tem mais, o vereador deve engrossar a turma da oposição, completando dez (dos 17) edis fora da base. Em relação à Comsercaf, a informação é a de que Patrícia não estaria nada satisfeita com sua falta de autonomia, visto que o vice da autarquia, Bill da Piscina, seria o verdadeiro mandante. Com isso, o caldo entornou e teria rolado até bate-boca dentro da Companhia, culminando no pedido de desligamento da agora ex-presidente da Comsercaf. É eita atrás de vixe nessa semana em que Magdala completa seis meses de mandato. Que turbilhão, hein?

MAIS UM

Pensa que acabou? Pois bem, não é só dentro do Palácio Tiradentes que Magdala Furtado está perdendo força. Nesta terça (16), uma postagem mostrou que o bispo Flávio Moreira (2º da esq. p/dir.), da Igreja Universal e que era fechamento da prefeita, também pulou do barco. Ele declarou publicamente que vai apoiar o deputado Dr Serginho, pré-candidato a prefeito na cidade. Pelo visto, a prefeita vai ter que orar muito mais. Que situação, hein?

CADÊ O PEDIDO DE IMPEACHMENT?

Além da evasão de figuras pontuais, as “bombas” continuaram a explodir durante a manhã desta quarta-feira (17). Na Câmara dos Vereadores, o presidente Miguel Alencar (União) recebeu uma notificação da 1ª Vara Cível da Comarca de Cabo Frio em tutela de urgência. A determinação é que o pedido de impeachment da Magdala seja colocado em pauta de sessão extraordinária no prazo máximo de 15 dias úteis, a contar desta quarta. O documento, motivado pela “farra das portarias”, foi protocolado em 4 de dezembro último, pelo jornalista Dirlei Pereira, que o justificou com o excesso de cargos comissionados na folha de pagamento, descumprindo a lei municipal e implicando em crime de improbidade administrativa. Como determina a Lei Orgânica do município, o pedido deveria ter sido colocado em plenária para aprovação dos vereadores na primeira sessão seguinte ao protocolo, dia 5 de dezembro, “como não aconteceu não vi outra saída a não ser acionar a justiça com um mandado de segurança. Essa pauta é gravíssima, ela nomeou mais que o dobro do que a lei autoriza, isso é meter a mão no cofre, literalmente, e com motivação eleitoral”, declarou Dirlei. E a pergunta que não quer calar, será que Cabo Frio terá o (a) sexto prefeito (a) em apenas oito anos?

JANIO VEREADOR?

Sobre as movimentações para as eleições em Cabo Frio, fontes do Portal revelaram que Janio Mendes (PDT) virá como candidato a vereador e já estaria nas ruas conversando com os possíveis eleitores e sobre a ideia de vir a prefeito ou vice. Para uma dessas fontes, Janio assumiu que está enxergando a realidade de maneira mais pragmática. Neste cenário, o clima pode ficar bem ruim para o vereador Davi Souza se quiser disputar as eleições pelo Partido Democrático Trabalhista.

FEIJOADA COM BENÉ

Representantes das forças políticas internas do PT de Cabo Frio se reuniram com a deputada federal Benedita da Silva nesta quarta-feira (17). O encontro aconteceu na casa dela no bairro do Peró, onde recebeu os petistas com feijoada e discutiram diretrizes para as eleições e o lançamento da pré-candidatura do Rafael Peçanha. Segundo o presidente do PT cabo-friense, Ricardo Cardoso, “Benedita confirmou que dará total apoio à candidatura do Rafael (Peçanha, pré-candidato) e inclusive eles ficaram de se encontrar amanhã (18) no Rio de Janeiro para acertar os últimos detalhes do evento”.

QUER ROMPIMENTO COM ENEL

Em uma resposta às recorrentes interrupções de energia que afetam a população desde meados de 2023, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), anunciou, nesta quarta-feira (17) que a Prefeitura entrará com uma ação civil pública contra a concessionária Enel. A decisão busca cobrar providências imediatas para restabelecer a energia em toda a cidade. Durante uma manifestação pacífica em frente à reinauguração da Unidade de Pronto Atendimento Municipal Santa Rita, em Itaipuaçu, o prefeito assegurou que nenhum residente prejudicado terá sua luz cortada por inadimplência nos próximos 60 dias, além de serem isentos de cobrança de juros. Os danos significativos sofridos pela comunidade motivaram a ação judicial, que incluirá a exigência de investimentos na rede elétrica municipal. Confira a matéria aqui.

COBROU EXPLICAÇÕES

Quem também cobrou a Enel foi o prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), que se reuniu com a concessionária nesta quarta-feira (17) para discutir os recentes apagões durante o Réveillon na cidade. A prefeitura buscou esclarecimentos sobre a demora no restabelecimento do serviço, enquanto a Enel atribuiu a situação a eventos climáticos inesperados que geraram alta demanda na região. O prefeito demonstrou insatisfação com a gestão dos incidentes, oferecendo apoio para estabelecer uma base avançada da Enel na cidade, especialmente em períodos críticos como o Carnaval. “Compreendemos as adversidades, mas é inaceitável a demora ocorrida nos apagões durante o Réveillon. Búzios merece um serviço eficiente e estamos tomando medidas para assegurar isso, incluindo a possibilidade de uma base avançada da Enel em nossa cidade”, disse Alexandre. Ambas as partes concordaram em desenvolver um plano de ação, priorizando bairros para instalação da base e melhorando a comunicação com os moradores em futuras situações. Confira a matéria completa aqui.

ESTREMECEU O BALNEÁRIO

Na edição da coluna Boca Miúda desta terça (16), nós demos os detalhes sobre uma reunião que o presidente da Câmara de Búzios, Rafael Aguiar (REP), fez com alguns dirigentes do PT. E essa informação deu que falar entre os petistas e os atores políticos da cidade. Fato é que fontes ligadas ao Diretório Municipal do PT de Búzios entraram em contato para dizer que houve sim essa reunião. Entretanto, esse encontro com Rafael Aguiar não significa fechamento político ou apoio. Nesta quinta-feira (18), vai acontecer uma reunião com a executiva petista buziana para tratar dos assuntos: candidatura majoritária, nominata vereador e outros temas, mas que ao fim da reunião a executiva do partido vai publicar uma nota oficial informando quais decisões serão tomadas. Enfim, essa notícia deu o que falar no município.

VISTORIA NA PRAÇA

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), realizou uma vistoria, nesta terça (16), nas obras da Praça de Monte Alto, conhecida como Praça Maria Peres. A previsão é de que a reinauguração ocorra antes do Carnaval, no dia 8 de fevereiro. O espaço, localizado na rua principal do distrito, está passando por uma reforma completa. O projeto inclui a instalação de um parquinho, uma quadra poliesportiva, um campinho society com grama sintética, bancos de madeira, além de um palco com infraestrutura adequada para atividades culturais, entre outros. O local visa tornar-se um ponto de encontro para a comunidade local, proporcionando opções de lazer para moradores e visitantes.

ALMOÇO EM FIGUEIRA

Ainda sobre Arraial do Cabo, o vereador Ayron Freixo (REP) marcou presença nesta terça-feira (16) em um almoço na Lagoa de Figueira, acompanhado por algumas lideranças de Pernambucana e Figueira. Durante o encontro, o político teve a oportunidade de discutir propostas de melhorias para os distritos, contando com a presença de colaboradores como Diego Silveira, o Secretário de Serviços Públicos, Henrique Vieira, a diretora do Pronto-Socorro de Figueira, Olívia Macedo, e o amigo Zé Manquinho.

PARA, QUE TÁ FEIO

Em São Pedro da Aldeia, tá rolando uma avalanche de pesquisas falsas que já tá ficando feio. Ninguém acredita mais em nada. Quando uma pesquisa que tiver agora credibilidade vai ter que ser publicada. Mas o fato é que quem anda pelas ruas da cidade conversa com o povo. E sabe que essas pesquisas fakes colocando o ex-prefeito Cláudio Chumbinho (REP) colado com o Fábio do Pastel (PL), à frente de Bia de Guga (MDB) não têm o menor fundamento. Quem quiser saber de uma pesquisa real, pode entrar em contato com essa editora que vos escreve que tem uma completa sobre São Pedro da Aldeia. Inclusive mostrando dados, como aprovação do governo do Fábio do Pastel e índice de rejeição dos pré-candidatos. E tem mais um detalhe nisso tudo. Nessa pesquisa, que é de um instituto que acompanha a gestão de Marcelo Magno (PL) em Arraial do Cabo, de Vantoil Martins (CID) em Iguaba Grande, tem feito sondagens em Cabo Frio, Búzios, Casimiro de Abreu, Araruama, Saquarema. Em São Pedro, esse mesmo instituto aponta que dos 28 bairros pesquisados na cidade, Fábio vence em todos. Não podemos dar os detalhes sobre os índices da pesquisa porque ela não foi registrada. Mas a gente tem informação de que o governo de Pastel já se organiza para pagar um instituto de pesquisa que tenha registro para publicação na imprensa. É aguardar para ver. Daqui para lá, cada um que acredite na sua pesquisa.

MAIS UM FECHAMENTO

E na política araruamense, a vereadora Penha Bernardes (PL), pré-candidata a prefeita no município, segue crescendo com o apoio de diversas frentes. Na noite desta terça-feira (16), o encontro foi com o vice-presidente da TurisRio, Anderson Moura. Antes desse encontro, ela “gastou sola” no Areal, onde conversou com moradores e comerciantes. Penha tem mostrado fôlego em dobro, mesmo com apenas um mês de ter dado à luz Bernardo.

INSCRIÇÕES ABERTAS

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), e o secretário de Cultura, Miquéias Gomes, lembram que estão abertas as inscrições para diversas oficinas na Casa da Cultura Simonides Guimarães. As oportunidades incluem modalidades como violão, baixo, cavaquinho, ukulelê, entre outras. Moradores da cidade podem se inscrever até 25 de janeiro, das 9h às 16h, apresentando documentos como RG, CPF, comprovante de residência e, para menores, certidão de nascimento ou RG, junto à declaração escolar. As vagas são limitadas.

PLANO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Em Iguaba Grande, a secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza, acompanhada pelo secretário de Planejamento, Eron Bezerra, conduziu uma reunião com sua equipe nesta quarta-feira (17) na 62ª Subseção da OAB. O encontro teve como foco a discussão sobre a elaboração do “Plano Municipal para Pessoas em Situação de Rua”, visando o aprimoramento das políticas públicas e a melhoria no atendimento a essas pessoas.

NOVO APLICATIVO

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), e a subsecretária de Educação e provável pré-candidata a prefeita, Lucimar Vidal, conduziram uma reunião nesta terça-feira (16) para lançar um canal de relacionamento entre a população e os diversos setores do governo. O novo meio de comunicação, o aplicativo Colab, funcionará como uma ouvidoria e zeladoria, promovendo uma participação mais ativa dos cidadãos. A plataforma busca centralizar os canais de contato, fortalecendo o vínculo entre os munícipes e a Prefeitura. Durante a reunião, foram apresentados os detalhes da iniciativa aos secretários e responsáveis pelas pastas, que estarão conectados diretamente às demandas. A operacionalização do Colab está marcada para o dia 17 de janeiro.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo